Igreja

VOZ PARA VÓS

Jovens e vocações

Senhor Padre, sou catequista há muitos anos, mas neste momento na minha aldeia há poucas crianças e muitas não querem vir à catequese. Cuido também da igreja paroquial que dá bastante trabalho, porém algumas vezes fica fechada e sem Missa. Porque é que não temos um padre? Se há tantos padres por aí? Porque não querem vir para a nossa paróquia?
Há jovens que de vez em quando vêm à Missa, mas são poucos e, quando lhes peço ajuda e tento ensinar, logo desaparecem. Na igreja, faltam braços jovens e temos tanto para fazer. (Adelina)




Arquidiocese de Braga aguarda novo bispo

O Arcebispo de Braga acredita que «está mesmo para breve» a nomeação de um no­vo bispo auxiliar, que a Arquidiocese pediu ao Papa Francisco, logo após a nomeação de D. Francisco Senra Coelho para titular da Arquidiocese de Évora. A revelação foi feita em finais de Novembro, ao Diário do Minho pelo Arcebispo Primaz, no decurso do en­contro anual dos Bispos das Províncias Eclesiásticas de Braga e de Santiago de Com­postela, que teve lugar no Seminário Menor, à rua de S. Domingos, em Braga.



Papa visita a sede do Il Messaggero para saudar todos os jornalistas

Depois da homenagem à Imaculada Conceição na Pra­­­ça de Espanha, onde o Pa­pa voltou a cumprir a tradição de rezar na basílica pontifícia de Santa Maria Maggiore, onde rezou diante da imagem do Salus Po­puli Romani o Papa Fran­cis­co dirigiu-se de carro pa­ra a se­de do jornal italiano Il Messaggero.
Esta seria a primeira vez que o pontífice visitava a sede de um jornal, com a particularidade de ser o ano especial porque celebrava o seu 140º aniversário.



Cardeal D. António Marto sublinha ligação entre Roma e Fátima

O cardeal D. António Mar­to tomou posse, em 25 de No­­vembro, da Basílica de Santa Maria Sopra Minerva, na capital italiana, sublinhando na homilia da Missa a que presidiu a ligação entre Roma e Fátima.
“Não posso deixar de ter presente esta significativa ‘ti­tularidade’ que me liga tan­­­to a Roma como a Fátima: por um lado, a ligação de afeto ao Papa pela presença das relíquias de Santa Catarina de Sena, padroeira da Itália, ela que era tão afeiçoada pelo Papa que o chamava ‘doce Cristo na ter­ra’; por outro lado, a ligação a Fátima: a basílica é um ponto de referência para os fiéis de Roma na sua de­voção a Nossa Senhora do Rosário”, assinalou, numa in­­tervenção enviada à Agên­­cia ECCLESIA.
O bispo de Leiria-Fátima assumiu assim o título que lhe foi atribuído por Francisco, no consistório de 28 de Junho deste ano; no consis­tório, além do barrete e do anel cardinalícios, o Papa atri­bui a cada cardeal uma igreja de Roma – que sim­bo­liza a –“participação na solicitude pastoral” do pontífice na cidade.


CEP preocupada com tráfico de pessoas

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reunida em Fátima no passado mês de Novembro, manifestou a sua preocupação com notícias acerca do “trá­­fico de pessoas, escra­va­tura e exploração hu­ma­na”, inclusive, no nosso país, e pede a maior atenção das autoridades e da sociedade para este problema.


Encontro Europeu em Madrid

O habitual Encontro Europeu de Taizé de fim do ano vai ter lugar em Ma­drid de 28 de Dezembro de 2018 a 1 de Janeiro de 2019. Vai reunir milhares de jovens para uma nova etapa da «peregrinação de confiança através da Terra» iniciada pelo irmão Roger no final da década de 1970, com o Primeiro Con­­­cílio de Jovens em que o di­rector deste quin­ze­­nário teve o privilégio de participar.