Do Cávado ao Ave

MOSTEIRO

Agradecimento da Comunidade

Obrigada, Padre Nuno, pe­­lo trabalho maravilhoso que tem vindo a realizar des­de o início da pandemia que invadiu tudo e todos, impedindo de não podermos estar reunidos em as­sem­bleias religiosas.
Ler mais


VIEIRA DO MINHO

Regresso às celebrações religiosas

Duas semanas antes da abertura das igrejas para o iní­cio das celebrações religiosas que estiveram sus­pen­sas, por determinação da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), até “ser superada a actual situação de emergência”, o clero do ar­­ciprestado de Vieira do Mi­­nho esteve reunido para preparar o regresso dos fiéis às celebrações comuni­tá­­rias nas paróquias.
O encontro realizou-se na ma­nhã de 15 de Maio, com todos os párocos deste ar­ci­prestado, e teve lugar na ca­pela do Santíssimo da Igreja Paroquial da vila de Vi­ei­ra do Minho.
Ler mais


EIRA VEDRA

Com menos coronavírus

Após dois meses de isolamento social, (leia-se: re­ten­ção física em “prisão do­miciliária”), face aos contínuos testes positivos de Co­vid-19, que também já co­me­çaram a ser contestados e anulados pelo próprio IN­FARMED, finalmente, um teste negativo permitiu o fim do confinamento de um re­sidente nesta freguesia que, supostamente, terá si­do infectado com aquele vírus numa consulta feita em Março no Hospital Central de Braga.
Ler mais


CANIÇADA

Cancelada a festa da Senhora do Rosário

As festividades em honra da Senhora do Rosário, que es­te ano se realizariam nesta paróquia em 13 e 14 de Junho, e não em dia de Pentecostes, por coincidir com a pere­gri­nação Arciprestal de Vieira do Minho, foram canceladas, tal como tem acontecido e continuará a acontecer, pa­ra já até Outubro, a todas as manifestações religiosas do país devido à pandemia.
Ler mais


ROSSAS

Vespa asiática abelhas e armadilhas

A Junta de Freguesia de Rossas, em 20 de Maio, dia es­colhido pelas Nações Uni­­­das para comemorar o Dia Mundial da Abelha, iniciou a distribuição de arma­di­lhas artesanais para a ca­ça da vespa asiática, a grande destruidora das abelhas, sensibilizando assim as populações para a necessidade de preservar este animal, fundamental para manter o equilíbrio ecológico, numa altura em que a sua sobrevivência é colocada em risco pela vespa asiática.
Ler mais


PARADA DE BOURO

Rádio Aktiv entre pontes

Fundada em 1996 por Domingos Pereira, paradense desde os tempos da escola primária, tem estúdio montado na Doua­nes Zoll (antiga alfândega) entre Echternach, do Luxemburgo e Echternachbruck, da Alemanha. As emissões são todas feitas por voluntários portugueses e luxem­bur­gue­ses num raio de 5 quilómetros que a frequência permite, em tempos de con­finamento, com a ponte encerrada, foi a rádio durante 2 meses que “desmontou barreiras”.
Ler mais


RUIVÃES

História Milenária

Assim se intitula a publicação “síntese biográfica sobre a Vila de Ruivães, desde as primeiras referências em plena ocupação romana até à actualidade”, que chegou à nossa re­dacção, enviada pelo seu autor e colaborador de JV, Ma­nuel Joaquim Fernandes de Barros.
Trata-se de uma colectânea de textos da sua autoria, do­cumentos, carta de foral de Villar de Vacas (27/06/1363), mapas, gravuras, fotografias, recortes de jornais, particu­lar­mente do Jornal de Vieira.
Ler mais


PARADA DE BOURO

Rua do Tamanqueiro pavimentada

Na primeira semana de Maio a Junta de Freguesia deu início à pavimentação em “calçada à portuguesa” da Rua do Ta­­­manqueiro no lugar de Cabo D´Além.
Ler mais


SALAMONDE

José António com 101 anos

No passado dia 6 de Maio, o Sr. José António Gonçalves, natural da freguesia de Salamonde, cheio de vida, fes­tejou 101 anos de idade no lar residencial desta freguesia.
Ler mais


VIEIRA DO MINHO

Renato Fernandes salva idoso dum incêndio

O vieirense Renato Fer­nan­des, agente do Comando Distrital de Braga da PSP, no passado dia 3 de Maio salvou um idoso quan­­do acorria a um incêndio que deflagrou num apar­­tamento em S. Victor, na cidade de Braga com outros elementos da Protecção Civil de 1ª linha.
Ler mais