Reportagem



Assembleia Municipal de Vieira do Minho

Atraso na requalificação da EBS Vieira de Araújo divide PS e a Câmara

A sessão de 22 de Setembro foi marcada pelo atraso nas obras de requalifica­ção da EBS Vieira de Araújo e a questão da limpeza das valetas e bermas das es­tra­das nacionais que atravessam o concelho de Vieira do Mi­nho.


Arquidiocese Arciprestado e Câmara Municipal homenagearam director de JV

Em sessão solene no Auditório Municipal de Vieira do Minho, em 21 de Setembro, a arquidiocese de Braga, o Arciprestado e a Câmara Municipal de Vieira do Minho, prestaram condigna homenagem ao P.e Luís Jácome, na celebração do jubileu de ouro sacerdotal e paroquial e pelo trabalho desenvolvido no Jornal de Vieira há quase meio século.


D. Francisco Senra tomou posse da arquidiocese de Évora

“De Évora a Roma, a Igreja é una”, diz o novo arcebispo

A elevada temperatura que se fez sentir no primeiro domingo de Setembro, em Évora, não impediu que muitas pessoas esperassem mais de uma hora, pe­la abertura das portas da Ca­tedral, onde depois das cin­co da tarde co­meçaria a Eucaristia que marcou a en­trada solene e a tomada de posse do novo arcebispo, D. Francisco.
Sentados nas escadas, espalhados pelas poucas som­bras no adro da Sé, os cris­tãos que saíram de ca­sa neste domingo quente e fes­tivo, fizeram-no ali­cer­çados na esperança de uma Igreja renovada. “Aguar­damos uma abertura de mentalidade e que es­te arcebispo, em consonância com o Papa, possa abrir os horizontes do povo de Évo­ra mas também do Alen­tejo, numa renovação que é necessária”, disse, con­fiante, Maria José Silva ao jornalista da Rádio Renascença.
Também em declarações à Renascença, o novo arce­bispo de Évora convocou a diocese, em Ano Missionário, para continuar a ser “uma Igreja em saída”, tole­rante, aco­lhe­dora e unida, mais do que nunca, ao Pa­pa Francisco.


Início do estágio diaconal

Prosseguindo a sua caminhada rumo à ordenação pres­biteral, o diácono Fernando Carneiro, natural da paróquia de Guilhofrei, iniciou o seu estágio diaconal no fim-de-semana 2 e 3 de Setembro, na paróquia de S. João Ba­tista de Vila do Conde.
Na sua apresentação o diácono começou por agradecer à comunidade o acolhimento nesta fase que continua­rá a alicerçar-se numa configuração com Cristo, agora mais incisiva numa dimensão pastoral, mas igualmente humana e espiritual. Tratando-se, na verdade, esta fase de um processo de aprender a ser e a fazer segundo o es­tilo de Jesus Cristo, no qual toda a comunidade dá o seu contributo, desde o orientador de estágio, o pároco, até cada elemento da comunidade.


Directora da AIS diz a JV o que o Daesh fez aos cristãos do Iraque

No primeiro domingo de Setembro, pelo quarto ano con­se­cutivo, a Reitoria de S. Bento da Porta Aberta, a Funda­ção Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) e a associação de fiéis Militia Sanctae Mariae celebraram um tempo de oração pelos cristãos perseguidos, este ano presidido por D. Ximenes Belo, bispo emérito de Díli e Nobel da Paz (1996).


Museu Pio XII mostra São Bento da Porta Aberta

Organizada pela Irmandade de S. Bento da Porta Aberta está patente ao pú­bli­co, no Museu Pio XII, em Braga, uma exposição sobre a importância da espiri­tualidade beneditina, na cul­tura dos povos da Península Ibérica, ainda anterior à in­dependência de Portugal, reforçada depois pela Ordem de Cister, que muito in­flu­enciou os primeiros reis, nos campos estratégico, eco­­nómico e cultural.
Esta explicação foi dada por Carlos Aguiar, membro da Irmandade, acompanhada pela apresentação dos elementos expostos nesde documentos: alfaias litúrgi­cas, imagens e ex-votos.


Romaria de S. Bento da Porta Aberta

A romaria de S. Bento da Porta Aberta, que se realiza a 11 de Julho de cada ano, e que é a segunda maior, das três que têm lugar naquele santuário, foi presidida pelo arcebispo de Bra­ga, D. Jorge Ortiga, concelebrada por mais 12 sacerdotes e acolitada por dois diáconos.
Antes da procissão de en­trada solene na cripta, pela porta central, vinda da sa­cris­tia, e atravessando a ga­ra­gem privada da Irmandade, os celebrantes, já para­men­tados, assistiram, com al­guma comunicação social, ao descerramento, na sa­cristia de dois retratos a óleo de Sua Ex.a Reveren­dís­sima D. Jorge Ortiga e do Cónego Fernando Mon­tei­­ro, presidente da Comissão Administrativa da Ir­man­­dade de S. Bento da Por­­ta Aberta.
À homilia, D. Jorge reflectiu sobre a mensagem de S. Bento, um jovem incon­for­ma­do com a Igreja do seu tempo, e que apresentou co­mo modelo para os jovens de hoje. “A sua vida de en­tre­ga aos outros” foi proposta pelo prelado aos neo-sacerdotes que irá ordenar, no Sa­meiro, em 15 de Julho. De resto, toda a homilia do ar­cebispo centrou-se nos jo­vens, que convocou “a vi­ve­­­rem a sua vocação no seio da família e na so­cie­­da­de”.


S. Bento com “posto de atendimento” aos peregrinos

Durante um mês (14 de Julho a 15 de Agosto), os peregrinos que se deslocarem a pé a S. Bento da Por­ta Aberta, na freguesia de Rio Caldo, no concelho de Terras de Bouro, vão dis­por de dois centros de “atendimento ao peregrino”, um, em Santa Marta de Bouro, no con­ce­lho de Ama­res e outro nas Cer­dei­­ri­nhas (Tabuaças), no con­celho de Vieira do Mi­nho. Es­tes postos de atendime­nto serão supervisionados pelo Destacamento da GNR da Póvoa de La­nho­so e voluntários que vão distribuir coletes reflectores, café, águas, fruta, e cui­dados de primeiros so­cor­ros, entre outros.
Em todos os dias do ano, mas sobretudo nos dias de Ve­­rão, chegam a S. Bento da Porta Aberta, peregrinos que se deslocam de bicicleta, de carro, de autocarro e a pé. A Comissão Admi­nis­­trativa da Ir­man­da­de de S. Bento, ci­en­te dos riscos que os pe­re­gri­nos correm, dada a aflu­ência e tráfego ro­doviário, tem distribuído si­nalé­ctica de alerta aos automobilistas, que o Destacamento da GNR da Póvoa de La­nhoso tem colocado na via pública. Este ano a acção foi alar­ga­da a ou­­tros destaca­men­tos: Bra­ga, Bar­celos, Fafe e Gui­­ma­rães, uma vez que há muitos peregrinos a caminhar até S. Bento vindos des­­tas localidades. Foram convidadas a participar na cam­­panha, várias rádios, ten­do a Irmandade entregue kits de apoio ao peregrino.