Diversos

Vieirense galardoada com o “Prémio Investigação ICET 2019”

Assunção Flores, natural da vila de Rossas, foi galar­doa­da com o “Prémio Inves­ti­­­gação ICET 2019” na 63ª As­sembleia Mundial do Con­­­­­selho Internacional de Edu­­­cação para o Ensino (ICET), que decorreu na Uni­­­­­­­­­­versi­da­de de Joanes­bur­go, África do Sul, de 9 a 11 de Julho.
O prémio, instituído em 1986 pelo ICET, pretende re­co­­nhecer investigação ri­go­ro­­­sa e de relevo para o co­nhe­­­­­­­cimento base da For­ma­ção de Professores. Foi a pri­­­­­­­­meira portuguesa a receber este prémio tendo sido des­tacada a investigação que tem realizado no âmbito da formação e trabalho do­­­­­­cente a nível internacional.


“TU ÉS A ESPERANÇA”

Testemunho dum visitante do ACANUC de Vieira do Minho

Durante 4 dias, numa am­biência de ESPERANÇA, os 200 escuteiros do Núcleo de Vieira do Minho, interiorizaram o imperativo inadiável de repensar a sua (nossa!) relação com o planeta Terra, numa aproximação integrada aos “seus 4 elementos” (terra, ar, água e fogo).
No domingo de tarde, “abriram as portas das suas ten­das e demais construções”, aos seus familiares e conterrâneos.
Numa cerimónia simples, mas carregada de simbolismo, estas crianças e estes jovens com a vida “cheia de futuro” e as “mochilas car­re­gadas de esperança”, par­­tilharam connosco a sua alegria e entusiasmo para en­frentar os desafios que os (nos!) esperam! ...
“TU ÉS A ESPERANÇA!”


Greve geral dos camionistas

O Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) ameaça consequências mais graves para a greve que começa em 12 de Agosto do que as sentidas em Abril. Este sindicato avisa que, além dos combustíveis, a próxima gre­ve vai afectar também o abastecimento às grandes superfícies, à indústria e ser­viços, podendo “faltar ali­mentos e outros bens nos supermercados”.


XXV Festival de Folclore em Cantelães

O Rancho Folclórico “Os Ceifeiros de Cantelães” orga­ni­zou, em 27 de Julho, o seu XXV Festival de Folclore, comemorativo dos 25 anos de actividade desta Associa­ção.
O festival iniciou-se com a celebração de Eucaristia vespertina, solenizada pelo “grupo coral” dos elementos do Rancho, em memória de todos os falecidos que por esta Associação já passaram.


Acampamento do Núcleo de Vieira do Minho (ACANUC)

“TU ÉS ESPERANÇA” foi o mote do Vº Acampamento do Núcleo de Vieira do Minho (ACANUC) do Corpo Nacional de Escutas (CNE), Escutismo Católico Português, que decorreu em Rio Longo, freguesia do Mosteiro, entre os dias 11 e 14 de Julho, tendo como pano de fundo a bela barragem do Ermal e a sua magnífica e inspiradora paisagem.
Foi a actividade maior, es­cutita, do Núcleo de Vi­eira do Minho, que se realiza de 4 em 4 anos, em que participaram mais de 200 crianças, jovens e adultos, repartidos pelas quatro secções que integram aquele que é o maior movimento escutis­ta Português.
Pretendeu-se, com este Vº ACANUC, viver, com alegria e entusiasmo, o Escu­tismo, seguindo os ensi­na­mentos do nosso fundador, Baden-Powell” –“Deixar o Mundo um pouco melhor do que o encontrámos”.


III.ª edição CAVA e o cinema na aldeia

A terceira edição do “CAVA e o Cinema na Aldeia” decorreu em Soutelo, Ventosa e Anjos, a 13, 14 e 15 de Junho, respectivamente, com a exibição do filme “O Bem Amado”, de Guel Arraes.
Esta projecção, que teve cerca de 120 espectadores, contou com o apoio da Junta da União das Freguesias de Anissó e Soutelo, da Junta da União das Freguesias de Ventosa e Cova, da Junta da União das Freguesias de Anjos e Vilar Chão, e do Institu­to Português do Desporto e Juventude, I. P. (IPDJ, I. P.).



Comunhões e Profissões de Fé

Meses de Verão marcados por festas religiosas e primeiras comunhões. Em 30 de Junho, em Rossas, 16 crianças fizeram a primeira comunhão e 11 a comunhão de solene profissão de fé.


Olhar o património cultural

Na edição de 15 de abril fui particularmente sensibilizada pela notícia na pág. “Do Cávado ao Ave” - “Ceifeiros de Cantelães lançam CD”, o que nos leva a refletir a importância da sua representatividade no panorama do património cultural em que se integram. Sendo uma notícia que em princípio procurará alargar a sua envolvente de vendas, reconheço-lhe uma dimensão sociocultural de elevada grandeza, dando vida a um passado de tradições de que todos nós somos portadores, e que por isso deveremos ajudar a preservar.
Começo pela representação da imagem, composta por diferentes gerações, o que é muito interessante uma vez que ajuda os mais jovens a formar uma consciência cultural desde muito cedo, a que acresce a diversidade de vestuário, que encanta pela sua criatividade e beleza, assim como os apetrechos de trabalho artesanal representativos dos meios que ajudaram os trabalhadores agrícolas no processo laboral, sustentado na força braçal. Situa tempos em que a sobrevivência era difícil passando, essencialmente, por processos criativos de superar a adversidade, conseguido com trabalho árduo e persistente.


Concurso de fotografia

O Posto Turismo que recentemente abriu no Sameiro, em Braga vai realizar, entre os meses de Julho e Setembro, um Concurso de Fotografia, intitulado “Sameiro de Todos, Sameiro para Todos”.
O concurso visa a consciencialização do valor pa­tri­mo­nial do Sameiro, quer no que se refere ao edifi­ca­do, quer no atinente à fé e à mãe Natureza, pretendendo a descoberta e valorização dos recantos do Santuário do Sa­meiro.