Reportagem

António Cardoso vence com resultado histórico uma maioria absolutíssima de 100% das freguesias

A candidatura “Por Vieira Sempre” ganhou as eleições autárquicas em Vieira do Minho, conferindo a António Cardoso a vitória para o terceiro mandato na Câmara, com o resultado histórico de uma maioria absolutíssima ao vencer em todas as freguesias.
Ler mais


Banda Filarmónica com nova sede

A Banda Filarmónica de Vieira do Minho tem, desde o passado mês de Agosto uma nova sede situada na vila de Vieira do Minho, nas instalações da Central de Camionagem. A mesma foi, recentemente, inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso.
Ler mais


MORREU JORGE SAMPAIO

(1939-2021)

Jorge Sampaio, o antigo Presidente da República, presidente da Câmara de Lisboa, Secretário-Geral do PS, Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, morreu em 10 de Setembro, aos 81 anos. Estava de férias com a família no Algarve quando dificuldades respiratórias o levaram a ser internado no Hospital de Portimão. Posteriormente, seria transportado, de helicóptero, para o Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, onde permanecia desde 27 de Agosto e onde faleceu.
Ler mais


Monjas de Cister – Dezasseis anos de permanência no Minho

Completaram-se no dia 16 de Julho, dezasseis anos da vinda de duas Monjas Cistercienses para Rio Caldo, zona do Gerês.
Ler mais


Inauguração do Posto de Turismo

Situado no Largo Prof. Brás da Mota, coração da Vila, o Posto de Informação e Turismo de Vieira do Mi­nho foi inaugurado ao fim da tarde de 9 de Julho, tendo sido deslocado da Praça Bombeiro Voluntário para o centro da vila.
A cerimónia contou, para além do presidente da Câ­ma­ra Municipal, António Car­­doso que se fez acompanhar dos vereadores Elsa Ribeiro, Afonso Barroso e Ana Ribeiro, com o presidente da Junta e tesoureiro de Freguesia de Vieira do Minho, Humberto Cruzi­nha e Paulo Cardoso, do di­re­ctor de O Jornal de Vieira, Pa­­dre Luís Jácome, a responsável do Posto de Informação, Elisabete Carvalho, técnica superior de Tu­rismo e outros técnicos de turismo.
Ler mais


Assembleia Municipal aprova contas de 2020 com sete abstenções

A Assembleia Mu­ni­ci­pal de Vieira do Minho aprovou, por maioria absoluta (7 abstenções do PS), em 30 de Junho, o relatório de gestão e as demonstrações financeiras da au­tar­quia do ano 2020, com o Partido Socialista a criticar “os custos com o aumento do pes­soal e a falta de ambição e estratégia des­­­te Exe­cutivo que se limita à actividade corrente”.

Ler mais


Comunhões e Profissões de Fé na paróquia de Vieira

Devido às restrições im­pos­tas pela pandemia, cri­an­ças e adolescentes da pa­róquia de Nossa Senhora da Conceição tiveram de adiar o encontro com Je­­­­sus na Eucaristia, a que vul­garmente chamamos Festa das Comunhões.
Dado que 31 adoles­cen­­tes se prepararam para a Pro­fissão de Fé e 38 crianças, para a Primeira Co­mu­­­­nhão, a fim de res­peitar o distanciamento imposto pela DGS, as crianças e ado­lescentes dividiram-se por três semanas. Assim, os dias 13, 20 e 27 foram Do­­mingos de festa na Pa­ró­­quia.
Ler mais


Requalificação da antiga Biblioteca salva ex-libris

O acto, realizado em 2 de Junho, ficou marcado pelo gesto simbólico da entrega das chaves, pelo presidente da Câmara de Vieira do Minho, António Cardoso, ao representante do arcipres­tado e director do Jornal, Padre Luís Jácome, numa cerimónia simples mas significativa, que contou apenas com o director-adjunto, Barbosa Antunes e a responsável da administração e composição, Inês Sousa.
A reentrega das novas ins­talações ao Jornal de Vi­eira, em regime de como­dato, agora ampliadas e renovadas, segnifica, por parte do actual Executivo Muni­cipal, o reconhecimento do trabalho deste periódico na defesa do património local, na cultura, na educação e no ensino, ao longo de meio século.
Ler mais


Câmara terrabourense homenageou Carlos Pereira e P.e Adelino Sousa

A Câmara Municipal de Terras de Bouro, em 10 de Junho prestou condigna homenagem a mais de 40 funcionários da autarquia que foram agraciados com medalhas pelos bons serviços prestados.
Em maior destaque estiveram os terrabourenses Carlos Alberto de Sousa Ro­drigues Pereira (a título póstumo) e o Padre Adelino da Costa e Sousa.
Ler mais


Exposição “Uma luz nas trevas” reabre Museu Pio XII

No Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), o Museu Pio XII, instalado no antigo Colégio de São Paulo, no Largo de San­tiago, Braga, abriu as portas para inaugurar a exposição intitulada “Uma luz nas trevas”, _ um amplo espaço, onde o si­­lêncio das pedras revela a força das obras aí expostas que pretendem contar alguns passos da História da Humanidade, desde os tempos mesolíticos à actualidade.
Ler mais