Educação

Mobilidade Virtual

Nos dias 15, 16 e 17 de março decorreu a mobilidade virtual do projeto MOTI­VA­TION III – Autonomy En­thusiastic Schools. Teria sido presencial no ano anterior e o destino seria Istambul. Era uma atividade prevista para 3 professores e su­punha uma permanência de 5 dias em atividades de aprendizagem que seriam replicadas nas várias escolas, à semelhança das mobilidades anteriores. No entanto, a situação pandémica global obrigou a mudanças drásticas de planos. Tentou-se o mais possível que o encontro em questão acontecesse em termos físicos, mas, dado que o final do prazo do projeto se aproxima a largos passos, tivemos que tomar a decisão final de levar a cabo esta modalidade à distância.
Ler mais


Concurso “Viva o Carnaval e as Nossas Máscaras”

A Equipa Multidisciplinar Educativa do Município (EME), em parceria com a Plataforma “+Cidadania” da Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM-Ave), desafiou, mais uma vez, as Famílias Vi­­eirenses,” em conjunto com os seus edu­candos das Escolas Básicas do Agrupamento Vieira de Araú­jo, a par­­­ticiparem no concurso “Vi­va o Carnaval e as Nossas Máscaras” com a criação de um trabalho alusivo ao Carnaval. Apesar do con­finamento pandémico e do ensi­no escolar à distância, a atividade procurou não só festejar o Carnaval através de um trabalho conjunto en­tre pais e fi­lhos mas também di­­vulgar e dar a conhecer aos encarregados de edu­ca­ção a Plataforma “+ Cida­da­nia” como um recurso edu­­ca­tivo digital e intuitivo, muito útil e válido para as apren­di­zagens. Deste mo­do, a EME pro­curou envolver e es­ti­­mular toda a Co­mu­nidade Edu­­ca­tiva ape­lan­do ao uso da Plataforma e à participação re­gular no conjunto de ati­vi­dades e temáticas que a mesma propõe.
Ler mais


CAVA oferece computador

O Clube Amigos de Vieira (CA­VA) ofere­ceu um compu­tador por­tá­til ao Centro Escolar Ribeira-Cá­va­do, uma acção in­te­gra­da na ini­cia­tiva “CA­­VA soli­dário” daquela asso­ciação juvenil.”
Ler mais


Novo calendário escolar e novas datas de Exames

O Ministério da educação divulgou, a 12 de Fevereiro, o novo calendário escolar atualizado, tendo em conta as al­terações resultantes da paragem letiva antecipada e do ensino online.
Ler mais


Professores pedem duas câmaras ligadas durante exames do ensino superior

O receio de que os estudantes copiem ou tenham ajuda de outras pessoas du­rante a realização de exa­mes online está a levar muitos professores do ensi­no superior a obrigar a que, durante as provas, cada alu­no tenha duas câmaras de vídeo ligadas.
Ler mais


De volta às aulas online e telescola

Depois da suspensão das atividades lectivas presen­ciais durante duas semanas, as aulas recomeçaram em 8 de Fevereiro, mas à distância, via online e te­les­cola, e também para o Ensino Secundário.
Ler mais


Renovação do estado de emergência

O Presidente da República ouvido o Governo, e após a aprovação na Assembleia da República, publicou o diploma que decreta o 10.º estado de emergência.
Entre as novas medidas propostas pelo Governo em 28 de Janeiro para o novo estado de ermergência que decorre de 29 de Janeiro a 12 de Fevereiro está o reínicio escolar em online.
Quando acabarem as duas semanas de antecipação de pausas letivas, as escolas voltarão a funcionar, mas com ensino online, diz o primeiro-ministro.
Ler mais


Cerca de 1 bilião de alunos afectados pela pandemia

No Dia Internacional da Educação, o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres diz, em mensagem de vídeo, que apesar das inovações no ensino à distância, a pandemia frus­tra esperanças de um futuro melhor entre os mais vulneráveis. Cerca de 1 bilião de alunos continuam afetados por fechamento total ou parcial dos colégios.
Ler mais


Escolas fechadas por 15 dias

Crianças vão continuar em férias antecipadas

O Governo aprovou em Conselho de Ministros de 21 de Janeiro, o encerra­men­to de todos os estabelecimentos de ensino, do pré-escolar às universidades, medida que entrou em vigor às zero horas de sexta-feira, 22 de Janeiro e que durará até cinco de Fevereiro.
Ler mais


Férias antecipadas, sem possibilidade de aulas à distância

Ao contrário do que aconteceu no primeiro confina­mento, em Março do ano passado, as escolas encerraram, mas desta vez o Governo optou por transformar esta pausa de pelo menos 15 dias numa espécie de fé­rias antecipadas, sem possibilidade de aulas à distância, devendo esta interrupção letiva ser compensada mais à frente, no período do carnaval, Páscoa e final do ano escolar. A decisão acabou por ser genericamente aceite pelos co­lé­gios, mas está longe de ser pacífica. E já chegou aos tribunais.
Ler mais