Educação

Colégio D. Diogo de Sousa com finalistas em “volta ao mundo”

Em sarau cultural, realizado no auditório do colégio no último dia de aulas do 2º período lectivo, os “alunos fi­na­lis­tas” do 12º ano apresentaram um espetáculo cultu­ral com o tema central “Volta ao Mundo” passeando pelos qua­tro continentes para chamar a atenção dos espe­cta­dores para os problemas que afetam o planeta.



Alunos visitam instituições

Os alunos das turmas 9º D e 9º C do agrupamento de escolas Vieira de Araújo de Vieira do Minho visitaram em Janeiro e Fevereiro du­as instituições de solidariedade social e uma associação, no âmbito dos trabalhos propostos nas disciplinas de Francês, Inglês e Formação Cívica.


Formação em “Suporte Básico Vida”

A paragem car­dior­respi­ratória (PCR) é um acon­tecimento súbito, constituindo-se como uma das principais cau­sas de morte na Europa e nos USA.
O INEM lembra que há um conjunto de procedimentos e atitudes que, quando desencadeados de forma ade­quada e eficaz, aumentam a possibilidade de sobrevivência de vítimas em paragem car­dior­res­pi­ra­tória.
Todas as pessoas que presenciem este tipo de ocorrência devem reconhecer a gravidade da mesma e conhecer os procedimentos de atua­­ção adequados no momento da ocorrência.


“Os sons e a inclusão” nas actividades do clube ERASMUS

Entre os dias 20 e 24 de Janeiro, realizou-se mais uma mobilidade de docentes do Projeto ERASMUS +, “Silence of Our Unique Noi­se Dynamics (S.O.U.N.D), desta feita foi a vez de Por­tu­gal receber os docentes dos outros países envolvidos (Turquia, Polónia, Es­pa­nha, Itália e Roménia). Es­te projeto tem como tema os sons e a inclusão. Nesse sentido foram organizadas atividades e visitas alusivas a estas duas temáti­cas.
No dia 21 de janeiro as ati­­­vidades desenvolveram-se em Vieira do Minho, tendo a receção ocorrido no Au­ditório Municipal, com a presença do Delegado Regional, do Presidente da Câ­mara Municipal, Eng. An­tó­­­nio Cardoso, da Verea­dora da Educação, Profª El­sa Ribeiro. Para esta rece­ção foram preparadas ativi­da­des com a intervenção direta dos alunos do Agrupamento, nomeadamente com as alunas que pertencem ao O Ginásio Clu­be de Vieira do Minho, que apresentaram danças alusivas a cada um dos países do projeto. Também participaram os alunos do ensino articulado, que além de outras obras, apresentaram O Hino da Alegria, ou Ode à Alegria, de Bee­tho­ven, que em 1972 foi oficial­men­te adotado pe­lo Con­selho da Europa.


Falta de funcionários ameaça fechar escolas

Filinto Lima, da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas, teme que mais estabelecimentos de ensino fechem portas por falta de funcionários. Os directores escolares temem que a falta de funcionários não docentes obrigue cada vez mais escolas a fechar portas durante algumas horas do dia. O fenómeno já aconteceu em alguns estabelecimentos de ensino no primeiro período do ano lectivo, mas deve agravar-se no segundo período deste ano lectivo.
O alerta é feito pela Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) que ad­mi­te que o Governo já colocou muitos funcionários nas es­colas, mas não há notícia de novas contratações para tão cedo.
À TSF Filinto Lima fala numa situação “dramática” de fal­ta de recursos humanos. “As escolas só funcionam por­que diretores e funcionários fazem das tripas coração.”




Projeto ERASMUS

O Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo está a fervilhar de atividade. Desde o ano letivo de 2017-18 que a escola tem Projetos Erasmus+,  o novo programa que combina todos os atuais planos da UE para educação, formação, juventude e desporto, e que iniciou em janeiro de 2014.
Entre 25 de novembro e 1 de dezembro corrente estiveram em Itália os primeiros alunos envolvidos num projeto KA229 - School Exchange Partnerships. Seis alunos das turmas A e C do 9º ano, acompanhados de duas professoras, par­ticiparam no projeto intitulado de Motivation III - Enthu­sias­tic Schools Autonomy, no Istituto Comprensivo Bosco Chiesanuova, locali­za­do na vila com o mesmo nome, na região de Veneto, na província de Verona. Este é um projeto pen­sado para combater o Abandono Escolar Precoce através da frequência de clubes extracurriculares. São cinco os paí­ses parceiros e Portugal tem a seu cargo o Clube de Teatro.


Dia Mundial da Alimentação

O pai da medicina, Hipó­crates disse, há mais de 2500 anos: “somos aquilo que co­me­mos”. Se somos aquilo que comemos a perspetiva não é muito saudável, pois os da­dos da Organização Mundial da Saúde indicam que os hábitos das crianças estão longe de ser saudáveis. Em Portugal, as preocupações cen­tram-se no excesso de con­sumo de sal, açúcar e ácidos gordos.
Assim, todos os anos se tor­­­na imperativo lembrar o Dia Mundial da Alimentação atra­vés de diversas iniciativas, em contexto escolar, pa­ra sensibilizar os mais novos para a importância da adoção de hábitos saudáveis. Na idade escolar é essencial adotar hábitos de alimentação saudável, determi­nante para o de­senvolvimento e promoção da saúde das nossas crianças.