Reportagem

Parabéns, Jornal de Vieira!

O Jornal de Vieira, ainda que poucos tenham dado por isso, completou no dia 01Jan20, a bonita idade de 48 anos.
Ler mais


O Jornal de Vieira festejou 48º aniversário

Sem pompa e alarido, bolo e champanhe, mas com alguns votos e discursos de parabéns, num almoço no restaurante de Vieira do Minho, O Jornal de Vieira festejou, em vésperas de dia de Reis, o seu 48º aniversário e agra­de­­ceu o trabalho insano, gratuito e abnegado de cerca de duas dezenas de colaboradores que aceitaram o convite e de outros tantos que não puderam participar no encon­tro.
Ler mais


Agência Abreu -Numa “viagem” de 180 Anos

Fundada na cidade do Porto em 1840 por um “visionário” vieirense, natural de Rossas, de nome, Ber­nardo Luís Vieira de Abreu, a “Agência Abreu”, a primeira agência de viagens do Globo e a em­presa de maior dimensão que opera no sector de viagens e turismo em Portugal, prepara-se para a “viagem dos 180 anos”.
Ler mais


JORNAL DE VIEIRA REVISITADO

Eventos mais significativos que marcaram o ano 2019

Terminou mais um ano solar, o período de tempo decorrido no Planeta Terra, concluído com mais um movimento de translação em volta do Sol.
Na esteira da melhor tradição jorna­lística, JV na primeira edição de 2020, revisi­ta o ano que passou à história para fazer o retrato político, cultural, social, económico e religioso do que de mais importante acon­te­ceu, sobretudo no concelho
de Vieira do Minho.
Ler mais


Município de Vieira do Minho prestou homenagem ao Arciprestado

No Dia do Município o Arciprestado de Vi­eira do Minho foi homenageado pe­­la Câmara Municipal, que em sessão solene comemorativa dos 505 anos do Foral dado por D. Ma­­nuel à velha Ver­nária, lhe atribuiu a Medalha de Honra Grau Ouro do Concelho.
Ler mais


Assembleia Municipal de Vieira do Minho aprova Plano e Orçamento de 17,9 ME para 2020

Os documentos pro­­­­visionais do Plano e Orçamento da Câmara foram apro­va­dos na Assembleia Municipal de 19 de No­vem­bro, por maioria, com 7 abstenções do PS.
Ler mais


Uma tonelada de Castanhas para consumir em 3 dias

Um mês depois da Feira da Ladra, a Praça Guilherme de Abreu volta a ser pal­co de mais um evento do pro­gra­ma “Sentir Vieira”: “Mer­cado da Castanha”.
Os dias 15, 16 e 17 de Novembro vão ser de festa em Vieira do Minho onde não faltará a castanha assada, (uma tonelada para os 4 ma­gus­tos), os produtos locais provenientes das colheitas de outono e ainda as hortí­co­­las, frutí­colas, feijão ama­relo, abóbora, compotas, broa ca­seira, mel, en­chidos e do­ces à base da castanha.
Ler mais


Homenagem ao “Pai” amigo e comandante ABREU CARDOSO

“Não queremos pertencer a um povo e a uma sociedade amnésica e “alzheimerada”

Dia 26 de setembro passado, seis “camaradas” Comandos, que fizeram parte da Companhia de Caçadores 341, em 1971/73 em Nambuangongo-Zala, Angola, vindos de vá­­rias zonas do País, quiseram homenagear aquele que con­sideram seu “pai”, amigo e comandante Abreu Cardoso.
Faz tempo que o Sr. Manuel Sousa (1º Cabo Enfermeiro), das Taipas, havia contatado P. Albino Carneiro, para po­­derem vir a Vieira do Minho homenagear o seu Coman­dan­te Abreu Cardoso. Tratar da visita ao cemitério onde jaz o Comandante e acompanhá-los na cerimónia, pois ti­­nham conhecimento que eu mesmo, havia sido capelão mi­litar e vizinho amigo do Coronel Abreu Cardoso.
Por sua vez o P. Albino, convidou o Tenente Coronel Pin­­to da Costa a estar presente, que logo acedeu ao convi­te e no dia acima referido, os camaradas do então Capitão Cardoso, foram recebidos em frente aos Paços do Con­celho.
Ler mais


João Aguiar Campos condecorado com Medalha de Mérito Ouro do Município da sua terra natal

A Câmara de Terras de Bouro condecorou, com a Medalha de Mérito Grau Ouro do Município, o cóne­go Jo­ão Aguiar Campos, que considerou “um dos mais notáveis e ilustres terra-bou­ren­ses”. A homenagem decorreu na tar­de de 20 de Outubro, no Museu da Gei­ra – Núcleo Mu­seo­ló­gico de Campo, aldeia natal do homenageado, integrada nas co­me­­morações do Dia do Município que as­si­­nalaram os 505 anos da atribuição do Foral de D. Ma­nuel I às “Terras de Boyro”.
Ler mais


Bodas de prata da clínica Almeno Vieira Leite

A Clínica Médica Alme­no Vieira Leite foi fundada em 1994 pelo Dr. Manuel Vieira Leite em ho­me­nagem ao “Pai, médico dos pobres, e que não co­­brava a quem ves­­tia há­­bitos e fardas”.
Desde logo, nas pri­mei­ras instalações, por ci­ma dos CTT, junto à ro­tunda do Parque, dire­cio­­nou a sua actividade pa­ra a prestação de cuidados de saúde es­pecia­li­za­­dos de proximidade no concelho de Vieira do Mi­nho.
Ler mais