Educação

Novo calendário escolar e novas datas de Exames

O Ministério da educação divulgou, a 12 de Fevereiro, o novo calendário escolar atualizado, tendo em conta as al­terações resultantes da paragem letiva antecipada e do ensino online.
Ler mais


Professores pedem duas câmaras ligadas durante exames do ensino superior

O receio de que os estudantes copiem ou tenham ajuda de outras pessoas du­rante a realização de exa­mes online está a levar muitos professores do ensi­no superior a obrigar a que, durante as provas, cada alu­no tenha duas câmaras de vídeo ligadas.
Ler mais


De volta às aulas online e telescola

Depois da suspensão das atividades lectivas presen­ciais durante duas semanas, as aulas recomeçaram em 8 de Fevereiro, mas à distância, via online e te­les­cola, e também para o Ensino Secundário.
Ler mais


Renovação do estado de emergência

O Presidente da República ouvido o Governo, e após a aprovação na Assembleia da República, publicou o diploma que decreta o 10.º estado de emergência.
Entre as novas medidas propostas pelo Governo em 28 de Janeiro para o novo estado de ermergência que decorre de 29 de Janeiro a 12 de Fevereiro está o reínicio escolar em online.
Quando acabarem as duas semanas de antecipação de pausas letivas, as escolas voltarão a funcionar, mas com ensino online, diz o primeiro-ministro.
Ler mais


Cerca de 1 bilião de alunos afectados pela pandemia

No Dia Internacional da Educação, o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres diz, em mensagem de vídeo, que apesar das inovações no ensino à distância, a pandemia frus­tra esperanças de um futuro melhor entre os mais vulneráveis. Cerca de 1 bilião de alunos continuam afetados por fechamento total ou parcial dos colégios.
Ler mais


Escolas fechadas por 15 dias

Crianças vão continuar em férias antecipadas

O Governo aprovou em Conselho de Ministros de 21 de Janeiro, o encerra­men­to de todos os estabelecimentos de ensino, do pré-escolar às universidades, medida que entrou em vigor às zero horas de sexta-feira, 22 de Janeiro e que durará até cinco de Fevereiro.
Ler mais


Férias antecipadas, sem possibilidade de aulas à distância

Ao contrário do que aconteceu no primeiro confina­mento, em Março do ano passado, as escolas encerraram, mas desta vez o Governo optou por transformar esta pausa de pelo menos 15 dias numa espécie de fé­rias antecipadas, sem possibilidade de aulas à distância, devendo esta interrupção letiva ser compensada mais à frente, no período do carnaval, Páscoa e final do ano escolar. A decisão acabou por ser genericamente aceite pelos co­lé­gios, mas está longe de ser pacífica. E já chegou aos tribunais.
Ler mais


Greve dos professores com pouca adesão em Vieira

A Greve Nacional dos Professores e Educadores de Infância convocada pela Federação Nacional de Professores (Fenprof) na passada sexta-feira não teve expressão significativa no Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo. Dos 74 docentes que tinham trabalho na parte da manhã, apenas 4 docentes aderiram e da parte da tarde dos 61 docentes 3 não compareceram nos cinco estabelecimentos de ensino de Vieira do Minho.
Ler mais


Vencedores do projecto Plataforma Mais Cidadania

No dia do início das actividades lectivas do concelho foram entregues na Escola Básica Domingos de Abreu os pré­­­mios à representante dos pais e encarregados de educa­ção dos alunos que participaram no projecto Plataforma Mais Cidadania, alguns dos quais correspondem ao primei­ro, segundo e terceiro lugares obtidos a nível nacional. Este pro­jecto é promovido e financiado pelo Município de Vieira do Minho e desenvolvido no Agrupamento de Escolas Vi­ei­­­ra de Araújo, ao nível da educação pré-escolar e 1º ciclo, cu­­jo objectivo é combater o insucesso escolar e promover a cidadania.
Ler mais


Ligeiro atraso do ano letivo na EBS Vieira de Araújo

O início de ano letivo sofreu um ligeiro atraso na EBS devido à fase de acabamentos do bloco que estava na fase final de requalifi­ca­ção, onde se localiza a canti­na escolar, a biblioteca e algumas salas de aulas. Para que a fase de limpeza se con­cretizasse de forma a receber alunos e docentes, a Direção do AEVA solicitou à DGEstE um adiamento do início do ano letivo, previsto para dia 17 de setembro, para o dia 21 de setem­bro.
Ler mais