50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Reportagem

Assembleia Municipal aprova documento de prestação de contas 2021

“A dívida do Município voltou a diminuir, em ano de eleições, para nível mais baixo da década”, disse António Cardoso

Em 29 de Abril, a Assembleia Municipal voltou a reunir no Salão Nobre dos Paços do Concelho, aprovando os documentos de prestação de contas 2021 com 8 abstenções do PS. No debate sobre o tema, Pedro Pires do PS, fez uma apreciação negativa do relatório que o Executivo apresentou, afirmando que “a grande preocupação era ganhar eleições. Aumentou a despesa com o pessoal e aumentou a dividia aos fornecedores. 2021, foi efectivamente um orçamento eleitoralista, marcado por obras iniciadas e não acabadas. O Programa Voluntariado foi transformado em emprego precário.”
Ler mais


“Vieira do Minho Desafio 365” - um projecto para promover Vieira

Em 27 de Abril no Salão Nobre foi apresentado ‘Vi­eira do Minho Desafio 365’, iniciativa com a qual o Município pretende aumentar a procura turística nos meses de época baixa, ti­rando partido dos percursos pedestres sinalizados no concelho. É um projecto integrado da PROVERE Mi­nho Inovação, desenvol­vi­da pelas comunidades intermunicipais (CIM) do Ave, Cávado e Alto Minho, que convida os amantes do turismo natureza a percor­rerem os oito percursos pe­destres em Vieira do Minho, ha­bi­­litando-se a prémios ofe­recidos por operadores tu­rísticos locais. A vali­dação dos per­cursos pode ser fei­ta utilizando a aplicação STRAVA ou no Posto de Turismo através de fotografias de determinados locais do trajecto.
Ler mais


Residência Artística “Amar o Minho” concluiu o projecto em concerto público

Decorreu em 8 de Maio, em palco instalado para o efeito frente à Câmara Municipal, o concerto final da Residência Artística que juntou no mesmo espaço as duas bandas filarmónicas do concelho de Vieira do Minho num espetáculo inédito para os vieirenses em tarde de Domingo de Verão antecipado.
Ler mais


48.º Aniversário do 25 de Abril em Vieira do Minho

“O País precisa de uma verdadeira regionalização” - disse António Cardoso

Os 48 anos do 25 de Abril de 1974 foram assinalados em Vieira do Minho com uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que decorreu após o hastear de bandeiras e da colocação de uma coroa de flores no monumento aos Combatentes. Franco Charais, Tenente General foi o convidado de honra.
Ler mais


Ucrânia: Viagem leva alimentos e traz refugiados

A Comunidade Intermunicipal do Ave, num projecto piloto de ajuda à Ucrânia, levou 4 toneladas de mantimentos e resgatou 54 re­fugiados.
No dia 11 de Março, num autocarro da Giromundo, quatro motoristas, um tradutor e Hugo Quaresma, assessor do presidente da Câ­mara de Vieira do Minho, percorreram 3500Km até estacionarem a 10Km da fronteira da Polónia com a Ucrânia, perto de Lviv.
Ler mais


Paz na Ucrânia

O Papa Francisco consagrou a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria no passado dia 25 de Março, Solenidade da Anunciação do Senhor, na Basílica de S. Pedro no Vaticano, em si­multâneo com o Santuário de Fátima.
Ler mais


Braga volta a viver a Semana Santa

Dois anos após as limitações ditadas pela pandemia que im­pos­sibilitaram a realização de festas e celebrações religiosas, Bra­ga voltará, este ano, a ter uma Semana Santa com um pro­gra­ma religioso e cultural “sempre numa atitude profilática, mas na proximidade com as pessoas».
Ler mais


Luís Marinho Assistente Mundial do Escutismo

O padre Luís Marinho, Assistente Nacional do Corpo Nacional de Escutas, foi nomeado Assistente Mundial da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), para os próximos quatro anos.
Ler mais


COVID 19: Portugal regista mais casos em Janeiro do que em 2021

Há mais 44 mortes por covid-19 e 63.833 casos diários de infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19). Só na última semana de Janeiro (de 22 a 28 de Janeiro), foram re­gistados 389.232 casos de in­fecção, o que corresponde a uma média diária de 55.605 casos.
Ler mais


PS vence eleições com maioria absoluta pela segunda vez

Contra todas as expectativas criadas durante a cam­panha eleitoral, em que nem o próprio acreditava em maioria absoluta, o grande vencedor das elei­ções antecipadas é o PS de António Costa.
Ler mais