Reportagem

Festivais Regionais 2018 em Vieira do Minho

No Centro Escolar Do­min­gos Abreu, em Vieira do Mi­nho, realizou-se em 14 de Abril a edição deste ano dos Festivais Regionais de Bra­ga. A organização ficou a car­go da Junta Regio­nal de Braga em colaboração com a Junta de Núcleo de Vieira do Minho.
Cerca de 700 escuteiros, provenientes dos vários agrupamentos do CNE de Braga, participaram neste fes­­tival, considerado como um verdadeiro “Encontro de Ar­tes”. Cinema, vídeo, teatro, fotografia, música e can­­ção são artes que anu­al­men­te levam centenas de “jo­­vens escutas” a exibirem as suas capacidades no “Fes­­­tival EScurtas” de curtas metragens e no “Festival da Canção Monsenhor Amé­rico”, no concurso “Peças de Fogo do Conselho” e no “Concurso de Fotografia”.
Naquele dia, centenas de escuteiros deram cor à vila de Vieira do Minho, numa actividade de muita alegria, sor­ri­­sos, gargalhadas, brincadeiras, animação, partilha e amizade.


Victorino D’Almeida na XVI conferência Cava

Na Casa Museu Adelino Ângelo, (Vieira do Minho) decorreu em 8 de Maio a XVI edição das “Conferên­cias CAVA”, com a presença do Maestro António Vi­cto­­rino d’Almeida, que versou o tema “Os jovens, a di­gni­dade e a arte”.
O conhecido compositor, maestro, pianista, escritor e apresentador deliciou e en­vol­veu todo o auditório com a sua intervenção marca­da­men­te bem disposta, pessoal, descomplexada, in­for­mal, dialogante, viva e emo­cio­nante.
A interacção com o públi­co, durante um período de cer­­ca de hora e meia, foi constante, sobretudo na re­la­­ção de proximidade com os mais jovens (alunos do en­sino articulado de música), tendo o orador, em alguns momentos, ilustrado mu­sicalmente as suas intervenções, com recurso a ex­cer­tos de peças de autores famosos de música clássica.


Assembleia Municipal de Vieira do Minho

Aprovadas contas de 2017 com 7 abstenções socialistas

Na reunião ordinária da Assembleia Municipal realizada em 20 de Abril foram aprovados os documentos de prestação de contas do ano 2017, com 7 abstenções dos socialistas.
O líder da bancada do PSD, Pedro Araújo e o presidente da Câmara defenderam “o rigor da gestão, responsabilidade e satisfação pela excelente taxa de execução e uma nova dinâmica que nunca se viu”. Louvaram “as contas que nunca estiveram tão bem.”
Por parte do PS, Pedro Pires, acusa o Executivo de “desempenho pobre, aumento da dívida em mais de 900 mil euros e um investimento baixo, pouco mais de metade da despesa corrente”. Quanto à “rubrica aumento de custo com o pessoal”, fez um requerimento, pedindo uma listagem de todos os contratos de tarefas e/ou avenças e quais as funções desempenhadas em 2017. Pedro Pires, apontou “reservas do revisor de contas” e referiu que houve Juntas e Uniões de freguesia “que não tiveram transferências de capital e obras no ano passado”.


“Decisões e Soluções” abre em Vieira do Minho

Foi inaugurada no dia 15 de Março mais uma agência de consultoria imobiliária e financeira “Decisões e Soluções”, desta feita, na vila de Vieira do Minho, à Avenida João da Torre.
O projecto está a cargo do vieirense Eugénio Pereira, natural de Caniçada, licenciado em engenharia civil, bem como da sua esposa Márcia Pereira, como responsável de uma equipa de três consultores que a curto prazo crescerá para dez. O casal representa aquela empresa sediada na agência de Vieira do Minho desde meados do mês de Março. “Decisões e Soluções” é uma empresa do âmbito nacional que presta um serviço de aconselhamento personalizado e independente, a particulares e empresas, “com Soluções 360º ao nível da compra, venda e arrendamento de imóveis”, bem como ao nível do crédito bancário, seguros, obras de remodelação e construção de casas.


Direcção dos Bombeiros reclama mais apoio das autarquias, conselhos de baldios e sociedade civil

Nas comemorações do 78.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, o presidente da direção, P.e Albino Carneiro, reclamou mais apoio da Câmara, Juntas de Freguesia, Conselhos Diretivos dos Baldios e da sociedade civil vieirense.


“Pensar Turismo em Vieira do Minho”

Vieira do Minho destino turístico

“Pensar Turismo em Vieira do Minho” foi o tema do encontro realizado pelo Município local e Instituto de Formação Profissional que congregou, em mesa redonda, cerca de quarenta pessoas, entre operadores turísticos, académicos e investigadores na área, para uma tarde de reflexão sobre potencial turístico do concelho de Vieira do Minho.


Proprietários alertados para a limpeza da floresta

Na sequência da legislação em vigor sobre a obrigatoriedade da limpeza da floresta, o Município de Vieira do Minho, em parceria com as Juntas de Freguesia, a GNR e o SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza, Ambiente e Proteção Animal, promoveu um conjunto de sessões de esclarecimento sobre a limpeza de terrenos florestais.
As sessões, que decorreram no edifício da Casa do Povo de Rossas, no Auditório Municipal de Vieira do Minho e no Centro Escolar do Cávado divulgaram informações sobre a obrigatoriedade da limpeza dos terrenos por parte dos proprietários até ao dia 15 de Março.


Recondução e Formação Permanente dos Ministros Extraordinários da Comunhão

Encontro de formação no Arciprestado

Com cerca de meia centena de participantes, decorreu em 20 de Janeiro, no salão paroquial da igreja de Vieira do Minho, o 1º encontro de formação destinado a todos os agentes pastorais, ministros extraordinários da comunhão, leitores, catequistas, cantores, salmistas, acólitos e outros auxiliares da acção litúrgica.


Comissão da Semana Santa de Braga apresenta programa

Na Sala do Cabido da Sé Catedral de Braga decorreu, em 11 de Janeiro, a conferência de imprensa de apresentação e lançamento do programa oficial e cartaz da Semana Santa de Braga 2018.
Segundo o presidente da Comissão da Semana Santa, Cónego Luís Miguel Rodrigues, “as comemorações da Quaresma e Semana Santa, em 2018, voltarão a encher a cidade de Braga de devotos, de turistas e transeuntes que nos vêm visitar para participar no modo único como vivemos estes tempos, ricos de significado e densos de tradições.”
Para o seu presidente, a Comissão da Quaresma e Semana Santa pretende fazer passar com o cartaz deste ano, que parte da mensagem do ano pastoral da Arquidiocese de Braga: “Despertar Esperança” - um dos atributos da existência cristã. Ser cristão é ter esperança, é ser esperança, mesmo em situações de dor e sofrimento, porque Cristo venceu a morte.


Convívio de Natal das IPSS

Cerca de duas centenas de utentes  das várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s) do concelho participaram, em 19 de Dezembro, no tradicional lanche de Natal, promovido e oferecido pela Câmara Municipal.
Os técnicos da autarquia vieirense animaram o convívio dos idosos com um conto de Natal, intitulado “O Ruim”. A tarde foi ainda preenchida com muita música popular, o que permitiu ainda “um pezinho de dança” dos mais jovens. No final do dia, a satisfação era visível no rosto dos participantes. A iniciativa teve por objetivo assinalar a quadra natalícia, bem como proporcionar momentos de convívio entre os utentes das diferentes IPSS´s, provendo, assim, um envelhecimento saudável e ativo.