Diversos

Carvalho de Calvos candidato a árvore do ano 2021

O centenário Carvalho de Calvos da Póvoa de Lanhoso concorre à eleição da Árvore Portuguesa do Ano 2021.
A votação online já arrancou, decorre até 23 de Novembro, e vai decidir qual é a árvore que representará Portugal na edição europeia da “Tree of the Year 2021”.
Ler mais


Lusíadas Saúde prepara hospitais de Porto e Braga para apoiar SNS

Desde o fim do período de confinamento, a Lusía­das Saúde (LS) tem vindo a atuar ativamente no apoio aos cidadãos portugueses contribuindo com a sua atividade diária, nos seus 13 hospitais e clínicas, para a diminuição das manifestas necessidades no âmbito da atividade assistencial e cirúrgica dos seus Clientes tradicionais e da realização de mais de 1.500 cirurgias ao abrigo do programa Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC) do Serviço Nacional de Saúde.
Ler mais


Joe Biden eleito 46º Presidente da USA

“Quero tornar a América respeitada em todo o mundo outra vez”, disse o novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no primeiro discurso como vencedor das presidenciais norte-americanas – depois de ter salientado que “ganhámos com o maior número de votos alguma vez conseguidos por um candidato”– numa referência a Donald Trump, que continua à procura dos votos que lhe terão sonegado.
Ler mais


Estado de emergência

Recolher obrigatório e exigência de testes

O que mudou a partir de 9 de Novembro?
Portugal está em estado de emergência desde a meia-noite do passado Domingo. O recolher obrigatório vigora entre as 23h e as 5h durante os dias úteis e nos próximos dois fins-de-semana entre as 13h e as 5h.
A declaração do “estado de emergência” pelo Presidente da República permite a suspensão de direitos, liberdades e garantias protegidas pela Constituição. Uma “arma” constitucional nunca usada em democracia e que volta a Portugal pela 4ª vez, no ano Covide 19, entre os dias 9 e 23 de Novembro, numa “excepção constitucional”, desta vez, de âmbito limitado, e com “efeitos preventivos”, numa situação que poderá ser prolongada até à Primavera.
Ler mais


Pontes de Rio Caldo candidatas a “património nacional”

As pontes sobre o rio Cá­va­do, conhecidas por Pontes de Rio Caldo que fazem ligação entre os concelhos de Terras de Bouro e Vieira do Mi­nho nas freguesias de Ventosa, Rio Caldo e Vilar da Veiga podem vir a ser classificadas como património nacional.
A candidatura é avançada por um dos projectos da Comunidade Intermu­ni­cipal do Cávado (CIM do Cá­vado) que através do programa “Minho Inovação” pre­tende ver estas pontes concebidas por Edgar Cardoso reconhecidas como “património português” e va­­lorizadas do pon­­­to de “vista turístico”.
Ler mais


Apreensão de canábis em Vieira do Minho

O Comando Territorial de Braga, através do Núcleo de In­vestigação Criminal (NIC) da Póvoa de Lanhoso apre­en­­deu, em 14 de Outubro, plantas de canábis e uma arma proi­bida, no concelho de Vieira do Minho.
Ler mais


António Cunha confirmado na Coordenação Norte

O ex-reitor da Universidade do Minho, António Cu­nha, foi confirmado pe­lo Conselho de Ministros em 22 de Outubro para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a instituição que, entre outras competências, tem a responsabilidade da distri­bui­ção dos milhares de milhões de euros do quadro de apoio financeiro da Uni­ão Europeia destinado aos 86 concelhos da região Norte.
Ler mais


José M. Fernandes é o euro-deputado português mais influente

O social-democrata José Manuel Fernandes (JMF) é o euro-deputado mais influente entre euro-parlamentares portugueses e o sétimo mais influente entre os 705 que se sentam no hemiciclo do Parlamento Europeu (PE). O ranking relativo a 2020, elaborado pela VoteWatch e que me­de a influência dos deputados europeus dos 27 Estados-Membros da UE, hoje dado a conhecer em Bruxelas, apresenta “os deputados europeus mais bem posiciona­dos para influenciar a formulação das políticas europeias nos próximos anos”.
O político de Vila Verde é o mais influente dos 21 euro-de­putados portugueses – Pedro Silva Pereira, do PS, apa­re­ce depois no 33.º lugar e Paulo Rangel, do PSD, é o 44.º – e o 7.º no universo dos 705 deputados que compõ­em o Parlamento, liderado pelo presidente David Maria Sassoli.
Ler mais


Facebook proíbe conteúdos que neguem ou distorçam o Holocausto

O fundador do Fa­ce­­­book, Mark Zu­cker­berg, tomou a de­ci­são depois de ter visto “dados que mostram um aumento na violência antisse­mi­ta” online.
A decisão foi anunciada em 12 de Outubro, pela vice-presidente de política de conteúdos do Facebook, Monika Bickert, e confirmada pelo próprio dono e fundador da re­de social, Mark Zuckerberg: perante o crescimento das manifestações de antissemitismo online, o Facebook irá banir “qualquer conteúdo que negue ou distorça o Ho­lo­causto”.
Ler mais


Optometristas alertam para perigo de desinfetantes na visão das crianças

A Associação de Profissio­nais Licenciados de Opto­me­tria (APLO) alerta para a necessidade de colocação de sinalética e informação, nas escolas e infantários, relativa aos riscos de complicações na eventualidade do con­tacto ocular com desin­fe­tantes ou soluções alcoóli­cas para as mãos, em parti­cu­lar no caso de crianças, as­sim como solicita precauções extraordinárias no ma­nusea­mento por crianças
Ler mais