Educação

O regresso às aulas e a prática de desporto

Conforme o calendário divulgado em Junho, o início do ano lectivo está marcado para 14 de Setembro.
No Agrupamento de Es­co­las Vieira de Araújo de Vieira do Minho o regresso à escola tem o seguinte calendário:
15 de Setembro - receção às crianças da educação pré-escolar;
16 de Setembro - receção aos alunos do 1.º ciclo e início das atividades letivas; re­ceção aos alunos de 5.º ano; início das atividades letivas para a educação pré-escolar;
Ler mais


Universidade Católica entre as 100 melhores do mundo

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) foi distinguida como a 61.ª universidade no mundo entre as universidades estabelecidas há mais de 50 anos e menos de 80 anos, de acordo com a mais recente edição do Ranking Best “Golden Age” Universitiesde 2020, tendo subido 40 posições face ao ano anterior.
Ler mais


Dois terços dos alunos serão avaliados sem testes

Cerca de um quarto dos pro­­fessores terá optado por fa­zer apenas revisões du­ran­te o 3.º período escolar, apesar da orientação do Mi­nis­tério da Educação para as escolas cumprirem os pro­­­gra­mas, avança o “Jornal de Notícias” (JN).
Citando um inquérito pro­movido pelo centro da Uni­­versidade Nova de Lisboa”– Nova Economics of Edu­ca­tion Knowledge Cen­ter, o–“JN” escreve que a es­­­ma­ga­­dora maioria dos pro­­fes­so­res (84,1%) vai basear a avaliação nos trabalhos de casa. Só 33,7% terão feito testes.
Ler mais


Regresso às aulas em Setembro com todos os alunos na escola

Após os exames nacionais, o ano letivo começará “em datas a anunciar brevemente” e o regime será pre­sen­­cial em todos os níveis.
Os especialistas ouvidos pelo JN são favoráveis ao retorno dos alunos à escola, organizados em turmas reduzidas, e pedem autonomia e meios para recuperar aqueles que ficaram para trás no ensino à distância.
Ler mais


Pré-escolar com presença diminuta

Só 6,5% das 168 crianças inscritas no pré-escolar do Agrupamento de Es­­colas Vieira de Araújo compare­ce­ram na reabertura do pré-escolar no dia 1 de Junho. A grande maio­ria, por opção dos encarregados de educação es­tá em casa a re­ceber en­si­no à distância com propostas de ativi­da­des diárias de acordo com as Orien­tações Curricu­la­res para a Educação Pré-Es­colar e as “orientações pa­ra as famílias dos alunos” emitidas pe­la DGE.
A Escola Básica Domingos de Abreu dos 4 grupos de cerca de 100 crianças ape­nas 4 crianças estão a be­­neficiar de “todas as con­dições de segurança e con­fi­ança”, garantia dada pe­lo ministro da Educação, Tia­go Brandão que ain­da des­tacou a importância do tra­balho de edu­ca­doras e au­xiliares neste regresso do pré-escolar. Pa­ra estas 4 crianças estão destacadas 2 educadoras, a trabalhar alternada­men­te, duas au­xi­liares da parte da manhã, duas de tarde e duas outras para con­fe­cio­nar a refeição.
Ler mais


Reabertura do Pré-escolar

No dia 1 de junho reabriram os estabelecimentos de educação pré-escolar, quinze dias depois da reabertura das creches e do regresso parcial às atividades letivas presenciais pelos alunos do 11.º e 12.º anos e 2.º e 3.º anos dos cursos de dupla cer­­­tificação.
Para o nível Pré-Escolar de ensino fo­ram estabele­ci­das regras de comportamento que al­te­ram as rotinas de trabalho com as crianças, nomeadamente com os procedimentos de prevenção de contágio. As crianças não terão de utilizar máscara, mas terão de se habituar a novas regras diárias, nomeadamente nos espaços em que habi­tual­mente permanecem. Nas salas, ficarão os materiais estritamente necessários para as atividades, sendo limpos com frequência ao longo do dia. As ativi­da­des deverão decorrer, prefe­ren­cialmente em espaços abertos e os grupos terão ho­­rários desfa­sa­dos nos mo­­mentos de pausa, como re­creio e almoço.
Ler mais


Regresso às aulas em 18 de Maio com novas regras

Um aluno por secretária e 5 milhões e 700 mil máscaras para 30 dias de aulas

O regresso à escola, com presença na sala de aulas, para os alunos dos 11.º e 12.º ano, será no próximo 18 de Maio, enquanto que as creches e comércio em geral reabrirão a 1 de Junho.
O Ministério da Educação enviou às escolas as regras para se estar na sala de aulas em tempo de pandemia.
Estes alunos do Ensino Secundário vão ter aulas pre­sen­ciais a todas as disciplinas sujeitas a exame nacional, “independentemente de virem a realizar os respetivos exames”. Todas as outras aulas continuam a ser lecionadas à distância.
Ler mais


Ensino à distância no AEVA

Com certeza que nenhum astrólogo, no início do presente ano, fez uma previsão astral que anunciasse o panorama mundial que nos assombra os dias, que nos isola fisicamente dos outros, que nos impede de movimentar livremente.
Perante uma situação de emergência nacional, o governo decretou que as aulas do 3º período serão à distância para os alunos até ao 10º ano de escolaridade, ficando aguardar a evolução da situação para definir a data das aulas presenciais para os alunos dos 11º e 12º anos. Neste âmbito estabeleceu medidas excecionais e temporárias para as escolas.
Ler mais


Semana dos Afetos nas Escolas Básicas do AEVA

Na semana de 11 a 14 de Fevereiro, a Equi­pa Mul­ti­­­disci­pli­nar Edu­cativa (EME) do Município co­me­­mo­­rou a “Semana dos Afetos” nas Escolas Básicas do Agrupamento de Escolas Vi­eira de Araújo.
Ler mais