50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Entrevistas

António Cardoso apresenta o programa da Feira da Ladra

O Município vieirense empenhou-se num bom cartaz para as festas concelhias

É num ambiente festivo que Vieira do Minho recebe no dia 30 de Setembro, primeiro dia da Feira da Ladra 2022, milhares de forasteiros. Até 3 de Outubro, feriado municipal, a sede do concelho veste o fato de gala para exibir um cartaz de grande significado popular, cultural, social e convívio e recreio para a população de Vieira e concelhos limítrofes. JV falou com António Cardoso, presidente da Câmara, a entidade responsável pela organização “do maior evento comercial e turístico do concelho”.
Ler mais


Pedro Araújo, presidente da Direcção do Vieira Sport Club

“O Vieira SC é hoje uma casa verdadeiramente apetecível e todos os jogadores ambicionam este tipo de projecto”

O Vieira SC, um dos históricos clubes da Asso­ciação Futebol de Braga, o mais titulado, num per­curso que incluiu passagens pela 2ª e 3ª Divisão Nacional (17 anos consecutivos), caminha para 58º aniversário com os olhos postos na formação. Pedro Araújo que assumiu os destinos do Clube há 7 anos, recuperou a credibilidade do clube, quer financeiramente, como desportivamente, o que tornou o emblema como um dos mais apetecíveis do Pro-Nacional.
O Jornal de Vieira desde a sua primeira edição tem dedicado grande atenção ao Vieira SC.
Ler mais


Associação Sócio - Cultural S. Gens de Salamonde

“A paisagem envolvente do edifício, Gerês e Cabreira, transmite calma e bom ambiente aos utentes”

Antonieta Machado, docente no Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, radicou-se em Salamonde há quarenta anos e tem desenvolvido um trabalho social notável. Autarca durante duas décadas, abdicou dessa área para se dedicar de corpo e alma à ASC de S. Gens de Salamonde, onde, desde a fundação da Associação até à presente data já foram apoiados 148 utentes nas três valências que ali são desenvolvidas.
Em entrevista ao JV explica a vida desta IPSS do concelho de Vieira do Minho.
Ler mais


Oak Nature alojamento local

“Foi uma ideia minha investir no turismo e em Vieira do Minho”, diz Guilherme Silva

Na freguesia da Ventosa na Travessa do Trovesso integrado numa mata de carvalhos, o Oak Nature alojamento local, proporciona-lhe uma estadia na natureza, sem que tenha de abdicar dos pequenos luxos. Para além da localização privilegiada, sobre a albufeira de Caniçada, para visitar o Parque Nacional da Peneda-Gerês, está também muito bem localizado para visitar as Aldeias de Vieira do Minho e a serra da Cabreira.
Ler mais


Fernando Gomes director do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo diz:

“Esta nova era, que agora inicia, é bem-vinda, muito desejada e muito merecida”

Em 5 de Maio de 2021, Fernando Manuel Caniçó Gomes, foi reconduzido pelo Con­selho Geral do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, (com 12 votos a favor e 1 voto contra), como Di­rector do Agrupamento de Es­colas Vieira de Araújo, para o quadriénio 2021/2025. Vai no segundo mandato, teve como prenda a Escola EBS Vieira de Araújo re­­novada e está esperançado no melhor ano lectivo de sempre. “A sorte dá muito trabalho”, diz.
Ler mais


Amadeu Lemos da Silva presidente da ADIR há 25 anos

“Existimos para Unir para Servir”

Amadeu Lemos da Silva, professor aposentado, é desde a primeira hora presidente da Associação Defensores dos Interesses de Rossas (ADIR). Dirigente associativo em várias estruturas da freguesia é afeiçoado à sua terra. A ADIR, prestes a comemorar as Bodas de Prata, nada melhor para que o Amadeu dê a conhecer aos leitores de O Jornal de Vieira os campos de actuação desta colectividade que teve início em 24 de Setembro de 1997.
Ler mais


Pedro Miguel Araújo, presidente do Vieira Sport Club

Vieira SC com objectivo na “manutenção” depois se verá

O Vieira SC parte para a época 2022/23 com o objectivo da manutenção no Pro Nacional, mas com a ambição de “chegar sempre mais acima”.
Ler mais


“Deus está presente na nova era que está a chegar”_ diz o Cardeal Hollerich

O Cardeal Jean-Claude Hollerich é Arcebispo do Luxemburgo desde 2011. Presidente da Comissão de Conferências de Bispos da União Europeia, foi nomeado pelo Papa como relator geral do importante Sínodo dos Bispos de 2023. Falamos com o cardeal sobre este processo e outras questões da Igreja.
Ler mais


José Filipe Teixeira, fisioterapeuta do Rio Ave FC em entrevista a JV

O sonho começou a formar-se no desporto universitário em futsal e andebol

José Filipe Costa Gonçalves Teixeira, 38 anos, licenciado em fisioterapia desde 2006, pós graduado em reabilitação no desporto em 2010, desempenha há oito anos funções no departamento médico do Rio Ave Futebol Clube. Viveu os melhores momentos desportivos do clube como foi a presença na Liga Europa em 2020, apenas eliminado por penalties pelo Milan e na última temporada sagrou-se campeão da II Liga e assim volta à I Liga. Iniciou o trabalho na fisioterapia desportiva no futsal universitário, passando pelo futebol de praia, pelo andebol e selecção nacional.
Ler mais


General Franco Charais em entrevista ao Jornal de Vieira

“Enquanto a venda de armas for um dos mais rentáveis negócios do mundo a paz não será possível”

Tenente-General reformado do Exército Português, Franco Charais, nasceu em Cedofeita, Porto. Frequentou os Cursos de Artilharia na Escola do Exército, os Cursos de Estado-maior (Geral e Complementar) e o Curso de Defesa Nacional. Tem averbados 11 louvores individuais, sendo 2 de General (CEME e 5 de outros oficiais generais; foi agraciado com a Ordem Militar de Avis (Cavaleiro, 1970), com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade (1985), com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos (1991), Mérito Militar (2ªclasse, 1973), Comemorativas das Expedições a Moçambique e das Campanhas de Angola, com as respectivas legendas e pelo Governo de Espanha, com a Cruz de 1ª classe de Mérito Militar com distintivo branco. Colaborou na redacção do Programa do Movimento das Forças Armadas e desempenhou, entre 25 de Abril de 1974 e 1982, funções na Comissão Coordenadora do Programa, no Conselho de Estado, no Conselho da Revolução e, em acumulação, comandou a Região Militar do Centro. Após 14 anos à frente de um projecto de cooperação técnica com Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, do qual foi fundador. Dedicou-se dedicou-se à pintura e desde 1995 fez exposições em várias cidades do país. Em 2001 foi “Pintor convidado de honra” no 1º Salão de Artes Plásticas de Angoulême em França.

Ler mais