Igreja

D. Nuno Brás quer «renovada cultura eucarística» em ano centrado na Eucaristia

O bispo do Funchal, D. Nu­no Brás, apresentou o pla­no pastoral, para o ano que agora tem início, cen­tra­­do na vivência da Euca­ris­­tia e, a partir dela, a prática da caridade.
D. Nuno Brás dá conta de um “decréscimo do lugar da Eu­caristia na vida dos cristãos madeirenses” e apela a uma “renovada cultura eu­carística”: “um revigora­men­to da devoção eucarís­ti­­ca; uma renovação das su­as expressões públicas, seja aquelas ligadas ao património, seja todas as que hoje têm ainda lugar nas várias co­munidades”, escreveu em nota pastoral, inti­tu­lada «A Eucaristia constrói-nos no caminho da fé: “Cristo sal­va-te”».
Ler mais


Madre Teresa de Calcutá é exemplo em tempo de pandemia

No Dia Internacional da Ca­ridade, o presidente da Cá­ritas International afirmou que a “caridade constrói coesão social e paz” e de­safiou, neste Dia Internacional a olhar para o exemplo da Madre Teresa de Calcutá, neste tempo de pan­de­mia.
Ler mais


Palavra e Vida

Encaro a Liturgia do Tempo Comum como a catequese con­tinuada sobre o Evangelho que queremos se torne vi­da em nós.
No dia 20 (XXV Domingo) o profeta Isaías convida-nos a “pro­curar o Senhor enquanto se pode encontrar”. Di­rige este apelo a todos os que aceitam a mudança, a con­versão de ca­minhos errados. Encoraja a mudança de vi­da lembrando que o Senhor “é generoso a perdoar”.
Ler mais


Papa Francisco vai a Assis assinar nova Encíclica

O Papa Francisco vai deslocar-se, na tarde do dia 3 de Outubro, a Assis, para assinar uma nova encíclica sobre a fraternidade e a amizade social.
O anúncio foi feito pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
Ler mais


D. António Marto teme que novas gerações abandonem a Missa

O cardeal D. António Marto, bispo da Diocese de Leiria-Fátima, alerta para o facto da pandemia ter servido como “sinal de alarme” para o abandono das celebrações dominicais da Missa “por parte das novas gerações”.
Ler mais


Outubro Missionário

O mês de Outubro é tradicionalmente chamado “mês das missões”. Na mensagem para o dia mundial das missões deste ano (18 de Outubro de 2020) o Papa Francisco interpela-nos com as palavras do profeta Isaias: “Eis-me aqui, envia-me” (Isaías 6,8). Desafia-nos à oração, à re­flexão e à ajuda material e lembra-nos que “A impossi­bi­lidade de nos reunirmos como Igreja para celebrar a Eu­­caristia fez-nos partilhar a condição de muitas comuni­da­des cristãs que não podem celebrar a Missa todos os do­­mingos”. Sabemos que essa é a realidade, até pelas par­ti­­lhas da nossa diocese-irmã de Pemba, mas esta crise pôs esta realidade “às claras”(Arquidiocese de Braga).

Ler mais


Santuário de Fátima diz que há uma “campanha organizada” na diocese de Leiria contra a instituição

O Santuário de Fátima vazio, a 12 de Maio: foi a ausência quase total de grupos de peregrinos que levou a uma quebra de 77% nas receitas, diz o Santuário.
Ler mais


Palavra e Vida

A Liturgia dominical da primeira quinzena de Setembro sugere a avaliação dos nossos comportamentos sociais.
Logo no primeiro domingo, é o profeta Ezequiel que nos re­corda o dever de querer o bem dos outros, de contri­buir pa­ra a felicidade de todos. O dever da correção frater­na era preceito do amor, já no Antigo Testamento.
Ler mais


Santos dos nossos dias

Carlo Acutis, um adolescente igual a tantos outros do nosso tempo, aos 15 anos atingiu o patamar dos grandes santos e no dia 10 do pró­ximo Outubro vai ser declarado beato na cidade de Assis.
Nascido em Londres em 1991, onde os seus pais tra­ba­­lhavam, viveu em Milão até aos 15 anos, tendo fale­ci­do em Monza, Itália, a 12 de Outubro de 2006 vitima de uma leucemia fulminante. Foi declarado venerável pela Igreja em 2018.
Ler mais


Domingo 13 de Setembro colecta especial em favor da Terra Santa

Sem apoio, a presença dos cristãos na Terra Santa pode se tornar uma vítima colateral do coronavírus. Neste ano, a tradicional colecta da Sexta-Feira Santa foi suspensa, devi­do ao confinamento, e praticamente não há peregrinos.
Por isso, o Papa Francisco aceitou o pedido de adiar para 13 de Setembro esta colecta vital para a vida da Igreja.
Nesse sentido, o frei Francesco Patton OFM, Custódio da Terra Santa, enviou uma videomensagem para convidar todos os cristãos a serem generosos com os irmãos que vivem o Evangelho na terra de Jesus.
Ler mais