Reportagem

Sessão sobre o lítio muito participada

Na Biblioteca Municipal de Vieira do Minho, em 12 de Julho, teve lu­gar uma ses­­são pública de escla­re­­­ci­mento sobre “A explo­ra­ção de Lítio e os seus im­­pa­ctos” na Serra da Ca­brei­ra, levada a cabo pelo PS local.
A sessão, que contou com a presença dos pres­ti­­­gia­dos académicos Prof. Ale­xandre Lima e Prof. An­tó­­nio Fiúza, e foi moderada por Isabel Estrada Car­va­­lhais, serviu para debater e es­clarecer a temática da pros­pecção e exploração do Lítio e perceber quais os impactos associa­dos a estes processos, acabando por se tor­nar num espaço de partilha en­­­tre os mode­ra­­dores e o pú­blico presente.


“A Febre do Lítio” chegou !...

Declaração de interesses: Faço este apelo, no exercício do meu dever/ direito de cidadania e na con­di­ção de residente no Con­ce­lho de Vieira do Minho. Não tenho filiação partidária e não represento quaisquer interesses corporati­vos, associativos ou empre­sa­riais.
Assim, (Se é de Vieira, (Se mora em Vieira, (Se é emigrante e tem casa em Vi­eira, (Se tenciona residir ou investir em Vieira (Se à sua terra também “chegou a febre” do lítio, (Se conseguir ler este “post” até ao fim, (E achar que pode ser útil para outros Vieirenses e para os seus amigos,  (PAR­TILHE-O...


V ACANUC na ilha do Ermal

Cerca de 220 escuteiros do Núcleo de Vieira do Minho acamparam, de 11 a 14 de Julho, junto à ilha do Ermal, onde realizaram e viveram inúme­ras actividades com o lema “Tu és Esperança”, tendo como base do imaginário os quatro elementos da natureza: Terra, Ar, Água e Fogo.
O primeiro dia começou com o check-in e foi preenchido com a montagem de campo, almoço partilha, culminado com a festa de abertura oficial. No segundo dia, as secções fizeram variadas actividades, de acordo com o planeado pelos seus “subcampos”. Os Lobitos, com a essência da Terra, deslocaram-se ao “Car­valho de Calvos”, da Póvoa de Lanhoso, e visitaram a ser­ra­ção “Mil Martins”, enquanto que os Exploradores, fizeram jogos de exploração à natureza. Os Pio­nei­ros, cons­truí­ram as suas próprias jangadas, e de seguida, na água, co­locaram à prova as suas habilidades. Para os ca­mi­nheiros foi dia de serviço com os mais idosos, nas institui­ções de Louredo, Salamonde e Ruivães. O terceiro dia, foi preenchido durante a manhã com a presença do Co­man­do Territorial da GNR de Braga com de­monstração de meios: cinotécnicos, binómios de ordem pública e de de­tecção de droga. Da parte da tarde decorreram ateliers/oficinas de demonstração dos elementos da natu­reza, preparados pelas e para as secções. Este dia findou com o Fogo de Concelho, onde os campos apresentaram jogos, teatros, dinâ­mi­cas e melodias.


Arcebispo de Braga apresentado como um «semeador da alegria e da unidade»

No aniversário da to­ma­da de posse da Ar­qui­­­dio­cese de Braga (há 20 anos), do actual arcebispo, na sacristia da Sé Catedral de Braga, foi apresentado o livro “Dom Jorge Orti­ga – Se­meador da alegria e da unidade” que re­­gistou a presença de um pouco mais de meia centena de pessoas que saudaram D. Jorge e lhe cantaram os pa­rabéns pe­­los 20 anos de Arce­bis­po de Braga.


Assembleia Municipal “chumba” transferência de “competências” e extingue Vieira Cultura e Turismo

A Assembleia Municipal de Vieira do Mi­nho, reunida na manhã do dia 29 de Junho na vila de Ros­­sas, aprovou a dissolução e liquidação da empresa municipal Vieira, Cultura e Turismo (VCT) bem como a retirada da Associação Para o Ordena­mento da Serra da Cabreira (APOSC) da gestão Câmara Municipal.


Alfredo Ramalho e Óscar Gomes homenageados pelo serviço prestado à Instituição

Na sessão solene comemorativa do seu 94º aniversário, a Santa Casa de Misericórdia de Vieira do Minho prestou condigna homenagem ao ex-provedor, Alfredo Abreu Ramalho e ao ex-presidente da Assembleia Geral de Irmãos, Óscar Ferreira Gomes que serviram a Instituição por várias décadas. Ao Dr. Óscar foi atribuído o Salão Nobre das reuniões onde se encontra o friso de nodosos provedores e ao Dr. Ramalho o nome de uma ala do edifício da Santa Casa.


Misericórdia de Vieira do Minho celebrou o 94º aniversário

Provedor anuncia obras de remodelação do jardim de infância e creche

Sem excesso de pompa, mas com a circunstância que uma festa quase centenária merece, a Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho celebrou em 14 de Junho, com brilho e solenidade, o 94.º aniversário da sua fundação.


Dia da criança na Agrovieira

O Município de Vieira do Minho antecipou para 31 de Maio a comemoração do Dia Mundial da Criança, ao mesmo tempo que abriu a Vª edição da Agrovieira.


Agro Vieira com menos público

A Vª edição da Agro Vieira que decorreu de 31 de Maio a 2 de Junho no Parque dos Moinhos não teve a afluência esperada. As classificativas do Rali de Portugal na serra da Cabreira no Sábado, a final da Taça da AF Braga de juniores nas Taipas entre o Vieira SC e o Esposende no Domingo, foram dois eventos concorrentes com a Agrovieira.


Música, poesia e rua Dr. Alfredo Ramalho assinalaram os 45 anos da revolução

As comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril, em Vieira do Minho, foram assinaladas com música, poesia e homenagem ao vieirense Alfredo Ramalho que recebeu a medalha de honra do Município e descerrada a placa toponímica com o seu nome em frente à Santa Casa da Misericórdia. O “ilustre médico insigne”, visivelmente emocionado, recebeu ainda das mãos dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, diplomas de voto de louvor e da mão do seu neto uma flor (rosa).