Reportagem

PSD insiste na construção da “Via do Ave”

Um projeto que visa potenciar os municípios de Guimarães, Vieira do Minho e da Póvoa de Lanhoso

Os deputados do PSD eleitos por Braga querem saber quando é que o Governo vai concretizar a ligação ro­doviária denominada “Via do Ave”, programada há dé­ca­­das e que iria ligar Guimarães a Vieira do Minho, pas­san­do pela Póvoa de Lanhoso.
A questão foi colocada ao ministro das Infra-estruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, a 07 de Janeiro pe­los deputados do PSD que consideram que esta via per­mitira que “a região mais a Norte do distrito de Braga e as suas empresas, bem como a rica oferta turística, no­meadamente o Gerês ficassem, também, mais perto do acesso à auto-estrada”.
Ler mais


Covid19/2021: os números duma “tempestade perfeita” no 9.º “estado de emergência”

Confinamento com “horizonte de um mês”, escolas abertas “com alunos até 12 anos”, restaurantes fechados, só em take-away, teletrabalho obrigatório, ginásios e comércio não essencial encerrados…as restrições voltam apertar e os números, duma “tempestade perfeita”, não enganam. Os portugueses poderão ter de ficar em casa, alguns sem poder sair, em qualquer circunstância, até ao fim de Fevereiro. O Governo decreta medidas semelhantes às do confinamento da Primavera de 2020, que vigoraram de 22 de Março a 2 de Maio.
Ler mais


Radiografia 2020 nas páginas do Jornal de Vieira

Ano de pandemia e crise económica, sem Páscoa e sem festas religiosas

O ano de 2020 ficará para a História da Humanidade como ano da pandemia COVID19, marcado pela grande crise sanitária e económica provocada pela coronavírus, e que se transformou num fenómeno multi-sectorial e global, agravando fortemente outras crises.
Ler mais


Assembleia Municipal aprova Plano e Orçamento de 17.570.000 euros

A Assembleia Municipal de Vieira do Minho apro­vou na sexta-feira, dia 18, em sessão ordinária, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2021 do Município.
Ler mais


As novas medidas do Governo em “estado de emergência”

Natal a meio gás e Ano Novo em casa

As novas medidas, anunciadas por António Costa em 5 de Dezembro, estão enquadradas no Estado de Emergência, e foram pla­neadas para 4 semanas que terminam a 7 de Janeiro.
O 6º Estado de Emergência entrou em vigor às 00h00 do dia 9 e termina às 23h59 do dia 23 de Dezembro. O 7º começa em 26 de Dezembro e termina à meia-noite de 7 de Janeiro.
Ler mais


João Costa recebe Diploma de Mérito e medalha de honra “Grau Ouro”

Por deliberação da Câmara Municipal em reunião de 16 de Setembro, foi atribuído o Diploma de Mérito a Jo­ão Araújo Costa pelos “re­levantes e meritórios ser­­vi­ços prestados ao Concelho e ao País” e pela sua acção e doação “generosa e altruísta” em prol de Vieira do Mi­nho e dos Vieirenses.
Ler mais


Dia do Município festejado em Vieira

Sem as habituais pom­posidades cir­cuns­tanciais, mas de uma forma simples e singela, sem mirones nem actividades pre­sen­ciais, o Município de Vieira do Minho as­sinalou em 15 de Novembro, num Domingo outonal cinzento e frio, os 506 anos de exis­tência da Carta Magna que lhe deu estatuto de concelho: o Foral de D. Manuel I, atribuído às terras de Vernária em 15 de Novembro de 1514.
Ler mais


Família de Guilhofrei expulsa de sua casa em 7 de Outubro (II)

A história a que podemos chamar de “Via Do­lo­rosa” da Família “Firmino Vi­eira” em Guilhofrei que “foi despejada” da casa que comprou e onde viveu durante 26 anos, começou no final da década de oi­ten­ta do século passado.
Proveniente da freguesia vizinha de S. Miguel do Monte, no concelho de Fa­fe, residiu algum tempo, por favor, na casa da D. Brí­gida junto à capela de Nossa Senhora de Fátima, lugar de Vila Boa na freguesia de Guilhofrei.
Ler mais


Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho lançam campanha “gratidão sem limites”

Os sócios gerentes do Pin­go Doce de Vieira do Mi­nho, os irmãos Maria Alice Fer­reira e Manuel Gonçalves Pe­reira foram os primeiros agraciados da campanha de angariação de fundos “gra­tidão sem limites” que a Associação Humanitária dos Bombeiros Vo­luntários de Vi­eira do Minho lançou no passado dia 23 de Outubro.
Ler mais


“Os pobres estão lixados”

Em declarações ao jornal online O MINHO, o padre Al­cino Xavier da Silva, pároco de Guilhofrei, conta que, há 27 anos, foi ele que ajudou a família “Vieira Gonçalves” a adqui­rir a casa e um terreno anexo, fruto da boa vontade e solida­riedade da então proprietária, Alzira Pinheiro, já falecida.
Ler mais