50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Igreja

Bispo de Pemba alerta para regresso do terror jihadista em Cabo Delgado

“Todas as capelas foram destruídas”

Em mensagem enviada à Fundação AIS em Lisboa, D. António Juliasse faz um retrato dramático da situação em Cabo Delgado, região que está a ser palco de uma ofensiva de grupos armados que dizem pertencer ao Daesh, a organização jihadista “Estado Islâmico”. O Bispo de Pemba descreve uma “imensa multidão” que foge em desespero, evitando suceder-lhes “a mesma sorte dos que foram degolados ou baleados” nos ataques que já ocorreram “em dezenas de aldeias”, onde todas as capelas cristãs “foram destruídas”.
Ler mais


Papa alerta para onda de violência em Cabo Delgado

Na oração do Ângelus, o Papa Francisco alertou para uma nova onda de violência na província moçambicana de Cabo Delgado.
Ler mais


Arciprestado de Vieira do Minho prepara “Semana das Vocações”

O Clero do arciprestado de Vieira do Minho, onde este ano vai decorrer a “Semana das Vocações”, juntamente com elevado número de agentes da Pastoral Vocacional vindos de vários paróquias de Vieira e do Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga reuniu no dia 1 de Março entre as 21 e as 23H00 na igreja de Vieira do Minho.
Ler mais


PALAVRA E VIDA

Ao terminar o tempo da Quaresma, a Liturgia propõe-nos para reflexão um texto do Antigo Testamento -Je­remias 31, 31-34. Podemos considerar que nos é pro­posta a reflexão sobre os anseios mais íntimos da alma humana em relação ao Criador.
Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? – São questões que colocamos a nós mesmos, em dias de insónia, e não só. Com elas nos questionamos quando buscamos a Verdade.
Ler mais


S. José “Patris corde _Com coração de Pai”

“Com coração de pai: assim José amava Jesus, cha­ma­do nos quatro Evangelhos de filho de José”.
Assim começa a Carta Apostólica que o Papa Francis­co publicou em 8 de Dezembro 2010 para assinalar o 150º aniversário da declaração de São José como “Patrono da Igreja Católica”, publicada pelo Papa Pio IX em 1870.
Ler mais



Mensagem Quaresma Páscoa/2024

D. José Cordeiro

Sempre em caminho, ”à mesa com Jesus”, foi o tema escolhido para este tempo da Quaresma/Páscoa. E no caminho que juntos estamos a percorrer, o caminho da Páscoa, este tempo é oportuno para aquele tripé clássico: da esmola, da oração e jejum que se desenvolve depois na escuta da Palavra, do silêncio, na oração Eucarística, na contemplação, no cuidado da “Casa Comum”, na hospitalidade, na fraternidade, na humanidade, para que o encontro com Deus, com os outros e connosco próprios nos faça peregrinos da mesa com Jesus.
Ler mais


Mensagem dos bispos para a Quaresma

«Vinde à mesa»
 De acordo com os bispos, a mesa de Jesus continua posta. Ela está disponível para todos. «Nesta Quaresma, fazemos-vos este convite: vinde sentar-vos à mesa de Jesus. Vinde sentar-vos com Jesus. Puxai uma cadeira e sentai-vos. Tudo está preparado. Vinde e comei (cf. Lc 14, 17). Nunca, como nestes dias, que são os nossos, no meio de todas estas crises eclesiais, sociais, políticas e existenciais, a mesa de Jesus, através da Igreja, se tornou tão necessária. Na mesa de Jesus, a fome de inclusão, amor, perdão e cura são incondicional e gratuitamente saciadas. Está na hora de partilhar o Pão e alimentar a Esperança (V Congresso Eucarístico Nacional).
Só nos reconhecerão como discípulos de Jesus, se hoje formos capazes de repartir o pão da esperança nas mesas das fomes dos nossos irmãos de hoje e de sempre».
Ler mais


Palavra e Vida

A primeira Leitura que a liturgia para o III Domingo da Quaresma nos apresenta, tirada do Livro do Êxodo enuncia deveres e proibições que Deus impôs ao seu povo, através dos profetas.
Tomando por exemplo a sua obra divina, prescreveu que durante seis dias, o homem trabalhasse e no sétimo dia descansasse.
Durante milénios assim foi nas religiões mais conhecidas e cuja origem remonta a Abraão, reconhecido como “pai na fé”.
Como compreender este preceito de descanso semanal em semanas de 4 ou 5 dias de trabalho, fruto de reivindicações e lutas sindicais, por “melhores condições de trabalho”? – Uma realidade que cabe em discernimento pastoral sinodal!
Ler mais


Eucaristia tem de ser lugar de «encontro» com quem sofre – D. José Cordeiro

O arcebispo de Braga afirmou que a celebração da Eucaristia deve promover o “encontro” com quem sofre, gerando o compromisso das comunidades católicas.
“A Eucaristia tem de ser o lugar do encontro com Cristo, para que o encontro com os irmãos, com os diferentes, com os migrantes, com as pessoas com deficiência, com os mais pobres, seja visibilizado nas celebrações e também fora das celebrações”, disse D. José Cordeiro, convidado da entrevista Ecclesia/Renascença, emitida e publicada aos domingos.
Ler mais