Do Cávado ao Ave

VIEIRA DO MINHO

Finalistas da Santa Casa da Misericórdia

O Auditório Municipal acolheu a Festa dos Fina­lis­­t­as da Santa Casa da Mi­se­ricórdia de Vieira do Mi­nho.
Num ambiente de festa e de diversão, os finalistas apresentaram aos seus fa­mi­liares e amigos, que encheram o Auditório Municipal, as suas interpretações musicais e teatrais. As crianças receberam, ainda, a respetiva cartola e um diploma de mérito por todo o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos no seio da instituição.
O Provedor da Santa Ca­sa da Misericórdia, Alfre­do Ramalho, agradeceu a todos os colaboradores a dedicação às crianças, principalmente com as que são finalistas neste ano letivo que termina.


VILAR CHÃO

Festas religiosas

A paróquia de Vilar Chão celebra as festividades em honra do Senhor e do Sa­gra­­­­do Coração de Jesus de 15 a 19 de Agosto, de cujo pro­­grama religioso desta­ca­­­­mos: tríduo preparatório da fes­ta, de 15 a 17 de Agos­­­to, com celebração eu­­­­­­­­ca­rís­ti­­ca às 20H00; às 09H30 de Do­mingo, dia 19, so­­lene eu­ca­­ris­­tia, seguida da majestosa procissão.
Do programa cultural e re­crea­­tivo o destaque vai para a actuação de Cristiana Sá & Companhia, pelas 22H00 do dia 17; conjunto Costa Ver­­­­­­­­­­­­­­­de pelas 22H00 do dia 18; concertos pelas bandas de Vilar Chão e Carvalheira pe­­­las 15H00 de Domingo e actuação de “Jorge Martins e Amigos de Guimarães” pe­­­­las 22H00 do dia 19. O es­­­­­­­­pe­ctáculo tauromáquico de “che­gas de bois” terá lugar pelas 18H30h de Domi­n­­­go e as festividades en­cer­­­­­­­­­­­ram com sessão de fo­go.


TABUAÇAS

Festa de Verão

A Junta de Freguesia de Ta­buaças, em colaboração co­m o Agrupamento do Cor­­po Nacional de Escutas da paróquia promoveu, em 15 de Julho, uma festa de Ve­­rão. A atividade decorreu du­ran­­te todo o dia e, para além das provas desporti­vas realizadas, contou ainda com corrida de cavalos e chega de bois.
Não faltaram os comes e be­­bes da praxe para todos aqueles que acorreram ao evento! Ressalve-se que o conhecimento deste tipo de ati­vidades não chega a parte da população da freguesia o que indicia que a sua divulgação é um pouco defi­citária. A freguesia não co­me­­ça em Pepim e termina nas Cerdeirinhas!


ROSSAS

Festa de S. Brás

A comunidade paroquial do Divino Salvador de Ros­sas celebra o S. Brás nos pró­­­­ximos dias 10, 11 e 12. Os festejos iniciam-se com uma procissão de velas pelas 21H30 de sexta-feira, se­­­­guida da actuação da Ban­­da Alfa 2. A festa continua no Sábado com Canta­res ao Desafio e Banda MA­GNA e DJ´S até às tantas da manhã.
No Domingo, para além da solene Eucaristia (11H­30) e grandiosa procissão em honra de S. Brás (17H­30) o programa cultural e re­crea­tivo continua com a en­­tra­da da Banda Filarmó­ni­ca de Cabreiros pelas 10H­00 de Domingo e actua­ção pe­las 14H30; conjunto et­no­­­gráfico de moldes, de dan­ças e corais arou­que­n­ses, pelas 16H00 e da Banda IM­­PAK­TUS pelas 22­H00.


GUILHOFREI

Centro Social realiza convívio

A Direcção do Centro Social da paróquia de S.Tiago de Guilhofrei realizou um con­vívio aberto aos sócios, utentes e funcionárias daquela Instituição Particular de Solidariedade Social. O lo­cal escolhido foi a praia dos Carvalhos, na albufeira do Ermal.
Na quietude e frescura dum cenário deslumbrante, dum dia de Verão em que o azul do céu se refletia na água, isenta de poluição, pá­­ro­co, funcionárias e idosos ser­vidos por aquele Cen­­tro par­tilharam o almoço servido no bar da praia: sar­dinha as­sada, entrecos­to e churrasco, acompanhados com su­mos e vinho verde.
A música e dança não fal­ta­ram. Foram mais um complemento à alegria que espontaneamente enchia o coração dos partici­pan­tes.


PARADA DE BOURO

Festa da comunidade

A inauguração da requa­li­­­ficação do centro da freguesia e o convívio paroquial estão agendados para o dia 18 de Agosto com o seguinte programa. No recinto da Escola Primária, às 14 horas realizam-se jogos po­pu­la­res; às 18h15 Missa ves­­pertina; 19h, descer­ra­mento da placa alusiva à inau­gu­ração pelo presidente da Câ­mara. 19h30, con­ví­­­vio com porco no es­pe­to e caldo verde, seguindo-se o tradicional leilão de ofe­ren­­­das. Leilão esse que re­ver­t­­erá a favor do Centro So­­­cial e Paroquial Padre An­­tónio Oliveira Lopes.
Entretanto a Associação Cul­tural e Re­creativa marcou para o dia 4, a festa “Parada a mexer” que inclui Pain­tball, jogo do galo, comes e bebes e música pelo DJ Peter Moon.


PINHEIRO

Cães atacam rebanho

Neste país, que os políticos dizem ser um país moderno e de direito, cá se vai vivendo, uns com direitos ou­tros com deveres, e lá nos vamos equiparando a países de terceiro mundo em certos aspectos, onde qualquer família que se encheu de ter o seu animal de estimação, mete-o no carro e deixa-o numa aldeia à sua sorte onde com outros for­mam matilhas e se multi­plicam para em grandes grupos atacarem animais de outra espécie que tran­qui­­­­lamente pastam nos campos de seus donos, on­de por vezes são comidos vi­vos.
Assim aconteceu há dias, em Parada Velha, à senhora Fátima Batoca, onde uma matilha atacou o seu re­­­­­banho, matou seis ovelhas e outras tantas ficaram feridas.


SALAMONDE

Bodas de prata da Cruz Vermelha

No passado dia 1 de Julho, com pompa e cir­cuns­tância, a Cruz Ver­­­melha de Salamonde co­­memorou as Bodas de Pra­ta.
Após o hastear das bandeiras e da celebração de uma missa em sufrágio dos só­cios e amigos da delegação já falecidos, o pároco da freguesia de Salamon­de, Padre Fernando Ma­cha­­­do, benzeu a nova via­­tura de transporte de do­entes recentemente adquirida. De seguida, no salão no­bre da Junta de Freguesia, procedeu-se à cerimó­nia so­­lene da comemoração dos 25 anos da delegação, com a presença do Delegado Regional da Cruz Ver­me­lha Portuguesa Dr. Armando Osório, da verea­do­ra El­sa Ribeiro em repre­sen­ta­ção do presidente da Câmara Municipal de Vieira do Mi­nho, dos ilustres convidados, antigos fundadores, dirigentes, associados e amigos da delegação, ten­do os sete socorristas si­do agra­cia­dos com a medalha de Comportamento Exem­plar – Grau Ouro, por proposta da direção, e em nome do presidente Nacional da Cruz Ver­melha Portuguesa Dr. Francisco Ge­or­­ge.


TABUAÇAS

Comunhões

Em 24 de Junho, dia li­túr­gi­co do nascimento de S. Jo­­ão Batista, o percur­sor, es­ta comunidade paroquial es­teve em fes­ta com a reali­zação da primeira comunhão de um grupo de crianças, e da So­lene Pro­­­­fissão de Fé, com al­guns ado­les­centes. Uma celebração mui­­to par­­ticipada que, à se­me­lhan­ça do ano anterior, teve lu­gar na igreja de Santa Ma­ria Mãe de Deus, nas Cer­dei­­­rinhas.


PINHEIRO

Visita do executivo autárquico

Liderado pelo presidente Eng. Cardoso, o Executivo ca­­­­marário visitou, em 21 de Junho esta freguesia, tendo em conjunto com a Junta, passado nos locais onde a Junta de Freguesia na sua promessa eleitoral, apontou co­mo prioridade intervenção de melhorame­ntos, a saber: pavimentação do estradão que liga Vilela à Sr.ª da Orada, o úni­co e mais antigo ain­­da em terra ba­tida, que cer­tamente re­for­ça o anseio an­tigo que já tinha o escritor P.e Zé da Fonte, e assim com­ple­ta­rá quatro entradas em as­fal­to a este santuário se­cular; co­lo­cação de camada de desgaste no estra­dão de Corte­ga­ça; requalifi­ca­ção do velho caminho que li­­ga Pa­ra­da velha e Ta­bua­de­lo; pavi­mentação da Rua do Rui­val; alargamento da EM 526 jun­to do Ces­tal.
Entretanto, às pessoas que participaram na procissão da Senhora da Orada e que depararam com um tra­ba­lho começado e não con­cluí­do, a Câmara pede des­culpa, embora a res­pon­­­sa­bi­­lidade seja toda do em­prei­­teiro, que devido à chu­va prolongada que an­te­ce­deu a festa, não concluiu, mas há que prever o tempo também e não deixar sempre para próximo dos eventos.