Do Cávado ao Ave

GUILHOFREI

Conclusão das obras no cemitério

Ficaram, neste mês, con­cluí­das as obras de pavimentação de passeios no interior do Cemitério, que a Autarquia projetou e foram noticiadas, na edição de 15 de Junho, neste Jornal.
Ler mais


GUILHOFREI

Muro por concluir

A estrutura para a instala­ção de Caixa ATM (multi­ban­­co) está já construída junto às escolas de Guilho­frei. Falta apenas colocar lá a máquina multibanco para receber as “notas” e pro­ces­­sar os pagamentos e le­van­tamentos de papel/moe­da.
Ler mais


PARADA DE BOURO

Requalificação da Escola Primária

Na segunda semana de Ju­lho a empresa de cons­trução, Cândido Vieira iniciou os trabalhos da requa­lificação da Escola Primária do lugar de Aldeia e da sua área envolvente. Trata-se de uma obra há muito reclamada pela Junta de Freguesia que passará pela substituição do telhado, retirada do soalho e colocação de pavimento em tijoleira, construção de casa de banho. Na área envol­vente os contentores do lixo passarão a submersos, vai ser criada uma área para estacionamento em paralelipí­deo, outra área de lazer com equipamento de fi­tness ao ar livre, bancos em granito e plantação de arbustos e de camélias.
Ler mais


SOUTELO

Romaria à Senhora da Lapa

No segundo Domingo de Julho, dia da Romaria à Se­nhora da Lapa, dezenas de peregrinos deslocaram-se à Capela da Sr.ª da Lapa para participarem na Eucaristia presidida pelo Padre Alcino Xa­vier.
Ler mais


EIRA VEDRA

Bodas de ouro matrimoniais

Maria de Fátima da Mota Costa, natural desta freguesia e Manuel Carneiro da Silva, natural da freguesia de Adaúfe, do concelho de Braga, festejaram no dia 13 do passado mês de Junho, as suas bodas de ouro matrimoniais em Queluz- Monte Abraão, com os seus dois filhos e três netos e restante família num restaurante local.
Ler mais


MOSTEIRO

Acidente de trânsito mata duas pessoas

No passado dia 27 de Junho um acontecimento trá­gico abateu-se sobre familiares, descendentes do Dr. Guilherme de Abreu, da Ca­sa do Ribeiro-Mosteiro. Na tarde daquele dia quando regressavam de auto­mó­vel os quatro irmãos: Jai­minho, Manelinha, Milu­zi­nha e São­­zi­nha, na locali­da­de de Ser­­zedelo, Póvoa de La­nho­­­so, sofreram um gra­­ve acidente.
Ler mais


MOSTEIRO

Falecimento de Manuel Gonçalves

Manuel de Jesus Vieira Gonçalves, de 87 anos, faleceu a 4 de Julho em Jossigny, comuna francesa da Ile-de-Fran­ce, para onde tinha emigrado. Natural de Riolongo, deixa, viúva Conceição Duarte e três filhos: José Castro, poe­ta e nosso colaborador permanente há vários anos, Maria da Conceição e Vítor Manuel.
Ler mais



EIRA VEDRA

Vieira Servas exímio escultor de retábulos

Francisco Vieira Servas, o conhecido entalhador que hoje admiramos nesse “Mi­nho além Atlântico que é o ter­­ritório de Minas Gerais, é um ilustre desconhecido na sua terra Natal [Eira Ve­dra] e na sua região”. Assim es­crevíamos na última edição de JV, citando Adria­no Ramos no posfácio do livro “Fran­­cisco Vieira Servas e o ofício da escultura na ca­pi­tania das Minas do ouro”, Belo Horizonte-2002.
A monografia, que Adria­no Ramos lhe dedicou, per­mi­te-nos saber hoje que Fran­cisco Vieira Servas foi um dos mais importantes ar­tistas no domínio da ma­dei­ra, na segunda metade do séc. XVIII na região de Mi­nas de Ouro do Brasil, ver­dadeiro “concorrente” do famoso Aleijadinho, seu contemporâneo, que nasceu e morreu no Brasil, na ci­dade de Vila Rica, actual Ou­ro Preto, e é símbolo da na­cionalidade brasileira.
Ler mais


PINHEIRO

Visitada pelo Executivo

O Executivo Municipal de Vi­ei­­ra do Minho con­­tinua a efectuar o programa de visi­tas a todas as freguesias do concelho. A última, realizada a 21 de Junho, con­­­­templou esta freguesia. Os au­tar­cas da Junta de Fre­­guesia e da Câ­­mara Municipal visitaram alguns lugares des­­­­ta localidade, onde decorrem ou vão ter início obras de me­lho­ra­mentos.
Ler mais