Diversos

Dia do Doente na basílica de S. Bento da Porta Aberta

O Dia Mundial do Doente, instituído há 28 anos pelo papa S. João Paulo II, foi celebrado em 11 de Fevereiro, na Basílica Menor de S. Bento da Porta Aberta e contou com a presença de muitos fiéis que participaram na Eucaris­tia ali celebrada às 10.30h.
Ler mais


“A cor da fé” na Assembleia da República

A exposição “A cor da fé”, pintura e instalação artística da vieirense Adriana Hen­­riques, concebida no âmbito da Semana Santa de Braga de 2020, vai estar patente na Sala de Eventos da Assembleia da República, em Lisboa, de 20 de Mar­ço a 16 de Abril.
Ler mais


Olhar o entrudo: do Imbolc Celta ao enterro do pai velho

O homem da noite foi quem tudo fez.
O homem da manhã não é mais do que um escriba.
(Grety)
Ler mais


Homenagem aos gerentes da estalagem de S. Bento da Porta Aberta

No dia 15 de Janeiro pas­sa­do, deixaram, por motivo de doença, a gerência desta es­talagem os Senhores Fer­nando Carneiro e sua esposa Senhora D. Dina Braga
Às 18,45 horas, Monse­nhor Eduardo de Melo Pei­xo­­to, Presidente da Comissão Administrativa, acoli­ta­do pelos Monsenhor Moreno e Cónego Tinoco, presidiu à concelebração da Santa Missa oferecida pelas in­ten­ções dos homenageados.
Assistiram todos os membros da Comissão Administrativa que quiseram, com a sua presença, reconhecer e agra­decer, o ingente trabalho dos homenageados.
Ler mais


Eutanásia

Falta uma cultura dos cuidados paliativos

O presidente da Academia Pontifícia para a Vida (Santa Sé) afirmou que é necessária uma “cultura dos cuidados pa­lia­­­tivos”, em mensagem aos organizadores das Jornadas de Cui­dados Paliativos que vai decorrer a 16 e 17 de Março, em Lis­boa e Fátima.
“Falta, ainda, uma verdadeira cultura dos cuidados paliati­vos, seja a nível mais popular, seja a nível político, civil e no mun­­do da economia”, escreveu D. Vincenzo Paglia.
Ler mais


Eutanásia: Conferência Episcopal Portuguesa manifesta apoio à realização de referendo

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou o seu apoio à realização de um referendo sobre a legalização da eutanásia em Portugal, propondo uma aposta nos “cuidados palia­tivos”, como alternativa.
“A opção mais digna contra a eutanásia está nos cui­da­dos paliativos como compromisso de proximidade, respeito e cuidado da vida hu­mana até ao seu fim natural. Nestas circunstâncias, a Conferência Episcopal acompanha e apoia as iniciativas em curso contra a despenalização da eutanásia, nomeadamente a realização de um referendo”, refere um comunicado dos bis­pos católicos, divulgado após a reunião mensal do Conselho Permanente que de­correu em Fátima.
Ler mais


“Histórias que contam…”

Acabo de ler, na última edição do JV, que, recentemente, Vieira do Minho perdeu al­­guém que durante a sua vi­da marcou de forma indelével o despertar e o pulsar do de­­sen­volvimento desta concha aninhada aos pés da Ca­brei­ra, nomeadamente a nível educacional e cultural.
Falo-vos da Dr.ª Maria Jú­lia Simas Santos, cujo nome aprendi a ler na placa que en­ci­mava aquela porta interior, no antigo edifício da velhinha Far­mácia Freitas, e que a de­si­­gnava como directora-técnica.
Ler mais


A saudade

A saudade é um senti­men­to a que nos referimos como sen­do um sentir triste, nostálgico, usando expressões va­ria­das: “Tenho tantas saudades”, “Deixou saudades”, “Ho­je vivo de saudades”, “Vou ter sau­da­­des”. Tema de fa­­do, de poesia, tema de todas as artes, ofícios e todas as prá­­ticas do ser humano. É bonito ter saudades!
Ler mais


80º aniversário dos Bombeiros Voluntários

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho comemora o 80º aniversário no dia 16 de Fevereiro com o seguinte programa: 8h45- Formatura geral no Quartel; 9h-Hastear das bandeiras; 9h15-Homenagem ao Bombeiro Voluntário; 9h45-Missa na igreja paroquial pelos fundadores, dirigentes, bombeiros e associados/benfeitores falecidos, 11h-Sessão solene; 11h30-Entrega de con­decorações/louvores; 12h-Benção das ambulâncias e des­cerramento de fotografias de bombeiros do Quadro de Honra; 12h45-Desfile motorizado pelas ruas da Vila de Vieira do Minho; 13h-Almoço de confraternização (no quartel).
Ler mais


“CAVA solidário com cidadão do Mosteiro

Numa iniciativa designada “CAVA Solidário 2020”, o Clu­be Amigos de Vieira (CAVA) procedeu, no dia 11 de Ja­neiro, à entrega de uma Pedaleira Eléctrica e de uma Tá­bua de Transferência Curva, entre outros produtos, ao ci­dadão António Vieira.
Ler mais