Reportagem

Dia da criança na Agrovieira

O Município de Vieira do Minho antecipou para 31 de Maio a comemoração do Dia Mundial da Criança, ao mesmo tempo que abriu a Vª edição da Agrovieira.


Agro Vieira com menos público

A Vª edição da Agro Vieira que decorreu de 31 de Maio a 2 de Junho no Parque dos Moinhos não teve a afluência esperada. As classificativas do Rali de Portugal na serra da Cabreira no Sábado, a final da Taça da AF Braga de juniores nas Taipas entre o Vieira SC e o Esposende no Domingo, foram dois eventos concorrentes com a Agrovieira.


Música, poesia e rua Dr. Alfredo Ramalho assinalaram os 45 anos da revolução

As comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril, em Vieira do Minho, foram assinaladas com música, poesia e homenagem ao vieirense Alfredo Ramalho que recebeu a medalha de honra do Município e descerrada a placa toponímica com o seu nome em frente à Santa Casa da Misericórdia. O “ilustre médico insigne”, visivelmente emocionado, recebeu ainda das mãos dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, diplomas de voto de louvor e da mão do seu neto uma flor (rosa).


Via Sacra ao Vivo “Missão em Esperança”

A Via Sacra ao Vivo, dinamizada pelo Centro de Reabili­tação para Pessoas com Deficiência, em Touguinha, equipamento social da Misericórdia de Vila do Conde, foi ao palco do Espaço Vita, em Braga na noite de 11 de Abril. 



Museu Pio XII enriquecido com obra pictórica de Levi Guerra

O Museu Pio XII foi contemplado com a oferta da colecção de pintura, de cariz religioso, que o seu autor, Levi Eugénio Ribeiro Guerra, ain­da detinha em sua posse. O facto foi assinalado, na noite de 5 de Abril, com o lançamento do catálogo da obra, intitulado “Levi Guerra: entre a Medicina, a Escrita e a Pintura”, numa sessão que contou meia centena de pessoas, que estiveram na sala do museu que expõe a obra pictórica, oferecida pelo autor.


Ciclone Idai atinge 90% da cidade da Beira

A passagem, em 14 de Março, do ciclone Idai em Moçambique, no Zimbabué e no Maláui fez pelo menos 762 mortos, segundo os balanços oficiais mais recentes.


Vieira do Minho com stand na Bolsa de Turismo de Lisboa

Pelo segundo ano consecutivo o Município de Vieira do Minho montou um stand próprio na maior feira de tu­­rismo realizada em Portugal que decorreu de 13 a 17 de Março na FIL.
A participação nesta 31ª edição da BTL materializou-se na divulgação “das mais de 150 casas de turis­mo em espaço rural, na apre­sentação da restauração, na divulgação da Serra da Cabreira e suas po­ten­­cialidades na práti­ca de desportos de natureza, da divulgação de um conjunto de eventos e iniciativas ful­crais a afirmação do territó­rio e na divulgação das in­fra­estruturas municipais, com destaque para o Parque de Campismo da Cabreira, Teleski e Bar­co Tu­rís­tico Brancelhe”, afirmou o presidente da Câmara Mu­nicipal de Vieira do Mi­nho, António Car­doso, que também integrou uma co­mi­tiva que foi visi­tar e conhecer as novidades deste certame no passado dia 15 de Março. Para além de dezenas de proprietários de casas de tu­rismo rural e de restauração, cinco alu­nos do curso pro­fis­sional de turismo da EBS Vieira de Araújo, marcou presença naquele dia a Associação Amar Vi­eira, onde teve a oportunidade de dar a co­nhe­cer a gas­tronomia da região com uma degustação de fumeiro e a sopa à lavrador no pote.


Município plantou mil árvores na Cabreira

O Dia Mundial da Árvore foi antecipado, em Vieira do Minho, para 20 de Março, para o presidente do Município poder participar na plantação de árvores na serra da Cabreira. Uma acção orientada para a reflorestação da área queimada pelos incêndios florestais de Outubro de 2017 que apelou à colaboração dos proprietários de terrenos e comissões de baldios para a limpeza da floresta e preservação.


Carnaval de Parada sai à rua mesmo com chuva

Nem o aviso da Protecção Civil, de chuva, neve e vento para a terça-feira de carnaval, demoveu os pa­ra­denses de saírem à rua no corso carnavalesco que vai na sua 15ª edição.
Dez carros alegóricos, seis grupos e cerca de 60 fi­­gurantes, provenientes do mo­vimento associativo da fre­guesia: Fanfarra Flores do Cávado, Rancho Folcló­ri­co de Pandozes, Associa­ção Cultural e Recreativa, des­filaram desde o lugar de Pandozes até à Escola Pri­má­­ria onde a Junta de Freguesia, organizadora da edi­­ção, ofereceu um lanche a todos os participantes.