Reportagem

Assembleia Municipal chumba transferências de competências do Governo

A Assembleia Municipal de Vieira do Minho reuniu em sessão ordinária no dia 1 de Fevereiro de 2019, apro­­van­do com um voto contra e sete abstenções a não aceitação de quatro transferências de compe­tên­­cias para a Au­tarquia. A saber: Justiça; Apoio às equi­pas de intervenção das Associações de Bombeiros Voluntários; Gestão de programas de apoio ao arren­da­mento urbano; Troços de estradas e dos equipamentos e infaestruturas neles integrados.
Por proposta do CDS, foi aprovado, por unanimidade, um pedido para que as es­tradas nacionais que atravessam o município de Vieira do Minho, EN 103, EN 205 e EN 304, sejam in­cluídas no Plano Na­cional de Investimentos 2030. “Não pode­mos deixar passar mais uma década sem que estes traçados arcaicos sejam rectifica­dos, melhorando as acessibilidades ao nosso concelho”, defendeu Ana Duarte, que soli­ci­tou que a moção fosse enviada à Assem­bleia da Re­pú­blica, e dado conhecimento às as­sembleias municipais da Póvoa de La­nho­so, Terras de Bouro, Ca­beceiras de Bas­to, Fa­fe, Montalegre e Boticas.


Escola Básica e Secundária fechada em protesto para exigir obras

Os portões da Escola Básica e Secundária de Vieira do Minho foram fechados com correntes pelas 8 horas nos dias 7 e 8 de Fevereiro como forma de protesto pelo atraso das obras de requalificação dos seus pavilhões que se arrasta desde o ano 2007.


Feira do Fumeiro de Vieira “a maior e melhor do país”

Na perspectiva do presidente da Câmara Municipal, António Cardoso, a 13ª edição da Feira do Fumeiro, a rea­li­­zar de 15 a 17 de Fevereiro vai ser a “maior” do país. Pa­ra o ve­tere­ná­­rio Municipal, José Vieira Leite, “é a melhor”. Ambos, em conferência de imprensa realizada no passa­do dia 8 no salão Nobre dos Paços do Concelho, deram a conhecer o programa dos três dias que prometem ser um verda­dei­ro sucesso a superar as edições anteriores, “assumindo-se como o melhor evento gastro­nómico da re­gião”.
O certame vai contar com 27 produtores de fumeiro, sen­do 17 do concelho de Vieira do Minho, e os restantes de Mon­talegre, Cabeceiras de Basto e Ponte da Barca. Outros produtos da região, como o artesanato, hortí­co­las, co­­­bre, bordados, vinho verde, aguardente e queijos vão estar patentes em cerca de 30 stands.


XVII Conferência CAVA

Auditório lotado para ouvir selecionador Fernando Santos

Cerca de três centenas de alunos do Agrupamento de Escolas Vi­ei­ra de Araújo, professores, e outros convidados que esgotaram o Au­­­ditório Municipal, ti­ve­ram a opor­­tu­nidade, no passado dia 23 de Janeiro, de viven­ciar um ex­celente momento de re­flexão e partilha através do testemunho de fé dado pelo Eng. Fer­­nan­do Santos.


Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho

Posse dos novos órgãos sociais

Os novos corpos so­ciais da Santa Ca­sa da Misericórdia de Vieira do Mi­nho, em cinco de Ja­nei­ro, foram empos­sa­dos para gerir o qua­­drié­nio 2019/22 desta Nobre Instituição.


Colaboradores de JV em almoço de aniversário

Num restaurante da Vila, os mais directos colaboradores do Jornal de Vieira fes­­tejaram o aniversário deste periódico, nascido no primeiro dia do longínquo ano 1972 do século XX.
O encontro e respectivo ágape serviu para os convi­vas con­fraternizarem e os mais responsáveis de JV agradecerem o tra­ba­lho gra­tuito prestado a este periódico, ao longo de quase meio século, e pelo elevado número de assinantes, amigos e colaboradores. Sem eles, este projecto há muito teria ficado pe­lo ca­minho, como tantos outros ficaram.


Apontamentos de História Local

Um jornal regional, mesmo depois de encadernado e ar­quiva­do, não é um livro de história local, mas constitui um bom con­tributo bibliográfico para quem um dia quiser escrever a His­tória da sua terra.
O já extenso “curriculum” do Jornal de Vieira, com­pen­diado nos seus 46 volumes, não poucas vezes tem sido obje­cto de pes­quisa de alunos para nos seus trabalhos de mestrado, no Arquivo Distrital ou na sede da sua redacção.
As manchetes de todas as edições, e esta página de revisão/síntese de cada ano de publicação, pretendem salvaguardar na “memória colectiva” dos vieirenses, os principais eventos de cada ano.


Conferência PS- Vieira do Minho 20/30

Em 14 de Dezembro a sala Padre José Alves Vieira na Biblioteca Municipal de Vieira do Minho acolheu a con­ferência do Partido Socialista para “pensar e projetar o futuro de Vieira do Minho”.


No Dia do Município António Cardoso reclamou uma “regionalização corajosa”

No dia do Município (15 de Novembro) e no Centenário do Armis­tí­cio da I.ª Guerra Mundial, Vieira do Minho homenageou os fundadores do Concelho, prestou homenagem aos ex- Combatentes e ao Agrupamento de Es­colas Vieira de Araújo pela distinção “Escola Empreendedora - Ter ideias para Mudar o Mundo”.


Assembleia Municipal aprova orçamento e PS reclama transparência nas contas da VCT e APOSC

Na reunião da Assembleia Municipal realizada a 23 de Novembro foi aprovado, com 6 votos contra dos socialistas, o orçamento de cerca de 17 milhões para o ano 2019.