Entrevistas

Fernando Castro presidente da Junta de Freguesia de Guilhofrei ao Jornal de Vieira

Ainda sem decisão de se recandidatar, diz “ter vontade de continuar” presidente

O Jornal de Vieira, como costuma fazer em ano de eleições, inicia hoje um ciclo de entrevistas com todos os presidentes de Juntas e Uniões de Freguesia.
José Fernando Sampaio de Castro, 50 anos, comerciante, electri­cis­ta, foi Chefe de Núcleo do Corpo Nacional de Escutas desde 2008 a 2017, eleito pelo Partido Socialista, em 2013 com 377 votos, em 2017 com 476 votos, cumpre o segundo mandato. É o primeiro entrevistado.
Ler mais


Afonso Barroso, presidente da Cooperativa Agrícola de Agricultores ao JV

“Agricultores têm vindo a melhorar os seus projetos”, diz Afonso Barroso

A Cooperativa Agrícola de Agricultores de Vieira do Minho surge por força da li­q­uidação, após o 25 de Abril de 1974, do Grémio da Lavoura. Deu-se assim uma vi­ragem na vida associativa agrícola que permitiu a expansão do movimento Cooperativo até aos nossos dias. Em 2 de Fevereiro de 1976, uma lista única recolheu 116 dos 120 votos (2 contra e dois nulos), que tinha como presidente Júlio Barroso, secretário Alfredo Lemos, tesoureiro Artur Ca­lixto e como su­bstitutos: Abel Almeida, Afonso Branco e Luís Gomes.

Ler mais


João Costa Professor, Delegado Escolar e Presidente da Câmara completa 100 anos

Lê o DM e JV e não perde “o preço certo e o joker”

O professor e autarca Jo­ão Araújo Costa completou, ontem, 100 anos. Na casa do Talho na freguesia do Mosteiro recebeu-nos com a mesma simpatia e disponibilidade como há 13 anos atrás para a rúbrica “o que é feito de si”. Lê diariamente o jornal “O Diário do Mi­nho” de que é assinante des­de o seu nascimento, fazendo o mesmo com O Jornal de Vieira. Não perde um programa “O Preço Certo e o Joker na RTP 1. Com problemas na audição, (rejeita qualquer equipamento pa­ra melhorar), sentado no so­fá logo desfêz qualquer dú­vi­da sobbre a casa do talho: “Nesta casa nunca hou­ve talho. Repartiam-se as águas e diziam vamos ao ta­­lha­douro e daí esta casa que era do meu pai chamar-se Talho”.
Ler mais


Feira da Ladra cancelada

António Cardoso, anunciou a não realização da Feira da Ladra e a participação ao Ministério Público contra alguns meios de comunicação social
Ler mais


Irmãs da Ordem de Cister 15 anos em São Bento da Porta Aberta

Em 16 de Julho de 2005 duas monjas, da Ordem de Cister, chegadas do Mosteiro de Santa Maria de Boulaux (França), após mais de um século de ausência, fixaram resi­dência em Portugal. As instalações foram cedidas pela Irmandade de S. Bento da Porta Aberta, em Rio Caldo, Terras de Bouro.
Ler mais


Cem anos de vida e sabedoria

Esquecemos muitas vezes de louvar e nos congratular com a sabedo­ria acumulada durante uma vida. Quando encontramos alguém que não deixa apagar memórias com vontade de saber mais e capacidades cria­tivas, comprovamos que é possível manter uma juventude de espírito por muitos anos.
Ler mais


Covid 19

«A Igreja sai com uma imagem de bom senso e senso comum» — diz João Aguiar em entrevista à família Cristã

O Cónego João Aguiar Campos é um perito em co­municação. Antigo director do Secreta­ria­do Na­cio­nal das Comunicações Sociais e an­tigo presiden­te do Conselho de Administração da Rádio Renas­cen­ça, olha para estes tempos de confinamento em jei­to de balanço e elogia a postura dos bispos, mesmo perante as «casquinhas de banana» que lhes fo­ram colo­ca­­das. «São muitos anos a virar frangos», afir­ma, no seu jeito peculiar de comunicar.
Ler mais


Regresso pacífico às aulas na EBS Vieira de Araújo, diz Fernando Gomes

No dia 18 de Maio regressaram às aulas 88% dos alunos do 11º, 12º e Pro­fis­sio­nal da Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo. Foram constituídas 3 turmas do 11º e 4 turmas 12º ano de escolaridade. Vinte alunos apresen­ta­ram autorizações para não frequentarem a Escola e dois com atestados médi­co assistem às aulas à distância.
Ler mais


O ponto da situação do Vieira SC

Várias equipas do Pró-Nacional já têm planificada a próxima época. O Vieira SC não se mostra preocupado e o seu presidente Pedro Araú­jo não abriu o jogo.
Ler mais


A necessidade da recuperação financeira das empresas no pós Covid-19

Face à crise que se instalou nos últimos meses no sector do turismo, com o fecho de fronteiras e dos transportes aéreos, JV foi ouvir as agências de viagens e turismo de Vieira do Minho, Turiermal e Giromunndo

Ler mais