Educação

Projeto ERASMUS

O Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo está a fervilhar de atividade. Desde o ano letivo de 2017-18 que a escola tem Projetos Erasmus+,  o novo programa que combina todos os atuais planos da UE para educação, formação, juventude e desporto, e que iniciou em janeiro de 2014.
Entre 25 de novembro e 1 de dezembro corrente estiveram em Itália os primeiros alunos envolvidos num projeto KA229 - School Exchange Partnerships. Seis alunos das turmas A e C do 9º ano, acompanhados de duas professoras, par­ticiparam no projeto intitulado de Motivation III - Enthu­sias­tic Schools Autonomy, no Istituto Comprensivo Bosco Chiesanuova, locali­za­do na vila com o mesmo nome, na região de Veneto, na província de Verona. Este é um projeto pen­sado para combater o Abandono Escolar Precoce através da frequência de clubes extracurriculares. São cinco os paí­ses parceiros e Portugal tem a seu cargo o Clube de Teatro.


Dia Mundial da Alimentação

O pai da medicina, Hipó­crates disse, há mais de 2500 anos: “somos aquilo que co­me­mos”. Se somos aquilo que comemos a perspetiva não é muito saudável, pois os da­dos da Organização Mundial da Saúde indicam que os hábitos das crianças estão longe de ser saudáveis. Em Portugal, as preocupações cen­tram-se no excesso de con­sumo de sal, açúcar e ácidos gordos.
Assim, todos os anos se tor­­­na imperativo lembrar o Dia Mundial da Alimentação atra­vés de diversas iniciativas, em contexto escolar, pa­ra sensibilizar os mais novos para a importância da adoção de hábitos saudáveis. Na idade escolar é essencial adotar hábitos de alimentação saudável, determi­nante para o de­senvolvimento e promoção da saúde das nossas crianças.


Abertura do novo ano Escolar

O novo ano lectivo 2018 /19 para os alunos da Educação Pré-escolar e do Primeiro Ciclo do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, nas escolas do concelho de Vieira do Minho iniciou-se, sem qualquer problema e na tranquilidade necessária a uma boa aprendizagem, e dentro dos limites do calendário proposto pelo Ministério da Educação.
A recepção aos alunos  do pré-escolar decorreu em 12 de Setembro, enquanto a receção aos alunos do 1º ciclo aconteceu no dia seguinte nas Escolas Básicas Do­min­gos de Abreu, de Guilho­frei, de Rossas e no Centro Escolar do Cávado, tendo contado com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, enquanto que a recepção dos alunos do 2º 3ª de Ensino Básico e do Ensino Secundário decorreu no dia 14 de Setembro na EBS Vieira de Araújo de Vieira do Minho.
Na receção aos alunos, o Edil Municipal, para além das boas-vindas aos estudantes, apresentou o agra­de­cimento pessoal a cada um dos professores, funcionários e encarregados de educação que todos os dias enfrentam o desafio e se dedicam à nobre tarefa de proporcional aos alunos do Concelho uma Educação de Qualidade.


Católica no ranking mundial de mestrados

A Universidade Católica, a Nova SBE e a o ISCTE vol­tam a integrar o ranking mun­dial de mestrados em gestão do Financial Times. A Nova está ainda no top 10 mundial de mestrados em Ges­tão Internacional.  Com a presença das três institui­ções, Portugal é o sexto país com melhor re­presen­ta­­ção, apenas atrás de países como França, Rei­no Uni­do, Alemanha, Bél­gica e Holanda.
O ranking do Financial Ti­mes contempla 17 indica­do­­res que avaliam a quali­da­de da escola e do respe­ti­­­vo mestrado em três di­men­­­sões, nomeadamente no progresso da carreira dos alunos, na diversidade da escola, na experiência e na investigação internacional. A lista de 2018 é lide­ra­­­da pela Universidade de St. Gallen, na Suíça, com a HEC Paris e a London Busi­nes­s School a ocuparem res­pe­tivamente o segundo e terceiro lugar.


Requalificação da Escola Básica e Secundária

Com projecto e orçamento de três milhões, aprovado há dois anos, as obras de requalifi­cação da Escola Básica e Secundária de Vieira de Araújo ainda não começaram. Embora entregues por concurso público, em Mar­ço de 2018, à em­presa Sá Machado, aguar­dam o visto do Tribunal de Contas para o seu início, que ainda poderá ser este ano.


Jovem vieirense melhor aluno do Colégio D. Diogo de Sousa

Diogo Dantas, jovem vi­ei­ren­se, juntamente com Eduardo Brito, de Monta­le­gre, acabaram o Secundário com mé­dias de 20 valores.
No dia 10 de Setembro re­­ceberam o prémio Mon­se­nhor Elísio Araújo que pre­meia os melhores alunos em cada ano lectivo, do Colégio D. Diogo de Sousa. Os dois alunos re­ceberam ainda uma bolsa de 1000 euros patrocinada por uma instituição ban­cá­ria.


Erasmus na Croácia

Em Julho, no âmbito do Projeto Erasmus I-SEE, que en­vol­­ve Portugal, Macedónia, itália e Croácia, um grupo de do­centes do Agrupamento de Escolas Vieira de Araú­jo viajou até à cidade de Osijek, na Croácia, receberam formação sobre “Segurança na Internet”. A representar Portugal es­tiveram os docentes, Carla Silva, Carla Vilaverde, Fernan­do Gomes (Diretor), Gabriel Ferreira, Jo­sé Mota e Sara Pi­tães, e ainda o técnico administrati­vo, Orlando Carvalho. Pu­demos receber a partilha de co­nhecimentos por quem tra­balha no terreno com os perigos da internet para os nossos jovens. O cyberbulling, asextortion, a pedofilia online e ou­tros conceitos, foram abordados e apresentados por técni­cos que colaboram com a Europol.


Alunos e docentes em Aveiro

Os alunos e docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico representaram o AEVA e o con­celho de Vieira do Mi­nho no Seminário Nacional do PNPSE (Programa Nacional de Promoção do Su­cesso Escolar) com a exposição “Vieira às cores”.
Tomás Pereira, campeão do Campeonato Hypatia­mat da CIM do AVE, foi o alu­no que representou aque­­le Agrupamento Escolar, demonstrando a sua des­­treza no cálculo mental. Protagonistas da jornada, fo­­ram os alunos, explicando a parte científica das su­as ativida­des de Ciências. Presentes estiveram ainda alunos e do­centes de todo o país, numa mostra de ati­vi­­dades promotoras do su­ces­so escolar. No fim ainda sobre tempo para uma esprei­ta­dela na cidade de Aveiro.


Sarau Cultural “O AEVA na Europa… e no Mundo”

Na noite de 14 de junho, realizou-se a cerimónia de reconhecimento pelo empenho e esforço despen­di­dos e sucesso alcançado, pe­los alunos de todos os níveis de ensino, em ativi­da­des de vária índole. Desta forma pretendeu-se homenagear todos aqueles que ao longo do ano se des­tacaram nas várias ati­vi­dades realizadas no Agru­pa­mento e representando o AEVA.
Nesta primeira edição foram indicados pelos docentes 144 alunos para receber os aplausos de todos aqueles que se deslocaram ao Au­ditório Municipal. As pres­tações em atividades de índole desportiva, concursos de matemática, de biologia, de leitura e de lite­racias diversas, foram algumas das atividades identi­ficadas e reconhecidas nesta cerimónia.


Competição Europeia de Estatística

Ocorreu, na tarde do dia 7 de Junho, a entrega dos pré­mios aos alunos do AEVA que venceram a fase nacio­nal da Com­petição Europeia de Estatística: Mariana Afonso, Sérgio Vieira e Rodrigo Mota do 11.º B.
O representante do Instituto Nacional de Estatística, Jo­sé Alberto Pinto Martins, chefe do serviço de difusão do INE; deslocou-se de Lisboa até Vieira do Minho para efetuar a entrega diretamente aos alunos, aproveitando para dirigir al­gumas palavras de estímulo, reconhecimento e agradeci­men­to aos alunos e ao docente que os orientou, Vítor Perei­ra. O momento foi aproveitado pelo di­retor do Agrupamento, Fernando Gomes, para homenagear os três alunos e o do­­cente pelo trabalho realizado, enfatizando o empenho, in­­­teresse, motivação e disponibilidade revelados, fazendo vo­­tos para que continuem na senda do sucesso.