Igreja

Palavra e Vida

Terminamos no dia 22 de Novembro o Ano Litúrgico de 2019 / 2020 com a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
As leituras propostas para a Eucaristia desta Solenidade, fazem-nos recuar à memória de momentos de desolação, provocados pela deportação do povo de Israel, sofrendo no cativeiro da Babilónia.
Ler mais


Arcebispo quer missas vespertinas ao Sábado e Domingo de manhã

Devido às medidas do estado de emergência, que implicam recolher obrigatório entre as 13:00 e as 05:00 ao fim de semana nos 121 concelhos de alto risco, o Arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, aconselhou, esta segunda-feira, os párocos a passarem as missas da parte da tarde pa­ra de manhã.
Ler mais


João Duque pró-reitor da Universidade Católica

O Professor João Manuel Correia Rodrigues Duque, com funções de administração do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP), ascende a pró-reitor desta universidade que continua a ter como reitora a Professora Isabel Maria de Oliveira Capeloa Gil, que foi reconduzida no cargo para o quadriénio 2020-2024.
Ler mais


Vaticano esclarece posição do Papa sobre uniões civis homossexuais

A Secretaria de Estado do Vaticano enviou às Nuncia­turas um documento sobre as declarações do Papa Francisco acerca da união civil de homossexuais, divulgadas no documentário cinematográfico “Francesco”, do realizador judeu russo Evgeny Afineevsky e no qual o Papa Francisco “defende o direito dos casais homossexuais “ que devem ser protegidos pela “lei de conveniência civil”.
Segundo o núncio apostólico no México, Franco Coppola, citado pela ACI Prensa, os esclarecimentos foram enviados pela Secretaria de Estado da Santa Sé às Nunciaturas, para serem difundidos entre os bispos de todo o mundo. Embora não a tenha divulgado oficialmente, Franco Coppola publicou-a na sua página da rede social Facebook.
Ler mais


Bispo pede ajuda e solidariedade

O bispo da Diocese de Pemba, em Moçambique, denuncia o agravamento da situação humanitária em Cabo Delgado, com a chegada de barcos com milhares de novos deslocados e pediu “ajuda e solidariedade” da comunidade moçambicana e internacional.
Ler mais


Seminário “casa e causa que diz respeito a todos” - D. Nuno Almeida

Na vigília da Semana de Oração pelos Seminários, realizada na Igreja de São Pedro e São Paulo (Seminário Conciliar de Braga), D. Nuno Almeida, bispo auxiliar da Arquidiocese, realçou que “a porta do seminário só pode ser aberta para quem quer aprender a dizer sim ao chamamento e sim ao envio de Jesus” portanto, “só pode ser seminarista quem for verdadeiramente “excêntrico” no sentido eti­mo­lógico: situado fora do centro!”.
Ler mais


Conferência Episcopal propõe novos horários de missas vespertinas

O Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e seu porta-voz Padre Manuel Brabosa, afirmou que a proibição circulação na via pública é “compreensível”, causa “muitas dificuldades” às ati­vidades ecle­si­ais e propõe que cada dio­cese adapte horários para “celebrações vespertinas e outras atividades”.
Ler mais


Ordenação sacerdotal encerra «Semana da Diocese» em Viana

A Diocese de Viana do Castelo celebrou a 08 de Novembro a ordenação presbiteral do padre Paulo Alves, no final da Semana da Diocese e encerramento da Semana dos Seminários, numa celebração presidida pelo arcebispo de Braga, e que teve lugar na igreja Paroquial de S. Tomé da Correlhã, sua terra natal do ordinando, no Arciprestado de Ponte de Lima
“Caríssimo Paulo Alves, procura que a tua vida percorra os caminhos da responsabilidade pessoal, mas sempre em comunhão fraterna”, disse D. Jorge Ortiga ao novo sacerdote.
Ler mais


Bispo do Porto determina suspensão de actividade
e presencial

O bispo do Porto anunciou a suspensão da “ativi­da­de presencial” nas comunidades católicas durante o recolhimento obrigatório durante os dias 14, 15, 21 e 22 de Novembro, entre as 13h00 e as 05h00 do dia seguinte.
Ler mais


Diocese de Viana do Castelo em luto redobrado pela perda de dois bispos

A Catedral de Viana do Castelo recebeu a 15 de Outubro os restos mortais de D. José Augusto Pe­dreira, bispo emérito da diocese que faleceu, aos 85 anos de idade, no Hospital de Braga, no dia anterior. Em menos de um mês, esta diocese esteve em luto redobrado com a morte de dois bispos: D. Anacleto de Oliveira, o 4º bispo desta diocese (18.09.2020) e D. José Pedreira (14.10. 2020) seu 3º bispo.
Ler mais