Educação

Alunos vieirenses no Grande Auditório de Vila Flor

Cerca de 30 alunos do Con­servatório de Guimarães, pólo de Vieira do Mi­nho, participaram este fim de semana no projeto “Can­tania” que decorreu no Gran­de Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
Mais de 400 crianças, provenientes de 17 escolas, cantaram e encantaram um grande público, presente em Vila Flor, e que deram corpo a um projeto educa­ti­vo que liga a cidade de Gui­ma­rães a Barcelona.





João Álvares nas Olimpíadas da Astronomia e Astrofísica

O Jovem vieirense da fre­gue­­sia do Mosteiro, João Di­nis Álvares, aluno da Es­­co­la Secundária D. Ma­ria II, em Braga, vai re­presentar Portugal nas Olimpíadas In­terna­cio­nais de Astronomia e As­trofísica que se rea­li­zam na Hungria no iní­cio do próximo mês Agosto.
João Dinis foi o vencedor da Prova Nacional que decorreu no Observatório Geofísico em Coim­bra, ultrapassando os nove concorrentes das Escolas Se­cun­dárias de Abrantes, Leiria, Lisboa, Mafra e Ponta Delgada.


Carolina Lourenço recebe Bolsa de Excelência da UM

A vieirense Maria Carolina Lourenço recebeu uma distin­ção da Universidade do Minho, numa iniciativa que preten­de premiar os melhores alunos de cada ano, de cada licen­ciatura ou mestrado integrado.
A cerimónia para a entrega da Bolsa de Excelência da Uni­versidade do Minho 2018/19 ocorreu a 22 de Maio pelas 14:30 no Salão Medieval do Largo do Paço, na cida­de de Braga. Contou com a presença do Magnífico Rei­tor da Universidade, Rui Vieira de Castro e alguns con­vi­dados, numa Mesa Redonda, com o mote: “O que quer que faça poderá ser insignificante, mas é muito importante que o faça” (Mahatma Ghandi)
Os convidados para esta palestra foram Filipa Soares, ex aluna do Instituto de Cíências Sociais da Universidade do Minho e actual jornalisna na Euronews, Jorge Batista ex-aluno da Escola de Engenharia da Universidade do Mi­nho, actual Co-CEO da Primavera Business Solutions, S.A. e Nuno P. Monteiro, ex-aluno da escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e actual professor e investigador de Ciência Política na Universidade de Yale, New Haven, Connecticut (USA).


Colégio D. Diogo de Sousa com finalistas em “volta ao mundo”

Em sarau cultural, realizado no auditório do colégio no último dia de aulas do 2º período lectivo, os “alunos fi­na­lis­tas” do 12º ano apresentaram um espetáculo cultu­ral com o tema central “Volta ao Mundo” passeando pelos qua­tro continentes para chamar a atenção dos espe­cta­dores para os problemas que afetam o planeta.



Alunos visitam instituições

Os alunos das turmas 9º D e 9º C do agrupamento de escolas Vieira de Araújo de Vieira do Minho visitaram em Janeiro e Fevereiro du­as instituições de solidariedade social e uma associação, no âmbito dos trabalhos propostos nas disciplinas de Francês, Inglês e Formação Cívica.


Formação em “Suporte Básico Vida”

A paragem car­dior­respi­ratória (PCR) é um acon­tecimento súbito, constituindo-se como uma das principais cau­sas de morte na Europa e nos USA.
O INEM lembra que há um conjunto de procedimentos e atitudes que, quando desencadeados de forma ade­quada e eficaz, aumentam a possibilidade de sobrevivência de vítimas em paragem car­dior­res­pi­ra­tória.
Todas as pessoas que presenciem este tipo de ocorrência devem reconhecer a gravidade da mesma e conhecer os procedimentos de atua­­ção adequados no momento da ocorrência.