50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Do Cávado ao Ave

SOUTELO

Caminhos não andados

E o dia chegava ao fim!
Poucos minutos antes da Eucaristia das 17 h, em Sou­telo, o sol declinava, pro­jetando no campo em frente do adro, sombras alongadas e estranhas.
Ler mais


EIRA VEDRA

Festejou a Senhora do Rosário

A paróquia de S. Paio de Ei­ra Vedra realizou, condignamente, as já tradicionais celebrações festivas em honra da Senhora do Rosário no segundo fim-de-semana de Setembro, em que o ca­len­dário litúrgico celebra a festa da Natividade de Nossa Senhora, também festejada neste dia como Senhora dos Remédios em Lamego e Senhora da Peneda em Arcos de Valdevez, entre muitos outros locais do país.
Ler mais


GUILHOFREI

Junta promove desfolhada

Na tarde do dia 11 de Setembro, no largo da Lomba junto ao campo de futebol, a junta de freguesia de Guilhofrei, organizou mais uma tradicional desfolhada popular. A mesma contou com bastantes participantes da freguesia e foi animada pelo rancho folclórico de Cantelães e vários tocadores de concertina, onde não faltou António Cardoso, presidente da Câmara Municipal.
Ler mais


TABUAÇAS

Visitada pelo Executivo Municipal

O Executivo Municipal de Vieira do Minho deslocou-se em 20 de Setembro a esta freguesia para uma visita de trabalho que integrou uma reunião com os autarcas e uma passagem pelas obras e empreitadas ali realizadas.
A visita integrou, igualmente, o périplo que o exe­cutivo está a efetuar em todas as freguesias do concelho para tomar conhe­cimento das obras em curso, conhecer projetos e dar nota dos investimentos a realizar.
Ler mais


PARADA DE BOURO

Peregrinou até à Penha

Realizou-se no dia 17 de Setembro, a peregrinação ao Santuário da Penha, que a Junta de Freguesia planeou e organizou.
Cerca de 80 pessoas, em dois autocarros, pelas 8h da manhã saíram em di­recção àquela obra prima do arquitecto Marques da Silva, inaugurada em 1947, e após o aperitivo (porto de honra), oferecido pela au­tarquia, participaram na Eu­caristia (foto) celebrada pelo Padre Fernando Eurico.
Ler mais


RUIVÃES

Romano

Acho que em Ruivães, ninguém desconhece que os romanos andaram pela nossa terra tendo deixado vestígios que chegaram aos nossos dias. Destaca-se a XVII via de que um troço mais ou menos bem conservado é um dos “ex-libris” da nossa vila.
De acordo com a Wikipedia, essa via ligava Braga (Bracara Augusta) via Chaves (Aquae Flaviae) a Astorga (Asturica Augusta), hoje 364,4 quilómetros. Nesse percurso, percorri­das 45 milhas, segundo a Wi­kipédia chegava-se a uma povoação de nome “Outeiro do Vale”, e que fi­cava nas proximidades de outro povoado denominado “Outeiro de São Martinho, no Monte de São Cristovam”. Está-se mesmo a ver, passando por montes e serras, onde hoje é Ruivães é o terreno que mais se aproxima de um vale. E depois, a referência ao que hoje chamamos de São Cristóvão, estamos mesmo a falar de Ruivães.
Ler mais


GUILHOFREI

Arranjo urbanístico

O Largo da Barragem do Ermal, verdadeira sala de vi­sitas de Guilhofrei, depois de voltas e mais voltas, avanços e recuos, com um “arranjo urbanístico” levado a cabo na berma da estrada junto ao bar da barragem do Ermal encontra-se final­mente em vias de conclusão, ou provavelmente concluído. A ideia parece-nos bem con­cebida.
Ler mais


VIEIRA DO MINHO

Executivo visita freguesia

Com a visita à freguesia de Vieira do Minho cumpriu-se o programa de visitas do Executivo Municipal a todas as freguesias do Concelho.
A Câmara reuniu com os elementos da Junta de Freguesia para o balanço dos trabalhos efetuados e identificação das necessi­da­des prioritárias ao nível do investimento e obras a realizar a curto e médio prazo.
Ler mais


GUILHOFREI

Dinâmica catequética

Assinalando o termo du­ma caminhada na fé realizada ao longo do ano pastoral, sob orientação das catequistas Joana Fernandes e Mariana Sousa, teve lugar no passado dia 3, primeiro domingo de Julho a festa da 1ª Comunhão e Comunhão Solene. Do programa constou a Euca­ris­tia em que 4 crianças - Bea­triz, Sofia, Bruna e Fran­cisca - receberam pela 1ª vez a Sagrada Comunhão e 7 - Gonçalo, Maria, Martim, Sara, Ro­dri­go, Leo­nor e Afonso - fi­zeram a sua Comunhão Solene ou Profissão Solene, declarando publicamente assumir pessoalmente os compromissos do seu baptismo. A Eucaristia foi presidida pelo Pároco, Pe. Alcino Xavier e os cân­ti­­­cos estiveram a cargo das crianças intervenientes devidamente ensaiadas e ajudadas pela catequista Ma­riana Sousa. Com a pre­sença de pais, padrinhos e outros convidados, esta ce­rimónia foi muito concorri­da e, por isso, estamos cer­tos que deixou marcas na mente destes “pequenos cristãos” enchendo-os de grande entusiasmo para o res­to da vida.
Ler mais


SALAMONDE

Floresta meio de criação de riqueza e bem-estar

Em 29 de julho, o PS de Vieira do Minho organizou mais uma conferência, desta vez subordinada ao te­ma “Desenvolvimento sustentável das florestas e meios rurais” que decorreu na sede da Junta de Fre­guesia de Salamonde e cu­jo orador foi o Presidente da Federação de Braga do PS e Deputado da Assembleia da República, Eng.° Joaquim Barreto.
Ler mais