50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Educação

Projeto Erasmus+ “Learning Together”conclui com a “Mobilidade Turquia”

Na continuidade do proje­cto de internacionalização do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo (AEVA), de Vieira foi Minho, decorreu, de 30 de Maio a 5 de Junho de 2022, a última mobilidade no âmbito do Projeto coordenado pelo Professor Fernando Mo­ta, “Learning Together”, en­volvendo quatro países: Portugal, Itália, Polónia e Tur­quia. Recorde-se que o AEVA viu aprovado 4 projectos ERASMUS+ para 2020, com a duração de dois anos, para além dos dois em funcionamento desde 2018.
Depois da concretização do Erasmus+ “EUROBORAVE” na capital da Bulgária (Santa Sofia) de 8 a 14 de Maio, o Projeto Erasmus+ “Learning Together” ficou concluído, no passado dia cinco deste mês com a “Mobilidade Turquia”.
Ler mais


Oferta Formativa do Ensino Profissional Ano 2022/23 na CIM do Ave

A Comunidade Intermu­nicipal do Ave acaba de di­vulgar a Oferta Forma­tiva do Ensino Profissional para o Ano Letivo de 2022/2023. Estão aprovadas, para o próximo ano le­ctivo, 80 turmas, dis­tribuídas por diferentes áreas e cursos profissionais, que poderão ser consultados através do Booklet disponível no link:https://cim-ave.pt/wp-content/uploads/2022/05/oferta_formativa_ave_-22_23.pdf
Os cursos profissionais são resultado de um pro­ces­so de concertação inter­municipal da rede de oferta for­mativa, junto dos Municí­pios e das Escolas que in­tegram o território do Ave, através de uma estratégia de alinhamento com as ne­ces­sidades e expectativas empresariais e sociais do território. Desta forma, a CIM do Ave procura consti­tuir-se como um parceiro territorial fundamental na procura da melhoria con­tínua e estratégica do Sis­tema Nacional de Quali­ficações e no reforço da con­fiança e valorização das modalidades de Educação e Formação Profissional.
Ler mais


Projeto ERASMUS do AEVA em Sofia

Na capital da Bulgária, de 8 a 14 de Maio, realizou-se a primeira mobilidade do projeto Erasmus+, “EUROBORAVE”, no âmbito da Programação e Robótica, coordenado pelo docente Constantino Carneiro, do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo (AEVA) de Vieira do Minho. Estiveram envolvidos 12 docentes e 24 alunos oriundos de 5 países: França, Lituânia, Portugal, Polónia e o país anfitrião, a Bulgária.
Ler mais


Pedro Barreiros preside ao SPZN

No dia 21 de Maio, Pedro Miguel Calvão Carvalhinhas Barreiros tomou posse como presidente do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN) para o quadriénio 2022/2026, numa cerimónia que teve lugar no Auditório da Fundação Dr. António Cupentino de Miranda, na Avenida da Boavista, no Porto.
Ler mais


Alunos de Vieira no Concurso Nacional de Leitura

No Teatro Jordão em Gui­ma­rães, alunos do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo de Vieira do Minho (AEVA) participaram na Fase Intermunicipal da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura, promovido pelo Plano Nacional de Lei­tura, em colaboração com a Direcção-Geral do Li­vro, dos Arquivos e das Bi­bliotecas e a Rede de Bi­bliotecas.
Ler mais


Convívio da Turma do 12º ano do ano lectivo 90/91

A turma finalista do 12º ano de Humanidades que frequentou a Escola Secun­dária de Vieira do Minho no ano lectivo 1990/1991 no passado dia 10 de Abril voltou à “escola”. No restau­rante Pousadela Village, agora sem a sebenta e sem livros, passados trinta e um anos, convocados pelas re­­des sociais, marcaram presença num almoço, vivido em perfeita alegria.
Ler mais


Projecto “Learning Together” leva alunos e professores à Polónia

No Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo (AEVA) de Vieira do Mi­nho, no contexto da di­nâmica da sua interna­cionalização e no que aos projetos Erasmus+ diz respeito, decorreu, de 28 de Março a 3 de Abril de 2022, mais uma mobilidade de 10 alunos e 4 professores, no âmbito do Projeto coordenado pelo Professor Fernando Mo­ta, “Learning Together”, envolvendo quatro paí­ses: Portugal, Itália, Po­lónia e Turquia.
Ler mais


EasyJet nas Escolas de Rossas e Guilhofrei

A convite da Equipa Multi­dis­ciplinar Educativa do Mu­nicípio (EME), no dia 16 de Março, a companhia aérea EasyJet Airlines reali­zou uma atividade com as crianças das Escolas de Rossas e Guilhofrei. Pela pri­meira vez em escolas da região norte, a empresa aérea as­sociou-se à iniciati­va da EME “Quando for grande quero ser…” sobre as profissões.
Ler mais


“Learning Together” nos projectos Erasmos + na AEVA

No contexto da dinâmica de internacionalização do AEVA- Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo e no que aos projetos Erasmus+ diz respeito, decorreu, de 22 a 26 de novembro de 2021, mais uma mobilidade de 40 alunos e 12 professores, no âmbito do Projeto coordenado pelo Professor Fernando Mota, “Learning Together”, envolvendo quatro países: Portugal, Itália, Polónia e Turquia.
Ler mais


Associação de Pais da AEVA com novos dirigentes

Armando Sérgio Vaz Alves foi eleito presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Agrupamento Vieira de Araújo no dia 5 de Novembro, para o mandato 2021/2023.
Ler mais