Do Cávado ao Ave

LOUREDO

Ribeira hospitaleira com Ogier

Com a devida vénia ao Au­tosport replicámos a notícia publicada em 6 de Junho. Já no ano passado, o senhor François Ogier, pai do hexacampeão do mundo, havia testemunhado a forma de receber dos habitantes de Vieira do Minho. Este ano, acompanhado pela esposa e por outros fa­mi­liares, voltou à freguesia de Louredo da Ribeira para assistir à passagem da caravana do rali. E uma vez mais, não se arrependeu. O mesmo grupo de amigos que, um ano antes, havia dado a conhecer ao pai do piloto da Citroën os néctares da região minhota, encarregou-se de garantir que não faltaria comida e bebida à família Ogier.



CANIÇADA

Festa da Senhora do Rosário

Com o habitual brilho e cir­cunstância, características das gentes de Cani­çada em tais manifestações de fé e costumes, cumpriu-se a bicentenária tra­dição das festividades em Honra de Nossa Senhora do Rosário. Mais uma vez em dia de Pentecostes, este ano já no segundo do­mingo de Junho, às portas do Verão, cuja data só altera com a peregrinação Ar­­ciprestal à Senhora da Fé, agora realizada no último Domingo de Maio.


PARADA DE BOURO

Limpeza da levada da Poça das Cortinhas

Todos os anos, no mês de Junho, os consortes da Levada da Poça das Corti­nhas, mais conhecida por Al­deia procedem à limpeza da regueira. Assim no dia 7 de Junho cerca de 20 consortes, desde o Moinho das La­melas cortaram a vegetação e retiraram outros detri­tos que se vão acumulando durante o Inverno e Pri­­ma­vera. Foram apenas duas ho­ras de trabalho porque a Levada toda ela “ma­ni­­lha­da”, encontra-se em razoáveis condições. Lamenta-se que são sempre os mesmos a dar o corpo ao manifesto, mas quando a água deixa de ser torna a torna, a par­tir do S. João até ao S. Mi­guel, lá estão eles junto ao “pejeiro” para a con­duzir até às suas hortas num dos turnos: 8h-13h; 13h-24h; 00h-08h. Uma tradição que se deve manter na freguesia.



EIRA VEDRA

Festejou S. Francisco

A comunidade paroquial de S. Paio de Eira Vedra fes­tejou, no penúltimo do­min­go de Maio, São Francisco de Assis e a Senhora dos Remédios, cujas imagens se veneram na bicen­te­nária capela situada no lugar de S. Francisco, antigo lugar de Vilar, da freguesia de Eira Vedra. O Santo de Assis, patrono dos eco­lo­gistas, é hoje universalmente reconhecido e celebrado como uma das maio­res figuras espirituais da humanidade, cujo calendário litúrgico celebra a sua festa em 04 de Outubro, data do seu falecimento.



ANJOS

Festa da Eucaristia

A paróquia de San­ta Maria dos An­jos celebrou, no do­mingo de Pentecostes, a festa da Eucaristia que habitualmente inclui as pri­meiras comunhões e solenes pro­fissões de fé dos jovens que frequentam a cateque­se paroquial.


GUILHOFREI

Presidência aberta

O Executivo Municipal de Vieira do Minho, no âmbito do plano de “presidência aberta” em todas as freguesias do concelho, deslocou-se a esta freguesia em seis de Junho.
A visita começou na sede da Junta com uma reunião de trabalho, com todos os autarcas, durante a qual foi realizado o balanço das obras efectuadas e as intervenções mais urgentes a pro­gramar.


MOSTEIRO

Recebe visita do Executivo

As visitas de trabalho do Exe­cutivo Municipal de Vi­ei­ra do Minho contemplaram esta freguesia no pas­sa­do dia 15 de Maio.
António Cardoso, acom­pa­nhado pelos seus verea­dores, encontrou-se com os autarcas da Junta de Fre­­gue­­sia do Mosteiro e com a população, para visi­tar as obras que estão em cur­so naquela localidade.