50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Reportagem

Feira de Associativismo mostra tradições

Cerca de quarenta Associações de todo o concelho de diferentes áreas artísticas, desportivas, dança, música e de acção ambiental passaram pela Praça Dr.Guilherme de Abreu no fim de semana, de 23 e 24 de Julho para apresentar “a sua dinâmica”.
Ler mais


“As Andorinhas voaram…”

Interpretando o tema “Andorinhas” da fadista Ana Moura, a jovem BIA ANTUNES, 13 anos, residente em Braga, voou até à gala final do programa “The Voice Kids” da RTP1, sendo a mais votada pelo público, entre as três candidatas, todas excelentes, da equipa do men­tor Carlão.
Ler mais


País em Estado de Contingência

Câmara acciona plano municipal de emergência e protecção civil

À meia-noite de 10 de Ju­lho, Portugal entrou em “estado de contingência” em todo espaço continental. A decisão foi tomada pelo Go­verno, após uma reunião do ministro da Administração Interna com os ministros da Defesa Nacional, da Saú­de, do Ambiente e Ação Cli­mática e da Agricultura e Alimentação.
Ler mais


Garranos vão ajudar a prevenir incêndios na serra da Cabreira

Um protocolo pioneiro, assinado entre a Câmara Municipal de Vieira do Minho, a REN- Redes Energéticas Nacionais, a ACERG- Associação de Criadores de Equinos da Raça Garrana) e a APOSC (Associação Para o Ordenamento da Serra da Cabreira, vai criar condições para que os garranos permaneçam na serra sem terem de descer até à Estrada Nacional 103.
Ler mais


Assembleia Municipal Vieira do Minho

Oito socialistas ausentaram-se da sessão na aprovação do novo Regimento

A aprovação pela maioria das propostas de novo regimento da Assembleia Municipal e da grelha dos “tempos de antena”, marcou a sessão de Junho com oito membros do PS a ausentarem-se da sala como forma de protesto.
Ler mais


Vieira do Minho CUP - Torneio Internacional de Futebol Juvenil

O Município de Vieira do Minho promoveu, pela primeira vez, um Torneio Internacional de Futebol Juvenil designado por “ Vieira do Minho CUP”. A actividade, que decorreu nos dias 25 e 26 de Junho contou com a participação de 37 equipas, dividas por três campos com excelentes instalações desportivas de relva artificial: Campo Desportivo José Joaquim Pereira (Guilhofrei), Campo de Futebol Francisco de Matos (Rossas) e o Estádio Municipal de Vieira do Minho.
Ler mais


Desfile de “marchas populares” em Vieira

Por todo o país, Junho é mês dos Santos Populares que “patrocinam” as marchas populares que saem à rua em muitos concelhos. Vieira do Minho não é excepção. Após dois anos de interrupção, provocada pela pandemia, o desfile das marchas populares voltou às ruas da velha Vernária com mais de 500 participantes a percorreu a artéria principal da Vila vieirense, a Avenida Barjona de Freitas.
Ler mais


Actividade escutista marcada pela investidura da Chefe Ana Costa

O Clã de Caminheiros do Agrupamento 866 da paróquia do Mosteiro em Vieira do Minho, acompanhados pela Direção do Agrupamento, rumou no fim de semana de 4 e 5 de Junho, à aldeia mágica de Drave, na Serra da Freita, a fim de proceder à investidura da chefe Ana Filipa Oliveira Costa. Esta atividade escutista foi marcada pelo lema: “o que vejo em ti”.
Ler mais


Peregrinação à Senhora da Fé

“A Eucaristia é a peregrinação maior entre os cristãos”, - D. José Cordeiro

Centenas de devotos das 22 Paróquias do Arciprestado de Vieira do Minho participaram, na manhã de domingo, dia 29 de Maio, na Peregrinação ao Monte de Santa Cecília, em Cantelães, onde está edificada a Capela de Nossa Senhora da Fé.
A caminhada de fé teve o seu início às 9h30, junto à Igreja da Vila e culminou por volta das 11 horas, na Cruz Alta, onde aí teve lugar a celebração da Eucaristia, presidida pelo Arcebispo de Braga D. José Cordeiro que também caminhou junto do andor.
Ler mais


Assembleia Municipal aprova documento de prestação de contas 2021

“A dívida do Município voltou a diminuir, em ano de eleições, para nível mais baixo da década”, disse António Cardoso

Em 29 de Abril, a Assembleia Municipal voltou a reunir no Salão Nobre dos Paços do Concelho, aprovando os documentos de prestação de contas 2021 com 8 abstenções do PS. No debate sobre o tema, Pedro Pires do PS, fez uma apreciação negativa do relatório que o Executivo apresentou, afirmando que “a grande preocupação era ganhar eleições. Aumentou a despesa com o pessoal e aumentou a dividia aos fornecedores. 2021, foi efectivamente um orçamento eleitoralista, marcado por obras iniciadas e não acabadas. O Programa Voluntariado foi transformado em emprego precário.”
Ler mais