Do Cávado ao Ave

PARADA DE BOURO

Requalificação da Ponte parece que vai avante

Nos últimos dias a maquinaria da engenharia voltou à ponte do Bôco em trabalhos de sondagem com vista à sua requalificação.
No final do mês o projecto estará concluído e no mês de Abril, o mais tardar, na previsão da Autarquia Vi­eirense as obras vão avan­çar.
As populações de Parada de Bouro, Bouro Santa Maria, de Amares e as freguesias vizinhas desesperam por terem de percorrer dezenas de quilómetros para realizarem intercâmbio comercial entre os dois concelhos.
Ler mais


RUIVÃES

Incongruência de um filho

No Ruivães da minha infância (décadas de quarenta/cinquenta do século passado), o respeito pelos mais velhos e mais ainda pe­los pais e avós, era tão rigoroso que qualquer deslize dava direito a um tabefe.
Ler mais


GUILHOFREI

Jubileus matrimoniais

Neste ano de 2021 celebram os seus jubileus de Bo­das Matrimoniais os seguintes paroquianos:
Ler mais


SOUTELO

Bodas de Diamante

Celebraram na igreja pa­ro­quial de Soutelo o seu ju­bi­leu de Bodas de Diamante José de Jesus Saraiva e He­lena Dias Rodrigues cu­jo casamento ocorreu em 18 de Dezembro de 1960 na igreja da Amadora - Lisboa. Os “noivos” participaram na missa paroquial de Sou­telo tendo a comunidade partilhado na efeméride com muita satisfação e alegria até porque acontecimentos destes são cada vez mais raros nesta comunidade.
Ler mais


VILAR CHÃO

«O Presidente» pro memória

Faleceu, pelas 7 h. da manhã de Domingo, dia 3 deste mês de janeiro, no Hospital de Braga, onde havia sido internado, na sexta-feira, dia 1, de manhã, vítima de uma grave anemia, sintomaticamente manifestada em 10 de outubro, que o debilitou fatalmente, Luís Fernandes Gomes, o último Presidente de Junta de Vilar Chão independente e o único que esta freguesia teve, desde que em Portugal foi instaurada a Democracia, por virtude da Revolução de 25 de Abril. Após o exercício do mandato de Presidente da Comissão Administrativa da Freguesia (1974-1976), para o qual foi nomeado pelas autoridades do novo regime político, cumpriu, como Presidente de Junta, 10 mandatos ininterruptos, de 1976 até 2013, até quando entrou em vigor a lei de limitação de mandatos e a freguesia perdeu a sua independência.
Ler mais


ANISSÓ/SOUTELO

Homenagem a ex-autarca

Na reunião ordinária da As­sembleia da União de Fre­guesias Anissó/Soutelo realizada em 13 de Dezembro, o atual presidente de jun­ta Ernesto Silva, home­na­geou Manuel Cruz, ex- pre­sidente da Junta de fre­guesia de Anissó que exerceu aquele cargo cerca de vinte anos.
Ler mais


RUIVÃES/CAMPOS

Melhoramentos diversos

Entre as muitas obras de melhoramento que esta freguesia conheceu nos últimos meses do ano que ter­mi­­na, contam-se as realizadas no âmbito do protocolo ce­­­lebrado entre a Câmara Mu­­­nicipal e a autarquia local, União de Freguesias Rui­­­vães/Campos.
Ler mais


ROSSAS

Acesso a Lamedo

A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia proce­de­ram à abertura, numa pri­meira fase, de um novo acesso à parte mais alta do lugar de Lamedo, da fre­gue­sia de Rossas. Numa segunda fase será feita a colocação de tapete betu­mi­noso e construção de va­letas, no referido acesso.
Ler mais


PARADA DE BOURO

Requalificação da ponte do Bôco

Assunto discutido na As­sembleia Municipal os pa­radenses aguardam com gran­de expectativa a aber­tu­ra ao trânsito no decorrer deste ano. Após o chumbo pela CCDRN do projecto da nova ponte, decorrem trabalhos técnicos de sondagens geotérmicos da cara­cte­rização do betão armado do tabuleiro existen­te. Tudo leva a crer que no final do mês o projecto esteja concluído para ser sub­me­tido ao parecer da Direcção Regional da Cultura Norte e a requalificação da ponte do Bôco vá a concurso público. A Câmara de Ama­res está a par da situa­ção.

Ler mais


VIEIRA DO MINHO

Natal com “magia virtual”

O Clube Amigos de Vieira (CAVA) proporcionou um es­pectáculo de ma­gia vir­tual, a cerca de 500 crianças, no dia 18 de Dezembro, em Vieira do Mi­nho.
Ler mais