Reportagem

No Dia do Município António Cardoso reclamou uma “regionalização corajosa”

No dia do Município (15 de Novembro) e no Centenário do Armis­tí­cio da I.ª Guerra Mundial, Vieira do Minho homenageou os fundadores do Concelho, prestou homenagem aos ex- Combatentes e ao Agrupamento de Es­colas Vieira de Araújo pela distinção “Escola Empreendedora - Ter ideias para Mudar o Mundo”.


Assembleia Municipal aprova orçamento e PS reclama transparência nas contas da VCT e APOSC

Na reunião da Assembleia Municipal realizada a 23 de Novembro foi aprovado, com 6 votos contra dos socialistas, o orçamento de cerca de 17 milhões para o ano 2019. 



PEDALAR VIEIRA – por montes e serras numa caminhada bem sucedida

A Associação Pedalar Vieira organizou uma caminhada em 21 de Outubro passado subordinada ao tema “Pe­las Serras de Vieira” num magnífico percurso desenha­do com partida e chegada na Capela da Srª da Lapa em Sou­telo seguindo um trajecto suave ao longo das curvas de nível da zona alta da Serra de Pena Mourinha e passa­gem pelo Castro de Anissó, contando com cerca de 80 par­ticipantes, provenientes das mais diversas origens des­de Matosinhos, Guimarães, etc. A utilização das redes so­ciais para a promoção do evento, revelou-se efici­en­te e eficaz na cativação de tão elevado numero de amantes da natureza.
As panorâmicas paisagísticas que todos puderam des­fru­tar são de cortar a respiração. Daqui, está ao nosso alcance toda a envolvente da bacia hidrográfica do Alto Ave com a Serra da Cabreira a Nascente; a serra do Me­rou­ço a Sul; a encosta do monte do Sameiro de Braga e o monte de S. Mamede a Poente; todo o recorte do Gerês a Norte com o Monte de Santa Cecília (Sra da Fé) no pri­meiro plano. Daqui, sentimo-nos em contacto directo com a natureza, ar puro e sensações únicas de bem estar.


TERRAS DE BOURO

No Dia do Município prestou homenagem a José Araújo

A Câmara de Terras de Bou­ro comemorou em 20 de Outubro, Dia do Município, os 504 anos da outorga da carta de Foral às “Terras de Boyro” pelo rei D. Ma­­nuel I, prestando con­di­gna homenagem ao seu an­­tigo presidente, Dr. José An­­tónio Araújo.




Assembleia Municipal de Vieira do Minho

Atraso na requalificação da EBS Vieira de Araújo divide PS e a Câmara

A sessão de 22 de Setembro foi marcada pelo atraso nas obras de requalifica­ção da EBS Vieira de Araújo e a questão da limpeza das valetas e bermas das es­tra­das nacionais que atravessam o concelho de Vieira do Mi­nho.


Arquidiocese Arciprestado e Câmara Municipal homenagearam director de JV

Em sessão solene no Auditório Municipal de Vieira do Minho, em 21 de Setembro, a arquidiocese de Braga, o Arciprestado e a Câmara Municipal de Vieira do Minho, prestaram condigna homenagem ao P.e Luís Jácome, na celebração do jubileu de ouro sacerdotal e paroquial e pelo trabalho desenvolvido no Jornal de Vieira há quase meio século.


D. Francisco Senra tomou posse da arquidiocese de Évora

“De Évora a Roma, a Igreja é una”, diz o novo arcebispo

A elevada temperatura que se fez sentir no primeiro domingo de Setembro, em Évora, não impediu que muitas pessoas esperassem mais de uma hora, pe­la abertura das portas da Ca­tedral, onde depois das cin­co da tarde co­meçaria a Eucaristia que marcou a en­trada solene e a tomada de posse do novo arcebispo, D. Francisco.
Sentados nas escadas, espalhados pelas poucas som­bras no adro da Sé, os cris­tãos que saíram de ca­sa neste domingo quente e fes­tivo, fizeram-no ali­cer­çados na esperança de uma Igreja renovada. “Aguar­damos uma abertura de mentalidade e que es­te arcebispo, em consonância com o Papa, possa abrir os horizontes do povo de Évo­ra mas também do Alen­tejo, numa renovação que é necessária”, disse, con­fiante, Maria José Silva ao jornalista da Rádio Renascença.
Também em declarações à Renascença, o novo arce­bispo de Évora convocou a diocese, em Ano Missionário, para continuar a ser “uma Igreja em saída”, tole­rante, aco­lhe­dora e unida, mais do que nunca, ao Pa­pa Francisco.