Educação

Formação em “Suporte Básico Vida”

A paragem car­dior­respi­ratória (PCR) é um acon­tecimento súbito, constituindo-se como uma das principais cau­sas de morte na Europa e nos USA.
O INEM lembra que há um conjunto de procedimentos e atitudes que, quando desencadeados de forma ade­quada e eficaz, aumentam a possibilidade de sobrevivência de vítimas em paragem car­dior­res­pi­ra­tória.
Todas as pessoas que presenciem este tipo de ocorrência devem reconhecer a gravidade da mesma e conhecer os procedimentos de atua­­ção adequados no momento da ocorrência.


“Os sons e a inclusão” nas actividades do clube ERASMUS

Entre os dias 20 e 24 de Janeiro, realizou-se mais uma mobilidade de docentes do Projeto ERASMUS +, “Silence of Our Unique Noi­se Dynamics (S.O.U.N.D), desta feita foi a vez de Por­tu­gal receber os docentes dos outros países envolvidos (Turquia, Polónia, Es­pa­nha, Itália e Roménia). Es­te projeto tem como tema os sons e a inclusão. Nesse sentido foram organizadas atividades e visitas alusivas a estas duas temáti­cas.
No dia 21 de janeiro as ati­­­vidades desenvolveram-se em Vieira do Minho, tendo a receção ocorrido no Au­ditório Municipal, com a presença do Delegado Regional, do Presidente da Câ­mara Municipal, Eng. An­tó­­­nio Cardoso, da Verea­dora da Educação, Profª El­sa Ribeiro. Para esta rece­ção foram preparadas ativi­da­des com a intervenção direta dos alunos do Agrupamento, nomeadamente com as alunas que pertencem ao O Ginásio Clu­be de Vieira do Minho, que apresentaram danças alusivas a cada um dos países do projeto. Também participaram os alunos do ensino articulado, que além de outras obras, apresentaram O Hino da Alegria, ou Ode à Alegria, de Bee­tho­ven, que em 1972 foi oficial­men­te adotado pe­lo Con­selho da Europa.


Falta de funcionários ameaça fechar escolas

Filinto Lima, da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas, teme que mais estabelecimentos de ensino fechem portas por falta de funcionários. Os directores escolares temem que a falta de funcionários não docentes obrigue cada vez mais escolas a fechar portas durante algumas horas do dia. O fenómeno já aconteceu em alguns estabelecimentos de ensino no primeiro período do ano lectivo, mas deve agravar-se no segundo período deste ano lectivo.
O alerta é feito pela Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) que ad­mi­te que o Governo já colocou muitos funcionários nas es­colas, mas não há notícia de novas contratações para tão cedo.
À TSF Filinto Lima fala numa situação “dramática” de fal­ta de recursos humanos. “As escolas só funcionam por­que diretores e funcionários fazem das tripas coração.”




Projeto ERASMUS

O Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo está a fervilhar de atividade. Desde o ano letivo de 2017-18 que a escola tem Projetos Erasmus+,  o novo programa que combina todos os atuais planos da UE para educação, formação, juventude e desporto, e que iniciou em janeiro de 2014.
Entre 25 de novembro e 1 de dezembro corrente estiveram em Itália os primeiros alunos envolvidos num projeto KA229 - School Exchange Partnerships. Seis alunos das turmas A e C do 9º ano, acompanhados de duas professoras, par­ticiparam no projeto intitulado de Motivation III - Enthu­sias­tic Schools Autonomy, no Istituto Comprensivo Bosco Chiesanuova, locali­za­do na vila com o mesmo nome, na região de Veneto, na província de Verona. Este é um projeto pen­sado para combater o Abandono Escolar Precoce através da frequência de clubes extracurriculares. São cinco os paí­ses parceiros e Portugal tem a seu cargo o Clube de Teatro.


Dia Mundial da Alimentação

O pai da medicina, Hipó­crates disse, há mais de 2500 anos: “somos aquilo que co­me­mos”. Se somos aquilo que comemos a perspetiva não é muito saudável, pois os da­dos da Organização Mundial da Saúde indicam que os hábitos das crianças estão longe de ser saudáveis. Em Portugal, as preocupações cen­tram-se no excesso de con­sumo de sal, açúcar e ácidos gordos.
Assim, todos os anos se tor­­­na imperativo lembrar o Dia Mundial da Alimentação atra­vés de diversas iniciativas, em contexto escolar, pa­ra sensibilizar os mais novos para a importância da adoção de hábitos saudáveis. Na idade escolar é essencial adotar hábitos de alimentação saudável, determi­nante para o de­senvolvimento e promoção da saúde das nossas crianças.


Abertura do novo ano Escolar

O novo ano lectivo 2018 /19 para os alunos da Educação Pré-escolar e do Primeiro Ciclo do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, nas escolas do concelho de Vieira do Minho iniciou-se, sem qualquer problema e na tranquilidade necessária a uma boa aprendizagem, e dentro dos limites do calendário proposto pelo Ministério da Educação.
A recepção aos alunos  do pré-escolar decorreu em 12 de Setembro, enquanto a receção aos alunos do 1º ciclo aconteceu no dia seguinte nas Escolas Básicas Do­min­gos de Abreu, de Guilho­frei, de Rossas e no Centro Escolar do Cávado, tendo contado com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, enquanto que a recepção dos alunos do 2º 3ª de Ensino Básico e do Ensino Secundário decorreu no dia 14 de Setembro na EBS Vieira de Araújo de Vieira do Minho.
Na receção aos alunos, o Edil Municipal, para além das boas-vindas aos estudantes, apresentou o agra­de­cimento pessoal a cada um dos professores, funcionários e encarregados de educação que todos os dias enfrentam o desafio e se dedicam à nobre tarefa de proporcional aos alunos do Concelho uma Educação de Qualidade.


Católica no ranking mundial de mestrados

A Universidade Católica, a Nova SBE e a o ISCTE vol­tam a integrar o ranking mun­dial de mestrados em gestão do Financial Times. A Nova está ainda no top 10 mundial de mestrados em Ges­tão Internacional.  Com a presença das três institui­ções, Portugal é o sexto país com melhor re­presen­ta­­ção, apenas atrás de países como França, Rei­no Uni­do, Alemanha, Bél­gica e Holanda.
O ranking do Financial Ti­mes contempla 17 indica­do­­res que avaliam a quali­da­de da escola e do respe­ti­­­vo mestrado em três di­men­­­sões, nomeadamente no progresso da carreira dos alunos, na diversidade da escola, na experiência e na investigação internacional. A lista de 2018 é lide­ra­­­da pela Universidade de St. Gallen, na Suíça, com a HEC Paris e a London Busi­nes­s School a ocuparem res­pe­tivamente o segundo e terceiro lugar.


Requalificação da Escola Básica e Secundária

Com projecto e orçamento de três milhões, aprovado há dois anos, as obras de requalifi­cação da Escola Básica e Secundária de Vieira de Araújo ainda não começaram. Embora entregues por concurso público, em Mar­ço de 2018, à em­presa Sá Machado, aguar­dam o visto do Tribunal de Contas para o seu início, que ainda poderá ser este ano.