Entrevistas

Coordenador Municipal de Proteção Civil ao JV

Dá conta da “enorme adesão dos proprietários à limpeza dos terrenos”

Nuno Monteiro, engenheiro agrónomo, é o novo Coordenador Municipal de Proteção Civil (CMPC) de Vieira do Minho desde o dia 1 de Fevereiro. Tem co­mo funções o levantamento, previsão e prevenção dos riscos coletivos; analisar permanentemente a vulnerabilidade perante situações de risco; infor­mar e formar as populações, visando a sua sensibilidade em matéria de au­toproteção e colaboração com as autoridades.


Diácono Fernando Carneiro entrevistado por JV

Ambiente familiar e testemunho da comunidade essênciais no discernimento vocacional

Fernando Jorge Brandão  Carneiro, 27 anos, natural da paróquia de Guilhofrei, Vieira do Minho, filho de Manuel Carneiro e de Maria do Céu Brandão, ordenado diácono em 22 de Abril na cripta da Basílica do Sameiro, contou ao Jornal de Vieira a génese a sua vocação, as etapas percorridas no discernimento vocacional e deixa aos jovens algumas sugestões e o próprio testemunho da sua caminhada.


António Gonçalves, fundador da 3ª maior empresa do mundo em renováveis

Portugal é “exemplo mundial” na produção de energias renováveis

“Desde 2014 que mais de metade da electricidade consumida em Portugal provém de fontes de energias renováveis” - diz António Gonçalves.
Mas o país corre o risco de deixar de ser um campeão nas renováveis na próxima década. O alerta foi deixado pela EDP Renováveis na conferência anual da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), onde o vieirense António Lobo Gonçalves, actual administrador da EDP Renováveis Portugal, S.A., é vice-presidente, e que amavelmente acedeu a uma entrevista ao JV.
A produção de energia eléctrica, a partir de fontes renováveis, ultrapassou todo o consumo de electricidade em Portugal no passado mês Março, um dos mais chuvosos dos últimos anos. Os resultados são “inéditos”, pelo menos há 40 anos.


Vânia Cruz líder da concelhia do PS

“Tenho duas paixões: Vieira do Minho e o Partido Socialista

Vânia Filipa Vieira da Cruz, licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho venceu em Janeiro as eleições para a concelhia do PS, com 96% dos votos. Apontando como prioridade a implementação de um novo ciclo, preparando desde já as eleições autárquicas de 2021, diz “ser possível” o regresso do PS à autarquia.


Centenário da Obra do Amor-Divino

Apesar de ali tão perto, a uns passos de Anissó, freguesia vizinha de Travassos, a Obra do Amor Divino sediada nesta freguesia da Póvoa de Lanhoso, pese a sua centenária história, é desconhecida no concelho de Vieira do Minho, mesmo da maioria dos párocos deste arciprestado.
Após a reunião destes, em Travassos, em Dezembro, O Jornal de Vieira decidiu dar a conhecer a pequena história desta grande Obra do Amor Divino e voltou ao local para uma reportagem. Ouviu o Director da Obra, P.e Jaime de Jesus de Castro Andrade e a irmã Rosa Mendes Fernandes.


D. Ximenes Belo ao Jornal de Vieira

Sentiu a condição de refugiado como Administrador Apostólico de Dili

Na sua passagem por Vieira do Minho e Terras de Bouro onde presidiu à Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição, em S. Bento da Porta Aberta, D. Carlos Ximenes Belo, bispo emérito de Timor e Prémio Nobel da Paz em 1996, concedeu uma breve entrevista ao Jornal de Vieira de que damos notícia no 51º Dia Mundial da Paz.
A paz é a aspiração mais profunda de todas as pessoas e povos, sobretudo quando a sua falta é mais duramente sentida. O povo de Timor Leste sofreu com violência, durante os 24 anos da invasão Indonésia, as suas consequências. Hoje, os “irmãos timorenses” vivem num país livre e em paz mas continuam a precisar de ajuda para a erradicação da pobreza, em todos os seus aspecto, que é o primeiro sinal da existência e desenvolvimento. Sem desenvolvimento não há paz. O Desenvolvimento “sustentável” é o novo nome da Paz”, escreveu há quase meio século, Paulo VI, numa das primeira mensagens para o Dia Mundial da Paz.


Presidente da Cáritas Portuguesa em entrevista a JV

Rejeita “suspeições sobre a utilização dos dinheiros da Cáritas”

Engénio da Cruz Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, por nomeação da Conferência Episcopal Portuguesa em 1999, e cujo cargo ainda detém, amavelmente acedeu a uma pequena entrevista com o director do Jornal de Vieira.


Miguel Paredes treinador do Vieira SC

O campeonato da Pro-nacional está parecido com o da antiga 3ª divisão

Na terceira época como treinador do Vieira SC Miguel Paredes promete fazer melhor do que na época passada. Tem plantel para isso e o clube caminha na recuperação da sua imagem junto da Associação Futebol de Braga. A conquista de um título não está fora dos horizontes. Conquistou, definitivamente, a confiança da Comissão Administrativa do Vieira SC. Surpreendido com o desempenho dos jovens vieirenses falou ao JV.


Feira da Ladra: seis dias de festa

António Cardoso, que reduziu a dívida da Câmara em 8 milhões, promete contenção

A Feira da Ladra, denominada de festas concelhias de Vieira do Minho, volta, este ano, a preencher quase uma semana, em seis dias de festa.
Cumprindo a tradição, JV ouviu o Presidente da Câmara, entidade organizadora das festas que garantiu que este ano, apesar do calendário a colocar fora do período de campanha eleitoral, vai ter o brilho dos últimos anos, com “o mesmo orçamento do ano passado, mas sem exageros”. António Cardoso faz ainda o balanço de quatro anos e diz ter cumprido o programa eleitoral.


Fernando Gomes novo director do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo

Com novo projecto educativo

Fernando Manuel Caniçó Gomes é desde o dia 9 de junho o diretor do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo para o quadriénio 2017/2021. Sucede a Alberto Rui Monteiro da Silva que exerceu durante 27 anos o cargo de Diretor. Bastante confiante e conhecedor da realidade onde está inserido o Agrupamento de Escolas, o professor de Inglês pretende com a ajuda e colaboração de toda a comunidade educativa levar a cabo a sua nova missão. Missão que não o desliga de” one man show” do Agrupamento.