Do Cávado ao Ave

PARADA DE BOURO

Assembleia aprova orćamento de 68 mil euros

Na reunião ordinária da As­sembleia de Freguesia rea­lizada em 9 de Dezembro foi aprovado, com uma abstenção, o orçamento (68 mil euros) e o plano plu­ria­nual de investimentos pa­ra 2019. Autarcas preo­cu­pados com a segurança da ponte do Bôco, vão solicitar às Câmaras Municipais de Vieira e de Amares que limitem a circulação só a ligeiros e a interrupção do trânsito naquela via poderá acontecer a qualquer momento.
Quanto ao orçamento a Jun­ta de Freguesia prevê 41mil euros de receitas correntes (Fundo Financia­men­to das Freguesias; IMI; REN; IEFP; etc) e 27 mil euros da transferência da Câ­mara Municipal para obras e investimentos. A maior fatia do bolo da des­pe­sa vai para despesas com o pessoal (22mil e 900 euros); Aquisição de bens e serviços (8mil e 400 euros); Aquisição de bens de capital (28 mil euros).



EIRA VEDRA

Inauguração do Vieira Fit

Em dia 25 de Novembro foi inaugurado o Vieira Fit, um novo espaço para a prá­ti­ca de exercício físico em Vi­eira do Minho.
A cerimónia de inauguração iniciou-se com a bênção das instalações sitas na rua Entre as Devesas, pelo Pa­dre Albino Carneiro, que fez votos de que se criasse um espaço não só de lazer e bem-estar, mas também de saúde, união e alegria en­­tre todos os que por ali passem.
O presidente da Câmara, António Cardoso e a presidente da Assembleia Municipal também marcaram pre­sença e felicitaram os au­­tores pelo projeto, “que se­rá mais uma valência pa­ra o concelho”.


TABUAÇAS

Obras na paróquia e saída do pároco

Terminaram os trabalhos de pintura no interior da igreja paroquial de S. Julião de Tabuaças, segundo in­for­­mações do correspondente local de JV. Ainda em curso, mas já em fase final de conclusão, estão os tra­ba­lhos de substituição do telhado em fibrocimento na Igreja de Santa Maria Mãe de Deus, do lugar das Cer­deirinhas, da mesma freguesia. Obra esta considerada prioritária para o Conselho Económico Paroquial daquela comunidade, da­­­do os elevados estragos já provocados no interior do templo, em consequência de sucessivas infiltrações de humidade.



MOSTEIRO

Actividades religiosas

Os grupos e movimentos da paróquia de S. João Batista do Mosteiro, mais uma vez, estão a dar o seu teste­munho de fé e de esperança no período de advento.
As crianças da catequese nos quatro domingos que antecedem ao Natal participam nas leituras das eucaristias. Os escuteiros prepararam o presépio e serão portadores da luz de Belém até à igreja paroquial.



ROSSAS

Conselho de núcleo/INDABA

Na tarde do passado de 17 de Novembro o Núcleo de escuteiros de Vieira do Mi­nho lançou a primeira pe­dra para mais um passo ru­mo ao melhor para os es­cu­teiros do nosso nú­cleo. A tarde iniciou na sede de Nú­cleo, com a realiza­ção do Conselho de Núcleo, onde foram aprovados o Relató­rio de Contas e Atividades de 2018.  
De seguida os cerca de 50 dirigentes e caminheiros pre­sentes iniciaram o INDA­BA (reunião de chefes, segundo Baden Powell) e foram convidados a “se­rem ár­­vores de Igreja”, assistindo e participando numa palestra idealiza­da pe­lo Assistente de Núcleo, P.e Nuno Campos. Depois de um pequeno lanche, os presentes foram divididos por secções e foram lançadas e ideali­za­das as primeiras ba­ses para o próxi­mo ACANUC - Acampamento de Núcleo - que terá lugar em Julho de 2019. 


ANJOS

Festa em honra de Santa Luzia

A paróquia de Santa Maria dos Anjos vai festejar, solenemente, nos dias 12 e 13 de Dezembro, Santa Lu­zia, nome popular de San­ta Lúcia de Siracusa, vir­gem e mártir nascida no ano 283 e martirizada em 13 de Dezembro de 304. As festividades em honra desta santa, advogada dos olhos e padroeira dos oftal­mo­­logistas e das pessoas com problemas de visão, atraem, todos os anos, a es­­­ta povoação numerosos fo­­rasteiros. Do programa das mesmas destaca-se a ce­lebração da Eucaristia no dia da festa, este ano presi­di­da pelo arcebispo da ar­qui­­diocese de Bra­ga, D. Jor­ge Ortiga, que terá lugar na igreja paroquial pelas 11,30h do dia 13 que termi­na­­rá com uma procissão em honra de Santa Luzia. No mesmo dia, às 09,00h se­­­rá celebrada outra missa, desta feita com solene pro­cla­­mação da Palavra em hon­ra de Santa Luzia, pelo dis­tinto orador sacro, P.e Ma­­nuel Couto. No intervalo haverá um tempo para a re­con­­ciliação, com vários sa­cer­­dotes disponíveis para atender os penitentes.


PINHEIRO

Magusto

Promovido pela Junta de Fre­guesia, realizou-se na sua sede o habitual ma­gus­to e convívio anual no mês de Novembro. A castanha as­sada e regada com vinho ofe­recido por alguns produ­to­­res, animou os convivas que, ao som de quatro con­cer­tinas que passaram por al­guns tocadores. Entre eles, o presidente da Junta, o seu filho Patrick, o An­tónio Costa, José Vieira, Ma­­nuel Vi­­eira, Hercílio Filho, e ainda o violão do professor Ma­nuel Rebelo. Muitos não re­sis­tiram às modas e ritmos do seu tempo, tendo acerta­do um passo de dan­ça, entre estes esteve a Presidente da Assem­bleia Municipal, Dr.ª Neli Mo­ta, com a sua mãe Araci. Notada foi a au­sên­­cia do presidente da Câmara por motivos fa­­miliares, tendo sido representado pela vice-presidente, Dr.ª El­sa Ribeiro e outras pes­soas da mesma Autar­quia.