Educação

Mestre Adelino Ângelo sonhou fazer de Vieira do Minho «uma capital de cultura»

No passado dia três de junho, o Mestre Adelino Ângelo deu, na Casa-Museu que tem o seu nome, uma lição de arte, a segunda, aos alunos da disciplina de Geometria Descritiva e a algumas de­zenas de outros alunos da EBS Vieira de Araújo.
A receção e encontro dos alunos e professores com o Mestre realizaram-se no espaço e ambiente acolhedor e inspirador da Eira da Casa-Museu.
O Vice-Presidente da Pa­letArte saudou, além do Mes­tre, os participantes no en­contro no Museu, nomeadamente a Vereadora da Edu­cação, Elsa Ribeiro, os professores e os alunos, relevando a função per­for­mativa do mundo da cultu­ra, pois “pela cultura é que va­mos” E do mundo da cultura (M3), tão real como o mundo da natureza (“M1”) e como o mundo da consciência (“2”), são “inquilinos” prin­ci­pais os Museus e as Biblio­tecas. A cultura, como muito bem defendeu o ex-Reitor da Universidade de Évora, Prof. Manuel Patrício, é a essência da escola, pois uma escola sem cultura não é uma escola! Chamou ainda a atenção para o caráter sim­bó­lico da Casa-Museu de Vi­eira do Minho, lugar icónico da Vida, da Obra e da Memó­ria do Mestre Adelino Ângelo, comparável a outros lugares em­ble­máticos do nosso país, como a Casa da Tapada (Fiscal, Amares), me­mo­rial do poeta Sá de Miran­da; como a Casa de Vale de Lobos (Santa Maria da Azóia, San­ta­rém), memorial do maior his­toriador português, Alexandre Herculano; a Casa de S. Miguel de Ceide (Fama­li­cão), memorial do genial ro­man­cista Camilo Castelo Bran­co; a Casa de S. João de Gatão (Amarante), memo­rial do sublime poeta do Ma­rão, Teixeira de Pascoaes!


Sessão sobre “Autonomia e Flexibilidade Curricular”

O Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, na tarde do dia 5 de julho, reuniu o corpo docente no Auditório Mu­nicipal, para assistir à palestra da oradora Ariana Cosme sobre “Autonomia e Flexibilidade Curricular”.
Todas as escolas estão a implementar o Decreto-lei nº 55/2018, de 6 de julho, desde o início do ano letivo 2018/2019. Este Decreto estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens, assim como a sua operacio­na­lização, de modo a garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as capacidades e atitudes que contribuam para atingir as competências previstas no documento estruturante “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.


Fase Nacional dos Clubes de Robótica

Tudo começou com a apre­sen­tação do nosso projeto “Constelações” e aprovação pe­la Direção Geral de Educação. A partir desta etapa começamos a realizar o trabalho ao longo do 3º período, que contou com a colaboração das turmas dos 5º anos que frequentam a disciplina de Pro­gra­mação e Robótica e com a turma do 10º ano de In­for­má­tica.
Os alunos do 5º ano trabalharam a parte da eletrónica e programação montando o circuito numa Breadboard e Ar­duino usando uma ferramenta de programação muito parecida ao Scratch o mBlo­ck. Os alunos do 10º ano cria­ram o objeto propriamente di­to, que contou com a colaboração imprescindível do Fab­Lab (Laboratório de Fabricação Digital) no desenho, corte a laser e impressão em 3D.


Professores e alunos em intercâmbio cultural na Polónia

De 26 de Maio a 1 de Junho realizou-se a se­gunda mo­bilidade do Pro­jeto Eras­mus + “Inclusive Strate­gies”, Exchange of Good Pra­ctices, desta vez na cidade de Lo­dygowice, na Poló­nia. Participaram nesta viagem 9 alunos do 11º ano e 4 docentes (Fer­nan­do Gomes, Maria Jo­sé Ramalho, Miguel Costa e Luz Ribeiro) do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo.


Calendário escolar do ano lectivo 2019/2020

O próximo ano escolar terá início entre os dias 10 e 13 de Setembro e as férias de Natal terão mais uma semana do que o habitual.
As Associações de Pais queixam-se que não foram pre­viamente avisadas do “alargamento do período de fé­­rias tão grande” e defendem que o Governo tem que ter “uma resposta social para estas famílias”.


Alunos do Colégio D. Diogo confirmados na fé

Cem alunos do 10.º ano do Co­légio D. Diogo de Sou­sa em Braga, foram confirmados na fé, em 10 de Junho, pe­lo bis­po auxiliar de Braga, D. Nu­­no Al­mei­da, que presi­diu na Sé Pri­ma­cial, à adminis­tra­ção do Crisma.
A celebração, na qual par­ti­­ciparam familiares e amigos dos alunos, foi concele­bra­da por antigos e atuais sa­cer­do­tes que trabalham naquele estabelecimento edu­cativo da arqui­dio­cese de Braga.


100 alunos no Quadro de Excelência e Valor do AEVA

A cerimónia de entrega de diplomas da 12.ª edição do Quadro de Excelência no Desempenho Escolar e de Valor, relativo ao ano letivo 2017-2018, realizou-se no Auditório Municipal de Vieira do Minho, no dia 7 de junho.
Esta edição, subordinada ao tema “Erasmus no AE­VA”, preencheu mais um serão muito bem passado e recheado de atividades, apresentadas de entremeio com a entrega dos diplomas às estrelas da noite, os 100 alunos e alunas (90 do Quadro de Excelência no Desempenho Escolar e 10 do Quadro de Valor).


Alunos vieirenses no Grande Auditório de Vila Flor

Cerca de 30 alunos do Con­servatório de Guimarães, pólo de Vieira do Mi­nho, participaram este fim de semana no projeto “Can­tania” que decorreu no Gran­de Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
Mais de 400 crianças, provenientes de 17 escolas, cantaram e encantaram um grande público, presente em Vila Flor, e que deram corpo a um projeto educa­ti­vo que liga a cidade de Gui­ma­rães a Barcelona.