Diversos

AGRADECIMENTO

MARIA FERNANDA VICENTE DIAS RIBEIRO
(Fernandinha)

Neste duro momento, não posso deixar de expressar a minha gratidão a todos os Familiares e Amigos que estiveram ao meu lado prestando-me o seu apoio, oferecendo-me a sua solidariedade e manifestando a sua amizade, por mim, mas, acima de tu­do, pela minha Mãe!
A minha Mãe, a Profes­so­ra Fernandinha, como era co­nhecida por todos, deu, em várias áreas, muito a esta terra que, não sen­do a sua, a sentia co­mo sua, no entanto, Vieira do Minho, a sua Terra de coração, também a brindou com uma Famí­lia, com um Lar e com Amigos para a Vida!


Partiu para o Pai

A igreja de Santa Maria dos Anjos, do Arciprestado de Vieira do Minho, encheu-se por completo no passado dia 9 de Outubro, para “Celebrar a Vida”, conforme convite dirigi­do pelo Padre Albino Carneiro, na homilia da Missa de corpo presente, concelebrada com o Padre Armando Ferreira Gui­marães, e o Padre Albano Jorge da Costa, atual pároco, que presidiu.
Sobram motivos de louvor e ação de graças pelo dom da vida, pelo testemunho dado, pela família que a D. Emília da Silva fundou com o Sr. Armando Gonçalves há 76 anos, que Deus abençoou com o nascimento de 4 filhos: Helena, António, Fernanda e Armando (já falecido) e ainda de 12 netos, 14 bisnetos e um tetraneto.


Câmara de Terras de Bouro apresenta plano piloto para ordenamento da Mata de Albergaria

O Parque Nacional da Peneda/Gerês está a desenvolver um plano-piloto de prevenção de incêndios florestais e de valorização e recuperação de habitats naturais que contempla a realização de 11 projectos espalhados por toda a área do PNPG. O Município ter­rabourense aguarda luz verde para o lançamento do concurso público para a concretização do projecto de Ordenamento da Mata de Albergaria.
O Projecto 4, que será executado pela Câmara Mu­nicipal de Terras de Bou­ro e pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) prevê o reordena­men­­­to do estacionamento na Portela do Homem, a requa­lificação da estrada florestal entre Le­on­te e a Portela, a substituição da sinalização existente e a implementação da si­na­lização dos APP e APT. «Estivemos reunidos com a Secretária de Estado e assumimos o compromisso de elaborar o projecto. No entanto, verificamos que a verba inicial de 430 mil eu­ros precisava de ser reforçada para os 502 mil euros a sair do Fundo Am­biental. A Secretária de Estado não se opôs a este reforço», referiu Manuel Ti­bo, edil municipal.


Póvoa de Lanhoso comemora o Dia Internacional do Idoso

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de La­nho­so, Avelino Silva, e o Provedor do Idoso, Álvaro Olivei­ra, marcaram presença na apresentação da peça “Os três ma­­lotas”, com a qual o Município promoveu nos dias 1 e 2 de outubro, a Comemoração do Dia In­ternacional do Idoso.
A peça, apresentada pelo Grupo de Teatro da ADCL de SãoTorcato (Guimarães), tem os mais velhos como pro­tagonistas e como destinatários/as, tendo subido ao pal­­co no Auditório dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.


Incêndios de fim de Verão

Com a chegada do Outono o flagelo dos fogos florestais deste ano parece ter chegado ao fim. Mesmo as­sim, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que decretou para hoje (09 de Outubro) vinte e três concelhos de sete dis­tritos (Faro, Braga, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra e Guarda) em risco máximo de incêndio, prevê para amanhã, nas regiões do Norte e Centro, períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo até meio da manhã e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas regiões do interior durante a tarde.
Depois de um Verão relativamente calmo, bastou uma pequena vaga de calor para que em Setembro e na primeira semana de Ou­tubro, os incêndios voltassem alastrar por todo o território.



Parlamento Europeu viabiliza 4,6 milhões de euros para desempregados inativos em Portugal

A Comissão dos Orçamentos do Parlamento Euro­peu aprovou o relatório do eurodeputado José Manuel Fer­­nandes para a atribuição de mais de 4,6 milhões de euros de apoio para jovens inactivos e desempregados do sector têxtil em Portugal.
Em causa está o financiamento a um programa para pro­­­mover a reintegração no mercado de trabalho de 730 pes­soas despedidas de empresas de têxteis e 730 jovens que não trabalham, não estudam, nem integram qual­quer formação (NEET), nas regiões do Norte, Centro e Lisboa.
O relator, José Manuel Fernandes, considera que “é im­­­­portante que sejam asseguradas condições pa­ra garantir a eficácia e o melhor resultado do programa de intervenção junto dos cidadãos afectados, nomeada­me­n­­te ao nível da qualificação e desenvolvimento de com­­­petências e conhecimentos que respondam às exi­gên­­­cias e desafios do mercado de trabalho.”


Bom Jesus com câmaras de videovigilância

A basílica do Bom Jesus do Monte, em Braga, vai passar a ter câmaras de videovigilância, mais iluminação, um sistema de deteção de incêndios, sensores que mo­nitorizam em tempo real a temperatura e humidade do espaço e uma intervenção de restauro que vai deixar à vis­ta dos visitantes algumas pinturas e traços arquite­tó­nicos que se foram perdendo com o tempo.


Santuário de Nossa Senhora de Porto d’Ave classificado de interesse público

No culminar de um processo conduzido pela Câ­ma­ra Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Confraria de Nossa Senhora de Por­to D’Ave, o Santuário de Nossa Senhora de Porto d’Ave, em Taíde, foi classifi­ca­do como “conjunto de in­te­resse público” (Cf. DR 2/10/ 2018).
“O Santuário de Nossa Se­nhora de Porto D’Ave é uma referência do nosso con­celho e a sua classificação é um contributo fundamental para a valorização do património da Póvoa de La­nhoso. Esta classificação era uma ambição antiga que todos desejávamos. Não posso deixar de felicitar a Confraria, na pessoa do seu Juiz, Vítor Macedo, por­que é a principal respon­sá­vel por esta classificação. A autarquia fez o seu papel, de colaborar e incentivar a que este património fosse re­conhecido”, refere o pre­si­­dente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.


Póvoa de Lanhoso leva milhares a Fátima

Mais de 2 mil povoenses participaram no já tradicional passeio concelhio a Fátima (18 de setembro). “Este é o único passeio realizado pela Autarquia Povoense. Para o Presidente da Câmara, e seu Executivo constitui motivo de grande alegria a sua realização.
Segundo o Autarca, a iniciativa é para manter e “enquanto as pessoas manifestarem vontade de vir a Fátima”, a Câ­mara Municipal nunca deixará de promover passeios deste género.
De referir que os custos associados a esta deslocação fo­ram de 12,73€ por participante, tendo a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso suportado 4,73€ desse valor, cor­res­pondente ao transporte e ao lanche.
O autarca esteve acompanhado dos vereadores Gabriela Fonseca e André Rodrigues. Foram diversos os presidentes de Junta que acompanharam as suas populações neste momento de devoção e de convívio.