Igreja

Palavra e Vida

A Liturgia do XXV Domingo do Tempo Comum não foi proposta para se adaptar às contingências do momento que vivemos. Nem os deveres sociais se calendarizam por calendários da Igreja. Contudo, temos de reconhecer uma feliz coincidência.
O Livro da Sabedoria, alerta-nos para as incompreensões e até perseguições de que são frequentemente alvo, os justos. A bondade que carateriza o seu comportamento, as decisões que tomam, são silenciosamente a reprovação dos comportamentos maldosos, das suas invejas reprimidas.
Ler mais


Arcebispo de Braga apelou à “ousadia” de ser catequista

Depois de um ano de pandemia que não permitiu o encontro presencial, o Dia Arquidiocesano do Catequista voltou a concentrar na cripta do Sameiro, cerca de 900 catequistas vindos de toda a diocese de Braga.
Ler mais


À porta do Sínodo e do Novo Ano Pastoral

Teremos, no início deste Outono o convite a um renasci­mento, qual “Primavera eclesial”, a renovar a juventude eterna da Igreja.
Quanto à preparação do Ano Pastoral, cumpre ao Conse­lho Pastoral, sob a orientação do Pároco, a organização do plano de atividades, tendo por objetivo o crescimento es­piritual da família paroquial, evitando a rotina que nos fe­cha à ação do Espírito Santo. O êxito dependerá sem dú­vida da forma como cada um se empenha na missão de evangelizar “sempre” e na capacidade de liderança das pessoas que assumem o serviço de agentes pastorais: ca­tequistas e membros de direção.
Ler mais


Catequese e Vaticano II

O discurso do papa Francisco aos participantes do en­contro promovido pelo Departamento Catequético Nacional da Conferência Episcopal Italiana (30 de Janeiro de 2021) reveste-se de importância significativa nos tempos difíceis em que vivemos. Como vai ser a catequese de cri­anças, jovens e adultos depois de dois anos de pandemia?
As dificuldades duma comunidade cristã e de quem sente sobre si o peso e a responsabilidade da catequese não podem ainda ser bem equacionadas. Pode acontecer um deserto, pois há quase dois anos que não tem havido oportunidade para uma catequese normal.
Ler mais


Missionários bracarenses em Cabo Delgado desde 15 de Agosto

A cooperação entre as dioceses de Braga e de Pemba, em Moçambique, foi reforça­da, há um mês, com dois mis­sionários: o padre António Faria e a leiga Fátima Castro.
A partida destes voluntários em 15 de Agosto para a ci­da­de de Pemba já tinha sido “anunciada há algum tempo”, mas “foi sendo adiada por de­mora na concessão de vistos”.
Ler mais


Papa visitou a Hungria

Numa curta visita de ho­ras à Hungria, o Papa Francisco teve tempo para se reunir, pela primeira vez, com Viktor Orbán, promotor de políticas anti-imigração. Durante a eucaristia, em Budapeste, o líder da Igre­ja Católica pediu aos húngaros para que sejam “abertos” a todos.
Ler mais


Dioceses de Braga e Santiago lançam novo “Caminho Jacobeu”

No Auditório Vita, o Cabido da Sé de Braga promove, pelas 21,00h do dia 17 de Setembro, a realização de uma conferência em que será apresentado o Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro.
Ler mais


Palavra e Vida

Todos os Livros da Sagrada Escritura são Palavra de Deus. Penso que há duas razões que nos levam a associar a Palavra ao Evangelho (a Boa Nova), quase exclusi­va­mente. É a única leitura que, na Eucaristia, é proclamada de pé; com frequência em paróquias rurais, não se encontram nas assembleias, leigos capazes de proclamar a Palavra de modo que seja bem compreendida. Fica só o conhecimento fragmentado, a que o presidente, na homilia, fez referência.
Que bela é a Liturgia da Palavra, do XXIII Domingo, dia 5 de Setembro!
Ler mais


Mosteiro de Porto de Ave restaura fachadas

A Real Confraria de Nossa Senhora do Porto de Ave informa que acaba de adjudicar a obra de restauro das fachadas da igreja do Santuário (Mosteiro), em Taíde, ar­ciprestado da Póvoa de Lanhoso.
Ler mais


D. Nuno Almeida presidiu à Missa na Senhora das Neves

O bispo auxiliar de Braga, na homilia da missa da festa da Senhora das Neves, no arciprestado de Fafe, convidou os cristãos, a seguirem o exemplo de Maria, procurando «criar e reforçar laços de caridade e unidade».
«Cada um de nós, como pe­regrino do Céu e imi­tando Maria, é chamado a olhar sempre para o alto e para o lado. Levantar o olhar para Deus-Amor e prestar toda a atenção ao irmão e irmã de quem procura sempre fazer-se próximo, à maneira do Bom Samaritano», disse.
Ler mais