Do Cávado ao Ave
PINHEIRO
Obras de requalificação do espaço Senhora da Orada
O espaço envolvente do adro e capela da Senhora Orada, nesta freguesia, foi objeto de obras de melhoramento e requalificação, bem como dotado de novas instalações sanitárias.
Subsidiados pela autarquia, os melhoramentos, inaugurados no último dia do ano transacto, contaram com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, presidente da Junta de Pinheiro, José Lopes, e da Comissão de Festas para o triénio 2020/2022, com a presença do pároco desta paróquia, Pe. Albano Costa, que procedeu à benção das mesmas, marcadas pelo entusiasmo da população local, que em grande número acorreu ao evento.
Ler mais
EIRA VEDRA
Encontro de Coros
No salão paroquial de S. Paio de Eira Vedra decorreu, na noite do dia 30 de Dezembro, um Encontro de Coros cujo objetivo foi aproveitar a oitava do Natal para apresentar às comunidades locais o trabalho artístico dos diversos coros litúrgicos existentes do concelho de Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso.
Ler mais
COVA
Santo Amaro
A paróquia de S. João da Cova realizou hoje, dia 15 de Janeiro a sua tradicional romaria em honra de Santo Amaro que se venera no lugar de Faldrém, desta freguesia, sobranceiro à albufeira de Caniçada e defronte aos contrafortes da serra do Gerês.
Ler mais
GUILHOFREI
Convívio na ACR de Guilhofrei
A Associação Cultural e Recreativa de Guilhofrei promoveu, em 28 de Dezembro, o habitual convívio anual com sócios, simpatizantes e direção do Clube que representa as cores da freguesia na divisão de honra da Associação de Futebol de Braga.
Tratou-se de uma noite de confraternização que promoveu o companheirismo e o desporto, onde também marcaram presença o Executivo da Junta de Freguesia de Guilhofrei e o presidente da Câmara Municipal, António Cardoso.
Ler mais
VILAR CHÃO
Concerto de Natal
No passado dia 23 de Dezembro decorreu o concerto de Natal, em Vilarchão, que anualmente a Câmara Municipal tem protocolado com a Sociedade Filarmónica, onde marcaram presença autarcas, titulares dos órgãos sociais da Associação, o pároco da freguesia e outros convidados.
Ler mais
TABUAÇAS
Festejou seu patrono
Em 08 de Janeiro, que este ano foi Domingo e solenidade da Epifania, vulgarmente conhecida como Dia de Reis, a comunidade paroquial de S. Julião de Tabuaças festejou o seu padroeiro e cumpriu as determinações diocesanas referentes ao Lausperene.
Assim, antecedendo a celebração da Eucaristia, pelas 15,00h, na Igreja Matriz da paróquia, logo pela manhã, deu-se início à adoração do Santíssimo com a abertura do Sagrado Lausperene.
Ler mais
MOSTEIRO
Homenagem à minha mana
Deus chamou-te! Chegou a tua hora de ires para junto d`Ele. A dor da separação é forte, mas sabemos que o teu sofrimento nesta vida acabou. Agora gozas de tranquilidade e de paz. Deixamos de ver a tua presença física, mas a tua imagem permanecerá sempre nos nossos corações. A tua beleza e aqueles olhos bonitos cheios de amor e ternura que transmitiam luz nas nossas vidas! Foste uma filha e uma irmã amorosa, uma esposa submissa e uma mãe exemplar.
Ler mais
ANJOS
Santa Luzia
A paróquia de Santa Maria dos Anjos que nos séculos XIII-XIV se chamava Santa Maria dos Ladrões, (e terá passado depois para Santa Maria dos Diabos), sabe-se lá porquê, e que graças ao arcebispo de Braga Frei Bartolomeu dos Mártires, passou a ser “dos Anjos”, celebrou a grande romaria de Santa Luzia no dia 13 de Dezembro.
Ler mais
PARADA DE BOURO
Assembleia aprova orçamento de cerca de 75 mil euros
Para o ano de 2023, a Junta de Freguesia de Parada de Bouro terá um orçamento de 74.992 euros. Este orçamento foi aprovado na reunião extraordinária de Assembleia de Freguesia, realizada na noite de 27 de Dezembro, com a abstenção dos três membros “Unidos Por Parada”. Refira-se que 26 por cento do montante global destina-se a despesas com o pessoal. No que toca ao investimento, o grande enfoque será na pavimentação e reparação de ruas na freguesia que tem uma verba prevista de cerca de 34 mil euros e outros 5 mil euros para a “conservação e beneficiação do cemitério”. Quanto à receita, a maior fatia do bolo, vem do Estado através do Fundo de Financiamento das Freguesias, da Lei 73/2013 e Transferência de Competências, enquanto do Município são esperados 5 mil euros e da “concessão de sepulturas” 800 euros.
Ler mais
RUIVÃES
O mar e os rios
Na minha infância em Ruivães (década de cinquenta do século passado), ouvir falar do mar nada nos dizia. Nascíamos e crescíamos sem nos distanciarmos muito da aldeia, e depois, não havia ainda televisão, livros ou revistas para nos dar uma ideia de como era esse mistério. Mesmo entre os adultos e até idosos, quantos coitados morreram sem o conhecer. Ainda recentemente o cantor José Cid caiu na empatia dos transmontanos, quando afirmou que “em Trás-os-Montes ainda se organizam excursões para irem ver o mar”. Uma saída infeliz, mas…
Ler mais