Autarquia

“Ginástica na Praça” anima noites de Sexta-feira

Incluída no Programa de Verão “Ginástica na Praça”, pro­movido pelo Município de Vieira do Minho decorreu, no dia 20 de Julho o “Circuito Funcional”, uma atividade que contou com a participação de algumas dezenas de Vi­eirenses.
A iniciativa que foi promovida pela Associação Des­por­ti­va de Vieira teve por objectivo de promover o exercí­cio físico, entre os Vieirenses, nas noites de verão.
O programa de Verão “Ginástica na Praça” teve um in­ter­regno, no dia 27 de Julho, devido à realização da Fei­ra Mos­tra do Associativismo, prosseguindo no dia 3 de Agosto, com as atividades de Crosstraining, Karaté e Concurso de Su­pino (Prémio), promovido pela NusForm.


Câmara reúne com autarquias

No mês de Julho prosseguiram os encontros do Execu­ti­­­vo Municipal com os membros eleitos nas freguesias e uni­ões de freguesias do concelho de Vieira do Minho.
Presidida por António Cardoso, edil municipal, a reuni­ão tratou, de entre outros assuntos de interesse munici­pal, da formação em fitofármacos, da limpeza dos terrenos florestais e valetas de ruas e caminhos e ainda da ilu­­­minação pública. A mesma ainda abordou os protocolos com as autarquias e roteiros destas visitas.


Município festejou Dia dos Avós

O Dia Mundial dos Avós, cuja data escolhida para a sua celebração é o dia em que o calendário da Liturgia co­me­mora Santa Ana e S. Joaquim, pais da Virgem Maria (26 de Julho), foi assinalado pelo Município vieirense com a aber­tura e inauguração do espaço Multidesafios, na fre­gue­­­sia de Tabuaças.
A actividade, realizada em parceria com o Gabinete de Apoio à Família do CLDS 3G “Vieira a Crescer”, a Junta de Freguesia de Tabuaças e a Associação Desafios, pro­por­­cionou uma tarde de lazer e convívio entre avós e netos, ten­­do como objectivo primordial chamar a atenção dos mais pequenos para o grande papel que os avós de­sem­pe­­nham no seio familiar. O Dia dos Avós reduziu-se, assim, a uma tarde de saudável convívio interopera­cio­nal com a par­ticipação de avós, pais e netos.


Universidade Sénior encerra para férias

A Universidade Sénior encerrou as actividades lectivas em meados de Julho, numa tarde de convívio, em que par­­­ticiparam muitos alunos e professores que ao longo do ano lec­cionaram as diferentes disciplinas das diver­sifi­ca­­­das “faculdades”. A resposta social, cultural e educativa que a US vieirense proporciona a alunos com mais de 55 anos ali matriculados, e que se sentem motivados para a apren­­dizagem contínua, tem vindo a aumen­tar nos últimos anos. Enriquecimento pessoal numa vida mais activa e saudável, novas aprendizagens de interac­ção e conví­vio resultam da participação dos cerca de 100 alunos ins­cri­­­­tos neste projecto “cultural e educativo” do Município de Vieira do Minho.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, António Car­­­doso, que também marcou presença na festa convívio de fim-de-ano, “o projecto tem crescido e dado frutos de dia para dia”. Para o edil, a Universidade Sénior de Vi­­­eira do Minho, que já estava criada quando chegou à Câ­­­­mara “é uma aposta na troca de experiências, de sabe­res e será sempre a segunda casa daqueles que estão à pro­­cura de novos conhecimentos”.


Encontro de artistas em Vieira

Vários artistas e alunos de Pintura da Universidade Sé­­­­­­­nior de Vieira do Mi­nho participaram, no pe­nú­l­timo fim-de-semana de Julho, num Encontro de Ar­tes que te­ve lu­gar na Casa-Museu Adelino Ângelo.
O encontro foi promovido pelos artistas plásticos Ál­va­­­­­­­ro Costa e Inês Lopes e te­ve o patrocínio do Mu­ni­cí­pio vi­ei­rense. Nele par­tici­pa­­ram os artistas locais, Domin­gos Silva, Da­niel Coelho, Maria da Fé, Isabel Mou­tinho e os alu­­nos de Pin­­tura da Universidade Sé­nior de Vieira do Mi­­­nho, Jorge Cordeiro, Ma­nuel Rebelo, Rui Ga­briel e Sa­­­­­meiro Pi­men­tel.


Race Nature Vieira do Minho 2018

De 20 a 22 de Julho disputou-se em Vieira do Minho a pro­va de BTT designada por Race Nature, organizada pe­la Biketreino e pelo Município de Vieira do Minho na parte logística. Trata-se de um troféu desportivo de bicicletas de montanha, composto por 3 provas de BTT de três dias, que integraram um 1 prólogo de 5Kms no primeiro dia e 2 etapas: Uma de 80 Kms e outra de 70Kms. Com ori­entação por GPS, as etapas decorreram em caminhos ru­­rais, trilhos e algumas vias públicas do concelho.
Dos 140 participantes, Manuel Teixeira foi o único Viei­ren­­se a participar nesta prova, alcançando o 3º lugar no pró­­­logo e o 6º lugar na 1ª Etapa de 80 km, na última etapa foi obrigado a abandonar.
O troféu teve a sua primeira edição em Mondim de Bas­­­to de 6 a 8 de Abril e Sabugal receberá os concorren­tes de 14 a 16 de Setembro.


Caminhadas na Cabreira

O Município organiza um con­junto de caminhadas pel­a Serra da Cabreira du­ran­te um mês.
São 5 trilhos a percorrer em domingos consecutivos: A “Costa dos Castanheiros”, em Agra, já percorrida em 29 de julho. Aldeia de Campos em 5 de Agosto; Moinhos do Ave em 12 de Agos­to; Cabeço da Va­ca em 19 de Agosto e Tu­rio em 26 de Agosto.
A participação é gratuita e está aberta ao público. A concentração terá lugar fren­te aos Paços do Concelho às 9h00. Mais in­for­ma­ções: www.cm-vminho.pt e telm. 925 973 100.


Atividades de Verão do Município

No mês de Agosto o Município de Vieira do Minho tem um leque de actividades que começa no dia 6 com a Festa do Emigrante, no dia 11 termina o torneio de futebol de praia e em 12 de Agosto o festival de folclore. De 11 a 15 decorre a festa de Nossa Senhora da Conceição e no dia 18 comemora-se o 4º aniversário da Rádio On­das da Cabreira. O fim de semana de 18/19 está destinado ao campeonato nacional de futevólei.
Na Casa Museu Adelino Ângelo estão patentes ao público as exposições da “coleção arte contemporânea da Fundação PT “e “Pe­­­daços da minha alma-Mestre”.


Programa “Vieira Vigia” apresentado na Serradela

O Município de Vieira do Minho, em 19 de Julho nas Ca­­­­­sas de Abrigo da Serradela apresentou o projecto “Vi­ei­­­ra Vigia” que tem como missão vigiar e proteger dos fo­­­gos flo­restais a serra da Cabreira e do Merouço. Cerca de meia cen­tena de jovens vieirenses que aderiram ao Pro­­grama de Voluntariado Jovem para a Natureza e Flo­res­­ta juntam-se assim à Equipa de Sapadores Florestais, cons­tituída por Barnabé Costa, Martinho Gonçalves, Ama­deu Carneiro, António Fortes e Guilherme Carvalho. Esta equipa com uma nova viatura 02-113, que possui um Kit com­posto por 5 roçadoras, 2 motoserras e 1 de­pó­­­­sito de água de 500 litros, enquanto as condições at­mos­­­féricas o permitem, procedem a limpezas de vegetação junto a áreas urbanas.
O Município com mais duas viaturas novas aguarda luz ver­­de do Instituto da Conservação da Natureza e das Flo­res­tas (ICNF) para a constituição de mais duas equipas de sa­pa­dores florestais. Estas equipas são financiadas a 50% pelo Município e 50% pelo ICNF. Uma quarta equipa de sa­padores florestais será da responsabilidade do CIM do Ave avançou o presidente da Câmara, António Cardoso na apresentação do projecto à comunicação social.


Ledder Plain vence Cabreira Rock 2018

A Banda do Peso da Régua – Ledder Plain foi a vence­do­­­­ra da edição 2018 do Cabreira Rock que a Câmara Mu­­ni­cipal de Vieira do Minho vem realizando nos últimos anos.
Em disputa do podium estavam as bandas finalistas Led­der Plain (Peso da Régua) e Fulltrack Band (Vila Nova de Fa­­­malicão) que durante uma hora de actuação, e pe­ran­te nu­merosa assistência, demonstraram a sua cria­ti­vidade e originalidade, proporcionando uma noite de ver­dadeiro ro­ck’n’roll.
Ao conquistar o primeiro lugar neste concurso, os Ledder Plain arrecadaram um prémio no valor de 1000 euros, en­­quanto que a banda que ficou em segundo lugar, os Ful­­ltrack Band, recebeu 500 euros.