50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Reportagem

Jovens em Vieira do Minho preparam-se para as JMJ Lisboa/2023

Atento às actividades do Departamentoda Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Braga e Arciprestado de Vieira do Minho, O Jornal de Vieira “foi ver em que estado se encontra a preparação/ participação nas JMJ Lisboa/2023 dos jovens deste arciprestado”. Para tal recolheu o testemunho do responsável pelo sector da pastoral juvenil do Arciprestado, Padre Fernando Machado.
Ler mais


Natal do clero da arquidiocese de Braga

No Espaço Vita, em Braga, decorreu em 21 de Dezembro, o Encontro de Natal dos sacerdotes desta diocese. Os padres rezaram o ofício de Laudes e reflectiram sobre o “Elogio da estranheza”, orientado pelo P.e Rui Santiago.
Ler mais


Acontecimentos do ano 2021 que ficam para a História

Há 35 anos, “O Jornal de Vieira” já fazia em dia de Ano Novo a revisão do ano velho. Uma prática que se tem mantido nas últimas décadas.
Olhando o ano 2021 verificamos que a imprevisibi­lidade de uma pandemia sem fim à vista se mantinha no início do novo ano. Na Igreja, na economia, na família, na empresa, na nossa vida, no país, no mundo… tudo se alterou e o regresso a uma certa normalidade não é previsível.
Ler mais


D. João Lavrador novo bispo de Viana aos seus diocesanos:

“Esta é a hora de uma nova evangelização”

O novo bispo da diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, entrou solenemente no dia 28 de Novembro, na Sé Catedral de Viana, que se encheu de fiéis para acolher o seu pastor. D. João mostrou-se disponível para “aprender e conviver” com os seus novos diocesanos e iniciar “uma nova etapa de evangelização”.
Ler mais


Município Vieirense homenageia quatro empresários emigrantes e um massagista

Em 15 de Novembro, Vieira do Minho comemorou mais um aniversário da sua ele­­­vação a concelho, prestando homenagem a Artur Brás, Gui­­lherme Silva, Manuel Fernandes Silva e Carlos Gaspar, em­pre­sários emigrantes “pelos exemplos de la­bor esforçado, bem sucedido, cuja acção beneficiou o concelho de Vieira do Minho e a econo­mia lo­­­­cal”, e ao Luís Figueira, “eterno massagista que completou, recentemente, mil jogos ao serviço do Vieira SC”.
Ler mais


Regresso ao “estado de calamidade” com mais máscaras, testes e vacinas

A partir de hoje (1 de Dezembro) Portugal Continental passa do estado de “alerta” e regressa ao de “calamidade”, (o nível de resposta a situações de catástrofe mais al­to previsto na Lei de Base da Proteção Civil, depois da situação de alerta e de contingência), com novas me­didas impostas pela pandemia de covid 19, anunciou o primeiro-ministro na tarde de 25 de Novembro.
A um mês do Natal, as novas medidas propostas mos­tram a “preocupação” do Governo de “reparar um erro do ano passado”, mantendo a economia aberta e tentando outra vez “salvar o natal”.
Ler mais


Assembleia Municipal aprova Orçamento de 19,2 milhões

A Assembleia Municipal aprovou na madrugada de 26 de Novembro, com 9 votos contra da bancada socialista, o orçamento de 19,2 milhões de euros para 2022, bem como o Plano Plurianual de Investimentos e Mapa de Pessoal para o próximo ano.
Ler mais


Cristiano Ronaldo manda demolir anexo em Valdosende

No passado dia 10 de No­vembro começou a demolição de um anexo à casa de Cristiano Ronaldo e dum campo de ténis construído na propriedade que possui junto à albufeira da Caniçada, na freguesia de Valdosende, concelho de Terras de Bouro.
Os advogados do fute­bo­lista, actualmente no Man­chester United já ti­nham comu­nicado ao Município ter­ra­bourense o pedido de de­mo­lição, dos referidos anexos.
Ler mais


Vieira do Minho e Norte de Portugal, palco de intercâmbio cultural internacional

De 11 a 15 de Outubro, Vieira do Minho e regiões do Norte de Portugal, foram palco de um intercâmbio cultural internacional que reuniu alunos e professores de cinco países.
Três comitivas vindas da Eslováquia, Turquia, Roménia e, virtualmente, um grupo de professores de Educação Física da Lituânia, estiveram em Vieira do Minho e noutros concelhos em “visitas de estudo” realizadas no âmbito do projeto “Erasmus+ Sports in the digital age”, enquadrado na lógica ‘menos tecnologia, mais desporto’.
O evento iniciou-se no Auditório Municipal, onde o Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo (AEVA), representado pelo seu Director, Fernando Gomes, e a Câmara Municipal, na pessoa da vereadora da educação, Elsa Ribeiro, acolheram as comitivas vindas dos vários países.
Ler mais


António Cardoso no terceiro e último mandato com maioria absoluta

“Continuaremos a ter uma Câmara aberta para todos, sem barreiras a qualquer cidadão que nos procure”

Em 15 de Outubro, decorreu no Au­di­tório Municipal, a tomada de posse dos órgãos autárquicos de Vieira do Minho, com António Cardoso a en­­cerrar a cerimónia e a prometer cumprir, durante o seu terceiro e úl­ti­­mo mandato como presidente, “o compromisso eleitoral, tal como os anteriores, muito ambicioso”.
Ler mais