Do Cávado ao Ave

TABUAÇAS

Romagem a Landim

A comemoração dos quinze anos do falecimento do P.e António Pereira Lima será celebrada com uma romagem ao seu túmulo, na freguesia de Landim, Vila Nova de Fa­ma­licão no próximo dia 16 de Fevereiro. A saída dos parti­ci­pantes, que pretendem transporte colectivo, cujo custo é de sete euros, está prevista para as 13h15m da refe­rida da­ta e será em Vieira do Minho. Por volta das 15,30h será ce­lebrada a eucaristia de sufrágio pelo P.e António e no fim será a romagem ao seu túmulo com a deposição e uma coroa de flores.
Os interessados devem contactar Manuel Vasconcelos 910862203/253647721.
Ler mais


AGRA

Centro Social - 25 anos a servir

A paróquia de S. Lourenço de Agra, da freguesia de Rossas, abriu o seu Centro Social há 25 anos. Projetado, como o do Divino Salva­dor, pelo Padre Augusto Frei­­tas Batista, contou desde há 24 anos com o apoio do Padre Albano Jorge da Cos­ta, que sucedeu ao Fun­da­dor, nomeadamente na atenção dada a dificuldades pontuais, normais em co­mu­­nidades com poucos re­si­­dentes e mais sujeitas a di­fi­culdades geradas pelo iso­la­mento, que se verifica na pe­­­riferia do Minho, quase trans­montano.
Ler mais


PINHEIRO

Tomada de posse da Confraria Sr.ª Orada

No primeiro de Janeiro tomou posse a nova Mesa da Confraria de Nossa Senhora da Orada. O acto de posse realizou-se perante o órgão de vigilância e reitor do santuário, arcipreste P.e Albano Jorge da Costa, em representação do sr. Arce­bis­po Primaz D. Jorge Or­ti­ga. Os membros dos novos órgãos sociais foram confirmados em Assem­bleia Geral, depois de nomeados em Junho passado pela Mesa anterior, e são os seguintes: Órgão de vigilância: P.e Albano Jorge da Costa; Assembleia Geral: P.e Artur Jorge Ramalho Gonçalves, Eduardo Artur Costa Bastos, e José Joaquim Costa Teixeira; Conselho Fiscal: António José Morais Ribeiro, Luís Edu­ar­do Silva Vieira, e Arlindo Silva de Sousa; Mesa gerente: Juíz, José Alberto Ro­drigues da Silva, Secretário, André Domingos Carvalho da Costa, Tesoureiro, José Silva de Sousa. Substitutos: Nelson Vieira da Mota, Raul Miguel Gonçalves Fer­nandes, Valter Emanuel Ba­toca Martins, e Sérgio Manuel Pereira da Mota; Mordomas, Cátia Verónica Mota Abreu, Célia Catarina Prazeres de Sousa, Cristina Sofia Ramalho Pereira, e Eduarda Sofia Pereira Gonçalves.
Ler mais


CANTELÃES

Assembleia de Freguesia aprova Orçamento

Decorreu em 28 de Dezembro a reunião da As­sem­bleia de Freguesia de Can­te­lães. Nela foram aprovadas as grandes Opções do Pla­no e Orçamento para o ano de 2020 no valor de 247.200,00€ que está justi­fi­cado pelas obras no Cemi­té­rio da Freguesia e pelo pro­jeto de plantação apro­va­­do no PDR­2020.
Ler mais


CANIÇADA/SOENGAS
João Rocha reeleito presidente

Eleições para a Assembleia da União de Freguesias

Com grande afluência de eleitores e sem incidentes, decorreram, no dia 12 de Janeiro, as eleições para a As­sembleia da União de Freguesias Caniçada e So­engas em virtude da demissão, quase unânime da­que­le órgão autárquico em 28 de Setembro.
João Rocha foi reeleito, com 76,3% de votos, pre­si­dente da Junta daquela União de Freguesias.
Ler mais


ROSSAS

Almoço de Natal

No edifício da Escola Bá­si­ca de Rossas decorreu, no ante-penúltimo dia do ano 2019, o segundo almoço de Na­tal, organizado pela Junta de Freguesia e que foi aberto a todos os seniores re­sidentes, com mais de 65 anos: aposentados, reformados, reformados por invalidez, utentes do CCL’s e do Centro Social. Participaram ainda os funcionários, colaboradores e familia­res da Junta de Freguesia, e as técnicas dos CCL’s. Tam­bém contamos com a pre­sença do Executivo Municipal, nas pessoas de An­tónio Cardoso, presidente e da vereadora da Educação, Elsa Ribeiro e ainda do Sr. Ar­cipreste P. Albano Costa.
Ler mais


SOUTELO

Bodas matrimoniais

Este ano, nesta freguesia, vão fazer as Bodas de Diamante e de Prata os seguintes casais.
Em 18 de Dezembro- Jo­sé de Jesus Saraiva e Helena Dias Rodrigues Saraiva de Igreja. Bodas de Prata: 7 de Janeiro - João Bel­miro Fer­­nan­des Almei­da e Amé­lia da Conceição Rebelo Silva de Outeiro; 6 de Maio - Er­­nesto Matos da Silva e Amé­lia de Jesus da Silva Vieira de Igreja; 5 de Agosto-José Moreira Ribei­ro e Paula Cris­tina Silva Fer­nandes de Igreja.
Ler mais


RUIVÃES

O presépio de Zebral

Durante a quadra natalícia, no átrio da recepção do gabinete da presidência da Câmara Municipal de Viei­ra do Minho, esteve exposto este presépio original que JV não quiz deixar de mostrar aos seus leitores que não tiveram oportunidade ou possibilidade de o co­nhe­cer. Sabemos que ele vai enriquecer o património ar­tís­tico daquela autarquia, que também contribuiu pa­ra a sua criação, e esperamos voltar a vê-lo em pública exposição naquele edifício.
Ler mais


GUILHOFREI

A.C.R.G. em jantar natalício

A terminar a época dos almoços ou jantares natalícios, também a Associação Cultural e Recreativa de Guilhofrei (ACRG) não quis deixar de cumprir uma tradição que já se vem realizando há muitos anos a esta parte. Este jantar teve lugar no passado dia 30 de Dezembro no restaurante local Zé d’Estrada e contou com mais de uma centena de co­mensais. Participaram além da Direção, os jogadores, adeptos e simpatizantes, com relevância dos emi­gran­tes que aproveitam esta quadra para passarem uns dias com seus familiares e amigos. Este evento além de dar a conhecer o trabalho esforçado da Associação vi­sa também promover o convívio em ambiente despor­tivo e angariar alguns fundos para as grandes despesas do clube.
Ler mais


PARADA DE BOURO

Espectáculo de magia animou aniversário da Associação Cultural e Recreativa

No dia 21 de Dezembro, cerca de sessenta sócios não faltaram à “Ceia da nossa ter­ra”, promovida pela As­so­­ciação Cultural e Recreativa. A tradição de comemorar o aniversário (37º) já tem muitos anos e continua a cumprir-se com o objectivo de promover o convívio entre os associados da cole­cti­vidade mais antiga da freguesia. O corte da energia elétrica não demoveu os jovens da actual direcção na prepararação dum espectáculo que agradou a todos. Desde o jantar com sobremesas típicas do Natal até ao show “Palinhas”, tomaram a atenção do público, que não perdeu nenhum truque. Além de atento para não perder nenhum detalhe, o público pode participar em várias actuações em que o mágico solicitou auxílio.
Ler mais