50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Igreja

Palavra e Vida

O Ano Litúrgico, propõe-nos anualmente tempos de renovação espiritual, de conversão. O primeiro é o Advento, iniciado este ano no último Domingo de Novembro. Em Dezembro, no dia 4, a Liturgia convida-nos a recordar as profecias de Isaías, a reencontrar as provas de que o Salvador prometido, cuja vinda está próxima, virá trazer um outro “paraíso”, diferente do que, pelo pecado, perdemos, mas onde a paz e a concórdia se estabelecerão.
Ler mais


Jornadas de Cuidados Paliativos d’O Poverello abordaram o “Cuidado da dor”

Na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, decorreram nos dia 17 e 18 de Novembro, as II Jornadas de Cuidados Paliativos d’O Poverello: Ressignificar “O Cuidado da Dor, entre a vida e a morte” foi mote pa­ra as intervenções dos vá­rios oradores que durante dois dias debateram esta te­mática, cada vez mais pre­sente na vida da sociedade civil.
Ler mais


Cardeal D. Marto delegado do Papa ao 18.° Congresso Eucarístico no Recife

O cardeal D. António Marto, delegado do Papa Francisco ao 18° Congresso Eucarístico Nacional do Brasil, que decorreu no Recife, capital do Estado de Pernambuco entre 11 e 15 de Novembro, vai transmitir ao Papa as “vivências inolvidáveis” deste encontro promovido pela Igreja Católica do Brasil.
Ler mais


Ação formativa sobre património da Igreja

Promovida pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, pela Ar­quidiocese de Braga e Instituto de História e Arte Cristã decorreu, em 12 de Novembro no auditório Espaço Vita, em Braga, uma ação de formação sobre «Conservação Preventiva de Bens Culturais da Igreja».
Ler mais


Congresso Internacional sobre a problemática dos Seminários

Os Seminários Católicos estão numa “encruzilhada” e “requerem atenção apurada”

Na sessão de abertura do Congresso In­ternacional que ocor­reu em Braga de 16 a 19 de Novembro, sobre o le­ma “Er­guendo os Olhos e Vendo”, D. José Cor­deiro, arcebispo primaz, disse que os seminários católicos “encontram-se numa encru­zilhada” e por isso precisam “uma atenção apurada”.

Ler mais


Tomada de posse do novo pároco de Louredo Cova e Ventosa

Na tarde de Sábado, 19 de Novembro, o recém-no­mea­do pároco de S. João da Cova, S. Martinho da Ven­tosa e Nossa Senhora do Rosário de Louredo, no ar­ciprestado de Vieira do Minho, P.e Fernando Manuel da Costa Machado, tomou posse das novas pa­róquias, continuando pároco de Ruivães, Campos e Salamonde.
Ler mais


Palavra e Vida

Terminamos o Ano Litúrgico com a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei.
Reconhecer Jesus como Rei do Universo, leva-nos a avaliar os nossos comportamentos, perante tudo o que Deus criou e nos entregou, para cultivarmos e cuidarmos com a fidelidade com que um servo cuida do que pertence ao seu senhor.
Pelo batismo, adquirimos a filiação divina. Porque somos filhos compete-nos uma solicitude maior que a dispensada por qualquer servidor estranho. Por essa razão, somos convidados a repensar como procuramos conhecer e compreender a Realeza de Jesus Cristo. Como cuidamos da Criação.
Ler mais


Papa pede aos jornalistas que se insurjam contra as guerras

“Vocês que são jornalistas, por favor, sejam pacifistas, falem contra as guerras, lutem contra a guerra. Peço-lhes isso como um irmão”.

As surpreendentes palavras foram proferidas, em 06 de Novembro, pelo Papa Francisco, durante a conferência de Imprensa, na viagem de regresso ao Vaticano, depois de quatro dias passados no golfo Pérsico, na ilha principal do Bahrein.
O desafio inscreve-se na insistência com que o bispo de Roma vem denunciando a “loucura da guerra” e a o desafio incontornável da paz. Esta é a “terceira guerra mundial, em cerca de um século”, alertou, denunciando, ao mesmo tempo: “Quando os impérios, seja de um lado seja do outro, se enfraquecem, precisam de fazer uma guerra para se sentirem fortes e também para vender armas! Porque hoje creio que a maior calamidade que existe no mundo é a indústria das armas.”
Ler mais


Nomeações no Arciprestado de Vieira

Dom José Manuel Garcia Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga e Primaz das Espanhas, perante novas necessidades pas­to­rais e procurando responder às suas exigências, procedeu às seguintes nomeações:
Ler mais


D. Armando Esteves Domingues nomeado bispo de Angra

D. Armando Esteves Domingues, de 65 anos, foi nomeado em 4 de Novembro, pelo Papa Francisco o 40.º bispo da Diocese de Angra (que se encontrava em sede vacante).
Ler mais