Igreja

Palavra e Vida

A Páscoa, que celebramos fazendo memória da Morte e Ressurreição de Jesus, dá o sentido à nossa vida de cristãos.
Somos cristãos porque Deus encarnou e Se entregou à morte para nos salvar.
Em cada Páscoa, somos convidados ao reencontro pessoal com Cristo, a identificar-nos cada vez mais com Ele, a ser mais santos.
A Igreja propõe-nos, todos os anos, após o período de preparação e conversão, a que chamamos Quaresma, o Tríduo Pascal, para, de uma forma mais intensa e formal, conhecermos, conforme as nossas capacidades, o maior mistério da história. Estamos perante o Amor de Deus, que se entrega às criaturas por Ele criadas, para as salvar e integrar numa felicidade eterna, que não conseguimos imaginar, porque “nunca os olhos viram”, o que o Apóstolo não conseguiu descrever.
Ler mais


Confessar-se em tempos de pandemia os conselhos do Papa Francisco

O Papa Francisco deixou no Vaticano uma série de conselhos aos católicos que se querem confessar, antes da Páscoa, mas estão em isolamento devido à pande­mia do Covid-19.
“Sei que muitos de vocês, na Páscoa, se vão confessar para se encontrarem com Deus. Mas muitos me diriam hoje: ‘Padre, onde posso encontrar um sacerdote, um confessor, já que não podemos sair de casa? E eu quero fazer as pazes com o Senhor, eu quero que ele me abrace, que o meu Pai me abrace … Como posso fazer se não encontro sacerdotes?’. Faz o que o diz Cate­cis­mo”, referiu, na homilia da Missa a que presidiu na Capela da Casa de Santa Marta, com transmissão online.
Ler mais


Bolsa de recursos humanos para os lares

A Arquidiocese de Braga anunciou a criação de uma bolsa de recursos humanos para a substituição dos profissionais que, por estarem infectados com o novo coronavírus ou em quarentena, deixam de poder prestar o seu serviço.
“Gerida em conjunto pela Cáritas de Braga e pela União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Braga (UDIPSS Braga), a bolsa pretende reunir enfermeiros e ajudantes de ação direta e de serviços gerais”, indica um comunicado divulgado pela diocese minhota.
Os interessados em integrar esta bolsa devem contactar o endereço” maispro­xi­mo.caritasbraga@gmail.com, da Cáritas Arquidiocesana de Braga, ou geral@udipss-braga.pt, da UDIPSS Braga.
Ler mais


Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais

Mensagem aos profissionais da comunicação social em tempos de pandemia do covid-19

Os tempos que estamos a viver são de enorme perple­xi­dade, angústia e sofrimento. O mundo inteiro es­tá em choque com uma guerra cujo inimigo ainda não se conhece totalmente para o enfrentar com eficácia.
Neste contexto a Comissão Episcopal da Cultura, dos Bens Culturais e das Comunicações Sociais sente ser seu dever dar uma palavra de reconhecimento a todos os profissionais nos diversos ramos de atividade que estão a ser os heróis no combate a esta pandemia. Porém, gostaria de realçar a importância e o esforço dos profissionais da comunicação social, seja na imprensa, seja na rádio, seja na televisão ou nas redes sociais.
Ler mais


Profissionais da comunicação são “heróis” no combate à pandemia”

Ora cá estamos! Assim iniciamos muitas das nossas conversas do quotidiano por estes dias… Cá estamos por casa, ficamos em casa, vai ficar tudo bem! Frases que ecoam na vida de cada um, de cada família que vai aprendendo a dar um novo colorido às muitas horas de isolamento.
Ler mais


Papa apela a um cessar-fogo global para combater pandemia de coronavírus

O Papa Francisco uniu-se este domingo (28 de Março), durante a oração do Angelus, ao apelo feito pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, para que seja decretado um cessar-fogo global que permita enfrentar a pan­demia da Co­vid-19, e instou à criação de cor­redores de ajuda humanitária.
Ler mais


“Fechados em casa, por amor, por favor”

apela o bispo de Lamego

D. António Couto pede aos fiéis, numa nota sobre a pan­demia da Covid-19, “res­ponsabilidade, seriedade, serenidade e determinação para esta “luta do amor”, “uma guerra que nos tem de mobilizar a todos”, dan­do especial atenção aos doentes e aos mais fragiliza­dos.
O bispo de Lamego, D. António Couto, na sua nota sobre a pandemia da Covid-19, apela aos cristãos que acatem as recomendações de isolamento que visam evitar a propagação do vírus, apresentando a atitude como gesto de “amor” ao pró­ximo.
Ler mais


Não há amor maior

O P. Giuseppe Berardelli, de 72 anos, é descrito pelos seus amigos, pelo “seu” presidente do município, como um homem de coração. Apesar de ter testado positivo para o coronavírus, e com evidentes dificuldades respiratórias, há alguns dias, decidiu sacrificar a sua vida por uma outra pessoa com o mesmo problema.
Ler mais


Conferência Episcopal Portuguesa enviou carta ao governo

Bispos pedem medidas de apoio à comunicação social regional

A Conferência Episcopal Portuguesa realçou ontem a importância da comunicação social no contexto de pandemia e apelou ao Governo e autoridades públicas para que promovam medidas de apoio para que os media regionais possam continuar a sua função.
Ler mais


O Crucifixo banhado pelas lágrimas do Céu e o Papa sozinho na praça de S. Pedro

Perante uma praça de São Pedro completamente deserta, e sob a chuva, o Papa Francisco orou e deu a bênção Urbi et Orbi na emergência do coronavírus, uma medida excecional “face à gravidade das atu­ais circunstâncias”, um facto inédito na história da Igreja Ca­tó­lica.
Ler mais