Diversos

“CAVA” e as pessoas centenárias de Vieira do Minho

Maria Gomes

Com uma frescura cativante e muita lucidez, Maria Gomes abre, aos 100 anos, o livro da sua vida!
Nasceu no concelho de Ca­beceiras de Basto, a 19 de junho de 1920, onde viveu gran­de parte da sua vida. Pas­sou, ainda, pelo Porto e por Mondim de Basto, mas quis o destino que, há cerca de 12 anos, Vieira do Minho fos­se a terra que a acolheu e que, ainda hoje, a aconchega, na sua beleza e encanto natural. “Gosto muito de Viei­ra do Mi­nho”, sublinha Maria Gomes.
Ler mais


IMPRESSÕES

E se o inesperado se torna familiar

• Olá, amigo. Precisava que me desse um euro para comer uma sopa.

Assim, de rompante, um vizinho pede-me um euro para ma­tar a fome. Sim, ele não era um daqueles que aparecem nos parques de estacionamento e sabemos que é para mais uma dose de haxixe, ou heroína – porque não legalizam isso?
• Ó meu. Pareces o meu pai, por isso, vou oferecer-te uma máscara de protecção contra o “bicho”.
• Ah, mas eu tenho uma máscara no bolso das calças.
• Olha lá, a Covid transmite-se pelo bolso das pantalones, co­­mo dizem os franceses?
Ler mais


Raul Ribeiro com novo projecto musical: LineOut R

O Vieirense Raul Ribeiro, que em tempos trabalhou no Au­ditório de Vieira do Minho, acaba de publicar o seu pri­meiro single “Is Just a Memory”. “Com influências musi­cais de várias partes do mundo, os LineOut R apresentam-se como, mais do que uma banda, um conceito de co­municação em forma de música, com uma estética alter­nativa.
Ler mais


Vacinação contra covid-19 em Terras de Bouro está a “decorrer em pleno”

A vacinação contra a co­vid-19 de maiores de 80 anos e com mais de 50 com doen­ças de risco “já está a decorrer em pleno” no concelho de Terras de Bouro.
Ler mais



Marcelo envia diploma da eutanásia para o Tribunal Constitucional

O Presidente da República pediu, no passado dia 18 de Fevereiro, a fiscalização da cons­­­titu­cio­nalida­de do diploma que des­­pe­na­liza a morte medica­me­n­te assisti­da, considerando que utiliza “conceitos altamente inde­ter­mi­na­dos”, co­mo o de “sofri­men­to in­to­lerá­vel”.
No requeri­men­­­to enviado ao Tribunal Cons­­­­­­­­ti­­tu­cional, o chefe de Estado aponta tam­bém “a total ausência de den­si­ficação do que seja lesão de­finitiva de gravidade extrema”, e pede aos juí­zes que apreciem a conformidade do artigo 2.º e, con­se­­quen­­temente, dos artigos 4.º, 5.º, 7.º e 27.º deste di­plo­ma com a Constituição da República Portuguesa, por violação dos princípios da legalidade e tipici­dade cri­­minal e da proibição de de­legação em matéria le­gislativa.
Ler mais


Prémio para a mãe vítima de terrorismo e para António Guterres

O Papa Francisco referiu o seu contentamento por “ver as nações do mundo in­teiro unidas” na celebração do primeiro Dia Interna­cional da Fraternidade Hu­mana, “que visa promover o diálogo inter-religioso e in­tercultural”. A data foi as­si­nalada a 4 de Fevereiro, com um encontro virtual que juntou o Papa, António Gu­terres, o xeque Ahmad Al-Tayyeb, e outras personalidades.
Ler mais


Políticas públicas devem evitar «institucionalização» e descarte dos mais velhos – Bagão Félix

António Bagão Félix, antigo ministro das Finanças e da Segurança Social, defendeu que as políticas públicas promovam respostas familiares e domiciliárias para os mais velhos, evitando a sua “institucionalização”.
Ler mais


Ano Santo Jacobeu destaca caminhos de Santiago

A conta oficial do Ano Santo Jacobeu 2021/2022 na sua página Instagram, ad­ministrada pelo Governo Regional da Galiza, destacou por duas vezes nos últi­mos dias o Caminho da Gei­ra e dos Arri­ei­ros, que liga Braga a Santiago de Com­pos­tela na distância de 240 quilómetros.
Ler mais


Presidente da República elogia papel da Cáritas na resposta à pandemia

Numa mensagem, divul­gada a 25 de Fevereiro, em que assinala os 65 anos da instituição católica de soli­da­riedade e ação humani­tá­­ria, o Presidente da Re­pú­­blica elogiou o papel da Cá­ritas na resposta à crise pro­vocada pela pandemia,
“A rede Cáritas tem estado na linha da frente do com­bate aos efeitos sociais da pandemia e mobilizado, de uma forma discreta, meios para que ninguém fique sem resposta”, refere Marcelo Rebelo de Sousa, num vídeo para a Semana Nacional Cáritas 2021, que decorre de 28 de Fevereiro a 7 de Março.
Ler mais