Diversos




A Feira da Ladra em JV

O Jornal de Vieira, no primeiro ano da sua publicação (1972), na edição de 2 de Outubro desse ano, já duplica­va como ainda faz hoje, o seu número de páginas, incluin­do notícias e publicidade comemorativa da Feira da Ladra.
O destaque noticioso do evento, na referida edição de Outubro de 1972, começava na primeira página e continuava nas páginas do interior, donde re­cortamos:


Posse ilegal de aves

O Comando Territorial de Braga, através do Núcleo de Protecção Am­biental da Póvoa de La­nhoso, no dia dez de Setembro, identificou um homem de 51 anos por detenção ilegal de pin­tas­sil­gos, Carduelis car­due­­li, no concelho de Viei­ra do Mi­nho.


Homenagens em Ferral

No dia 14 de Setembro, a Junta de Freguesia de Fer­ral e Município de Mon­talegre prestaram homenagem póstuma ao casal Ma­­nuel Gonçalves (Carneiro) e esposa Maria Cristalina Barroso, professora, am­bos do Lugar de No­gueiró daquela freguesia. Após a eu­caristia celebrada por dois sacerdotes, foram descerradas duas placas no centro da freguesia, destacando “o talento a cantar ao desafio” e a “dedicação ao en­sino da população durante várias gerações”, na presença dos autarcas locais e do presidente da Câmara de Mon­talegre.


Prolongado o período crítico de incêndios

O Governo prolongou, a 30 de Setembro, o período crítico de incêndios até 10 de Outubro, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, devido à previsão de tempo seco e quente, anunciou o executivo. Num despacho do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, em Diário da República, a 30 de Setembro, é referido que o período crítico é prorrogado até 10 de Outubro devido à previsão da “manutenção do risco de incêndio rural em níveis elevados”.


Grupo de Jovens visita Vieira do Minho

O Grupo de Jovens “Contra-Corrente” sediado na Paróquia da Matriz da Póvoa de Varzim escolheu es­te ano Vieira do Minho, pa­ra aqui, afastados do mo­vi­mento citadino, poderem refletir em conjunto, partilhar ideias e projetar ati­vi­dades.
Alojados no Parque de Campismo, de 4 a 7 de Setembro, tiveram ainda opor­tu­nidade de tomar contato com a realidade dum con­ce­lho do interior, participar e animar, a Eucaristia vespertina de 7 de Setembro.


José Manuel Fernandes relator para os Fundos Europeus 2021/27

“Ao contrário dos socialistas portugueses, nós queremos impedir os cortes nos fundos europeus!”


Apreensão de 180 pés de cannabis

O Comando Territorial de Braga, através do Núcleo de Investigação Criminal da Póvoa de Lanho­so, de­te­ctou um cultivo de can­na­bis sativa, no concelho de Vieira do Minho.