Autarquia


Cabreira Rock selecciona as bandas para as meias-finais

As seis bandas que irão disputar as meias-finais do concurso de Bandas de Garagem de Vieira do Minho, de­nominado Cabreira Rock, a disputar na edição 2018, já foram apuradas: LEDDERPLAIN – Peso da Régua, Os Boca do Povo – Braga, A‘corda – Porto, Loudriver Band – Ovar, Fulltrack Band – Vila Nova de Famalicão e Cão Danado de Viseu.
Esta fase do concurso decorre a 30 de Junho, pelas 21h00, em frente aos Paços do Concelho e desta se­lec­ção resultam as duas bandas que irão disputar a fi­nal, agendada para o dia 21 de Julho.


Encerramento do mês de Maria

Os utentes dos Centros de Convívio e Lazer e resi­den­tes nas Instituições Par­ti­­culares de Solidariedade So­cial do Concelho de Vi­ei­­ra do Minho deslo­ca­ram-se em 29 de Maio ao Audi­tó­rio Municipal para ali par­ti­­ci­parem no encerramento do mês de Maria.
O ritual, presidido pelo ar­­­ci­preste P.e Alcino Xa­vier, in­­­cluiu a recitação do terço do rosário e uma encenação da aparição de Nos­sa Sr.ª em Fátima, aos Pas­­torinhos, levada a cabo pelas técnicas de acção so­cial do Município.


Universidade Sénior de Vieira no 2º Encontro de Coros

O Coro da Universidade Sé­nior de Vieira do Minho participou, no primeiro fim-de-semana de Junho, no 2º Encontro de Coros Se­nio­res realizado em Espo­sen­de.
A iniciativa pretendeu divulgar e promover o trabalho desenvolvido a nível mu­­sical junto das comuni­da­­des seniores e integrou a realização de três concertos em diferentes locais do concelho de Esposende, tendo contado com as parti­cipações do Coro Sénior de Esposende, do Orfeão de Pa­ranhos e do Coro da Universidade Sénior de Viei­ra do Minho.
A abertura do concerto es­teve a cargo do Orfeão de Paranhos – Porto, sob a direcção musical do Maestro Sérgio Martins, tendo co­mo palco a Igreja Paroquial das Antas. O segundo dia de concerto aconteceu na Igreja Paroquial de Be­linho, e contou com actuação do Coro da Universi­dade Sénior de Vieira do Mi­nho, sob a direcção do Ma­es­tro José Teixeira.


Centro Escolar Cávado inaugurou espaço “Floreiras no Meio de Brincadeiras”

No âmbito do Projecto de Em­preendedorismo “Ter Ideias para Mudar o Mundo”, promovido pela Comu­ni­dade Internacional do Ave, os alunos do Jardim de In­fância” – Sala A, do Centro Escolar do Cávado inauguraram a 8 de junho, o es­paço “ Floreiras no Meio de Brin­cadeiras”, momento que contou  com o presi­den­­te da Câmara Municipal, António Cardoso.
Tratou-se da remodelação do recreio escolar, tornando-o mais acolhedor e hospitaleiro. Na concretiza­ção da ideia foram utilizados materiais recicláveis, co­mo por exemplo pneus, e contou com a prestimosa ajuda dos encarregados de educação.
O Programa de Empreen­de­dorismo permite desen­vol­ver nas crianças um conjunto de competências trans­versais como o espírito de iniciativa e de trabalho em equipa, a liderança e a resiliência, entre outras, e que necessariamente con­tribuirão para o seu de­sen­volvimento integral com reflexos positivos no seu de­sempenho diário.



Desfile “Santos Populares

Os Centros de Convívio e Lazer, os Ranchos Folclóricos e outros grupos musicais vão festejar os “Santos Po­pulares” com um desfile pelas ruas de Vieira do Minho na tarde de 16 de Junho.
O desfile parte do Posto de Turismo, segue pela Rua P.e José Carlos Alves Vieira e Avenida Barjona de Freitas até à Praça Guilherme de Abreu, onde pelas 15,00h se fa­­rá o convívio com música e sardinha assada.


Agro Vieira com milhares de forasteiros

Durante três dias a IVª Agro Vieira foi palco para 30 ex­positores de produtos agrícolas, 20 produtores de arte­sanato, desfile de tractores agrícolas, chegas de bois, e do artista Zé Amaro e do conjunto “Rock7” que atraíram à Vieira do Minho muitos milhares de forasteiros.
As jornadas começaram no primeiro dia de Junho com a abertura da feira pelo presidente da Câmara, António Car­doso e José António Vieira Leite, médico veterinário, que depois de ouvirem o grupo coral da Universidade Sé­­nior de Vieira do Minho, visitaram todos os stands da ex­posição.
O certame contou com várias espécies de ani­mais, des­de as galinhas autócnes, ovelhas bordaleiras de EntreDouro e Minho, cabras bravias, bovinos de raça barrosã e minhota, garranos e suínos, plantas aromáticas, frutos vermelhos e cogumelos.



Passeio da Junta de Freguesia

A Junta de Freguesia de Vi­­­eira do Minho realizou, no pri­­meiro de Maio, o seu tra­di­­cional passeio destinado a maiores de 55 anos, que este ano teve co­mo destino Aveiro e Coim­bra. Mais de uma cen­tena de excur­sio­­nistas tiveram a pos­sibi­li­da­de de passear por estas du­as lindas cidades, vi­si­tando em Aveiro a fábrica dos ovos moles.
O dia ficou marcado por mo­mentos de uni­ão e gáu­dio, num dia cheio de boa dis­­posição, com muita dança e música à mistura. A di­gressão pretendeu, sobretudo, cortar com rotinas e pro­porcionar aos participantes um dia de passeio e convívio que per­mite a apro­ximação da Junta de Fre­guesia e os habitantes de Vieira do Minho.