Igreja

Palavra e Vida

Ao entrarmos no “Tempo Comum” a Liturgia leva-nos a refletir sobre a nossa vocação. Tendo ainda bem pre­sen­te a celebração do Natal, o Mistério da Encarnação, fa­cilmente nos apercebemos que assim como a vida do Me­nino, deitado nas palhas duma manjedoura, tinha um sentido, uma razão profunda – a salvação da humanidade, a nossa vida tem um desígnio divino, que devemos pro­curar conhecer e seguir, com toda a liberdade do co­ração, para sermos felizes.
Ler mais


A cultura do cuidado

A cultura do cuidado, co­mo “compromisso comum, solidário e partici­pativo para proteger e promover a dignidade e o bem de todos” e como “disposição a interessar-se, a prestar atenção, disposição à compaixão, à reconciliação e à cura, ao respeito mútuo e ao acolhimento recíproco”, constitui um caminho pri­vilegiado para a construção da paz, para erradicar a cultura da indiferença, do descarte e do conflito, que hoje muitas vezes parece prevalecer”.
Ler mais


Taizé viveu um encontro europeu “inédito” de final de ano pela internet

O irmão David, monge português da Comunidade Ecuménica de Taizé (França), projectou um Encontro Europeu de Jovens “inédito” e online, entre 27 de De­zembro a 1 de Janeiro de 2021.
Ler mais


Domingo da Palavra de Deus

Com data de 17 de Dezembro de 2020, a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos emitiu uma Nota, tendo por finalidade uma melhor preparação e celebração do Domingo da Palavra de Deus, que por vontade do Papa, ocorre no III Domingo do Tempo Comum, este ano no dia 24 de Janeiro.
Ler mais


«Não somos um museu de tradições mas um corpo com vida que avança»

– D. Jorge Ortiga no dia do Coordenador

O arcebispo de Braga abriu o encontro virtual do Dia do Coordenador da vi­da pastoral, que decorreu no dia 9 de Janeiro, a partir do Auditório Vita, vazio por razões profiláticas da co­vide 19, pedindo mais co­ordenadores para que o mundo veja que não são “museu de tradições” mas um “corpo com vida que avança”.
Ler mais


Núncio apostólico presidiu à ordenação sacerdotal em Viana do Castelo

O núncio apostólico em Portugal presidiu em dois de Janei­ro, na Catedral de Viana do Castelo, à ordenação sacer­do­tal de João Basto, evocando a memória de D. Anacleto Oli­vei­ra, bispo diocesano que faleceu a 18 de Setembro do úl­timo ano.
Numa celebração com transmissão online, D. Ivo Scapolo de­­safiou o novo padre a cumprir com “coragem e fidelidade a missão profética de Cristo”, procurando sempre manter o “estudo e meditação da Palavra”, em sintonia com o Papa, nu­ma vida de “reflexão e oração”.
Ler mais


Patriarcado encerra processo de canonização do Padre Cruz

O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, presidiu à sessão de clausura do processo diocesano para a causa de canonização do padre jesuíta Francisco Ro­drigues da Cruz, conhecido como Padre Cruz e pela sua dedicação aos mais frágeis da sociedade. “Apesar dos problemas de saúde que te­ve, a vontade de servir o próximo nunca atenu­ou o fulgor do seu apos­to­lado, cara­cte­rizado pela en­tre­ga aos mais pobres”, nota o Ponto SJ, portal dos je­­suí­tas em Portugal.
Ler mais


2020 foi um ano de “extraordinário sofrimento”

O Papa Francisco identificou 2020 como um ano de “extraordinário sofrimento”, por causa da pandemia, destacando o impacto da Covid-19 na área da Educação, com milhões de crian­­ças sem aulas.
Ler mais


Vaticano anuncia viagem histórica do Papa ao Iraque

Será o reinício das viagens apostólicas do Papa Francisco, depois da interrupção pro­vocada pela pandemia e logo a um país e uma região de alto risco: o Iraque, entre 5 e 8 de Março de 2021, será o destino desta viagem já qualificada como “histórica” em vários média internacionais.
Ler mais


Papa convoca ano dedicado a São José

Iniciativa assinala 150.º aniversário da declaração como padroeiro da Igreja universal, evocando em particular migrantes e trabalhadores
Ler mais