Diversos

Bodas de prata da igreja das Cerdeirinhas

No dia 19 de Julho a paróquia de Tabuaças festeja 25 anos da edificação da igreja Santa Maria Mãe de Deus no lugar das Cer­dei­rinhas.
Ler mais


Vieira um concelho entregue ao destino

Caros vieirenses. É com profundo pesar que vejo o de­clí­nio e degradação dos serviços, pagos pelos nossos im­pos­tos, do nosso concelho. Quem ainda se lembra de quan­do tí­nhamos um hospital em que as pessoas eram ser­vidas e até mesmo operadas. Como foi possível passar­mos de um hospital com todas as condições para umas ur­gências em que “nem pontos costuram”?
Ler mais


“O Parque Florestal…”

Habituei-me, desde muito pe­queno, à beleza ímpar do Par­que Florestal de Vieira! Os meus olhos, desde essa altura, aprenderam o significado de policromia. Por outras palavras, foi ali que aprendi o modo como a natureza ia pin­celando e matizando, com as mais variadas cores, cada pe­daço de chão, cada pétala de flor, cada folha de árvore…
A cada estação do ano, as respectivas cores… Se na Primavera as cores eram vivas e garridas, no Outono, deixavam-se esmaecer e tornavam-no fulvo e amarelecido, a despertar uma nostalgia romântica… E nem quando o In­verno o fustigava, expondo-lhe a nudez dos troncos e ramos das árvores, nem assim lhe roubava aquela beleza inefável!
E que alegria quando o Pro­fessor de Português, o aço­riano Mendonça, nos dizia:
- Meninos, hoje a aula é ao ar livre, vamos para o Parque…
Ler mais


CIM Cávado apresentou “guia do peregrino” nos “caminhos de S. Bento”

O Município de Braga iniciou, nos primeiros dias de Junho, a sinalização dos “Caminhos de São Bento da Porta Aberta” na sua área ter­ritorial, entre Padim da Graça e Adaúfe, cuja si­na­lé­tica foi entregue pela Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM), aos municípios de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, que integram aquela asso­cia­ção inter-municipal, e que está a desenvolver este projecto em parceria com a Irmandade de São Bento da Porta Aberta.
Ler mais


Renovação simplificada do cartão de cidadão por SMS

300 mil cartões de cidadão de pessoas com 25 ou mais anos e residentes em Portugal, que caducaram recentemente e cuja validade foi prorrogada devido à pandemia, vão poder ser renovados por SMS.
Segundo uma nota do Ministério da Justiça (MJ), a reno­va­ção simplificada do cartão de cidadão por SMS, que abrange também os cartões que estão prestes a caducar, pode ser fei­­ta desde que não implique “qualquer alteração de dados”.
Ler mais



Ex-ministro Miguel Macedo absolvido pelo Tribunal da Relação de Lisboa

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) confirmou, em 25 de Junho, a absolvição do ex-ministro da Ad­mi­­­nistração Interna, Mi­guel Macedo no processo “Vis­tos Gold” e agravou a con­­­denação do ex-presi­den­­­te do Instituto de Registos e Notariado António Fi­guei­redo para cinco anos, suspensos por igual período.
Ler mais


LIVROS

As Alminhas no concelho da Póvoa de Lanhoso

Doze anos após ter publi­ca­do ”As Alminhas no Con­ce­­lho de Vieira do Minho”, a autora, uma vieirense que escolheu a terra de seus pais para “gozar a reforma de professora aposentada de Fi­losofia, publica agora obra semelhante sobre o con­­­celho de Póvoa de La­nho­­so, testemunhando assim a sua profunda devoção às Almas do Purgatório.
Ler mais


Carlos Leite Branco é o novo presidente dos Bombeiros de Vieira

Em 6 de Junho, trinta e dois sócios da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, de um universo de mais de um milhar, elegeram Carlos Alberto Leite Branco presidente da di­re­ção para o triénio 2020/2023.
Ler mais


Municípios da Região do Norte têm aumento de transferências do Estado

Os 86 municípios da Região do Norte vão receber, em 2020, cerca de 985 milhões de Euros de verbas provenientes do Orçamento de Estado, no contexto do regime fi­nanceiro das autarquias locais e das entidades intermu­ni­cipais.
Ler mais