Autarquia

Hypatiamat combate insucesso escolar

Na Biblioteca Municipal decorreu em 2 de Outubro uma sessão de esclarecimento para Encarregados de Educação, alusiva ao Procjeto Hypatiamat, que será implemen­tado em todas as turmas do 2º ano do concelho, na área da matemática.
A sessão foi apresentada pela professora Alexandra Sil­va, Mediadora do Hypatiamat e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, António Cardoso, que re­forçou a importância deste projeto no combate ao in­su­cesso escolar. Foram convidados os Encarregados de Edu­cação dos alunos que frequentam o 2º ano, de todos os Centros Escolares do concelho, bem como a Associação de Pais e o Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo.


Rali Vieira do Minho a 20 e 21 de Outubro

A 3ª edição do Rali de Vieira do Minho realizada pela Câ­ma­ra Municipal e o Motor Clube de Guimarães, vai ter realizar-se nos próximos dias 20 e 21 de Outubro.
Será em dois troços, Senhora da Fé e Serradela/Anjos, repetidos por três vezes, utilizando o troço do Rali de Portugal, no mesmo sentido, dividido em duas partes e com inícios diferentes.
Assim, o troço denominado Senhora da Fé, tem as segui­n­tes partidas: PEC 1-10,30h,PEC 3 12,34 e PEC 5 14,36 tem uma extensão de 9.11 Km e o troço Serradela/Anjos com o PEC 2 -10,50h, PEC4 12,52h, PEC 6 - 14,54h e esten­de-se ao longo de 10.39 KM.



AEVA comemora dia europeu do desporto escolar

Na manhã de 28 de Setembro, alunos e docentes do AEVA (Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo), come­moraram o Dia Europeu do Desporto Escolar com uma ca­minhada até ao Parque dos Moinhos. Os alunos e do­cen­tes da EB Domingos de Abreu numa caminhada mais cur­ta juntaram-se aos alunos da EB/S Vieira de Araújo e aí tiveram uma aula de dança presenciada pelo Director do Agrupamento, Fernando Gomes, pela vereadora da edu­cação, Elsa Ribeiro e pelo presidente da Câmara Mu­nicipal, António Cardoso.


Vieira do Minho lança 10 mil trutas aos rios

As várias ribeiras, afluentes dos rios Ave e Cávado, que há muito desapareceram no concelho de Vieira do Minho, transformados em albufeiras de produção hidroeléctrica, foram repo­voados com 10 mil trutas, uma iniciativa que visa a manutenção dos recursos naturais endógenos e a po­tenciação da prática turística, anunciou a autarquia local.
O seu presidente, António Cardoso, disse à Lusa que as trutas foram lançadas na semana passada, em «vários afluentes» dos rios Cá­vado e Ave, numa iniciativa con­junta do município e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.


Universidade Sénior inicia actividades

Foi em clima de boa disposição e “casa cheia” que de­cor­reu a cerimónia que marcou a abertura do ano lectivo 2018/19 da Universidade Sénior de Vieira do Minho.
O evento aconteceu na Casa Museu Adelino Ângelo, na manhã de 14 de Setembro e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vieira, Eng. António Car­doso.
A sessão ficou marcada pela apresentação das dis­ci­plinas do próximo ano: Canto Coral, danças, Inglês, Psi­co­­logia, Ginástica, concertinas, cavaquinhos, Hidrogi­nás­tica, Informática e Pintura. A funcionar na Casa Museu Ade­­lino Ângelo, a Universidade Sénior é um local de apren­­­dizagem, mas sobretudo de convívio e sociabi­li­zação.



Câmara Municipal reúne com delegado da DGESTE

O Delegado Regional do Norte da Direcção-Geral dos Es­t­abelecimentos Escolares - DGESTE, José Mesquita, esteve em visita de trabalho em Vieira do Minho, onde foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Antó­nio Cardoso.
A visita permitiu a realização de um périplo pelos esta­be­lecimentos de ensino do concelho para tomar conheci­mento dos seus problemas e suas estruturas, no­mea­damente na Escola Básica e Secundária Vieira de Araú­jo de Vieira do Minho, que aguarda o início de obras de requalificação
Representantes de entidades que integram a rede es­co­­­lar do Concelho referiram ao Delegado a situação do re­­duzido número de assistentes operacionais na EBS/Vi­eira de Araújo.


Desfile e desfolhada em Vieira do Minho

Uma das mais antigas e ge­nuínas manifestações cul­turais minhotas, as des­fo­lhadas, atraiu à Praça Dr. Guilherme de Abreu, na vila de Vieira do Minho, centenas de vieirenses e forastei­ros na tarde tropical de 23 de Setembro.
O evento, promovido pelo Mu­nicípio foi momento de festa que recriou tempos idos vividos pelos antepassados no que toca à desfo­lha da espiga do milho que após as desbulha e moagem do grão se converte em farinha, que depois de amassada e levedada se transforma em pão.
A recriação da desfolhada minhota à moda antiga contou com a presença de carros de bois, medas de palha, utensílios tradicionais, grupos de concertinas e os cantares próprios da ativi­da­­de característica nas comunidades rurais.


Rally de Portugal histórico

Em 4 de Outubro pelas 8h30, a 13ª edição do Ral­ly de Portugal Histórico vai passar por Vieira do Mi­nho-Cantelães-Serra­dela e Zebral.
Participam 87 equipas de 13 nacionalidades com carros fabricados entre 1946 e 1985. Miki Biasion e Stig Blomqvist ao volante de um Lancia Delta In­tegrale e de um Audi Qua­ttro regressam aos antigos troços do Raly de Portugal. A prova decorre de 1 a 6 de Outubro com passagem ainda por Braga, Lamego, Estoril, entre outros locais.
Pilotos e máquinas que mar­caram a história dos ralis e que regressam aos troços do Rally de Portugal dos anos 70 e 80.