Entrevistas

P.e Alcino Xavier na “hora da despedida” de arcipreste

Faz avaliação do trabalho pastoral de uma década em Vieira do Minho

Ao finalizar o segundo mandato como arcipreste de Vieira do Minho, o Pe. Alcino Dias Xavier, natural de Cabanelas, Vila Verde, decano do presbitério vieirense, que há 54 anos adoptou as terras de Vernária, e há dois anos celebrou as bodas de ouro sacerdotais, acedeu prontamente a esta entrevista ao JV, propriedade do Arciprestado de Vieira do Minho.


Rafael Vieira futebolista do SC Covilhã da II Liga

Sonha jogar com Nani e André Soares no Vieira SC

Rafael Vieira, de 25 anos, natural de Guilhofrei, iniciou-se nas escolas do Vieira Sport Clube e no Vitória de Guimarães onde fez toda a sua formação.
Venceu a Taça de Portugal em 2013. Depois de duas épocas no Vi­la­ver­­dense fez 33 jogos e marcou 3 golos, um dos quais frente ao Boavista. Na próxima época vai jogar no SC da Covilhã.


Delegação da Cruz Vermelha de Salamonde em Bodas de Prata

Com o lema “perto de quem mais precisa” transportou mais de 3 mil doentes no ano de 2017

A Delegação da Cruz Vermelha de Salamonde, com o lema “perto de quem mais precisa”, está a comemorar vinte e cinco anos de existência. Presta serviço humanitário a Norte do concelho de Vieira do Minho e ainda em Cabril, Ferral e Fafião, (Montalegre).
Domingos Manuel Costinha de Sousa reconduzido como presidente foi entrevistado pelo Jornal de Vieira.


Afonso Barroso presidente da Cooperativa Agrícola dos Agricultores de Vieira do Minho

1500 agricultores já realizaram o curso de aplicação de produtos fito­fár­macos

Afonso Barroso, 59 anos, cresceu numa família de agricultores em Pousadouros, Tabuaças. É o presidente da Cooperativa Agrícola dos Agricultores de Vieira do Minho (CAAVM) desde Abril de 2017. Em entrevista ao Jornal de Vieira faz a radio­grafia do funcionamento da Cooperativa e lança novos projectos de inovação.


Coordenador Municipal de Proteção Civil ao JV

Dá conta da “enorme adesão dos proprietários à limpeza dos terrenos”

Nuno Monteiro, engenheiro agrónomo, é o novo Coordenador Municipal de Proteção Civil (CMPC) de Vieira do Minho desde o dia 1 de Fevereiro. Tem co­mo funções o levantamento, previsão e prevenção dos riscos coletivos; analisar permanentemente a vulnerabilidade perante situações de risco; infor­mar e formar as populações, visando a sua sensibilidade em matéria de au­toproteção e colaboração com as autoridades.


Diácono Fernando Carneiro entrevistado por JV

Ambiente familiar e testemunho da comunidade essênciais no discernimento vocacional

Fernando Jorge Brandão  Carneiro, 27 anos, natural da paróquia de Guilhofrei, Vieira do Minho, filho de Manuel Carneiro e de Maria do Céu Brandão, ordenado diácono em 22 de Abril na cripta da Basílica do Sameiro, contou ao Jornal de Vieira a génese a sua vocação, as etapas percorridas no discernimento vocacional e deixa aos jovens algumas sugestões e o próprio testemunho da sua caminhada.


António Gonçalves, fundador da 3ª maior empresa do mundo em renováveis

Portugal é “exemplo mundial” na produção de energias renováveis

“Desde 2014 que mais de metade da electricidade consumida em Portugal provém de fontes de energias renováveis” - diz António Gonçalves.
Mas o país corre o risco de deixar de ser um campeão nas renováveis na próxima década. O alerta foi deixado pela EDP Renováveis na conferência anual da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), onde o vieirense António Lobo Gonçalves, actual administrador da EDP Renováveis Portugal, S.A., é vice-presidente, e que amavelmente acedeu a uma entrevista ao JV.
A produção de energia eléctrica, a partir de fontes renováveis, ultrapassou todo o consumo de electricidade em Portugal no passado mês Março, um dos mais chuvosos dos últimos anos. Os resultados são “inéditos”, pelo menos há 40 anos.


Vânia Cruz líder da concelhia do PS

“Tenho duas paixões: Vieira do Minho e o Partido Socialista

Vânia Filipa Vieira da Cruz, licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho venceu em Janeiro as eleições para a concelhia do PS, com 96% dos votos. Apontando como prioridade a implementação de um novo ciclo, preparando desde já as eleições autárquicas de 2021, diz “ser possível” o regresso do PS à autarquia.


Centenário da Obra do Amor-Divino

Apesar de ali tão perto, a uns passos de Anissó, freguesia vizinha de Travassos, a Obra do Amor Divino sediada nesta freguesia da Póvoa de Lanhoso, pese a sua centenária história, é desconhecida no concelho de Vieira do Minho, mesmo da maioria dos párocos deste arciprestado.
Após a reunião destes, em Travassos, em Dezembro, O Jornal de Vieira decidiu dar a conhecer a pequena história desta grande Obra do Amor Divino e voltou ao local para uma reportagem. Ouviu o Director da Obra, P.e Jaime de Jesus de Castro Andrade e a irmã Rosa Mendes Fernandes.


D. Ximenes Belo ao Jornal de Vieira

Sentiu a condição de refugiado como Administrador Apostólico de Dili

Na sua passagem por Vieira do Minho e Terras de Bouro onde presidiu à Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição, em S. Bento da Porta Aberta, D. Carlos Ximenes Belo, bispo emérito de Timor e Prémio Nobel da Paz em 1996, concedeu uma breve entrevista ao Jornal de Vieira de que damos notícia no 51º Dia Mundial da Paz.
A paz é a aspiração mais profunda de todas as pessoas e povos, sobretudo quando a sua falta é mais duramente sentida. O povo de Timor Leste sofreu com violência, durante os 24 anos da invasão Indonésia, as suas consequências. Hoje, os “irmãos timorenses” vivem num país livre e em paz mas continuam a precisar de ajuda para a erradicação da pobreza, em todos os seus aspecto, que é o primeiro sinal da existência e desenvolvimento. Sem desenvolvimento não há paz. O Desenvolvimento “sustentável” é o novo nome da Paz”, escreveu há quase meio século, Paulo VI, numa das primeira mensagens para o Dia Mundial da Paz.