Reportagem

Bodas de prata da clínica Almeno Vieira Leite

A Clínica Médica Alme­no Vieira Leite foi fundada em 1994 pelo Dr. Manuel Vieira Leite em ho­me­nagem ao “Pai, médico dos pobres, e que não co­­brava a quem ves­­tia há­­bitos e fardas”.
Desde logo, nas pri­mei­ras instalações, por ci­ma dos CTT, junto à ro­tunda do Parque, dire­cio­­nou a sua actividade pa­ra a prestação de cuidados de saúde es­pecia­li­za­­dos de proximidade no concelho de Vieira do Mi­nho.


Jornadas de Comunicação debateram presença no Instagram

Igreja desafiada a comunicar com «rostos» concretos nas redes digitais

As Jornadas de Co­mu­nicação realizadas pelo Secretariado Na­cio­nal das Comunicações Sociais e a Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal decorreram em Fátima, na “Domus Carmeli” nos dias 26 e 27 de Se­tembro, sobre o tema “O impacto da imagem”.


Assembleia Municipal

PS queixa-se de “intimidação” e acusa Câmara de “falta de rigor e de competência”

A sessão da As­sem­bleia Municipal de 13 de Setembro, depois de reu­­nir em Rossas no mês de Junho, voltou ao Salão Nobre dos Paços do Concelho com 30 pon­tos, mais dois do que estava previsto na agenda.


Dr. Alfredo Ramalho distinguido com a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos

Depois de ter recebido, em sessão solene comemorativa do passado dia 25 de Abril, a Medalha de Honra Municipal, Alfredo Iná­cio de Abreu Ra­ma­lho, vieirense por ado­pção, nascido na freguesia e concelho de Alcoutim, distrito de Faro, foi distinguido pela Ordem dos Médicos com a Medalha de Mérito da ordem dos Médicos.


Início do ano escolar em Vieira

O início do ano escolar no concelho de Vieira do Minho cumpriu o calendário estipulado pelo Ministério de Educação tendo decorrido de 11 a 13 de Setembro com a recepção de todos os alunos do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, num total de 1280, menos 59 do que no ano transacto.
Na Escola Básica Domingos de Abreu, a recepção aos alunos do 1º ciclo, acompanhados dos encarregados de educação, teve lugar na cantina no dia 12, onde marcaram presença para além do Diretor do Agrupamento, Fernando Gomes, do presidente da Associação de Pais, Paulo Magalhães, do presidente da Câmara Municipal, António Cardoso, Escola Segura, equipas pedagógicas e pessoal não docente.


“AVE em sucesso” reúne em Vieira do Minho cem docentes

Cerca de cem do­cen­­tes da Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM AVE), partici­pa­ram no Encontro “AVE em Su­ces­so! Equipas Multi­disci­plinares - parcerias e sinergias para o su­ces­­so educativo” que decorreu em 10 de Se­tembro no Auditório Municipal de Vieira do Minho.


Missa Nova em Guilhofrei do Padre Fernando Carneiro

Em 4 de Agosto a igreja de Guilho­frei, tornou-se pequena pa­ra acolher paroquianos e os muitos amigos que quiseram estar presentes na Missa No­va do P.e Fer­nan­do Car­­neiro.


Sessão sobre o lítio muito participada

Na Biblioteca Municipal de Vieira do Minho, em 12 de Julho, teve lu­gar uma ses­­são pública de escla­re­­­ci­mento sobre “A explo­ra­ção de Lítio e os seus im­­pa­ctos” na Serra da Ca­brei­ra, levada a cabo pelo PS local.
A sessão, que contou com a presença dos pres­ti­­­gia­dos académicos Prof. Ale­xandre Lima e Prof. An­tó­­nio Fiúza, e foi moderada por Isabel Estrada Car­va­­lhais, serviu para debater e es­clarecer a temática da pros­pecção e exploração do Lítio e perceber quais os impactos associa­dos a estes processos, acabando por se tor­nar num espaço de partilha en­­­tre os mode­ra­­dores e o pú­blico presente.


“A Febre do Lítio” chegou !...

Declaração de interesses: Faço este apelo, no exercício do meu dever/ direito de cidadania e na con­di­ção de residente no Con­ce­lho de Vieira do Minho. Não tenho filiação partidária e não represento quaisquer interesses corporati­vos, associativos ou empre­sa­riais.
Assim, (Se é de Vieira, (Se mora em Vieira, (Se é emigrante e tem casa em Vi­eira, (Se tenciona residir ou investir em Vieira (Se à sua terra também “chegou a febre” do lítio, (Se conseguir ler este “post” até ao fim, (E achar que pode ser útil para outros Vieirenses e para os seus amigos,  (PAR­TILHE-O...


V ACANUC na ilha do Ermal

Cerca de 220 escuteiros do Núcleo de Vieira do Minho acamparam, de 11 a 14 de Julho, junto à ilha do Ermal, onde realizaram e viveram inúme­ras actividades com o lema “Tu és Esperança”, tendo como base do imaginário os quatro elementos da natureza: Terra, Ar, Água e Fogo.
O primeiro dia começou com o check-in e foi preenchido com a montagem de campo, almoço partilha, culminado com a festa de abertura oficial. No segundo dia, as secções fizeram variadas actividades, de acordo com o planeado pelos seus “subcampos”. Os Lobitos, com a essência da Terra, deslocaram-se ao “Car­valho de Calvos”, da Póvoa de Lanhoso, e visitaram a ser­ra­ção “Mil Martins”, enquanto que os Exploradores, fizeram jogos de exploração à natureza. Os Pio­nei­ros, cons­truí­ram as suas próprias jangadas, e de seguida, na água, co­locaram à prova as suas habilidades. Para os ca­mi­nheiros foi dia de serviço com os mais idosos, nas institui­ções de Louredo, Salamonde e Ruivães. O terceiro dia, foi preenchido durante a manhã com a presença do Co­man­do Territorial da GNR de Braga com de­monstração de meios: cinotécnicos, binómios de ordem pública e de de­tecção de droga. Da parte da tarde decorreram ateliers/oficinas de demonstração dos elementos da natu­reza, preparados pelas e para as secções. Este dia findou com o Fogo de Concelho, onde os campos apresentaram jogos, teatros, dinâ­mi­cas e melodias.