Igreja

Clero prepara ano pastoral

Na sua habitual reunião mensal, o clero do arciprestado de Vieira do Minho realizou a sua pa­lestra de Setembro do passado dia 25, numa sala da antiga residência da paróquia do Divino Sal­vador de Rossas, onde fez a avaliação dos últimos meses, marcados pela pandemia, e pre­parou o novo ano pastoral.
Ler mais


Palavra e Vida

O que devemos aos homens? O que devemos a Deus?
É sobre este tema que pode decorrer a reflexão sugerida pela Liturgia do XXIX Domingo do Tempo Comum, que este ano é celebrado no dia 18 de outubro.
Ler mais


O arcebispo de Évora convida a optar «com criatividade» por uma catequese menos «escolar»

D. Francisco Serra, arcebispo de Évora, escreveu uma carta pastoral aos seus diocesanos, elogiando o esforço das comunidades católicas perante os desafios da pandemia e convidando a mudanças na catequese.
Ler mais


Presidente da República afirma que encíclica do Papa “é duma coragem ilimitada”

O presidente da República, afirmou que a encíclica do Papa ‘Fratelli Tutti’, sobre ‘a fraternidade e amizade social’, é “de uma coragem ilimitada”, “é um grito brutal e, ao mesmo tempo, a expressão de um poder mobilizador’.
Ler mais


LUSOFONIAS - Tony Neves

Proíbido desligar…

‘Mais do que ligados’ foi o que estiveram algumas dezenas de pessoas que participaram nas Jornadas da Comunicação Social, realizadas este ano através do zoom. Ou seja, não pudemos estar todos juntos, como acontecera nos anos anteriores, mas servi­mo-nos das tecnologias da comunicação para partilhar ideias, convicções, angústias e desafios sobre os conturbados tempos de pandemia. Sim, eles abanam-nos até às nossas raízes mais profundas, mas também fazem enormes apelos à nossa humanidade, abrindo janelas de esperança.
Ler mais


“Fratelli tutti” - a “encíclica social” do Papa Francisco

O Papa define-a como uma “Encíclica Social” (6) que toma o seu título das “Admoestações” de São Francisco de Assis, que usava essas palavras “para se dirigir a todos os irmãos e irmãs e lhes propor uma forma de vida com o sabor do Evangelho” (1). Ao longo dos oito capítulos referem-se todos “os projectos económicos, políticos, sociais e religiosos», o que implica a crítica à desregulação dos mercados económicos e financeiros, a apologia do perdão, a garantia da liberdade religiosa , terminando com a exaltação da figura do Beato Charles de Foucauld.
Ler mais


«Fratelli Tutti»: Papa denuncia «maré de desumanidade» – Isabel Varanda

A Teóloga vieirense, Isabel Varanda, docente da Faculdade de Teologia da UCP, considera que a nova encíclica ‘Fratelli Tutti’
consagra a voz do Papa Francisco como referência na denúncia da “maré de desumanidade” que atinge o mundo contemporâneo.
Ler mais


Peregrinação internacional de 13 Outubro marcada por regras de distanciamento

O Santuário de Fáti­ma despede-se de mais um ano de gran­des peregrinações in­ternacionais sem que neste 12 e 13 de Ou­tu­bro ao recinto te­nham chega­do os seis mil peregrinos, nú­me­ro definido co­mo lota­ção máxima, para um espa­ço de 100 mil pes­soas.
Todas as regras de distanciamento foram cumpridas, o que me­receu o elogio de quem tem uma vi­são privile­giada sobre o recinto.
Ler mais


Fiéis Defuntos: Bispos pedem às autoridades que evitem encerramento de cemitérios

Conferência Episcopal convida a manter equilíbrio entre «imperativos de proteger a saúde pública e o respeito pelos direitos dos cidadãos»
Ler mais


Bispo da diocese de Viana morre em acidente de viação

O bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, morreu em 18 de Setembro, na sequência de um des­pis­te de automóvel na A2, na zona de Almodôvar, quando regressava de uma se­ma­­na de férias no Algar­ve.
De acordo com a GNR, ci­ta­­­da pela Lusa, o óbito foi de­­clarado no local e o corpo foi encaminhado para o ser­­viço de Medicina Legal do Hospital de Beja.
Ler mais