Diversos

Misericórdia da Póvoa de Lanhoso com projecto inovador

A Ministra do Trabalho, So­lidariedade e Segu­ran­ça Social visitou a Misericórdia da Póvoa de La­­nhoso no âmbito da im­ple­men­tação de um pro­­je­cto piloto ino­va­dor desenvolvido em parceria com a UMP e a NOS.
Ler mais


47 anos de Abril na Assembleia da República

Marcelo Rebelo de Sou­sa ignorou os temas quentes que marcam a actualidade do país real:
Corrupção e justiça passaram ao lado da intervenção de Marcelo na co­me­moração dos 47 anos do 25 de Abril, que decorreu na As­sembleia da República, no passado domingo.
Só o PS acompanhou o silêncio do Chefe de Estado sobre a corrosão que ajuda a explicar ausência dos eleitores na democracia e naqueles que exercem o poder, terreno onde continua a crescer o po­pulismo de direita e de esquerda.
Ler mais


Os milhões europeus “Portugal Norte/2020”

Cerca de 3.300 empresas do Vale do Ave receberam, até ao momento (20 de Abril 2021), apoios dos fundos eu­­ropeus que ascendem a mil e trezentos milhões de eu­ros, distribuídos por 3.300 projectos.
Ler mais


Prolongado prazo para compra de cofre para guardar armas

A Assembleia da República aprovou em Dezembro último projetos de lei que prorrogam até 31 de Julho 2021 o pra­zo para os detentores de armas adquirirem um cofre pa­ra as guardar, e consagram um período extraordinário pa­ra entrega de armas não registadas.
Ler mais


Euro-deputados escrevem aos governos de Portugal e Espanha a alertar para o caos nas fronteiras

Os Euro-deputados de Por­tugal e Espanha escre­ve­­ram aos chefes de governo dos dois países, António Costa e Pedro Sánchez, alertando para o impacto ne­­gativo que as medidas an­ti-Covid-19 aplicadas nas fronteiras entre os dois paí­ses estão a provocar de forma particular na Eurorre­gião Galiza-Norte de Portugal. Referem que “mais de 12.000 trabalhadores são afe­ctados nas deslocações diá­rias entre local de trabalho e casa numa das “regiões trans-fronteiriças mais di­nâmicas em toda a União Eu­ropeia”, a Euro-região Ga­­­liza-Norte de Portugal.
Ler mais


António Costa inaugura Linha do Minho (Porto-Valença), “electrificada”

Os comboios eléctricos começaram a circular no domingo, dia 25 de abril, mas a inauguração tem lugar na nesta segunda-feira com a presença de António Costa.
Ler mais


GNR cria posto no Gerês para socorrer turistas

A vila do Gerês vai ter um Centro de Socorro e Resgate de Montanha criado pela GNR para acudir aos turistas que se perdem na serra ou que sofrem acidentes em cas­ca­­tas ou em percursos pedestres.
Manuel Tibo, presidente da Câmara de Terras de Bou­ro, anunciou que o posto de socorro da GNR, constituído por 16 efectivos, vai funcionar a partir de 15 de Maio no Cen­tro de Animação Termal daquela vila.
Ler mais


“CAVA” e as pessoas centenárias de Vieira do Minho

Maria de Jesus Ferreira

Do alto dos seus 102 anos, Maria de Jesus Fer­rei­ra respira tranquilidade, en­quanto a filha abre, orgulhosamente, o livro da vida desta centenária, natural de Ruivães, comunidade que a viu nascer, a 17 de janeiro de 1919, e onde permaneceu, até aos 25 anos. Altura que casou e rumou a Cam­pos.
Ler mais


Óbito

João Mota Campos

João Mota Campos, es­pe­cialista em Direito Comunitário e antigo Secretário de Estado da Agricultura e ministro do Governo de Sa­lazar e de Marcelo Caetano, morreu em 03 de Abril, aos 94 anos de causas naturais.
Nascido na freguesia de Rui­vães, do concelho de Vi­eira do Minho em 1927, era fi­lho de João Luís Mota Cam­­pos e Maria Irene Mota Campos. Licenciado em Direito pela Universidade de Coim­bra, doutorou-se na mes­ma área em Estras­bur­go e foi pro­fessor catedrático. Aderiu ao CDS quando o Professor Adriano Moreira li­­derava o partido, tendo-se candida­ta­do a deputado pe­lo círculo de Leiria.
Ler mais


“CAVA” e as pessoas centenárias de Vieira do Minho

Arminda Fernandes

Nascida a 23 de novembro de 1920, Arminda Fer­nandes conta já um século de existência. E há um século que abraça a comunidade que a viu nascer – Agra, em Vieira do Minho, onde diz “sentir-se bem a viver”.
O amor à terra foi-lhe passado pelos pais, agricultores. Um amor partilhado também pelos nove irmãos que teve.
Ler mais