Autarquia

Câmara acusa PS de “faltar à verdade”

A Câmara Municipal de Vieira do Minho, face às acusa­ções do partido socialista da “veementemente falta de transparência e de rigor na gestão dos dinheiros públicos das sucessivas transferências financeiras realizadas para a APOSC para pagamento da vereadora Ana Maria Ribeiro, responde que o PS «faltou à verdade». «Se fosse opção da autarquia, a vereadora Ana Ribei­ro, «eleita pelo povo, até podia exercer a tempo inteiro» e «teria um vencimento superior ao que au­fe­re». «A ve­readora está a representar o município na APOSC e o sa­lário que recebe é 20% inferior ao salário de um verea­dor», afirmou o edil Vieirense.


Jornadas da Saúde do Minho “centradas no doente”

Sobre o tema “A Integração de Cuidados Centrados no Doente”, o Hospital de Braga, o Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado I- Braga e o Agrupamento de Cen­tros de Saúde do Cávado II – Gerês/ Cabreira organizaram, de 29 a 30 de Novembro, as Jornadas de Saúde do Minho.
As mesmas pretenderam promover a interação e a troca de experiências entre profissionais da área de cuidados de saúde primários e da área dos cuidados hospitalares.






Concertos de Natal

Na época festiva de Natal o Auditório Municipal volta a ser palco de vários concertos. No dia 14 de Dezembro às 21h Audição de Natal pelo Conservatório de Música de Vieira do Minho e na tarde de domingo, 23 de Dezem­bro, a partir das 15h30 concerto de Natal com a Banda Filar­mónica de Vilar Chão e o Grupo de Canto Coral da Uni­versidade Sénior, todos com entrada livre.


CORRIDA S. SILVESTRE

A corrida mais aguardada do final do ano tem a partida marcada na emblemática Praça Guilherme de Abreu pelas 17h no dia 22 de Dezembro.
A prova é constituída pela tradicional corrida de 10 km e por uma caminhada de 5 km e tem uma componente solidária.
Leve o seu contributo alimentar quando for le­vantar o seu dorsal: enlatados, arroz, açúcar, massa, bolachas ou contribua com 5 euros.
No final os concorrentes te­rão direito ao “tradicional ba­na­neiro”.


Câmara reúne com presidentes de Junta de Freguesia

A reunião mensal do Executivo Vieirense com os presi­den­­­tes de Junta e Uniões de Juntas de freguesias do Con­ce­lho realizou-se em 04 de Dezembro no salão nobre dos Pa­ços do Concelho e teve por objetivo dar a conhe­cer a Lei Quadro de transferência de competências para as au­tar­quias locais e entidades inter-municipais. Os pre­sen­tes foram ainda esclarecidos sobre as transferências de com­petências no que concerne à rede de transportes pú­bli­cos municipais e inter-municipais.


Apanha da azeitona

No 1º de Dezembro, em Vilar Chão, ocorre a actividade agrícola da “apanha da azei­­to­­na”, uma iniciativa promovida no âmbito do projecto da Câmara Municipal de Vi­eira do Minho “Sentir Vieira”.
A tarefa começa nos olivais da localidade , pelas 10h00, com a recolha da azeitona e prossegue com a moagem da mesma em lagar tradicional, terminando na produção e prova do azeite novo.