Do Cávado ao Ave

LOUREDO

Centro Escolar do Cávado celebra Comunhão Pascal

Os alunos, encarregados de educação, docentes e as­sistentes operacionais do Centro Escolar do Cá­vado, situado na freguesia de Lou­redo, celebraram, no último dia do calendário le­cti­vo do segundo período, ocorrido em cinco de Abril, a festa litúrgica da Comunhão Pas­cal. Uma actividade “circunscolares” que decorre, pelo oitavo ano consecutivo, no átrio e no interior da cantina que, na ocasião, se torna diminu­ta para acolher toda a co­mu­nidade educativa daquele centro escolar e ainda os encarregados de educação daqueles alunos.
Após a celebração do sacramento da reconciliação, em que as crianças e os jovens se confessaram aos párocos das comunidades a que pertencem (Campos, Ruivães, Salamonde, Lou­redo, Cova e Caniçada), iniciou-se a Eucaristia presidida pelo Padre Fernando Ma­­­chado, responsável, no ar­­­ciprestado de Vieira do Mi­nho, pelo sector da Edu­ca­­ção da Fé.


CANIÇADA/SOENGAS

Visitadas pelo Executivo Municipal

Na prossecução do programa de visitas às freguesias do concelho, o Executi­vo da Câmara Municipal de Vieira do Minho esteve nestas duas freguesias para ve­rificar in loco o andamento das obras definidas no Pla­no Anual de Actividades para o ano de 2019.
O grupo de trabalho cons­ti­­tuído pelo presidente da Câ­mara, António Cardoso, e vereador Paulo Miranda; presidente da Junta da Uni­ão de Freguesias, João Ro­cha; e de outros autarcas da­quela União de Juntas, visitaram os diferentes lugares das duas localidades pa­ra definir e verificar as intervenções feitas e planear novos projectos.


VIEIRA DO MINHO

Homenagem ao chefe José Maria

O Bombeiro, Chefe José Maria da Silva Carvalho, foi homenageado no passado dia 14 de Março durante um Jantar servido num restaurante da Vila. Os “camaradas” bombeiros, quiseram prestar uma singela “home­na­gem” ao bombeiro Chefe José Maria, em ambiente familiar e festivo.
Após a sua entrada, há 43 anos, como Aspirante, no Corpo de Bombeiros da As­sociação Humanitária dos Bombeiros de Vieira do Mi­nho a 29 de Fevereiro de 1976, o Chefe José Maria, depois de ter percorrido todos os degraus da carreira chegou a Chefe no dia 01/12/1996 e nessa condição, após completar 66 anos de idade, passou ao Quadro de Reserva, o que o “obri­­ga” a gozar a merecida reforma.
Nos 43 anos de Bombeiro, o Chefe José Maria, foi assalariado da Associação durante a maior parte do serviço prestado como Bombeiro Voluntário. Neste percurso granjeou amigos, co­la­borou na formação de no­vos bombeiros, socorreu os que mais precisavam do serviço dos bombeiros, apagou incêndios, socorreu acidentados, foi “Bom Sa­ma­ritano” ao serviço do Bem. Percorreu os mais recônditos cantos e caminhos do nosso Concelho, o que lhe permite conhecer de cor e salteado o nome dos lugares e das pessoas.


ROSSAS

Actividade da direcção de baldios

A Junta de Freguesia de Rossas em parceria com a Câmara Municipal e o Conselho Directivo dos Baldios de Agra e Barreiros, no inicio deste ano concluiu a pa­vi­mentação, em calçada à por­­­tuguesa, da Rua das Cor­­­tinhas em Agra. De refe­rir que esta obra fa­zia parte das necessidades identi­ficadas pela Junta, aquando da visita do Exe­­cutivo Muni­cipal à nossa Vila em 2018.



CANTELÃES

Ceifeiros de Cantelães lançam CD

O Rancho Folclórico “Os Ceifeiros de Cantelães” lançou no passado mês de Mar­ço o seu segundo CD.
Com 15 faixas este trabalho imortaliza várias das mú­­sicas que acompanham a vida desta Associação e re­presentam a tradição fol­cló­rica, não apenas da Fre­gue­­sia de Cantelães, mas do concelho de Vieira do Mi­­nho.
O CD pode ser adquirido junto da Associação.



VIEIRA DO MINHO

Aniversário de “Jovens Shalom”

A Comunidade Shalom, sediada em Braga, tem vindo a acompanhar um grupo de jovens residentes na Vila e paróquias próximas, com o objetivo de “os levar a evangelizar outros jovens para que estes, conscientes da sua missão de cristãos se tornem animadores capazes de ser fermento em qualquer realidade para a transformar”.


PINHEIRO

Sessão de esclarecimento

No âmbito da prevenção de incêndios florestais estiveram reunidos em 19 de Março na sede da Junta de Freguesia cerca de 30 idosos, que são actualmente o grosso da população dos habitantes das nossas aldeias, para ouvir, de viva voz, representantes da protecção civil, do GIPS da GNR e do SEPNA, as me­di­das a tomar para evitar as catástrofes vividas nos últimos anos, e que ao contrário das estimativas do Go­verno não provocou mor­tes, em 2018.


VENTOSA/COVA

Comemoram aniversário do CCL

O Centro de Convívio e La­­­­zer (CCL) que serve os idosos da freguesia da Ven­tosa e São João da Cova, comemorou em 12 de Mar­­ço, o 2º aniversário da fundação daquele centro de con­vívio. Foi em ambiente de festa e muita animação que os utentes daquele centro viveram aquela tarde fes­ti­va, onde não faltou a dança a mú­sica e o bolo de aniver­sá­rio.