Educação

Alunos e docentes em Aveiro

Os alunos e docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico representaram o AEVA e o con­celho de Vieira do Mi­nho no Seminário Nacional do PNPSE (Programa Nacional de Promoção do Su­cesso Escolar) com a exposição “Vieira às cores”.
Tomás Pereira, campeão do Campeonato Hypatia­mat da CIM do AVE, foi o alu­no que representou aque­­le Agrupamento Escolar, demonstrando a sua des­­treza no cálculo mental. Protagonistas da jornada, fo­­ram os alunos, explicando a parte científica das su­as ativida­des de Ciências. Presentes estiveram ainda alunos e do­centes de todo o país, numa mostra de ati­vi­­dades promotoras do su­ces­so escolar. No fim ainda sobre tempo para uma esprei­ta­dela na cidade de Aveiro.


Sarau Cultural “O AEVA na Europa… e no Mundo”

Na noite de 14 de junho, realizou-se a cerimónia de reconhecimento pelo empenho e esforço despen­di­dos e sucesso alcançado, pe­los alunos de todos os níveis de ensino, em ativi­da­des de vária índole. Desta forma pretendeu-se homenagear todos aqueles que ao longo do ano se des­tacaram nas várias ati­vi­dades realizadas no Agru­pa­mento e representando o AEVA.
Nesta primeira edição foram indicados pelos docentes 144 alunos para receber os aplausos de todos aqueles que se deslocaram ao Au­ditório Municipal. As pres­tações em atividades de índole desportiva, concursos de matemática, de biologia, de leitura e de lite­racias diversas, foram algumas das atividades identi­ficadas e reconhecidas nesta cerimónia.


Competição Europeia de Estatística

Ocorreu, na tarde do dia 7 de Junho, a entrega dos pré­mios aos alunos do AEVA que venceram a fase nacio­nal da Com­petição Europeia de Estatística: Mariana Afonso, Sérgio Vieira e Rodrigo Mota do 11.º B.
O representante do Instituto Nacional de Estatística, Jo­sé Alberto Pinto Martins, chefe do serviço de difusão do INE; deslocou-se de Lisboa até Vieira do Minho para efetuar a entrega diretamente aos alunos, aproveitando para dirigir al­gumas palavras de estímulo, reconhecimento e agradeci­men­to aos alunos e ao docente que os orientou, Vítor Perei­ra. O momento foi aproveitado pelo di­retor do Agrupamento, Fernando Gomes, para homenagear os três alunos e o do­­cente pelo trabalho realizado, enfatizando o empenho, in­­­teresse, motivação e disponibilidade revelados, fazendo vo­­tos para que continuem na senda do sucesso.


Colégio D. Diogo de Sousa encerra ano lectivo

A já tradicional festa de en­­cerramento do ano lectivo, do Colégio D. Diogo de Bra­ga, juntou na alameda do estádio municipal, alunos, familiares, professores e todos quan­tos trabalham naquele estabelecimento de ensino particular.
Para o director, P.e Cândi­do Azevedo Sá, a festa de en­cerramento de actividades lectivas “é a festa da fa­mília do Colégio D. Diogo de Sousa. Encerramos o ano pen­sando nos outros”. Tal como já tinha acontecido no ano anterior, as verbas con­se­guidas com a ven­­da de comida angariada pelos alunos reverteu pa­ra o IPO.


UTAD Júnior à descoberta do património

Sob a égide do Ano Europeu do Património Cultural da UNES­CO, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) ofereceu aos mais jovens, de 25 a 29 de Junho, uma se­mana de férias inesquecíveis com um programa de­no­­­mi­nado “UTAD Júnior”, aberto à participação de crianças e jovens de todo o país.
Esta Universidade de Verão, que adotou o lema “CO­OLti­va-te”, tem por objectivo primeiro ajudar a descobrir e explicar o património cultural aos mais novos, com ideias inova­do­ras e experiências memoráveis. Ideias e experiências que os aproximem do património, em ambiente divertido, geran­do em cada um sentimentos de pertença a um universo cul­­tural com os deslumbrantes valores de identidade.


ERAMUS – Projeto S.O.U.N.D - Roménia

Entre 20 e 25 de Maio, uma equipa do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo deslocou-se à Roménia para mais uma mobilidade no âmbito do Projeto de ERAS­MUS + “S.O.U.N.D. - Silence of Our Unique Noi­se Dynamics”. Uma re­­ce­ção calorosa preparou-nos para uma semana de trabalho e de partilha de expe­ri­ên­­cias entre as equipas dos seis países participantes: Ro­mé­nia, Polónia, Itália, Por­­tugal, Es­pa­nha e Tur­quia.
No teatro do Centrul Sco­lar Pentru Educatie Inclu­zi­va Targu Jiu, foi apresentado um vídeo sobre o Agru­pa­­­mento de Esco­las Vieira Araújo, com narração em inglês, a cargo do seu di­retor Fer­­nando Gomes, e com mon­ta­gem da Vieira do Mi­nho Tv.
Numa outra sessão de trabalho, cada país apresentou uma dan­ça tradicional da sua região, que previamente pre­parou no respetivo país. No caso português, um grupo de alunos com Necessidades Educativas Especiais do primeiro ciclo, da EB Domingos de Abreu, com a orientação do Rancho Fol­clórico São João Baptista de Mosteiro preparou essa dança. Uma outra tarefa que cada país rea­lizou foi um vídeo com os sons que mais caracterizam a respetiva região. Com o auxílio do presidente da Associação de Pais, Paulo Magalhães, o nosso Agrupamento preparou e apresentou a tarefa “I’M LISTENING TO MY CITY SOUND”, um vídeo que incluiu vários cenários asso­cia­­­dos a sons da nossa região: o hi­no de Vieira, cantado pe­­la Universidade Sénior e pela Banda Filarmónica de Vi­­­­­­larchão; sons da natureza da serra da Ca­breira; o labor de um artesão na arte de criar objetos tra­di­­cio­nais da regi­ão; os sons li­gados aos rituais cristãos de Vi­­eira do Minho; des­­fi­le de Car­naval; Feira do Fu­meiro; os sons cara­cte­rís­­­­­ticos da Fei­ra Semanal, entre outros.


Vencedores do Hypatiamat

Em Fafe, a 9 de Junho, realizou-se o Iº Campeonato de Cálculo Mental Hypatiamat da CIM do AVE, com a par­ti­ci­pa­­ção de 64 alunos, dos vários agrupamentos de escolas, sen­do dois de Vieira do Minho o Gonçalo Cardoso e o Tomás Pereira do 2.º C, da EB Domingos de Abreu, e 2 alu­­nos suplentes, a Jéssica da Silva Freitas, da EB do Cá­­vado e o Fábio David Fernandes Gomes, da EB de Ros­­sas. Os 4 alunos representaram com grande brio e em­pe­nho o nosso Agrupamento de Escolas e o resultado foi que o Gon­çalo chegou aos oitavos de final e o Tomás Pe­rei­ra su­perou todas as eliminatórias e sagrou-se o 1.º Cam­pe­ão do Iº Campeonato de Cál­culo Mental Hypatia­mat.
De parabéns estão os alunos que nos representaram de for­ma bri­lhante, os docentes envolvidos, os encarregados de educação e a mediadora Alexandra Silva bem como o Município vieirense que transportou alunos e familiares que se deslocaram a Fafe.


Matrículas em EMRC

A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) para a “educação integral” das novas gerações “não é um privilégio mas um direito”, lembra D. José Cordeiro.


Bolsas de estudo a universitários

A Câmara Municipal de Vieira do Minho entregou, na tarde de 8 de Junho, cerca de 30 mil euros, distribuídos por 46 bolsas de estudo a alunos universitários do conce­lho de Vieira do Minho, correspondentes a 58 candidatu­ras referentes ao ano lectivo 2017/2018. O presidente da Câmara Municipal, António Cardoso, perante os estu­dantes, pais e encarregados de educação, recordou que, desde 2013, o executivo por si lidera­do tem vindo a fazer “uma aposta clara na educação”, quer em infra-estru­tu­ras, quer em recursos humanos e materiais”, salientan­ do que “a educação é a base estruturante da nossa socie­dade”, tendo apelado aos jovens estudantes contemplados com esta bolsa para aproveitarem bem o tempo de aprendizagem.


Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo premeia alunos

Com o tema “O Vieirinha smartphónico” realizou-se a 12.ª cerimónia do Quadro de Excelência no Desem­pe­nho Escolar e no Valor na noite do dia 8 de Junho no Au­ditório Municipal de Vi­eira do Minho.
Presentes, para homenagear os 94 alunos, estiveram muitos familiares, representantes das várias escolas do AEVA, entre docentes e pessoal não docente, assim como elementos das várias entidades do concelho, representando alguns dos parceiros do Agrupamento.
Após a entrada triunfal dos alunos, o Diretor do Agru­pamento de Escolas Vi­eira de Araújo, Fernando Go­mes, confirmou a relevância deste tipo de iniciati­vas para potenciar novas ações no concelho, reco­nhe­cendo, igualmente, o mé­rito destes jovens, quer na consistência do percurso escolar, quer na motivação que constituem para a restante comunidade escolar.
A entrada da Banda Filar­mó­nica de Vilarchão abriu a sessão acompanhando o “co­ro parental” constituído por encarregados de edu­ca­ção e que deixou uma mensagem sobre o uso do telemóvel, apelando ao seu uso consciente e moderado.