Educação

Matrículas no Pré-escolar e 1º Ciclo

Estão abertas desde o dia 15 de Abril até 15 de Junho as matrículas no Pré-escolar e no 1º Ciclo. Podem ser feitas através da internet www.portaldasescolas.pt ou na sede do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo.
É necessário, foto tipo passe; cartão de cidadão, de­cla­ração do escalão do abono de família e declara­ção mé­dica em como não tem doença infecto-contagiosa.


Provas de acesso ao “ensino articulado” de Educação Musical

No âmbito das inscrições para as provas de acesso à frequência do Conservatório de Música de Guimarães – Pólo de Vieira do Minho, para os alunos que no próximo ano lectivo irão frequentar o 5º ano de escolaridade e queiram ingressar no “ensino articulado” para a aprendizagem da música, tiveram nos dias 20 e 27 no Conservatório de Guimarães – Pólo de Vieira do Minho aulas abertas para a preparação das provas de acesso.
A data da realização da (prova escrita) vai ter lugar no dia 8 de Maio.


“Ideias para Mudar o Mundo” dos alunos da escola Domingos Abreu

Uma turma de alunos do pré-escolar da Escola Básica Domingos de Abreu, em Vieira do Minho deslocou-se, em 18 de Abril, ao Salão Nobre dos Paços do Concelho para apresentar ao edil Municipal a sua proposta “para mudar o mundo” no caso concreto, “mudar Vieira do Minho”. Tratou-se de uma pista de prevenção rodoviária que os mais pequenos querem ver implementada no concelho.
A iniciativa insere-se no âmbito do projecto de empreendedorismo “Ideias para Mudar o Mundo”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Ave para promover a cidadania activa a partir da tenra idade dos frequentadores do ensino pré-escolar.



“Social media” na prática

A sala está cheia. Cento e tal estudantes estão apinhados nas suas cadeiras incómodas. Estão reunidos futuros juristas de elite: serão certamente ilustres juízes, procuradores do estado, advogados, deputados, políticos, dirigentes da indústria e líderes da economia. Decorre a prova de Direito Constitucional. Nota-se uma comunicação vivíssima em torno da sala, parece que muitos copiam com firmeza e despreocupação uns pelos outros. Há quem tenha a cabeça baixa, manuseando diligentemente os telemóveis, lendo de forma discreta o que oferece o sistema operativo. Se o telemóvel não der a resposta adequada, servem os vizinhos quer da esquerda quer da direita. Enfim, uma atmosfera surreal, repleta de falsificações intelectuais.
A professora está sentada por detrás da sua secretária, reclama animadamente com uma voz ambiciosa, e que se ouve em todo o auditório, que não é permitido copiar, nomeadamente usar os equipamentos digitais. Puro contraste, e uma excelente encenação de quem, usando o seu próprio telemóvel, parece não ter sequer a intenção de fazer qualquer tipo de controlo aos alunos. Na sua maioria, os estudantes inclinam com hipocrisia a cabeça, alguns sorrindo até ironicamente. O ambiente faz lembrar um rebanho de ovelhas, onde cada um desamparadamente se apoia no outro. Um cenário cheio de rótulos pouco significativos, de excelências “in spe”.


Competição Europeia de Estatística

Sob a orientação do docente de Matemática, Vítor Pereira, a equipa formada pelos alunos do 11.º B, Sérgio Vieira, Mariana Afonso e Rodrigo Mota, conseguiram um feito inédito para o AEVA, ficar classificados em 1.º lugar na fase nacional da Competição Europeia de Estatística (ESC).
A ESC é uma competição organizada pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia, Eurostat, e alguns Institutos Nacionais de Estatística. O objetivo central desta iniciativa é promover a literacia estatística junto dos alunos e docentes, assim como incentivar os professores a utilizar os materiais e novos métodos de ensino da estatística, permitindo a utilização de dados estatísticos, assim como a aplicação do conhecimento estatístico.


Semana da Leitura no AEVA

Dá asas aos teus sonhos… Foi com este título e a pretensão de ser inspirador, que decorreu, entre os dias 19 e 22 de março, a Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo (AEVA).
Esta semana, inteiramente dedicada à leitura, incluiu um conjunto de atividades diversificadas e envolveu um grande número de elementos da comunidade escolar, desde docentes, alunos, encarregados de educação e diversos parceiros do agrupamento.
O placard exterior da Biblioteca Escolar da escola sede foi ornamentado com o apoio de vários alunos, no qual se registaram inúmeras frases alusivas à importância da leitura. Noutros pontos da EB/S, a decoração resultou de um trabalho excelente a cargo do Clube das Artes que, construíram vários livros que foram colocados em vários pontos da escola, com mensagens sugestivas.
O título “Livros que nos inspiram” serviu de mote para a execução de alguns trabalhos desenvolvidos por alunos e também por encarregados de educação das várias escolas do AEVA, permitindo, mais uma vez, uma acentuada participação dos familiares dos alunos nas atividades de cada escola.


Palestra com o escritor Eberhard Fedtke

Em 22 de março, a nossa escola teve o prazer de acolher o escritor alemão Eberhard Fedtke. O autor estudou Direito, Administração de Empresas e Filologia, é doutorado em Direito e Economia e Ciências Sociais e tem 20 livros publicados na área de Direito e Economia e soma cerca de 120 publicações de carácter jornalístico e ficções em revistas. Contudo, os alunos do 11.º C do curso de Línguas e Humanidades (juntamente com alguns professores) foram brindados com uma palestra sobre uma obra mais íntima e que decorreu na sala de estudo: a apresentação do livro “A Caminhada”. A obra retrata o nosso país e os seus encantos. Aliás, o livro “é uma declaração de amor a Portugal”.


Bombeiros em sessão formativa

Os Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho foram à EB/S Vieira de Araújo para dar formação, em Suporte Básico de Vida, aos alunos do 9º ano.
Em 22 de março, os alunos do 9.ºano tiveram a oportunidade de aplicar medidas de Suporte Básico de Vida, de modo prático, e com a colaboração de elementos habituados a atuar em situação de emergência, isto é, com o Bombeiros Voluntários ao serviço do INEM.


ERASMUS em Málaga

Depois da Turquia, em Outubro, o grupo de docentes do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo viajou até Málaga, no sul de Espanha, para mais uma mobilidade do programa ERASMUS+. Entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro encontraram-se e trabalharam em conjunto professores de seis países: Portugal, Espanha, Roménia, Polónia, Itália e Turquia.
Imbuídos da responsabilidade de representar o AEVA, mas também o país, nesta iniciativa de formação de professores, os docentes Paulo Barbosa (coordenador do Projeto), Maria José Ramalho, Antonina Dias e o Diretor do AEVA, Fernando Gomes, deslocaram-se à cidade espanhola de Málaga, com a expectativa de sentir o cheiro do mar Mediterrâneo e o calor associado a essa parte da Península Ibérica. Logo à chegada foram abortadas essas expectativas, com uma chuva tímida, acompanhada por um vento bem temperado, a receber todos os que se deslocaram à cidade. No entanto, o calor humano foi superior ao arrefecido clima e o reencontro entre parceiros conseguiu aumentar a temperatura e criar uma atmosfera calorosa.