Do Cávado ao Ave

PINHEIRO

Magusto da Junta de Freguesia

Em 9 de Novembro realizou-se, na sede da Junta de Freguesia, o habitual ma­­gusto anual com a parti­ci­pação de muitas pessoas entre as quais o presidente da Câmara e a esposa, todos os elementos da Junta e alguns da Assembleia de Freguesia, tendo-se notado a ausência da Dr.ª Neli Mota por motivos de saúde, e co­mo de costume as con­cer­ti­­nas e cantares animaram a festa onde como sempre o presidente da Câmara mos­trou os seus dotes musicais, tais como também o presidente da Junta.
Ler mais


SOENGAS

Festa de S. Martinho

Realizou-se nesta Comu­ni­dade Paroquial de S. Mar­tinho, no seu dia litúrgico a co­memoração do seu pa­tro­no. A festa foi muito simples mas cumpriu as prescrições canónicas: Eucaristia de acção de graças às 9h00, seguida do Sagrado Laus­perene que encerrou pelas 16,00h.
Ler mais


CANTELÃES

Em risco de ficar sem água

As freguesias de Cante­lães e Pinheiro correm sério risco de perderem a gestão da água que possuem para consumo próprio, face às exigências de sistemas pú­­blicos que pretendem monopólio deste bem inestimável.
A ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, notificou a Câmara Municipal de Vieira do Minho da falta de habilitação legal das Juntas de Freguesia para gerir os sistemas públicos de abastecimento de água destinada ao consumo humano.
Ler mais



CANIÇADA

Magusto da Associação ConVida

No passado dia 24 de No­vembro, a Associação Cul­tural Social e Recreativa de Caniçada ConVida realizou o seu Magusto, nas instalações da sua sede, antiga escola primária de Chelo.
Num dia frio e chuvoso, o calor e o aconchego fizeram-se sentir pela lareira sem­pre viva, onde não fal­ta­­ram as saborosas e tradicionais castanhas assadas, acompanhadas de outras iguarias, bem regadas com o bom tinto e a jeropiga.
Ler mais



MOSTEIRO

Campo Paroquial passa para o Grupo Desportivo e vai ter sintético

O Campo Paroquial que a Câmara Municipal adquiriu, recentemente, ao Conselho Económico e Paroquial do Mosteiro foi cedido ao GDC do Mosteiro e o retângulo de jogo vai receber tapete sin­­tético.
Ler mais


VILAR CHÃO

Sociedade Filarmónica recebe oferta de viatura

As comemorações do 189º aniversário da Banda de Vilarchão foram marca­das pela oferta da viatura do sócio Cesário Brás, um “vi­larchoense dos sete costados, um homem econo­mi­camente rico, mas mul­ti­mi­­lionário em generosidade, bairrismo, bonomia e amor a Vilarchão”.
Como de costume as ce­ri­­mónias iniciaram-se com a visita ao cemitério, em prei­to de homenagem e gra­­tidão aos músicos falecidos, e nela tomaram parte o presidente da Câmara Mu­­nicipal, António Cardoso, a esmagadora maioria dos músicos, formandos e formadores da Escola de Mú­sica da Sociedade Filarmónica de Vilarchão, seus familiares e muitos vilarcho­enses que vêm na sua Banda de Música o “Brasão iden­titário” de Vilarchão.
Ler mais


RUIVÃES

Magusto da Aldeia de Espindo

A celebração do magusto está associada a uma lenda, a qual dizia que um sol­da­do romano de nome Mar­tinho de Tours (mais tarde conhecido como São Mar­ti­­nho), ao passar a cavalo por um mendigo quase nu, co­mo não tinha nada para lhe dar, cortou a sua capa ao meio com a sua espada; estava um dia chuvoso e diz-se que, neste preciso mo­mento, parou de chover, de­rivando daí a expressão: “Verão de São Martinho”.
Ler mais


In memoriam - Padre Manuel António Luiz - (1886-1949)

ROSSAS

Em Novembro, mês dedicado à memória e sufrágio dos mortos, este periódico, ór­gão dum arciprestado, con­tinua a recordar sacer­do­­tes falecidos que foram destas terras de Vieira ou por cá andaram em trabalhos pastorais da vinha do Senhor.
Hoje fazemos memória dum sacerdote, falecido há 70 anos, com fama de santi­dade, dada a sua total dedi­cação aos pobres, como tes­­temunha o seu afilhado e sobrinho Rev. Diácono Per­­manente, Manuel Fer­nan­des Moura, residente em Bessancourt (França).
Segundo o relato do nosso assinante, o Padre Manuel António Luiz, nasceu em 1886 no lugar de Calvos, freguesia de Rossas e fa­leceu em Sta. Eufêmia de Prazins (Guimarães) a 30 de Outubro de 1949.
Ler mais