50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Educação

Colégio D. Diogo subiu ao Sameiro em vésperas de Natal

Quase dois mil jovens, alunos do Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, subiram, a pé ao Sameiro, em 20 de Dezembro para assinalar as celebrações do Advento e do Natal, e acção de graças pela conclusão do primeiro período letivo.
Ler mais


Condição socioeconómica das famílias condiciona sucesso escolar das crianças

A educação como pilar-base para um mundo melhor é uma ideia que atravessa gerações. Muitos assumiram-na como causa e têm-se batido por ela, mas muitos mais são necessários para que a educação seja efetivamente um direito para todos. Em pleno século XXI, depois de tantos progressos, há milhões de crianças em todo o mundo sem acesso à educação, apesar das suas capacidades de aprendizagem e da vontade de prospera­rem nos estudos e em Portugal.
Ler mais


Alunos do Colégio D. Diogo com médias de 20 valores

O Colégio Dom Diogo de Sousa de Braga entregou no passado dia quatro o Prémio Monsenhor Elísio Araújo a oito alunos que concluíram o Ensino Secundário e realizaram os exames nacionais de acesso ao Ensino Superior com média de 20 valores.
Este estabelecimento de ensino particular teve o melhor resultado de sempre na colocação de alunos no ensino superior, com 90% dos candidatos colocados na primeira opção.
Ler mais


UTAD com novos cursos para 2023/24

As licenciaturas em Ciências Biomédicas e em Cultura e Transformação Digital, que vão funcionar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), estreiam-se no próximo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). Com estas novas ofertas, são 37 as opções de primeiro ciclo disponíveis naquela Academia Transmontana.
Ler mais


Acesso ao Ensino Superior 2023/2024

Estão confirmadas as datas de candidatura de acesso ao Ensino Superior, cuja 1ª fase tem início a 24 de Julho e termina em 07 de Agosto, conforme despacho no Diário da República.
Ler mais


Pedro Barreiros no secretariado da Federação Nacional da Educação

Pedro Barreiros, casado com a vieirense Marta Almeida, foi eleito secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE), para um mandato de quatro anos. O momento aconteceu, este fim-de-semana, no XIII Congresso Nacional daquela federação sindical, que se realizou em Aveiro..
Ler mais


Exames Nacionais o que vai mudar?

O ministro da Educação e ministra do Ensino Superior anunciaram em 6 de Fevereiro as alterações que vão acontecer nas condições de conclusão do Ensino Se­cundário e no regime de acesso a universidades e politécnicos.
Ler mais


As Causas. Resultados de soma zero

As sociedades modernas exigem cada vez mais literacias diversas e penalizam for­te­mente os indiferenciados sem curriculum formativo. Por isso é uma tragédia o que está a acontecer na escola pública em Portugal. Nos anos formativos, os jovens são pou­co socializados para o esforço, para o estudo, para a formação.
Ler mais


Eduardo Ferreira, eleito presidente da Associação de Estudantes do AEVA

Eduardo Ferreira é o novo presidente da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo para 2022- 2024, tendo concorrido na Lista C, única que se apresentou a sufrágio. Acompanham-no na direcção, Margarida Carneiro, Leonor Vieira, Joel Santos e Letícia Barbosa. Para presidente da Assembleia Geral e presidente do Conselho Fiscal, foram eleitos, respectivamente, Margarida Álvares e João Teixeira.
Ler mais


Inauguração da obra de requalificação e ampliação da EBS Vieira de Araújo

O maior investimento do Município desde o 25 de Abril

Em 16 de Setembro, no início das aulas na Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo, pelas 10h30, António Cardoso e Fernando Gomes, respectivamente, o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho e o Director do Agrupamento de Escolas, descerraram a placa que assinala as obras de requalificação e ampliação das instalações deste complexo escolar EB/S.

Ler mais