Autarquia

Desfolhada na Praça Guilherme de Abreu

O Município de Vieira do Minho promoveu no dia 29 de Setembro, uma desfo­lha­da tradicional na Praça Dr. Guilherme de Abreu.
Evento aberto ao público, inserido no Programa Sentir Vieira, juntou gerações na recriação da festa em torno das colheitas de milho, con­tan­do com a colaboração da Associação de Preservação da Identidade da Freguesia de Campos (APIFC).


Deliberações do executivo

Atribuição de 9 mil euros ao Grupo Desportivo e Cultural do Mosteiro

No dia 13 de Setembro, em reunião extraordinária, o Executivo Municipal, aprovou, por unanimidade, a re­ti­­­­fi­cação da quarta revisão aos documentos previsio­nais que foi aprovada, por unanimidade, na úl­ti­ma reunião ordinária da Câmara Municipal em 4 de Setembro.


Início das obras na EBS de Vieira do Minho

As obras de requalificação da Escola Básica e Secundária de Vieira do Minho, adjudicadas à empresa MJFT - Construções Lda., por 2,8 milhões de euros, iniciaram-se na 1.ª se­ma­na de Outubro, após o visto do Tribunal de Con­tas.


Concurso de mel Feira da Ladra/19

No âmbito das festas da Feira da Ladra, a Câmara Mu­­ni­ci­pal de Vieira do Minho vai, uma vez mais, promover junto dos api­cultores do concelho o “Concurso de Mel 2019”, cujo obje­cti­­vo é divulgar e promover a produção e venda de produtos locais.


Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo

A Câmara Municipal de Vieira do Minho assinou, em 1 de Outubro, um Contrato Programa de Desenvolvimento Des­portivo com a Associação de Basquetebol de Bra­ga.
A cerimónia, que decorreu na Câmara Municipal, contou com as presenças do presidente da Autarquia, An­tó­nio Cardoso e do presidente da Direção da Associação de Basquetebol de Braga, Fernando Monteiro.


Feira da Ladra, o maior cartaz cultural da região

A Feira da Ladra de 11 a 14 de Outubro, adiada uma semana devido às eleições legislativas, con­ti­­nua a ser o maior cartaz cultural da região e o evento com maior expressão para a economia local. “Tu­do está preparado, a excepção são as obras no Largo Professor Brás da Mota, para receber milhares de forasteiros e turistas atraídos não só pelo car­taz musical, mas também pelas chegas de bois, corridas de cavalos, cortejo etnográfico e exposições e venda de produtos locais”, afirmou o presi­den­te da Câmara, António Cardoso na conferência de imprensa de apresentação da edição 2019 que decorreu no Posto de Turismo no dia 4.


União de Freguesias Caniçada/Soengas vai a eleições

A Assembleia de União de Freguesias Caniçada/Soen-gas reuniu em sessão ordinária, sem nenhum ponto na ordem de trabalhos, no passa­do dia 28 de Setembro em S. Martinho de So­en­gas.
Os eleitos na lista única concorrente independente, “Juntos Por Ca­­niçada e So­engas” apresentaram o pedido de demissão, o mesmo acontecendo com o secretário e tesoureiro da Junta, respectivamente José Sou­sa Barbosa e Renato Mendes, alegando “falta de confiança e motivos pessoais”.


“Santiagu, Caricaturas, Cartoons”, na Casa Museu Adelino Ângelo

Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vi­eira do Minho, a Casa Mu­seu Adelino Ângelo vai inaugurar, no próximo dia 7 de Setembro, pelas 15h00, a ex­­posição “Santiagu Cari­caturas, Cartoons”, de auto­ria de  António Santos, mais co­nhecido pelo pseudónimo, Santiagu.
Nesta exposição que irá estar patente ao público na casa Museu Adelino Ângelo, durante todo o mês de Se­­tem­bro, o artista vai expor Car­­toons e Caricaturas de algumas personalidades, e figuras do panorama nacional e internacional, bem conhecidas do público.



Hidrográfica do Cávado a 67%

No final de Agosto, a bacia hidrográfica do Cávado registava uma disponibilidade de água de 67,2%, abaixo do registado no mês an­te­­rior, segundo dados divul­ga­dos pelo Sistema Nacional de Informação de Re­cur­sos Hídricos (SNIRH). Só a bacia do Mondego (70,5%) superava a do Cá­va­do, seguindo-se Douro (66,9%), Guadiana (64,­6%), Lima, (63,9%), Tejo (63,1%), Ave (58%), Mira (49,6%) e Arade (43,8%), en­­quanto as bacias do Sa­do (32,8%) e do Barlavento (39%) tinham os níveis mais baixos de armazenamento no final do mês passado.
Vinte e três das 59 albu­fei­ras monitorizadas em Portugal Continental tinham em Agosto reservas inferiores a 40% do volume total e cinco estavam a 80%.