Igreja

São Bartolomeu dos Mártires Padroeiro dos Catequistas

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) declarou São Bartolomeu dos Mártires padroeiro dos catequistas. A decisão foi to­mada por unanimidade e apresentada à Comunicação Social, no fi­nal da 201ª Assembleia Plenária dos bispos portugueses reunidos em Fátima, no dia 11 de Novembro.
Ler mais


Papa convidou a preparar o Natal com “pequenos gestos de amor”

O Papa convidou hoje (22 de Novembro) a preparar o próximo Natal com “pequenos gestos de amor”, sublinhando a importância da “compaixão” para celebrar o nascimento de Jesus, em tempos de pandemia.
Ler mais


Palavra e Vida

O nosso encontro com Deus é um misterioso “momento único”, imaginado e sentido de modo diferente por cada um de nós.
Quando recebemos a visita dum amigo íntimo, com quem partilhamos alegrias e preocupações, só possíveis onde cresce uma confiança recíproca, a espera é tempo de alegria.
Se vem a nossa casa alguém a quem ofendemos; se vamos encontrar-nos com quem confiou em nós, mas desiludimos com o mau desempenho dum simples serviço, do adiamento injustificado, do desinteresse, a angústia, na­turalmente nos vence e, se pudéssemos, saíamos, para não o receber.
Ler mais


Igreja Católica distingue o teólogo João Duque com o Prémio ‘Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes’

A Igreja Católica distinguiu o teólogo João Manuel Correia Rodrigues Duque com o Prémio ‘Árvore da Vida – Padre Ma­nuel Antunes’, na sua edição de 2021, apresentando-o como “figura marcante da cultura portuguesa”. A escolha foi anunciada em comunicado enviado à Agência ECCLESIA em 22 de Novembro, pela Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
Ler mais


Dia Mundial e Arquidiocesano da Juventude

Papa desafia a fazer caminho até à JMJ 2023, em Lisboa, com coragem para sonhar e «fazer barulho»
Ler mais


Dia Mundial e Arquidiocesano da Juventude

D. Jorge Ortiga apelou ao entusiasmo dos jovens para “acordar outros jovens”
Ler mais


Sacerdotes rezam pelos sacerdotes

Os padres do arciprestado de Vieira do Minho, no encontro mensal de Novembro, não esqueceram os sacerdotes falecidos, entre os naturais do concelho e os que fo­ram párocos nas 22 paróquias, nas últimas décadas, celebrando por todos eles a Euca­ristia. A concelebração contou oito párocos do arciprestado e os arciprestes de Terras de Bouro e da Póvoa de Lanhoso, P. Almerindo Costa e P.e Al­­bino Carneiro, e teve lugar na igreja paroquial de S. Martinho da Ventosa, escolhida por ter sido restaurada pelo P.e Bernardino Ribeiro, último sacerdote falecido este ano, e que foi pá­­roco desta freguesia. Iniciou-se às 9h30 de 16 de Novembro. A missa de sufrágio pelos sacerdotes falecidos foi presidida pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga e solenizada pelo coro litúrgico da paróquia, tendo contado razoável número de fiéis.
Ler mais


Papa pede fim da “cultura de morte” e do “silêncio cúmplice”

O Papa defendeu hoje (5 de Novembro) o fim da “cultura de morte” e do “silêncio cúmplice” perante casos de abusos sexuais na Igreja Católica, numa mensagem enviada a uma conferência internacional, em Roma.
“A proteção dos menores é, cada vez mais concretamente, uma prioridade ordinária da ação educativa da Igreja, é a promoção de um serviço aberto, fiável e autorizado, em firme contraste com qualquer forma de dominação, desfiguração da intimidade e silêncio cúmplice”, referiu Francisco.
Ler mais


Dia Mundial da Juventude centrado este ano na Póvoa de Lanhoso

O Dia Mundial da Juventude que era celebrado no Dia de Ramos e que o Papa Francisco passou para o dia de Cristo Rei, último domingo do ano litúrgico, terá este seu epicentro no arciprestado da Póvoa de Lanhoso.
A notícia foi dada pelo Departamento Juvenil da Arquidiocese de Braga que apresentou à comunicação social o respectivo programa da Jornada Juvenil.
Ler mais


No centenário da Legião de Maria

Pelas mãos do Venerável Frank Duff, nasceu em 1921, em Dublin, Irlanda, um movimento que depressa se expandiu pelo mundo.
Em Portugal, desde a década de cinquenta, os seus membros procuram evangelizar, orientando a aproximação a Deus, através de Maria.
As dioceses de Portugal, onde este Movimento atua escolheram o dia 7 de Novembro, para dar graças a Deus pela ação desenvolvida pelo Espírito Santo através de Maria, inspirando e apoiando o humilde serviço aos ouros, que os membros da Legião de Maria, prestam ao próximo.
Ler mais