50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Diversos

As “raízes” do Sr. Reis

(TERCEIRA parte)

No dia 10 de novembro de 1960, o Sr. Reis assentou arraial no coração da Serra da Cabreira, na Casa de Guarda Florestal do Turio, freguesia de Cantelães, onde reina a beleza. Recorda: “Tantos cavalos de raça garrana; corços; coelhos; javalis; lobos; perdizes; pombos-bravos; o ribeiro das Campainhas; as minhas árvores favoritas - as sequoias (...); os três viveiros na Cabreira, (...) lá, plantáva­mos pinheiro-silvestre e pinheiro-larício e semeávamos pi­nheiro-bravo”.
Ler mais


Regresso das actividades escutistas

Após um período marcado pela pandemia COVID 19, as atividades escutistas no nosso Núcleo voltaram em força. Todos os agrupamentos, a seu ritmo, foram retomando a normalidade mesmo re­conhecendo a exigência de adaptação da ainda anorma­lidade sentida, mas onde aos poucos fomos sentindo a força crescente como se de uma fogueira se tratasse.
Ler mais


Rita Ribeiro notária efectiva no Cartório

Rita Maria da Mota Ribei­ro é, desde 4 de Julho, a no­tária efectiva do Cartório Notarial de Vieira do Minho sito na Rua Prof. Carlos Teixeira. A profissional de direito que estava em regime de substituição desde Dezembro de 2019, foi um dos 27 notários que na­quele dia, em Lisboa, o Secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares empossou e a quem foram atribuídas licenças de instalação de cartório notarial.
Ler mais


Animação cultural no Gerês

De Julho a Setembro serão muitos os dias com animação cultural no Gerês, para turistas e população local. Uma programação que complementa a oferta turística do concelho de Terras de Bouro, no qual domina o património natural.
Ler mais


Detido por incêndio florestal

O Comando Territorial de Braga, através do Posto Territorial de Vieira do Minho, deteve, em 20 de Julho, um homem de 49 anos pelo crime de incêndio florestal, no concelho de Vieira do Minho.
Ler mais


ACAGRUP 2022 em Vila Praia de Âncora

De 7 a 10 de Julho, os es­­cuteiros do Agrupamento 431 de Vieira do Minho vi­veram 4 dias de enormes aventuras em terras do Alto Minho.
Ler mais


Meio país em seca severa e o “outro meio em seca extrema”

Albufeiras com baixos níveis de água

Uma onda de ar quente, proveniente do Mediterrâneo, e que se estende ao Mar do Norte está a causar, desde a última quinzena de Junho, a primeira grande vaga de calor em grande parte da Europa, com temperaturas superiores a 40 graus celcius.
Nos últimos dias, o mercúrio em França registou 40ºC, o maior índice do ano. Outro país que vem sendo afetado pela onda de calor é a Itália. De acordo com organizações agrícolas, as regiões ao norte correm o risco de perder até metade de sua produção agrícola devido à seca, já que lagos e rios começam a registrar baixos níveis de água.
Ler mais


Comissão dos Orçamentos da UE aprovou o relatório sobre Conectividade Segura

A Comissão dos Orçamentos aprovou esta semana o relatório do eurodeputado José Manuel Fernandes relativo ao programa Conectividade Segura da União para o período 2023-2027, com 29 votos a favor, 2 abstenções e 2 votos contra.
As crises que atravessamos demonstram diariamente a necessidade essencial de infraestruturas de comunicação espaciais eficientes, competitivas e soberanas. Além disso, este projeto permite uma cobertura de rede por satélite de todo o território, acabando com as zonas “brancas”, isto é, sem ligação à internet.
Ler mais


Crédito Agrícola patrocinador oficial da EXPOFACIC

O Crédito Agrícola volta a ser o patrocinador oficial da Expofacic – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, no distrito de Coimbra, que, após uma in­terrupção de dois anos, regressa, de 28 de Julho e 7 de Agosto, ao Parque Expo-Desportivo de S. Mateus.
Ler mais


Gerês Seguro 2022

Teve início em 15 de Julho a 3ª edição “Gerês Seguro”, um projeto que desde 2020 tem como principais objetivos a divulgação de um conjunto de regras relacionadas com boas práticas ambientais relativas à ocupação dos locais de maior afluência turística no concelho de Terras de Bou­ro, assim como sensibi­lizar e orientar visitantes e tu­ristas, nomeadamente cli­entes dos mais variados es­­tabelecimentos turísticos, de modo a usufruírem em se­gurança dos recursos turísticos do Parque Nacional da Peneda Gerês e, com is­so, ajudar a comunicar o Gerês co­mo um destino se­guro.
Ler mais