Entrevistas

Diácono Fernando Carneiro em entrevista ao Jornal de Vieira

O presbítero agindo “in persona Christi” contribui para uma “salutar construção eclesial”

Fernando Jorge Brandão Carneiro, de 28 anos, natural da freguesia de Guilhofrei, Vieira do Minho, filho de Manuel Carneiro e Maria do Céu Brandão, vai ser ordenado sacerdote no próximo dia 14, na cripta do Sameiro, pelas 16,00 horas. Após um ano de estágio na paróquia de Vi­la do Conde, entrevistado pelo seu pároco, Pe. Alcino e por Maria Leonor, contou para os leitores de Jornal de Vieira um pouco da sua experiência e visão do sacerdócio, da Igreja e da vida de pastor que o espera, após a ordenação, em comunhão presbiteral.


Palmira Simas Santos – 100 anos de juventude

Foi essa juventude a certeza adquirida após a alegre conver­sa que tivemos com D. Palmira, na segunda semana do mês em que completará um século de vida.


Entrevista de Fernando Santos, selecionador nacional, ao Jornal de Vieira

Um Homem de Fé publicamente assumido

JV é um jornal da Igreja, com quase 50 anos, e é mesmo o único jornal em Portugal que é propriedade dum arciprestado. Nessa qualidade teve o privilé­gio de entrevistar Fernando Santos, selecionador Na­cio­nal que conquistou o Euro 2016 e publicamente agradeceu a Deus e a Nossa Senhora a vitória, tor­nan­do-se assim, aos olhos do mundo inteiro um Homem de Fé.


Entrevista ao Arcipreste Pe. Albano Jorge da Costa

Considera os Centros Sociais e Paroquiais um “cartão dourado da Igreja”

O Padre Albano Jorge da Costa, de 49 anos, é natural da freguesia de Paranhos da cidade do Porto, onde nasceu em 27 de Março. Cedo regressou a Travassós, Fafe, onde frequentou a Escola Primária, tendo ingressado no Seminário de Nossa Senhora da Concei­ção em Outubro de 1979. Após a frequência do Seminário Conciliar e da Faculdade de Teo­logia da Universidade Católica Portuguesa, onde concluiu a licenciatura em 1995, foi ordenado presbítero, na cripta do Sameiro, por D. Eurico Dias Nogueira, em 23/07/1995.
Em dez de Agosto do mesmo ano da ordenação foi nomeado administrador paroquial de Rossas, Anjos e Agra, no arciprestado de Vieira do Minho. Exerceu o cargo de Vice-Arcipreste desde Dezembro de 2003 e em 16 de Julho de 2017 foi nomeado pároco de Pinheiro, continuan­do a paroquiar Rossas, Anjos e Agra, do mesmo arciprestado.
Exerceu ainda funções docentes de Educação Moral e Religiosa Católica no Seminário, em Revelhe, Taíde, Gandarela e Fafe. Em Julho deste ano, foi nomeado arcipreste pelo Arcebispo, D. Jorge Ortiga, sucedendo no cargo ao Padre Alcino Xavier, que terminou o segundo mandato.
Nesta condição, aceitou ser entrevistado pelo Jornal de Vieira, periódico que tem por proprietário o arciprestado de Vieira do Minho.


Padre Albino Carneiro, presidente da AHBVVM

A Associação Humanitária dos Bombeiros não tem viabilidade económica

Padre Albino Carneiro, 58 anos de idade, natural e residente no lugar de Salgueiros, freguesia do Mosteiro, é o presidente eleito da Direc­ção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho desde Dezembro de 2013. Dois anos após ser reeleito, numa lista única, concedeu a primeira entrevista ao JV.


Coordenadora da Escola Básica Domingos de Abreu

O relacionamento com os pais e encarregados de educação tem sido excelente

A Escola Básica Domingos de Abreu é frequentada por 321 alunos, 117 do Pré-Escolar. No ano lectivo que começou no primeiro dia funcionam 9 turmas do 1º Ciclo e 5 grupos do Pré-escolar, lecionados por 20 docentes, dos quais 3 estão ao abrigo do artº 79; 2 em apoio educativo e 1 docente na educação inclusiva.


Romeu Ribeiro, jogador do Penafiel da II Liga

Vieirenses, não se esqueçam de apoiar o clube da terra

Romeu Ribeiro, de 29 anos, natural de Vieira do Minho, iniciou a sua carreira futebolistica nas camadas jovens do Vieira SC na época 2000/2001. Depois de 3 épocas no SC de Braga foi contratado pelo SL Benfica onde completou a formação com sucesso. No início da época 2007/2008 teve a sua estreia na equipa senior no jogo contra o CLUJ da Roménia. Nessa época acabou por ser emprestado ao Desportivo das Aves. Conta com várias internaciona­li­za­ções nas camadas jovens. Actualmente no FC Penafiel, da II Liga, fala-nos um pouco do seu percurso futebolístico e do potencial do seu irmão Yuri Ribeiro (foto).


Presidente da Assembleia Municipal ao JV

É responsabilidade dos eleitos conciliar os cidadãos com a política

Neli Pereira, licenciada em direito, exerceu advocacia até 2009, altura em que passou a exercer funções de inspetora na Autoridade para as Condições do Trabalho. Reeleita em 2017 para um segundo mandato como presidente da Assembleia Municipal de Vieira do Minho, acedeu a uma pequena entrevista ao Jornal de Vieira.


Eduardo Filipe Costa ao JV

A Quinta de Chelo em Caniçada tem os melhores ovinos da raça Suffolk do país

O cuidado com as ovelhas é essencial. “Não pode ser só soltá-las para o pasto”. O trabalho de genética para o aperfeiçoamento da raça, exige “cuidados especiais e intensivos que vão do acompanhamento veterinário à alimentação com produtos naturais, vitaminas e sais minerais”.


Jornal de Vieira ouviu o presidente da Autarquia, Eng. António Cardoso

A Câmara Municipal de Vieira do Minho mantém uma saudável relação com todas as instituições

A boa relação de vizinhança e entendimento que JV mantém com as autarquias, associações e instituições, permite-lhe um diálogo crítico, independente e construtivo para dar a conhecer aos seus leitores a vida e obra das mesmas.
Por altura das Festas Concelhias da Feira da Ladra, O Jornal de Vi­eira, na sua edição especial tem espaço alargado e reservado para dar voz a estas entidades ouvindo os seus representantes.