Diversos

Cuidados a ter com o Sol

O sol é fundamental à vida, em doses moderadas traz inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar. Contudo quando excessiva, a exposição solar é prejudicial para a saúde, aumentando o risco de cancro de pele e podendo pro­vocar queimaduras solares e envelhecimento acelerado da pele.
Ler mais


60 mil milhões de euros a fundo perdido

Portugal vai receber mais dinheiro do que nunca: quase 60 mil milhões de euros em subvenções (ou seja, a fundo perdido), até 2027.
O Eurodeputado José Manuel Fer­nan­­des é um euro­peís­ta convicto, defensor da coesão ter­ritorial, económica e social.
No Parlamento Eu­ropeu desde 20­09 e co­mo coordenador do PPE na comissão dos orçamentos, tem participado nas negociações de grandes dossiês financeiros da UE, como os orçamentos anuais e os quadros financeiros pluria­nuais, o mecanismo de recuperação e resiliência, o Plano Juncker e o Invest­EU.
Ler mais


População de Vieira e Póvoa de Lanhoso recebe jornais e correio azul com dez e mais dias de atraso

A situação “é aberrante” e foi comunicada ao Governo

Por esta mesma altura de Verão, mas em 1987 (já lá vão 34 anos!) escrevíamos neste mesmo Jornal de Vieira em “DOSSIER CTT-II:
“A situação “postal” no nosso concelho é aberrante, ultrapassada e a exigir pronta in­­tervenção quer das autarquias quer dos responsáveis da empresa. Na edição anterior fizemos referência a um dos 4 giros que tem Vieira do Minho. Hoje vamos apontar ou­tros 3 giros “sobrecarregadíssimos” num quadro de 4 carteiros que já existia há 30 anos! (…) A situação é aberrante. Mas mais aberrante se torna se se souber como fun­cionam os postos de distribuição espalhados por estas aldeias. O povo espera horas, por vezes. O quadro mais parece o dos romances de Júlio Dinis, de há 100 anos…
Ler mais


Centros de Vacinação ACES Gerês/Cabreira com “excelente cobertura vacinal”

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Ge­rês Cabreira, criado em mar­ço de 2009, constituído por 5 Centros de Saúde (Amares, Póvoa de Lanho­so, Terras de Bou­ro, Vieira do Minho e Vila Verde) “de uma forma geral, ao longo de toda a campanha de va­ci­nação, tem funcionado mui­to bem. Tem sido um trabalho heróico por parte dos profissionais”, refere o seu Director Executivo, Dr. Nu­no de Oliveira.
Ler mais


“Cultura para todos em Terras de Bouro”

O Município de Terras de Bouro está a desenvolver o projeto financiado e aprovado pelo Programa Operacional NORTE 2020 “Cultura para todos em Terras de Bouro”. Este projeto pretende investir num processo de intervenção social com recurso a práti­cas musicais e artísticas e que se pode revelar agregador e potenciador da melhoria dos níveis de bem-estar físico, psicológico e do conhecimento.
Ler mais


Matriz de risco Covid 19 está ultrapassada “Já não voltamos para trás”

A matriz de risco indica em que nível está o país, para se avaliar se podemos prosseguir com o plano de desconfinamento como previsto ou se é necessário mexer nas medidas anunciadas.
Ler mais


Testes obrigatórios em festas familiares e eventos diversos

Especialistas de diferentes áreas con­cor­dam com a necessidade de tornar obrigatórios testes para festas familiares com mais de dez pessoas e eventos culturais, desportivos, casamentos e baptizados, a partir de um determinado número de parti­ci­pantes.
A norma, actualizada pela DGS em finais de Junho, refere que “devem” realizar-se testes em “eventos de na­­­ture­za fa­mi­­­­liar”, nomea­da­mente festas de casa­men­­­to, ba­pti­za­dos e aniver­sá­rios, “sempre que o nú­me­­ro de participantes seja superior a dez”.
Ler mais


Certificado digital substitui testes para idas a casamentos e batizados

O primeiro-ministro António Costa anunciou que o certifi­cado digital que permitirá viajar no seio da UE sem neces­sidade de testes e quarentenas para os cidadãos imuniza­dos contra a covid-19 terá aplicação ao nível nacional, po­dendo ser usado para ir a casamentos, batizados e eventos afins.
Ler mais


Que saudades... de lições e bons exemplos

Se esta página fosse visitada por vizinhos... talvez não par­tilhasse saudades. Podiam indevidamente melindrar-se. Estou pois à vontade para dizer: - Que saudades tive ontem e hoje da minha Cidade!
Ler mais


Altice faz despedimento colectivo e ameaça sair do país

A empresa de telecomunicações Altice confirmou o des­pe­­dimento colectivo de quase 300 trabalhadores, que se se­­gue às saídas por mútuo acordo que abrangeram outros 1.100 funcionários e ameaçou sair de Portugal.
Ler mais