Entrevistas

Ernesto Silva, presidente da União de Freguesias Anissó/Soutelo, ao Jornal de Vieira

“Anissó e Soutelo merecem a continuidade deste grande projecto”

Ernesto Matos da Lapa Silva, 56 anos, aposentado, foi eleito presidente da União de Fre­guesias Anissó/Soutelo numa lista de independentes com a sigla PAS (Por Anissó e Soutelo). Em Soutelo teve 80 votos e em Anissó 67. Com um total de 159 votos mais dois do que a lista UPNT (Unidos Pela Nossa Terra), não põe de parte a recandidatura.
Ler mais


António Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Pinheiro, ao Jornal de Vieira

“Faltam duas obras, já orçamentadas, para cumprir o programa eleitoral”

António José Rodrigues Lopes, 49 anos, panificador, foi emigrante na Suiça durante 12 anos. Eleito em 2013 pela Coligação Por Vieira- PSD/CDS, com 182 votos, em 2017 juntamente com Regina Mendes e Eduardo Batoca reforçou a vitória com 214 votos. Em Setembro/Outubro é novamente candidato.
Ler mais


Manuel Pereira, presidente da União de Freguesias Ruivães/Campos, ao Jornal de Vieira

“O programa eleitoral vai ser cumprido quase na totalidade”

Manuel Pereira, de 71 anos, aposentado da função pública, iniciou em 1975 a carreira profis­sio­nal como Guarda-rios, acabando na Agência Portuguesa do Ambiente A.P.A em 2011.Desde 1976 participa na vida política ativa como presidente e membro da Assembleia de Freguesia. Em 2017, foi eleito presidente de junta pela lista PSD/CDS, obtendo 325 votos em Ruivães, donde é natural e 78 na freguesia de Campos.
Ler mais


Armando Alves presidente da Junta de Freguesia de Rossas ao Jornal de Vieira

“Há bastante trabalho para fazer e um mandato não chega”

Armando Sérgio Vaz Alves, de 43 anos, professor no Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, é dirigente do Corpo Nacional de Escutas desde 1996 e elemento da direcção da ADIR (Associação Defensores dos Interesses de Rossas), desde 1997, foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Rossas pela lista PSD/CDS com 765 votos. É o segundo a responder ao repto do Jornal de Vieira.
Ler mais


Fernando Castro presidente da Junta de Freguesia de Guilhofrei ao Jornal de Vieira

Ainda sem decisão de se recandidatar, diz “ter vontade de continuar” presidente

O Jornal de Vieira, como costuma fazer em ano de eleições, inicia hoje um ciclo de entrevistas com todos os presidentes de Juntas e Uniões de Freguesia.
José Fernando Sampaio de Castro, 50 anos, comerciante, electri­cis­ta, foi Chefe de Núcleo do Corpo Nacional de Escutas desde 2008 a 2017, eleito pelo Partido Socialista, em 2013 com 377 votos, em 2017 com 476 votos, cumpre o segundo mandato. É o primeiro entrevistado.
Ler mais


Afonso Barroso, presidente da Cooperativa Agrícola de Agricultores ao JV

“Agricultores têm vindo a melhorar os seus projetos”, diz Afonso Barroso

A Cooperativa Agrícola de Agricultores de Vieira do Minho surge por força da li­q­uidação, após o 25 de Abril de 1974, do Grémio da Lavoura. Deu-se assim uma vi­ragem na vida associativa agrícola que permitiu a expansão do movimento Cooperativo até aos nossos dias. Em 2 de Fevereiro de 1976, uma lista única recolheu 116 dos 120 votos (2 contra e dois nulos), que tinha como presidente Júlio Barroso, secretário Alfredo Lemos, tesoureiro Artur Ca­lixto e como su­bstitutos: Abel Almeida, Afonso Branco e Luís Gomes.

Ler mais


João Costa Professor, Delegado Escolar e Presidente da Câmara completa 100 anos

Lê o DM e JV e não perde “o preço certo e o joker”

O professor e autarca Jo­ão Araújo Costa completou, ontem, 100 anos. Na casa do Talho na freguesia do Mosteiro recebeu-nos com a mesma simpatia e disponibilidade como há 13 anos atrás para a rúbrica “o que é feito de si”. Lê diariamente o jornal “O Diário do Mi­nho” de que é assinante des­de o seu nascimento, fazendo o mesmo com O Jornal de Vieira. Não perde um programa “O Preço Certo e o Joker na RTP 1. Com problemas na audição, (rejeita qualquer equipamento pa­ra melhorar), sentado no so­fá logo desfêz qualquer dú­vi­da sobbre a casa do talho: “Nesta casa nunca hou­ve talho. Repartiam-se as águas e diziam vamos ao ta­­lha­douro e daí esta casa que era do meu pai chamar-se Talho”.
Ler mais


Feira da Ladra cancelada

António Cardoso, anunciou a não realização da Feira da Ladra e a participação ao Ministério Público contra alguns meios de comunicação social
Ler mais


Irmãs da Ordem de Cister 15 anos em São Bento da Porta Aberta

Em 16 de Julho de 2005 duas monjas, da Ordem de Cister, chegadas do Mosteiro de Santa Maria de Boulaux (França), após mais de um século de ausência, fixaram resi­dência em Portugal. As instalações foram cedidas pela Irmandade de S. Bento da Porta Aberta, em Rio Caldo, Terras de Bouro.
Ler mais


Cem anos de vida e sabedoria

Esquecemos muitas vezes de louvar e nos congratular com a sabedo­ria acumulada durante uma vida. Quando encontramos alguém que não deixa apagar memórias com vontade de saber mais e capacidades cria­tivas, comprovamos que é possível manter uma juventude de espírito por muitos anos.
Ler mais