Reportagem

Inauguração do Posto de Turismo

Situado no Largo Prof. Brás da Mota, coração da Vila, o Posto de Informação e Turismo de Vieira do Mi­nho foi inaugurado ao fim da tarde de 9 de Julho, tendo sido deslocado da Praça Bombeiro Voluntário para o centro da vila.
A cerimónia contou, para além do presidente da Câ­ma­ra Municipal, António Car­­doso que se fez acompanhar dos vereadores Elsa Ribeiro, Afonso Barroso e Ana Ribeiro, com o presidente da Junta e tesoureiro de Freguesia de Vieira do Minho, Humberto Cruzi­nha e Paulo Cardoso, do di­re­ctor de O Jornal de Vieira, Pa­­dre Luís Jácome, a responsável do Posto de Informação, Elisabete Carvalho, técnica superior de Tu­rismo e outros técnicos de turismo.
Ler mais


Assembleia Municipal aprova contas de 2020 com sete abstenções

A Assembleia Mu­ni­ci­pal de Vieira do Minho aprovou, por maioria absoluta (7 abstenções do PS), em 30 de Junho, o relatório de gestão e as demonstrações financeiras da au­tar­quia do ano 2020, com o Partido Socialista a criticar “os custos com o aumento do pes­soal e a falta de ambição e estratégia des­­­te Exe­cutivo que se limita à actividade corrente”.

Ler mais


Comunhões e Profissões de Fé na paróquia de Vieira

Devido às restrições im­pos­tas pela pandemia, cri­an­ças e adolescentes da pa­róquia de Nossa Senhora da Conceição tiveram de adiar o encontro com Je­­­­sus na Eucaristia, a que vul­garmente chamamos Festa das Comunhões.
Dado que 31 adoles­cen­­tes se prepararam para a Pro­fissão de Fé e 38 crianças, para a Primeira Co­mu­­­­nhão, a fim de res­peitar o distanciamento imposto pela DGS, as crianças e ado­lescentes dividiram-se por três semanas. Assim, os dias 13, 20 e 27 foram Do­­mingos de festa na Pa­ró­­quia.
Ler mais


Requalificação da antiga Biblioteca salva ex-libris

O acto, realizado em 2 de Junho, ficou marcado pelo gesto simbólico da entrega das chaves, pelo presidente da Câmara de Vieira do Minho, António Cardoso, ao representante do arcipres­tado e director do Jornal, Padre Luís Jácome, numa cerimónia simples mas significativa, que contou apenas com o director-adjunto, Barbosa Antunes e a responsável da administração e composição, Inês Sousa.
A reentrega das novas ins­talações ao Jornal de Vi­eira, em regime de como­dato, agora ampliadas e renovadas, segnifica, por parte do actual Executivo Muni­cipal, o reconhecimento do trabalho deste periódico na defesa do património local, na cultura, na educação e no ensino, ao longo de meio século.
Ler mais


Câmara terrabourense homenageou Carlos Pereira e P.e Adelino Sousa

A Câmara Municipal de Terras de Bouro, em 10 de Junho prestou condigna homenagem a mais de 40 funcionários da autarquia que foram agraciados com medalhas pelos bons serviços prestados.
Em maior destaque estiveram os terrabourenses Carlos Alberto de Sousa Ro­drigues Pereira (a título póstumo) e o Padre Adelino da Costa e Sousa.
Ler mais


Exposição “Uma luz nas trevas” reabre Museu Pio XII

No Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), o Museu Pio XII, instalado no antigo Colégio de São Paulo, no Largo de San­tiago, Braga, abriu as portas para inaugurar a exposição intitulada “Uma luz nas trevas”, _ um amplo espaço, onde o si­­lêncio das pedras revela a força das obras aí expostas que pretendem contar alguns passos da História da Humanidade, desde os tempos mesolíticos à actualidade.
Ler mais


Festa da Mãe Peregrina no Jardim de Maria

O Movimento Apostólico Schenstatt, fundado pelo Pa­dre Josef Kentenich, celebrou, a 23 de Maio, na Casa Jar­­dim de Maria em Soutelo, Vila Verde, a Festa da Mãe Pe­regrina - Rainha da Família - e Mãe Três Vezes Admi­rá­­vel.
Ler mais


Clero do arciprestado prepara Jornadas Mundiais da Juventude

Na sua última reunião, rea­­lizada em 20 de Maio, o clero do arciprestado de Vi­ei­ra do Minho refletiu sobre a participação dos jovens nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em Lisboa/2023 e a sua necessária preparação, articulada com o Departamento Arqui­dio­­cesano para a Pastoral Juvenil.
Ler mais


Braga candidata a “Capital Europeia da Cultura 2027”

Braga, conjuntamente com os concelhos de Amares, Barcelos, Esposende, Terras de Bou­ro e Vila Verde, está, desde Novembro de 2020, na corrida à candidatura do projecto da CEE, “Capital Europeia da Cultura 2027”, que dis­põe de uma verba de 25 milhões de euros, e cu­jas inscrições encerram a 23 de Novembro do corrente ano.
Ler mais


Canonização de Carlos Foucauld

O Papa Francisco recorda a “vida cristã exemplar” dos fu­turos santos, entre eles Carlos de Foucauld, assassinado aos 58 anos, por um grupo armado no Saara argeli­no, a 01 de Dezembro 1916 e cuja canonização foi anun­cia­­da em 3 de Maio, para o próximo Consistório Público, no Vaticano, em data a definir em função da evolução da pandemia.
Ler mais