Diversos

Cabeceiras de Basto investe 2 ME no mosteiro beneditino

O Mosteiro de S. Miguel de Rejofos de Cabeceiras de Basto, único dos 29 mosteiros beneditinos de Portugal construído de raiz segundo os cânones da arte barroca, vai ser submetido a obras de beneficiação de mais de mi­lhão e meio de euros.
A Câmara de Cabeceiras de Basto vai investir, até Julho de 2019, mais de 1,6 milhões de euros em obras de recu­pe­ração e beneficiação do Mosteiro de S. Miguel de Re­fojos. Paralelamente serão investidos 380 mil euros num pro­­grama de promoção do mosteiro, que contempla um to­tal de 23 iniciativas, entre as quais a Bienal Internacional de Flauta Transversal, que terá como comissária Adria­na Ferreira, uma flautista natural de Cabeceiras de Basto que actualmente integra a Orquestra de Santa Ce­cília, de Roma.


Gado nas ruas do Gerês

Mais de uma centena de animais das freguesias de Vilar da Veiga e Rio Caldo, em Terras de Bouro, “des­fila­ram” pelo centro da vila do Gerês antes de subirem à Serra, onde permanecerão até ao início do outono, guardado à vez pelos seus proprietários.
“A subida do gado à serra nos meses mais quentes, à procura dos melhores pas­tos, é uma tradição se­cu­lar que não queremos deixar morrer”, disse à Lusa Miguel Teixeira, presidente da Associação Lírios do Ge­rês. Por isso, este ano a “Su­­bida da Vezeira”, teve “vés­pera solene” e prosseguiu no domingo o seu “dia grande” com passeio pelas ruas do Gerês para gáudio dos turistas daquela vila termal.


AGRO: 10 a 13 de Maio

A Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação decorre de 10 a 13 de Maio de 2018. Será a primeira feira a realizar-se no novo Parque de Exposições de Braga, que será inaugurado no segundo trimestre do próximo ano.
A 51ª edição da AGRO terá uma programação especial pois será a primeira grande feira a ser realizada nas revitalizadas instalações do novo Parque de Exposições de Braga – o espaço contará com mais e melhores infra-estruturas para a realização de eventos desta natureza. O programa prevê que ao longo dos quatro dias do evento sejam realizadas conferências, seminários e espectáculos, entre muitas outras actividades. Tudo isto para ir ao encontro dos interesses e das necessidades dos visitantes, sejam eles agricultores, criadores de gado, produtores, importadores, armazenistas e revendedores dos sectores agro-alimentar e pecuário, especialistas nacionais e estrangeiros destes sectores ou mesmo do público em geral. “A AGRO é uma das mais importantes montras da agricultura portuguesa e vai continuar a apoiar e a divulgar aquilo que de melhor se faz no sector agro-alimentar.


“Gerês Viver Turismo” comemora 10º aniversário

A associação Gerês Viver Turismo (CVT), cujo objectivo é a divulgação e promoção das terras e gentes do Gerês, comemorou o seu décimo ano de existência no passado 18 de Abril.
O evento decorreu no Hotel S. Bento da Porta Aberta e contou com diversas entidades, públicas e privadas, com quem a associação se tem relacionado na última década, nomeadamente: Manuel Tibo, presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro; José Arriscado, vice-presidente da associação e director do Hotel S. Bento; Armando Carvalho Araújo, presidente da Mesa da Assembleia Geral da CTV; Jorge Coelho, técnico de turismo, Marco Sousa, em representação da Entidade Regional Porto e Norte; Sónia Almeida, directora executiva da ADERE-PG; e José Carlos Pires, presidente da CTV. Presentes, estiveram ainda algumas empresas associadas da GVT, fornecedoras e amigos da mesma associação, que segundo os estatutos, não tem fins lucrativos.


Braval no topo da reciclagem

Os accionistas da Braval, reunidos em Assembleia Geral, demonstraram o seu agrado e deram um voto de louvor ao Conselho de Administração da Braval pelos resultados da recolha selectiva, superiores à média nacional. Salientaram ainda o facto da diminuição da tarifa de resíduos em 2018, relativamente a 2017.
Os dados que colocam a Braval no topo da reciclagem são da Sociedade Ponto Verde (SPV).
Ao analisar a quantidade de resíduos enviada para reciclagem, através desta entidade gestora, a Braval é o Sistema de Portugal Continental que mais resíduos envia para reciclar, per capita, excluindo a ALGAR, que abrange o Algarve, e por isso tem grande flutuação de população, no Verão.


Euro-deputado português na negociação dos fundos europeus

O deputado português do PSD e Coordenador do Grupo PPE na Comissão dos Orçamentos, José Manuel Fernandes vai integrar o grupo do Parlamento Europeu que irá negociar o Novo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 (QFP) e os recursos próprios da União Europeia (UE). É o único português com assento no chamado “MFF Contact Group”, liderado pelo Presidente do Parlamento Europeu, António Tajani e constituído por quatro relatores e um representante de cada grupo político.


Cartas ao Director

Construções na Albufeira da Caniçada

Em resposta ao senhor Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, relativamente a uma nova construção, junto da albufeira da Caniçada, localizada na freguesia de Soengas, eu Orlando Barbosa, de 38 anos, nascido e criado em Soengas, venho publicamente fazer o seguinte esclarecimento:
“No exacto local, onde se irá construir uma nova habitação, nunca existiu qualquer tipo de construção”.
O senhor Presidente da C.M. Vieira do Minho afirmou, em entrevista ao JN de 16 de Abril de 2018, que já “havia preexistências de construção datada de 1970’’.


Junta de Freguesia de Vieira do Minho festeja 85 anos

A Junta de Freguesia de Vieira do Minho vai comemorar o 85.º aniversário da sua fundação nos dias 12 e 13 de Maio com um vasto programa de que destacamos:
Dia 12, Sábado - 09h00, Hastear da bandeira com a presença do coro da Universidade Sénior; 09h30, Descerramento das fotografias dos ex-presidentes de Junta; 10h00, Palestra sobre “A história de Vieira do Minho” no Salão Nobre dos Paços do Concelho; 11h00, Entrega de medalhas comemorativas; 15h00, Actividade com os Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho seguida de convívio/lanche com porco no espeto/tocadores de concertinas no Parque dos Moínhos; 22h00, atuação da Banda Tributo aos Xutos e Pontapés - GM Gritos Mudos, frente aos Paços do Concelho.


II Encontro de produtores de amoras

No Sábado, 14 de Abril, O INIAV, IP, o COTHN e a GRAINHA BRAVA organiza o II Encontro Nacional de Produtores de Amora no Auditório Municipal em Vieira do Minho
Este evento tem como objectivo a discussão das problemáticas da cultura e a partilha de experiências e conhecimento dos produtores e demais intervenientes no sector. Está prevista uma visita técnica à exploração da Grainha Brava, de Sérgio Vilela na freguesia de Eira Vedra.


Terras de Bouro

20 famílias carenciadas vão ter habitação melhorada

A Câmara Municipal de Terras de Bouro vai apoiar mais de 20 agregados familiares no concelho com obras de melhoria e reabilitação de habitações degradadas, num investimento estimado em cerca de 33 mil euros. A notícia foi dada pelo presidente da Comissão Política Concelhia, António Cunha em comunicado chegado à redacção de JV.
“É uma decisão do executivo camarário liderado pelo presidente Manuel Tibo e que surge no seguimento de um trabalho de levantamento de situações de carência e necessidade levado a cabo nos últimos anos, a que, agora, foi possível dar resposta, de forma a garantir melhores condições de vida a famílias em reconhecida e comprovada situação de carência económica”, lê-se.