Do Cávado ao Ave


PARADA DE BOURO

ACR homenageia vencedores do torneio no Luxemburgo

A Associação Cultural e Recreativa (ACR) venceu em 30 de Maio de 1999 no Luxemburgo o torneio internacional organizado pelo SC Echternach. Nunca o es­queceremos, passem os anos que passarem. Vinte anos depois, a actual direcção da ACR quis homenagear os “heróis” e assim a maioria dos jogadores que dis­putaram o torneio voltaram ao “relvado” da Quinta da Atafona para recriar um jo­­go e confraternizarem jun­ta­mente com três paraden­ses: Jorge, Domingos e Zé da Mena que tão bem nos receberam no Grão-Duca­do de Luxemburgo.



ROSSAS

Acções de formação

Terminaram no final do mês de Junho as duas acções de formação sobre Tu­rismo e Técnico de Jardinagem para desempregados de longa duração. Os primeiros ficam capacitados para novas tarefas nesta área, no momento em que o turismo, nomeadamente o alojamento local, cresce na nossa freguesia e no concelho. Os segundos, com as competências adquiridas, podem desenvolver novas tarefas e quem sabe a criação do próprio emprego.


CANIÇADA

Passeio de catequese

As actividades de cate­­que­se nesta paróquia terminaram com um passeio ofe­re­cido a todos os alunos que, ao longo do ano fre­quen­­taram as sessões ca­te­quéticas, e suas catequis­tas, realizado no dia vinte de Julho ao Santuário da Se­­nhora da Peneda.
Acompanhadas pelo pá­ro­co, catequistas, acóli­tos e ze­ladoras, os catorze jovens crianças, devidamente autorizadas pelos seus pais, partiram de Caniçada às 8,00h rumo à Peneda, no per­curso Bra­ga, Valença, Monção e Castro Laboreiro, tendo chegado cerca das 10,30h.
Após visita ao Santuário, no cimo da grande es­ca­da­ria, e a algumas ca­pe­las que constituem o Cal­vário bar­roco, o local, des­co­nhe­cido da maioria dos vi­sitan­tes de Caniçada, apesar de ficar a dois passos do Parque Nacional Pe­neda-Ge­rês, desceram à vi­la dos Ar­cos de Valdevez, pelo Soa­jo, seguindo a EN 202 e a A 27 até Viana do Castelo. A meio do trajecto houve uma pa­ragem para o almoço, jun­­to ao rio Lima, na praia flu­­­vial do Barco do Porto, em Serreleis.


VIEIRA DO MINHO

Festa de Nossa Senhora da Conceição

A Paróquia de N. Srª da Con­ceição de Vieira do Mi­nho festeja a sua Padroeira de 11 a 15 de Agosto. O Tríduo preparatório tem início às 9h45 do Domingo e na Segunda-feira, arrancam as festividades com salva de morteiros e Zés Pe­­reiras de Barcelinhos pe­las ruas da Vila. Às 16 horas na Praça do Município há cantares ao desafio e pelas 21 horas Liliana Ramos “Consagra a nossa Padroeira”. Meia hora depois a artista Karma Leal fará tributo a Linda de Suza. Ás 22 horas, actuação do Grupo Rock 7. No dia 13, após uma tarde infantil com insu­fláveis, gelados, pinta caras teatro e magia, às 21h, tem início a Procissão velas. Ás 22 horas, actua a Banda Impaktus.


RUIVÃES

Espindo - a festa da minha Aldeia!

Claro que a nossa Festa é um factor agregador da Aldeia, já que muitos dos seus na­turais não residentes apro­veitam essa data para re­gr­essarem à terra, pa­ra rever a família e os amigos e para agradecer a Santa Isabel as graças concedidas!
Todos os anos, e já lá vão muitos, que acordo pela manhã com os estrondos dos foguetes a lembrar que é dia de Santa Isabel.
É impossível não me lembrar deste dia, porque esta fes­ta traz-me sempre boas recordações, principalmente da minha meninice.
Tal como anteriormente divulgado, a festa deste ano te­­ve o seu início no dia 5 de ju­lho, sexta-feira. Às 21 h, co­­mo previsto, realizou-se a  Procissão de Velas, não sen­­do este, habitualmente, um dia ainda muito forte, pois muitos conterrâneos vêm à terra de fim de semana e vão chegando aos poucos, já pela noite dentro. 


TABUAÇAS

Santo Adrião

No lugar de Pepim desta freguesia de S. Julião de Ta­­­­­­­buaças vão decorrer, de 16 a 18 de Agosto, as fes­tivi­da­­des em honra de Santo Adrião.
Do vasto programa cultural e recreativo destacamos a actuação do humorista Fer­­­­­nando Rocha agendado para o primeiro dia das festi­vidades, Sexta Feira, 16; o gru­po musical “Os Santa Ma­­­­­­­ria” que actuarão na noite de Sábado, dia 17, e ainda dos “4 Mens” no último dia de festa.


GUILHOFREI

Obras e “reparos”

O acesso ao campo de futebol e à capela de Nossa Senhora de Fátima, si­tua­­dos no antigo Outeiro da Lomba, foram melhorados com tapete betuminoso. A obra, a cargo da Câmara Municipal, foi concluída em 24 de Julho deste ano. A mes­ma parece estar bem feita, mas frente à sede do clube e entrada para o campo de futebol, ficou “um remendo por fazer”: menos de cinquenta metros que da­riam outro brilho à obra. Não era a parte mais necessitada, mas uma vez inter­ven­cionada, tudo ficaria me­­lhor se fosse feito de uma vez, em vez de andar sempre a pôr remendos. Das três vezes que fui lá fa­zer reportagem no dia 24 de Julho em que o empreiteiro andava lá com as máquinas, não vi ninguém da Câmara nem da junta de freguesia a acompanhar esta obra.


SALAMONDE

Festa na aldeia

Anunciadas no cartaz co­mo “Festas em honra do Sa­­grado Coração de Maria e de Nossa Senhora de Fá­ti­ma”, decorrem na freguesia de Sa­lamonde do dia 1 a 4 de Agosto com o seguinte pro­gra­­ma: quinta-feira, 1 de Agosto, às 23h00 - DJ Bruno Vi­nhas; sexta-feira, 2, às 09h00 início das festividades com música gravada; 20h30, celebração de missa na Capela das Almas de Rio Mau, seguida de procissão de velas; às 22h30 actuação do grupo EUPHO­RIC SHOW DJ Bruno Vinhas.