Igreja

D. Virgílio Antunes, novo Arcebispo de Braga (?)

D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, deve ser nomeado ainda este mês pelo Papa Francisco como no­vo arcebispo de Braga, apurou o Correio da Manhã junto de fonte ligada ao processo. Vai suceder no cargo a D. Jorge Or­ti­ga, que há mais de dois anos pediu a resignação por motivos de idade.
D. Virgílio, que enquanto bispo de Coimbra lidera uma diocese com 268 paróquias, vai passar a ser responsável por uma ar­qui­diocese com mais de 550 paróquias. Além disso, passa a presidir, por ine­rência, uma das três pro­víncias eclesiásticas do País, que inclui, além de Braga, as dioceses de Aveiro, Bragança-Miran­da, Coimbra, Lamego, Por­­to, Viana do Castelo, Vi­­la Real e Viseu.
Ler mais


Indulgência Plenária no Primeiro Dia Mundial dos Avós dos Idosos

Com data de 13 de Maio, a Penitenciária Apostólica tornou conhecida a concessão da Indulgência Plenária, sob as condições de confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Sumo Pontífice, “aos avós, aos idosos e a todos os fiéis que, motivados por um autêntico espírito de penitência e caridade”, participem no dia 25 de julho de 2021 na solene celebração presidida pelo Santo Padre na Basílica Papal Vaticana “ou então das diversas funções que ocorrerão em todo o mundo”.
Ler mais


Próximo dos Avós

Quando me sentei à me­sa para escrever alguma coisa para o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, (…) pensei respigar algumas ideias da mensagem que o Santo Padre escreveu para este dia. Desisti. Não podia estragar quanto o Papa quer dizer aos avós e idosos do mundo inteiro.
Faço minhas as palavras do Papa (…):
Ler mais


União das Misericórdias distinguida pelo Parlamento Europeu

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) foi dis­tin­guida, em 9 de Julho, com o Prémio “Cidadão Europeu” atribuído pelo Parlamento Europeu a pessoas e insti­tui­ções que se destaquem pelos feitos excecionais.
Ler mais


Formação para catequistas

Curso de sensibilização

O Departamento Arquidiocesano para a Formação e Ministérios Laicais (DAFML), da Arquidiocese de Braga, promove, nos dias 17 e 24 de Julho, duas acções de formação destinadas a agentes da pastoral catequética.
A iniciativa destina-se a “todos os catequistas que iniciam a sua missão ou que nunca tenham recebido formação catequética” e pretende dar a conhecer “o programa nacional de catequese” bem como “sensibilizar os agentes para o exercício do ministério/serviço do catequista” procurando “despertar para os aspetos mais relevantes da catequese”, explica, ao EDUCRIS, Carla Santos, da Comissão Arquidiocesana para a Educação Cristã.
Ler mais


Palavra e Vida

Desde toda a eternidade, Deus nos escolheu para sermos um povo – o Povo de Deus.
Este povo foi durante muito tempo, guiado por pastores ou líderes, intermediários entre Deus e os homens. Ensinaram, transmitiram por via oral que passou pela tradição conservada e partilhada, e escreveram os livros que agrupamos no Antigo Testamento.
Como homens, muitos falharam e Deus reconheceu que não bastou a ação de alguns profetas, dos escribas e sacerdotes.
Ler mais


Papa realça a importância dos serviços de saúde

O Papa Francisco realçou a importância dos sistemas de saúde quando, no último do­mingo, presidia à recitação do Ângelus, no Hospital Agostino Gemelli, de Ro­ma, onde está internado há uma semana após uma in­ter­venção cirúrgica.
Ler mais


Festa da Eucaristia na paróquia de Guilhofrei

Aguardada com grande expetativa, porque a pan­demia impediu que se realizasse na Paróquia em 2020 a festa das Primeiras Co­munhões e Profissão de Fé, tiveram lugar em 27 de Junho e 4 de Julho, estas celebrações.
Para garantir que fossem respeitadas as regras de distan­ciamento, as 15 crianças que pela primeira vez receberam Jesus e os 10 adolescentes que solenemente renovaram as promessas batismais, foram divididos em dois grupos para que dentro das normas estabelecidas, pudesse participar na cerimónia, a família e amigos.
Ler mais


Monjas do Mosteiro Trapista visitadas pelo Presidente da República

As monjas do Mosteiro Trapista Santa Maria Mãe da Igre­ja, em Palaçoulo, receberam a visita do Presi­den­te da República aquan­do da sua desloca­ção a Mi­randa do Dou­ro, no passado sábado, 10 de Julho, in­for­­mou a Dio­ce­se de Bra­gan­ça-Miranda.
Ler mais


Palavra e Vida

É muito conveniente parar de vez em quando para avaliarmos a consistência da nossa fé. Se não for por outras razões, como dúvidas inesperadas; tenhamos em conta que, se a fé não crescer, diminui.
Como a roupa que nos serviu na profissão de fé, em breve deixou de nos servir, o que aprendemos para professar o que é elementar na fé, em breve será pouco, para dela sabermos dar testemunho.
Ler mais