50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Reportagem

Aliança Democrática vence Legislativas com margem mínima

A Aliança Democrática (AD+CDS-PP+PPM) elegeu 79 deputados, apenas mais dois do que o PS, enquanto o Chega quadruplicou a votação elegendo 48 deputados para a bancada parlamentar, quando estava apurada a última freguesia e sem a contagem dos círculos eleitorais da emigração.

Ler mais


Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho celebraram 84 anos de vida e querem restaurar o veículo Packard

Foi num ambiente de festa e exalta­ção que o 84º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho foi celebrado no passado dia 18 de Feve­rei­ro perante dezenas de con­vidados. Entrega de condecorações a bombei­ros, homenagem a antigos dirigentes, pessoas sin­gulares e colectivas e ainda a sugestão de criar um grupo de amigos para restaurar e conservar o veí­culo Packard marcaram as comemorações. O restauro da “joia da coroa” partiu do presidente da As­sembleia Geral, Padre Alcino Xavier que recordou “as sedes ou quarteis até a este onde nos encontramos em óptimas con­dições para a função a que se destina”, e apeli­dou de heróis todos “os ho­mens que desde 1965 (data em que veio para Vi­eira do Minho), deram e estão a dar o seu melhor pela causa que hoje aqui nos reúne”.
Ler mais


Assembleia Municipal de Vieira do Minho

Novo Centro de Saúde abre em Abril

O novo Centro de Saúde de Vieira do Minho vai ser inaugurado em Abril, após o Município colocar em adjudicação um mobiliário novo, que deveria ser da responsabilidade da ARS Norte. O anúncio foi feito na sessão da Assembleia Municipal de 23 de Fevereiro que iniciou com um minuto de silêncio e voto de pesar e louvor póstumo a Domingos Couto Soares, falecido em Dezembro último.
Ler mais


Estatísticas “subestimam a magnitude da pobreza em Portugal”

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa.
Ler mais


Semana Santa na Cidade de Braga com programa “vasto e de excelência”

O programa das cele­bra­­ções da Quaresma e Semana Santa na Cidade de Braga, este ano com al­gumas novidades, foi apresentado à comunicação social em conferência de imprensa, em sete de Fe­vereiro, na sacristia-mor da Sé Primacial de Braga.
A novidade maior é a criação do Centro Interpretativo da Semana Santa de Braga, a instalar no espaço museológico da Torre Medieval. A notícia foi dada pelo presidente da Comissão da Quares­ma e Solenidades da Semana Santa de Braga, có­nego Avelino Amorim.
Ler mais


Feira do Fumeiro o maior “evento gastronómico do Minho”

Vieira do Minho voltou a receber a tradicional Feira do Fumeiro de 2 a 4 de Fevereiro e o “tempo primaveril”, que se fez sentir nos três dias, arrastou uma multidão, principalmente no Domingo.
No evento que vai já na 16.ª edição, foram vendidas, apesar de preços elevados, cerca de 20 toneladas de fumeiro que 25 produtores de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Montalegre tiveram expostos nas tendas.
Ler mais


Braga e Vieira do Minho na apresentação do livro Constantino Ribeiro Coelho

O auditório do Centro Pastoral da Arquidiocese de Braga foi pequeno, ao fim da tarde de 27 de Janeiro, para acolher as muitas dezenas de pessoas, vindas de Vieira do Minho, cidade de Braga e outras localidades, para assistir ao lançamento do livro “Cons­tan­tino Ribeiro Coelho - cofundador do Diário do Minho e do Correio do Minho, primeiro arquivista municipal” [e depois Arquivo Distrital], - assim se intitula a obra que Rui Ferreira escreveu e que Mons. Silva Araújo apresentou.
Ler mais


Concerto de Natal na igreja de Rossas assinala terceiro aniversário da Associação do Conhecimento e das Artes

A Associação do Conhecimento e das Artes (ACA) celebrou, no passado dia 23 de Dezembro o seu ter­cei­ro aniversário da sua fundação com um concerto musical de temática natalícia.
Ler mais


Jacques Delors (1925-2023)

Uma vida política inspirada na fé cristã

Actor e testemunha de um século vibrante e dra­má­­tico, Jacques Delors faleceu no passado 27 de Dezembro em Paris, no seu apartamento, aos 98 anos, após uma vida in­tensa, marcada pela construção europeia e pela dimensão social, e inspirada pela sua fé cristã.
A Europa deve a este político francês a criação do Mercado Único Europeu e o estabelecimento da moeda única, numa vi­da dedicada à unificação deste continente, sendo o arquitecto da União Europeia, tal como hoje conhecemos.
Ler mais


Apresentação do livro Constantino Ribeiro Coelho

A 27 de janeiro, pelas 16h30, no Centro Pastoral da Arquidiocese, será lançado um livro que evoca a vida e obra de Constantino Ribeiro Coelho, católico empreendedor e com uma inteligência admirável e cativante, que esteve na origem dos dois jornais diários de Braga - Diário do Minho e Correio do Minho – tendo sido também o primeiro conservador do Arquivo Municipal de Braga, estando também vinculado à fundação da Juventude Católica de Braga e dos scouts católicos.
A apresentação do livro, da autoria de Rui Ferreira, estará a cargo do Monsenhor Domingos da Silva Araújo, diretor do Diário do Minho entre 1970 e 1997 e amigo da família, contando com a presença do Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro, bem como dos três filhos do homenageado.
Ler mais