Diversos

Indivíduo detido por furtos em residências e estabelecimentos

O Comando Territorial de Braga, através do Posto Territorial de Vieira do Mi­­­nho, no dia 30 de Outubro, deteve um homem de 46 anos, por furto em resi­dência e estabelecimento, no concelho de Vieira do Mi­nho.


Jornadas Micológicas em Vieira do Minho

As VIII Jornadas Micológicas de Vieira do Minho estão marcadas para 16 de Novembro, com início às 09h00 com a receção aos participantes em frente à Câmara Municipal de Vi­eira do Minho. Constam do programa do Mercado da Castanha e Produtos Locais, que de­corre em Vieira do Minho de 15 a 17 deste mês, e são organizadas pela Autarquia vieiren­se.



Minas de lítio

Galamba recebido com protestos em Boticas

O secretário de Estado Ad­­junto e da Energia, João Galamba, foi recebido em Boticas, a 11 de Novembro, por populares em protesto contra a exploração do lítio, antes da visita que realizou ao Centro de Informação de Covas do Barroso, tal como previsto.
Depois de um encontro na Câmara Municipal de Bo­­ticas, o governante seguiu para uma visita ao Centro de Informação de Co­vas do Barroso, distrito de Vila Real, onde foi rece­bi­do por um protesto de dezenas de populares que, empunhando cartazes, gritavam “Não à Mina, Sim à Vi­da” ou “O Povo é quem man­da, não és tu Galam­ba”.


Cava à descoberta dos cogumelos

Na companhia de 60 participantes provindos das mais va­­riadas origens e nacionalidades, o Clube Amigos de Vi­­eira (CAVA) organizou, uma actividade intitulada “Cava à descoberta dos cogumelos 2019”.


No centenário do nascimento de Sophia Andresen

No dia 6 de Novembro assinalaram-se os 100 anos do nas­cimento de So­phia, uma data que está a ser marcada por várias ini­cia­tivas, quer da Academia, como da socieda­de civil.
A desenvolver um trabalho desde 2006, dois anos após a morte da poeta, a Cátedra Poesia e Transcen­dência, ins­­tituída na Universidade Católica Portuguesa, no centro regional do Porto, procura “o diálogo que a teologia vai estabelecendo com a literatura a partir da obra e da vi­­­da de Sophia”.


Pelo São Martinho, castanhas e vinho

O espaço geocultural do Alto-Minho é litoral e interior; ri­­beira e montanha; terra e mar; marítimo e raiano; praia e mon­­­te; planalto e vale; branda e inverneira; rural e urba­no; al­­deia local e aldeia global; sitio e povoado; domésti­co e so­­cial; privado e comunitário; realidade e símbolo; pro­fano e sagrado; comunidade real e comunidade virtual; localismo e globalismo.
As folhas tocadas pelo vento vão caindo neste tempo ou­to­­­nal.


Um Gesto pela Paz
Operação “10 Milhões de Estrelas”

A Operação “10 Milhões de Estrelas”, nasceu em França em 1984 com os objetivos de sensibilizar para os valores da paz, e canalizar ajuda monetária para uma causa concreta, num país em dificuldades reais.
Depressa a iniciativa se estendeu à Europa nomeadamente a Portugal.


Nos 50 anos de sacerdócio

A celebração de Bodas de Ouro Sacerdotais é sempre para a Igreja que somos, motivo de ação de graças, alegria e esperança.
Sentindo-o deste modo, considero uma honra, poder colaborar na construção da história, pilar de valores, sobre os quais queremos construir um futuro melhor.
Ao aproximar-se o 24º aniversário da partida para a Casa do Pai, do Padre Avelino Barros da Silva, ocorrido em 10 de Novembro de 1995, recordei e par­tilhei memórias que nos ajudam a compreender melhor a influência que teve na Igreja o período de instabili­da­de política e de propaganda laica, na mudança de regi­me do 25 de Abril de 1974.


Parlamento valida 4.595 assinaturas de petição pelo prédio Coutinho em Viana do Castelo

Das 4.607 assinaturas de pessoas que subscreveram a petição pública “Vamos Salvar o Prédio Coutinho”, em Via­­­na do Castelo, a Assembleia da República (AR) validou 4.595.
Na petição pública que aguarda despacho na AR, os su­bscritores consideram que “não é ético nem decente” obri­gar as pessoas a sair de casa só por questões estéti­cas. “Jamais poderá ser ético ou decente colocar a esté­tica an­tes e acima das pessoas, da sua saúde e do seu bem-estar”, refere a petição.