50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Igreja

Palavra e Vida

Em tempo de férias procuramos descansar, praticar algum exercício, caminhar à beira mar, ou levantar cedo, para contemplar um nascer de sol… Retomaremos o trabalho com novo entusiasmo, e mais energia.
A atenção que devemos dar ao nosso bem-estar físico, deve acompanhar igual cuidado, a dispensar à nossa vida espiritual.
A Palavra que nos é proposta nos quatro domingos deste mês, ajuda-nos a compreender a pedagogia de Deus, para nos transformar em pessoas confiantes no Amor, que rejeitamos tantas vezes.
No primeiro Domingo do mês, escutamos o apelo à confiança no Pai previdente, que nos acompanha e avisa, quando necessário. Reconhecemos os sinais da presença de Deus?
Ler mais


Mulheres vão intervir na escolha dos Bispos

Depois de ter manifestado o desejo de visitar a Rússia e de ir ao Canadá, o Papa Francisco surpreendeu, mais uma vez, tudo e todos, ao anunciar a in­tenção de nomear duas mu­lheres para o comité do Dicastério dos Bispos, que procede à análise dos nomes a escolher para as dioceses, nas diferentes partes do mundo.
Ler mais


Beatificação de João Paulo I

O Papa João Paulo I, conhecido pelo Papa do sorriso e cujo pontificado durou apenas 33 dias, vai ser beatificado na Praça de São Pedro, Vaticano, no dia 4 de Setembro. A cerimónia de beatificação tem início às 10h30, e é presidida pelo Papa Francisco.
No dia anterior, às 18h30, haverá uma vigília de oração na Basílica de São João de Latrão presidida pelo cardeal Angelo De Donatis, vigário geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma. Foi nessa Basílica, que guarda a Cá­tedra do Bispo de Roma, onde João Paulo I tomou posse em 23 de Setembro de 1978.
Ler mais


D. António Santos Marto convida os jovens para Peregrinação Europeia a Santiago em Agosto

O cardeal D. António San­tos Marto, enviado es­pe­­cial do Papa para a Pe­re­grinação Europeia de Jovens (PEJ) 2022, em Santiago de Compostela, lançou um convite à participação no evento, destacando o “difícil” contexto mundial.
Ler mais


Comissões Justiça e Paz

‘Que ninguém fique para trás’

A Comissão Nacional Justiça e Paz e seis Comissões Diocesanas Justiça e Paz (Bragança-Miranda, Évora, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Vila Real) apelaram à “redescoberta” da “função solidária”. “Hoje, mais do que nunca, o que se pede e exige é um combate sem quartel à globalização da indiferença e à cultura do descarte perante o sofrimento que estes tem­pos trazem de forma avassaladora e quase que insu­portável, para que ninguém, mesmo ninguém, fique pa­ra trás, seja descartado”, refere a nota ‘Que ninguém fi­que para trás’.
Ler mais


JMJ Lisboa 2023 esteve em Taizé

Uma delegação da JMJ (Jornadas Mundiais da Juventude) Lisboa 2023 esteve presente em Taizé, entre os dias 10 e 12 de Julho, para um encontro que reuniu “representantes de vários departamentos nacionais de pastoral juvenil, movimentos católicos envolvidos no tema do ecumenismo, bem como cristãos protestantes e anglicanos”, conta a organização.
Ler mais


Peregrinação de emigrantes Sameiro

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, re­ce­­be, no próximo dia 21 de Agosto de 2022, a Peregrinação dos Emigrantes. É a segunda maior peregrinação anual ao al­to do monte de Espinho, dedicada particularmente aos emi­grantes. Após um período de cancelamento nos dois últimos anos face ao contexto pandémico, regressa o encontro de “quantos trabalham fora, mas são nossos compatriotas, familiares e amigos”, adianta o Santuário em comunicado.
Ler mais


“Valores e Religiosidade em Portugal.
Comportamentos e atitudes geracionais”

É o título da publicação que acaba de ser lançada pelo Cónego Eduar­do Duque, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Uni­versidade Católica Portuguesa e Assistente Nacional da Pastoral do Ensino Superior.
Ler mais


D. Nuno Almeida visitou Vieira

Para esclarecer dúvidas e mal-entendidos derivados das últimas nomeações eclesiásticas no Arcipresta­do, publicadas pelos Servi­ços Diocesanos, o bispo au­xiliar de Braga, D. Nuno Al­meida, deslocou-se no passado dia 19 de Julho a Vieira do Minho para se en­contrar com o clero local.
Ler mais


Papa na 23.ª visita internacional ao Canadá

Indígenas acolhem o Papa Francisco com cânticos tradicionais

O Papa chegou ao aeroporto internacional de Edmonton, no passado Domingo, 24 de Julho após um voo de 10,30h, para iniciar a sua primeira visita no Canadá, a 37.ª internacional, uma “peregrinação penitencial”, como lhe chamou, que visa promover a reconciliação com os povos indígenas que o acolheram com cânticos tradicionais.
Ler mais