50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Diversos

Mestre Adelino Ângelo

No dia 8 de novembro, um grupo de vieirenses reu­niu-se num emblemático Restaurante de Braga para celebrar festivamente o 91º aniversário da maior figura artística das terras de Vieira do Minho, o genial Mestre Pintor Adelino Ângelo, cuja projeção nacional e internacional engrandece-o tanto a ele quanto à sua terra natal.
Ler mais


Detidos por furto e posse ilegal de arma

O Comando Territorial de Braga, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Póvoa de Lanhoso, deteve em Vieira do Minho, dois homens de 49 e 50 anos no dia 9 de Novembro, por furto e posse ilegal de arma.
Ler mais


“CAVA” e as pessoas centenárias de Vieira do Minho

Manuel António Gonçalves

Lamalonga via nascer, a 31 de março de 1922, Manuel António Gonçalves que, no presente, completou 100 anos.
Filho de lavradores, e com sete irmãos, desde ce­do soube os sacrifícios de uma vida dura de luta e trabalho.
Casou, teve um filho e, ho­je, os três netos aquecem-lhe o coração.
Ler mais


Gerês em Dezembro

Maratona 22 - 8ª edição

Frio, chuva, neve?! e muita adrenalina, vem aí a “Maratona mais dura e Bela do Mundo!”
Ler mais


Centenário de Saramago e as paisagens de Vieira

Durante este mês, por todo o país, realizaram-se diversas atividades culturais e literárias com o ob­je­tivo de assinalar o centenário do nascimento do es­critor José Saramago, autor de quase meia centena de obras que lhe permitiram alcançar dezenas de distinções das quais se destaca o Prémio Nobel da Literatura, o único por­tuguês a obtê-lo naquela modalidade, em 1998.
Ler mais


Luz de Belém chega a Vieira

A Luz da Paz de Belém, uma iniciativa mundial de apelo à paz, a partir de uma luz acendida na Gruta da Natividade onde, segundo a Bíblia, nasceu Jesus, chega à igreja de Vieira do Minho em 13 de Dezembro vinda de Fátima trazida pelos escuteiros de Vieira. Às 21,30 decorre a cerimónia da recepção e partilha da luz por todos os arciprestados da Arquidiocese de Braga que poderá contar com a presença do Arcebispo de Braga.

Ler mais


CAVA leva magia às instituições sociais

A associação juvenil CA­VA, Clube Amigos de Vieira, proporcionou verdadeiros espetáculos de magia a cerca de 150 idosos de ins­ti­tuições de solidariedade do concelho de Vieira.
Ler mais


Noventa participantes na 6.ª Jornada Micológica do CAVA

Nove dezenas de partici­pantes, provenientes de variadas origens, participaram na 6.ª Jornada Micológica intitulada, “CAVA À DESCO­BERTA DOS COGUMELOS 2022, tal como JV tinha anotado na sua Agenda da última edição. 
Ler mais


Dia Mundial em memória das vítimas da estrada

Não ignorar os acidentes provocados por animais. Des­pertando para a prevenção que tarda a existir.
O dia 20 de novembro é dedicado à memória daqueles que perderam a vida ou a saúde em acidentes de trân­sito. É um reconhecimento por parte do estado e da sociedade da trágica dimensão da sinistralidade e ajuda os sobreviventes a conviver com o trauma de memórias dolorosas daí resultantes. Tornou-se tam­bém uma fer­ra­menta importante para alertar cons­ciências para o combate a este flagelo.
Ler mais


“Contemplação…”

O céu negro, pesado, triste…
Tristeza que só nos meus olhos existe,
Que o céu não tem sentimentos;
Quem o olha é que assim o sente
Que a tristeza só está na gente…
O céu é ledo… um mar de deslumbramentos!
Ler mais