Do Cávado ao Ave

PINHEIRO

Regresso de “Tiro aos Pratos”

Um ano depois o Campo de Tiro do Clube de Caça e Pes­ca de Vieira do Minho recebeu no fim de semana passado uma prova de tiro aos pratos. Foi o arranque do XIX Circuito Interclubes de Tiro 2021 no qual participaram cerca de 160 atiradores, agrupados por diversos escalões e ca­tegorias de clubes da Régua, Terras de Bouro, Mo­ga­dou­ro, Vieira do Minho, Bragança, Alijó, Macedo de Cava­lei­ros, Chaves, Salto e Póvoa de Lanhoso.
Ler mais


VIEIRA DO MINHO

Rita Rodrigues volta a representar Portugal

A Vieirense Ana Ri­­­ta Rodri­gues apu­­rou-se para as pró­xi­­mas duas com­­­­peti­ções internacionais de tiro “fosso olímpico” que se vão realizar nos meses de Maio e Junho.
Ler mais


RUIVÃES

Sentir Espindo!

Perante a evolução favorável da pandemia de Co­vid-19, resultante das medi­das tomadas ao abrigo do estado de emergência, e em linha com o plano fa­sea­do de desconfina­mento, en­ten­de-se contudo que deve imperar a cautela, salvaguardando todas as precauções associadas!
Porém, em abril é mês de ode à poesia da natureza na Serra da Cabreira. Tal noiva vaidosa, desejosa de ser contemplada, a serra ves­te-se de várias cores num es­pe­táculo deslum­bran­te digno de se ver.
Ler mais


RUIVÃES

O Senhor “Cunha”!

Quando era pequeno, em conversa com os amigos, vi­nha sempre à baila aquela pergunta sacramental “que queres ser quando fores grande”?
Ora, numa terra do interior e no tempo em que era, não tinhamos muitos exemplos em que nos basear. Por isso, uns queriam ser “dou­tores”, outros padre e outros ainda professores.
Ler mais


GUILHOFREI

Executivo Municipal visita freguesia

A visita de trabalho do Executivo Municipal a esta freguesia, realizada no passado dia oito, marcou a “retoma” do programa das des­locações da Câmara no seu périplo por todo o con­celho, interrompido pelo “confinamento pandémico”.
Ler mais


ROSSAS

Projecto de regadio

A Junta de Agricultores do Regadio da Levada da Tou­ça, na freguesia de Ros­sas, está a proceder ao encanamento da levada, que atravessa o lugar, por forma a evitar desperdício de água.
Ler mais


CAMPOS

Lamalonga - o Esporão e o estado de abandono dos recintos desportivos

O Carvalhal do Esporão ou Carvalhal de Santo An­tó­nio, é um espaço baldio, si­­tuado na aldeia de La­ma­longa, parte da anexada freguesia de Campos.
Este belo Carvalhal cente­nário, é um espaço de la­zer que delicia todos aqueles que ali residem diariamente, aqueles que, pelo me­nos uma vez por ano, vol­tam pa­ra matar saudades e todos aqueles visitantes que gostam de aproveitar tudo o que o Esporão lhes pode oferecer.
Ler mais


PARADA DE BOURO

Reforço da Ponte do Bôco vai a concurso

Chumbado pela CCDR-N, o projecto de nova ponte en­tre Vieira do Minho e Amares para substituir a Ponte do Bôco/Ponte de Parada, por se situar numa zona ecológica, os dois Mu­nicípios avançaram para o “Reforço Estrutural da Ponte do Bôco. Até ao final do mês de Abril esta obra tão ansiada pelos paraden­ses será colocada a concurso com orçamento estimati­vo a rondar os 450 mil eu­ros.
Ler mais


EIRA VEDRA

“Baloiço das antenas”

A Junta desta freguesia, com ajuda de alguns amigos, construiu um baloiço pa­ra crianças e adultos no al­to do monte Santa Cecília, junto às antenas da rádio Alto Ave e dos bombeiros de Vieira do Minho, a cerca de seis quilómetros do centro de Eira Vedra e da vila de Vieira.
Ler mais


ROSSAS

Combater as assemetrias regionais

A reflexão sobre problemas com que se coabita e para os quais é urgente encontrar soluções, é um ato de elevada dignidade moral, pela identificação das suas causas e o assumir do que urge mudar. Situo-me na descrição das medidas propostas no Plano de Re­cu­peração e Resiliência (PRR) para a freguesia de Rossas - jornal de Vieira de 15 de março, pág. 3. É do conhecimento geral que as zonas rurais, particularmente as do interior, de montanha há décadas que se encontram em acentuado processo de deser­tifi­cação.
Ler mais