Reportagem

Câmara assina protocolo de estágio com Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico

O Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, An­tónio Cardoso, assinou m 6 de Abril, um protocolo de co­operação com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, com objectivo de acolher os jovens finalistas estagiários na área do turismo.
Ler mais


MP deduz acusação de 18 arguidos e pede demolição de 6 moradias

O Ministério Público pede a demolição de 6 mo­radias construídas no concelho de Vieira do Minho e deduziu acusação contra 18 arguidos, por violação de regras ur­ba­­nísticas, falsificação de documentos e construção de ca­sas de habitação em áreas protegidas.
O despacho, datado de 23/02/2021, foi publicado em 24/03/2021 na página oficial da Procuradoria-Geral Re­gio­­nal do Porto e refere, entre os arguidos, “4 sociedades co­merciais; 4 empresários; uma notária; um presidente de junta de freguesia; 2 técnicos superiores; 2 engenheiros e um arquitecto, ligados à elaboração de projectos de obras de moradia; um antigo vice-presidente de câma­ra municipal de Vieira do Mi­nho e 2 proprietários de terrenos”.
Ler mais


Novo Estado de Emergência

Presidente da República quer “confinamento para não dar sinais errados para a Páscoa”. “Quem é que levaria a sério o rigor Pascal se abríssemos antes e fechássemos depois?”
Ler mais


Vieira inicia vacinação de idosos de mais de 80 anos

Na manhã de 23 de Fevereiro o Centro de Vacinação Covid de Vieira do Mi­nho instalado no antigo SAP (Serviço de Atendi­men­to Permanente) do Cen­tro de Saúde local, re­ce­beu os primeiros utentes pa­ra a vacinação contra a Co­vid-19.
Maria Conceição Brito, de 99 anos foi a primeira a receber a dose da vacina Pfi­­zer seguida de Armando Gonçalves, dos Anjos, e Ju­lie­­ta Morais da Mota, de Can­­telães.
Ler mais


Assembleia Municipal de Vieira do Minho em sessão por vídeo-conferência

Maioria PSD/CDS aprova 1.ª alteração orçamental com sete abstenções do PS

Na reunião da Assem­bleia Municipal de Vieira do Minho, realizada em 12 de Fevereiro, por video-conferência, a maioria PSD/CDS rejeitou a inclusão 3 propostas do PS na ordem de trabalhos. A primeira propunha que o Executivo com­participasse em 15% na facturação da electricidade a todas as famílias e empresas do concelho durante seis meses, que poderiam prolongar-se por um ano, se o estado pandé­mico se mantivesse. A segunda era a criação de uma plataforma digital para escoamento do fumeiro de Vieira do Minho e uma terceira referia-se à construção do Centro de Saúde, propondo que o Município assuma os 15%, do orçamento, caso a ARS, não o faça, e a troco da cedência das actuais instalações, “e que o Município execute as diligências e esteja á altura das suas responsabilidades”. Com 25 votos contra e 9 a favor, estas propostas não foram incluídas na ordem de trabalhos.
Ler mais


Tribunal dá luz verde à demolição do Prédio Coutinho em Viana do Castelo

Após vinte anos, os últimos 10 moradores saem voluntariamente

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (TAFB) julgou improcedente o processo cautelar movido pelos últimos moradores ao prédio Coutinho, em Viana do Castelo, para travar a desconstrução (leia-se demolição) do edifício de 13 andares. O despacho do TAFB foi divulgado em 26 de Janeiro/21.
Ler mais


Marcelo o primeiro Presidente da República a vencer em todos os concelhos do país

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito, à primeira volta, Presidente da República Portuguesa, tendo sido, na história da democracia portuguesa, o primeiro candidato a vencer em todos os 308 concelhos do país. Superou assim o melhor registo existente: o de Mário Soares em 1991, ano em que se recandidatou a Presidente da República e não conseguiu vencer em nove concelhos, que perdeu para Carlos Carvalhas, apoiado pelo PCP.
Ler mais


PSD insiste na construção da “Via do Ave”

Um projeto que visa potenciar os municípios de Guimarães, Vieira do Minho e da Póvoa de Lanhoso

Os deputados do PSD eleitos por Braga querem saber quando é que o Governo vai concretizar a ligação ro­doviária denominada “Via do Ave”, programada há dé­ca­­das e que iria ligar Guimarães a Vieira do Minho, pas­san­do pela Póvoa de Lanhoso.
A questão foi colocada ao ministro das Infra-estruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, a 07 de Janeiro pe­los deputados do PSD que consideram que esta via per­mitira que “a região mais a Norte do distrito de Braga e as suas empresas, bem como a rica oferta turística, no­meadamente o Gerês ficassem, também, mais perto do acesso à auto-estrada”.
Ler mais


Covid19/2021: os números duma “tempestade perfeita” no 9.º “estado de emergência”

Confinamento com “horizonte de um mês”, escolas abertas “com alunos até 12 anos”, restaurantes fechados, só em take-away, teletrabalho obrigatório, ginásios e comércio não essencial encerrados…as restrições voltam apertar e os números, duma “tempestade perfeita”, não enganam. Os portugueses poderão ter de ficar em casa, alguns sem poder sair, em qualquer circunstância, até ao fim de Fevereiro. O Governo decreta medidas semelhantes às do confinamento da Primavera de 2020, que vigoraram de 22 de Março a 2 de Maio.
Ler mais


Radiografia 2020 nas páginas do Jornal de Vieira

Ano de pandemia e crise económica, sem Páscoa e sem festas religiosas

O ano de 2020 ficará para a História da Humanidade como ano da pandemia COVID19, marcado pela grande crise sanitária e económica provocada pela coronavírus, e que se transformou num fenómeno multi-sectorial e global, agravando fortemente outras crises.
Ler mais