Do Cávado ao Ave

PARADA DE BOURO

Semana Santa

Aderindo ao convite do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, muitas famílias colocaram cruzes nas suas casas, seguindo o exemplo que habitualmente se faz em alguns lugares das freguesias e junto das igrejas.
A colocação da Cruz será uma forma de “celebrar e aproximar as pessoas das solenidades da Semana Santa, do Tríduo Pascal e Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor”.

Ler mais


GUILHOFREI

Parque de estacionamento do cemitério

Inaugurado em 30/10/2016 com a presença das autoridades civis e religiosa, o parque de estacionamento do cemitério já oferecia boas condições de ser utilizado mas faltava uma iluminação adequada e projetada pelo arquiteto da obra, Alberto Sousa, melhoramento que vimos, com satisfação, concluído no dia 10 de Março com a colocação de sete novos candeeiros em ferro, com lâmpadas led, a iluminar o espaço interior e a rua de principal acesso.
Ler mais


PARADA DE BOURO

Falecimento de Amena Maria Rodrigues

Em 27 de Março faleceu na residência do seu filho José, no lugar de Pandoses, Almena Maria Rodrigues, de 94 anos de idade. Ao abrigo do plano de contingência do Covid-19, cumprindo as orientações civis e religiosas, as exéquias fúnebres realizaram-se no Domingo, com a trasladação do corpo da Capela Mortuária para o Cemitério local, acompanhada do pároco, P.e Fernando Eurico, e dez familiares diretos. Estas restrições acabaram “por limitar todo o processo de ho­menagem e reconhecimento público”que a Alme­na merecia, particularmente, por seis filhos radi­ca­dos no Luxemburgo.
Ler mais


CANTELÃES

Falecimento

No passado dia 13 faleceu, com 63 anos de idade, Jo­ão Augusto Magalhães Fer­nandes, residente no lugar de Sapinhos desta fre­gue­­sia.
O seu funeral realizou-se no dia 15, com muitas restri­ções, face à pandemia que assola o país e o mundo.
Neste momento difícil pa­ra a família apresentamos os nossos sentidos pêsames.
Ler mais


PINHEIRO

Assalto à Junta de Freguesia

Uma onda de assaltos e vandalismo têm marcado, há cer­­ca de uma década e mais, a comunidade da freguesia de Pinheiro, levada a cabo por parte dos filhos adoptivos do Estado português, que carinhosamente tudo faz para os proteger das pessoas e instituições de bem. As maiores ví­timas são a igreja paroquial, o santuário de Nossa Senho­ra da Orada, (mais pelo que destruíram do que pelo que rou­­baram), mas também as famílias particulares que fica­ram sem as mós dos moinhos, os alambiques e outros bens.
Ler mais


VIEIRA DO MINHO

Passeio Rota do Fumeiro reuniu 700 BTT’s

Nem o frio nem a chuva demoveu os mais de 700 betetistas de participar no domingo, dia 8 de Março, no Passeio de BTT Rota do Fu­meiro organizado pela Pe­da­larvieira Associação com o apoio do Município viei­ren­se.
Ler mais


CANTELÃES

Convívio Fraterno

Nos dias 22, 23 e 24 de Fevereiro, um grupo de jovens, vindos de várias ar­ci­prestados da diocese de Bra­ga, entre os quais dois deles da freguesia de Can­te­lães, Mariana Oliveira e Luís Fernandes, aceitaram o repto de realizar um en­con­tro de “Convivas” com Deus, com os outros e com eles próprios. Foi o Convívio Fra­terno N° 1402.
Ler mais


MOSTEIRO

Aniversário do Grupo Coral Juvenil

O grupo coral do Mosteiro celebrou o seu 29.º ani­ver­sário no dia 1 de Março na Eucaristia das 11 horas na igreja do Mosteiro.
Ler mais


ROSSAS

Leilão das orelheiras

Cumpriu-se na manhã de do­mingo, do dia 23 de feve­rei­ro, mais um tradicional Lei­lão das Orelheiras em honra de Santo Antó­nio, nes­­te domingo gordo que an­­tecede o dia de Carnaval.
A manhã iniciou-se com a Eucaristia, seguida do tradicional leilão de orelheiras que também contou com ovos, bebidas, galos e outras ofertas da população.
O valor angariado no leilão reverte a favor da festa de Santo António que se rea­­li­za no dia 13 de junho, na Igreja Matriz de Rossas.
Ler mais


RUIVÃES/CAMPOS

Botica inaugura infraestruturas de 52 mil euros

No dia 1 de Março o lugar da Botica, em Rui­vães, esteve em festa com a inauguração do Par­­que Infantil e requali­fi­­­cação da zona de lazer e campo de jogos junto à antiga Escola Primária, agora sede da Associação Recreativa e Despor­tiva das Honras.
Ler mais