Entrevistas

Entrevista ao Arcipreste Pe. Albano Jorge da Costa

Considera os Centros Sociais e Paroquiais um “cartão dourado da Igreja”

O Padre Albano Jorge da Costa, de 49 anos, é natural da freguesia de Paranhos da cidade do Porto, onde nasceu em 27 de Março. Cedo regressou a Travassós, Fafe, onde frequentou a Escola Primária, tendo ingressado no Seminário de Nossa Senhora da Concei­ção em Outubro de 1979. Após a frequência do Seminário Conciliar e da Faculdade de Teo­logia da Universidade Católica Portuguesa, onde concluiu a licenciatura em 1995, foi ordenado presbítero, na cripta do Sameiro, por D. Eurico Dias Nogueira, em 23/07/1995.
Em dez de Agosto do mesmo ano da ordenação foi nomeado administrador paroquial de Rossas, Anjos e Agra, no arciprestado de Vieira do Minho. Exerceu o cargo de Vice-Arcipreste desde Dezembro de 2003 e em 16 de Julho de 2017 foi nomeado pároco de Pinheiro, continuan­do a paroquiar Rossas, Anjos e Agra, do mesmo arciprestado.
Exerceu ainda funções docentes de Educação Moral e Religiosa Católica no Seminário, em Revelhe, Taíde, Gandarela e Fafe. Em Julho deste ano, foi nomeado arcipreste pelo Arcebispo, D. Jorge Ortiga, sucedendo no cargo ao Padre Alcino Xavier, que terminou o segundo mandato.
Nesta condição, aceitou ser entrevistado pelo Jornal de Vieira, periódico que tem por proprietário o arciprestado de Vieira do Minho.


Padre Albino Carneiro, presidente da AHBVVM

A Associação Humanitária dos Bombeiros não tem viabilidade económica

Padre Albino Carneiro, 58 anos de idade, natural e residente no lugar de Salgueiros, freguesia do Mosteiro, é o presidente eleito da Direc­ção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho desde Dezembro de 2013. Dois anos após ser reeleito, numa lista única, concedeu a primeira entrevista ao JV.


Coordenadora da Escola Básica Domingos de Abreu

O relacionamento com os pais e encarregados de educação tem sido excelente

A Escola Básica Domingos de Abreu é frequentada por 321 alunos, 117 do Pré-Escolar. No ano lectivo que começou no primeiro dia funcionam 9 turmas do 1º Ciclo e 5 grupos do Pré-escolar, lecionados por 20 docentes, dos quais 3 estão ao abrigo do artº 79; 2 em apoio educativo e 1 docente na educação inclusiva.


Romeu Ribeiro, jogador do Penafiel da II Liga

Vieirenses, não se esqueçam de apoiar o clube da terra

Romeu Ribeiro, de 29 anos, natural de Vieira do Minho, iniciou a sua carreira futebolistica nas camadas jovens do Vieira SC na época 2000/2001. Depois de 3 épocas no SC de Braga foi contratado pelo SL Benfica onde completou a formação com sucesso. No início da época 2007/2008 teve a sua estreia na equipa senior no jogo contra o CLUJ da Roménia. Nessa época acabou por ser emprestado ao Desportivo das Aves. Conta com várias internaciona­li­za­ções nas camadas jovens. Actualmente no FC Penafiel, da II Liga, fala-nos um pouco do seu percurso futebolístico e do potencial do seu irmão Yuri Ribeiro (foto).


Presidente da Assembleia Municipal ao JV

É responsabilidade dos eleitos conciliar os cidadãos com a política

Neli Pereira, licenciada em direito, exerceu advocacia até 2009, altura em que passou a exercer funções de inspetora na Autoridade para as Condições do Trabalho. Reeleita em 2017 para um segundo mandato como presidente da Assembleia Municipal de Vieira do Minho, acedeu a uma pequena entrevista ao Jornal de Vieira.


Eduardo Filipe Costa ao JV

A Quinta de Chelo em Caniçada tem os melhores ovinos da raça Suffolk do país

O cuidado com as ovelhas é essencial. “Não pode ser só soltá-las para o pasto”. O trabalho de genética para o aperfeiçoamento da raça, exige “cuidados especiais e intensivos que vão do acompanhamento veterinário à alimentação com produtos naturais, vitaminas e sais minerais”.


Jornal de Vieira ouviu o presidente da Autarquia, Eng. António Cardoso

A Câmara Municipal de Vieira do Minho mantém uma saudável relação com todas as instituições

A boa relação de vizinhança e entendimento que JV mantém com as autarquias, associações e instituições, permite-lhe um diálogo crítico, independente e construtivo para dar a conhecer aos seus leitores a vida e obra das mesmas.
Por altura das Festas Concelhias da Feira da Ladra, O Jornal de Vi­eira, na sua edição especial tem espaço alargado e reservado para dar voz a estas entidades ouvindo os seus representantes.


P.e Luís Jácome, pároco e jornalista, em entrevista ao JV nos 50 anos de sacerdócio

Sente “profunda alegria de ser padre e de poder conti­nuar a servir a Igreja”

Em 21 de Setembro, o Arciprestado de Vieira do Minho e proprietário deste periódico, vai comemorar em sessão solene os 50 anos de vida sacerdotal, paroquial e de jornalista do Padre Luís Jácome.
A redação de “O Jornal de Vieira”, ouviu, pela pri­meira vez, um dos seus fundadores e director há quase meio século, que avesso a entrevistas, ho­menagens e louvores a custo acedeu a responder ao nosso jornalista.


P.e Alcino Xavier na “hora da despedida” de arcipreste

Faz avaliação do trabalho pastoral de uma década em Vieira do Minho

Ao finalizar o segundo mandato como arcipreste de Vieira do Minho, o Pe. Alcino Dias Xavier, natural de Cabanelas, Vila Verde, decano do presbitério vieirense, que há 54 anos adoptou as terras de Vernária, e há dois anos celebrou as bodas de ouro sacerdotais, acedeu prontamente a esta entrevista ao JV, propriedade do Arciprestado de Vieira do Minho.


Rafael Vieira futebolista do SC Covilhã da II Liga

Sonha jogar com Nani e André Soares no Vieira SC

Rafael Vieira, de 25 anos, natural de Guilhofrei, iniciou-se nas escolas do Vieira Sport Clube e no Vitória de Guimarães onde fez toda a sua formação.
Venceu a Taça de Portugal em 2013. Depois de duas épocas no Vi­la­ver­­dense fez 33 jogos e marcou 3 golos, um dos quais frente ao Boavista. Na próxima época vai jogar no SC da Covilhã.