Autarquia

Caminhada azul contra maus-tratos na infância

Sob o lema Caminhada Azul, o Município realizou uma acção para alertar e sen­­­sibilizar a comunidade lo­­cal para a importância da pre­venção contra os maus-tra­tos e todo o tipo de vio­lên­­cia na infância, bem co­mo a consciencializar as cri­anças e jovens para os seus direitos e deveres. Nesta proposta, cerca 500 crianças e jo­­vens do Agrupamento de Es­­colas Vieira de Araújo, Santa Casa da Miseri­cór­dia e Jovens ao Leme E6G, pintaram de azul em 26 de Abril, as principais artérias de Vieira do Mi­nho.


Agro Vieira no Parque dos Moinhos

No Parque dos Moinhos vai decorrer de 01 a 03 de Ju­nho a 4ª edição da Agro Vieira, uma organização do Mu­nicípio de Vieira do Minho.
A Agro Vieira é uma feira de agricultura que vai juntar no mesmo espaço o tecido agrícola e pecuário do Conce­lho, trazendo a público o investimento e o trabalho agro-pe­­cuário dos agricultores e pastores vieirenses, em parti­cu­lar dos jovens empresários.
O certame vai contar com a participação de produtores de gado barrosão e minhoto, ovelhas bordaleiras, ca­­bras bravias, porco bísaro, éguas lusitanas e cavalos de raça garrana.


Inauguração da sede da Associação de Estudantes

A nova sede da Associação de Estudantes do Agru­pa­mento de Escolas Vieira de Araújo foi inaugurada em 26 de Abril numa sala daquele estabelecimento escolar. A sala de reuniões, situada junto ao polivalente da se­de do Agrupamento de Escolas, irá permitir aos es­tu­dantes desenvolver as su­as actividades de uma forma mais condigna.
A inauguração contou com a presença de António Car­doso, presidente da Câ­mara Municipal de Vieira do Mi­­nho, da vereadora da Edu­­­­­cação e vice-presidente da edilidade, Elsa Ribeiro, do director do Agrupamento de Escolas, Fernan­do Gomes, da Presidente do Concelho Geral, Anto­ni­na Dias, do presidente da Associação de Pais e En­car­regados de Educação, Paulo Magalhães e do presidente da Associação de Estudantes, Miguel Silva.


Aprovado o Plano Operacional do Concelho para o ano 2018

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra In­cên­dios de Vieira reuniu para analisar e aprovar o Pla­­no Ope­racional Municipal do Concelho para o ano de 2018.



Centenas de participantes no Cabreira Challenge

Centenas de participantes alheios às baixas temperaturas duma Primavera tardia deslocaram-se à vila de Vieira do Minho vindas de todo o país nos dias 28 e 29 de Abril, para participarem no Cabreira Challenge.
Evento multidesportivo, sem caráter competitivo oficial, que juntou quatro modalidades: TRAIL, BTT, 4X4 e MOTO TT, no mesmo ponto de partida, e chegada - Praça Guilherme de Abreu.
No sábado, dia 28 foi dedicado às provas de desportos motorizados, moto TT e 4x4 que tiveram como auxílio as associações Cabreira Aventura e Moto Team, provas estas consideradas pelos participantes de muito duras e de muita adrenalina.


Congresso Internacional de Gastronomia

O consórcio Minho IN, que integra três Comunidades Intermunicipais, (Alto Mi­nho, Cávado e Ave) e as­so­­ciações de desenvolvi­men­to destas regiões, (Uni­ver­sidade do Minho, Uni­ver­si­dade Católica e Institutos politécnicos), promove de 23 a 26 de Maio, o Iº Con­gres­so Internacional de Gas­­­tronomia do Minho, cu­jo objectivo é proporcionar um momento de reflexão acer­­ca da gastronomia mi­nho­­ta e sua relevância enquanto factor de motivação e satisfação dos turistas.
A apresentação pública do congresso realizou-se em 30 de Abril, no Museu dos Biscainhos, em Braga, por ini­ciativa da Internacional Con­­­gress of Gastronomy and Cul­tural Heritage” e “Minho Young Chef Awards”.


Ciclo-Peregrinação a Fátima 2018

De 4 a 6 de Maio a Pedalarvieira Associação pedalou até Fátima com a colaboração do Município.
O Ciclo Peregrinação contou com 17 ciclistas e um motorista de apoio, onde se incluía um jovem com 17 anos, um elemento feminino e também o Edil da Câmara Municipal, António Cardoso.
O pelotão saiu pelas 7 horas do dia 4 em frente aos Paços do concelho, para mais de 160 quilómetros, com passagem pela cidade do Porto e com o destino apontado a Aveiro. No segundo dia, foram percorridos 140 quilómetros com destino a Leiria. O percurso escolhido para esta segunda etapa, levou os participantes às belas paisa­gens de Montemor-o-Velho, ao enorme e magestoso Pinhal de Leiria, mesmo com o seu rosto pintado de negro dos incêndios, ai percorrendo sempre pela belíssima ci­clo­via do Atlântico, com mais de 30 quilómetros de extensão. No último dia, tivemos a mais pequena etapa desta ci­clo-peregrinação, com cerca de 23 quilómetros de exten­são. O percurso de Leiria até Fátima.


Reflorestação da Cabreira

O Clube Juvenil do Cávado ao Ave (CJUCA), em colaboração com a Câmara Municipal de Vieira do Minho, irá reflorestar parte da Serra da Cabreira, afectada no ano passado pelos incêndios.
No âmbito do apoio e cooperação com os vieirenses e outros interessados, aquela associação juvenil apela à participação massiva nesta actividade que pretende tornar os participantes “padrinhos” de uma ou mais árvores que serão plantadas no dia 5 de Maio, ficando estes responsáveis pelo cuidado e manutenção das mesmas.
Os sócios do CJUCA e respectivos participantes na plantação, com auxílio dos responsáveis da Câmara Municipal de Vieira do Minho, irão mapear a zona ardida, iniciando os trabalhos de plantio, para tornar possível o renascimento de parte da Serra da Cabreira.


CLAS elege Provedor do Idoso

Na reunião plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Vieira do Minho, realizada em 18 de Abril, foi eleita por unanimidade, Joaquina Coelhoso para Provedor do Idoso. A médica de clínica geral, reconhecida na comunidade vieirense, quer pela sua dinâmica quer pela sua sensibilidade social, passará por ajudar na identificação e na definição das melhores práticas e respostas relativamente à terceira idade. Defender os direitos das pessoas idosas, receber queixas, denúncias e reclamações relacionadas com pessoas idosas e proceder ao seu encaminhamento para as entidades competentes e ainda averiguar as situações sinalizadas pelas pessoas idosas ou pela comunidade que possam indicar perigo, são objectivos do estatuto do idoso, também aprovado na reunião que decorreu no salão Nobre dos Paços do Concelho.