Do Cávado ao Ave

PARADA DE BOURO

Edifício da Escola vai ser renovado

A Assembleia de Freguesia, presidida por Sandrina Ma­tos, reuniu em 29 de Setembro, em sessão or­di­ná­ria, com cinco pontos na or­dem dos trabalhos.
Após a leitura da ata da reunião an­terior, a Junta de Freguesia do balanço do pla­no de ati­vidades, destacou a limpeza de valetas e de caminhos e avançou que está a receber orça­me­n­tos para re­­no­vação do edi­fí­cio da an­tiga Es­co­la. A área en­vol­­vente da mesma está a ser alvo de um proje­cto por parte dos engenheiros da Câ­ma­ra. Está previsto, para breve, a pavi­men­ta­ção da rua do Taman­quei­ro no lugar de Cabo-de-Além.


SALAMONDE

Executivo visita freguesia

O Executivo Vieirense, li­de­­rado pelo presidente An­tó­nio Cardoso, deslocou-se em 12 de Setembro a esta fre­­guesia em cumprimento do plano de visita a todas as freguesias do Concelho.


CANIÇADA

Novos Campeões Nacionais

A Quinta de Chelo da freguesia de Caniçada participou na última prova do Con­­­curso de Ovinos da Ra­ça Suf­folk, realizada na Feira da Luz em 31 de Agosto em Montemor-o-Novo, tendo conquistado o título de Cam­­­peã Nacional Fêmea de 2019.
Nesta prova, a Quinta de Chelo Suffolk participou com o borrego Pors­che e a ma­lata Uva, exem­plares com os quais ganhou o re­fe­­­rido título de Campeão Nacional 2019.


SOENGAS

XI Convívio da família Barbosa

Como vem sendo hábito, realiza-se em 19 de Outubro, o XI Convívio dos fami­liares descendentes da Ca­sa Barbosa de Soengas, Ca­­­sa da Corga, Casa da Fon­­te, em Pinheiro, Casa do Capitão-Mor, de Cibrão (Ca­­niçada) e Casa dos Pin­hei­­ros, Dornelas - Amares.


ANISSÓ/SOUTELO

Passeio a Santiago de Compostela

Promovida pela União de freguesias de Anissó e Sou­te­lo, a Junta de Freguesias, promoveu no início do mês de Setembro uma Peregrinação / Convívio.


GUILHOFREI

Desfolhada

Promovida pela Junta de Freguesia de Guilhofrei, te­ve lugar no dia 15 de Setembro, no Largo junto da Cape­la de Nossa Senhora de Fá­ti­ma, no lugar da Lomba, uma desfolhada tradicional.
Muito participada pela po­pu­lação, contou com a animação do Rancho Folclórico de Queimadela – Fafe.


ROSSAS

Iluminação pública

Durante o mês de Setembro decorreram os trabalhos de substituição das atuais lâmpadas de ho­lo­gé­nio, por luminárias com te­cnologia LED nesta freguesia.
De referir que esta substituição de lâmpadas foi lan­çada pelo Município de Vi­eira do Minho e vai avançar em todo o concelho. Com es­ta nova tecnologia LED há uma maior duração das luminárias e um menor consumo energético. 


RUIVÃES

X Caminhada à Serra da Cabreira

Agosto é sinónimo de regresso às origens. São muitos aqueles que estando fora, seja no estrangeiro ou espalhados pelo país, escolhem esta altura do ano para gozar férias na sua Terra Natal. E aprovei­tan­do este facto, a AJA Es­pindo - Associação Juntos pela Aldeia de Espindo promove, anualmente, no 2.º domingo de agosto, a Caminhada à Serra da Cabreira e no final um almoço convívio.


GUILHOFREI

Bodas matrimoniais

Numa época em que a fa­mília começa a não ser re­co­nhecida como outrora, co­mo o pilar duma sociedade culta e civilizada, é sempre com muito agrado que registamos a celebração de bodas de ouro, de prata e por vezes, as seguintes. Nestes casos reconhecemos que o amor cresceu. E porque cres­ceu essas pessoas, fieis à sua vocação, percorreram caminhos de santidade.
No dia 15 de Agosto, na igreja de Santiago de Gui­lho­frei, na Eucaristia cele­bra­­da pelo pároco, Padre Al­cino Xavier, José António An­tunes da Silva e Maria de Fátima Freitas de Sousa, celebraram as suas Bodas de Prata. Simultaneamente os pais da Maria de Fátima, Francisco Gonçalves de Sousa e Palmira Rosa Bor­ges de Freitas, comemoraram os seus 50 anos de ma­tri­mónio (foto).


PARADA DE BOURO

Passeio de cicloturismo a Santiago de Compostela

Fábio Pereira, Jorge Fer­rei­­ra, André Dias e José Ro­­dri­gues, ciclistas do Pa­­ra­da Cy­cling Team, e o con­vi­dado, André Rocha no dia 31 de Agosto “passearam” de bicicleta até Santiago de Compostela, em Espanha.