Autarquia


500 mil euros para Largo Prof. Brás da Mota

A Câmara Municipal de Vieira do Minho vai avançar com a requalificação e revitalização do Lar­go Professor Brás da Mota, empreitada de cerca de 500 mil euros, cofinanciada em 85% do Programa Portugal Norte 2020.


Queimadas e limpezas de terrenos

De acordo com a legislação em vigor a realização de queimadas para limpeza dos solos agrícolas florestais só é permitida após autorização do município ou da freguesia, nos termos da lei que estabe­lece o quadro de transferência de competências para as au­tarquias locais, tendo em conta a pro­posta de realização da queima, o enqua­dra­mento me­teorológico e ope­ra­cio­nal, bem como a da­ta e lo­cal onde a mesma é proposta.
O pedido de autorização ou a comunicação prévia são di­ri­gidos à autarquia local, nos ter­mos por esta definidos, de­si­gnadamente por via telefónica ou através de aplicação informática.


Reunião mensal com os Presidentes de Junta

A habitual reunião mensal do Executivo Vieirense com os Presidentes de Junta do concelho realizou-se no passado dia 5 de Fevereiro, tendo António Cardoso alertado os autarcas pa­ra as alterações da lei no que toca à realização das queimas e das queimadas, referindo que de acordo com o diploma legal 14/2019, de 21 de Janeiro, a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração agrícola ou florestal está su­jeita a comunicação prévia à Câmara Municipal. Nes­ta comunicação, o mu­ní­­cipe deve identificar-se com nome completo, NIF, morada e contacto. Deve, ainda, indicar a data e a localização da realização da queima. À agenda da reuni­ão voltou novamente a discussão do tema da transferência de competências pa­ra os Municípios, desta fei­ta, às questões da saúde, educação, cultura, pro­te­ção animal e segurança dos alimentos e trans­portes de passageiros diz respeito.



Obras de beneficiação no Canil

O Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, An­tónio Cardoso, dedicou parte da sua tarde de ontem aos animais. O autarca, acompanhado pela presidente da Asso­ciação Patinhas abandonadas de Vieira, Narcisa Ro­drigues, vi­sitou o canil para se inteirar do estado da­que­la infra-estru­tu­ra, que recentemente tem albergado um grande núme­ro de animais face ao elevado abandono que se tem verificado no concelho.
Para melhorar os cuidados prestados aos animais aban­do­nados, a autarquia vai proceder a obras de melho­ra­men­to no Canil, situado nas imediações do cemitério da fre­gue­sia de Eira Vedra, acentuando assim a sua co­la­bo­ra­ção com aquela associação.




Município combate a vespa asiática

O Município de Vieira do Minho, apostado em erradi­car a vespa asiática do seu concelho, tem no terreno uma equipa apetrechada com material e o conhecimento necessário para quei­­mar os ninhos deste in­seto invasor que entrou em Portugal em 2011.
A equipa dispõe de um veí­­culo 4x4 equipado com um kit de incêndio, juntamente com um siste­ma de queima que pode ir até aos 22 metros de altura para proceder à destruição, por in­cineração dos respetivos ninhos.