50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Igreja

Palavra e Vida

Cristo ressuscitou! Está vivo e continua dando vida à Igreja!
Esta é a mensagem que os textos da liturgia da segunda quinzena de Maio, procuram dar-nos.
Dois belos textos do Apocalipse, fortalecem a nossa con­fiança na Igreja, una e santa, onde aprendemos a vi­ver com Deus no “aqui e agora”, preparando-nos para depois vivermos eternamente felizes, com Ele, no Céu.
Ler mais


III Jornada de Comunicação do Santuário: O mundo visto de Fátima

No contexto do centenário do jornal Voz da Fátima, a mais antiga publicação do santuário, decorreu no Centro Paulo VI, em 28 de Abril a “IIIª Jornada de Comunicação do santuário: O mundo visto de Fátima”, onde investigadores, estudiosos e profissionais da Comunicação refletiram sobre os desafios da transição digital, o futuro da imprensa cristã, e a importância do jornalismo de proximidade.
Ler mais


Cardeal D. José Tolentino Mendonça nomeado para a Congregação Causa dos Santos

As sua nomeação foi publicada a 30 de Abril na Sala de Imprensa da Santa Sé, que designa ainda como novo membro o arcebispo de Sevilha, D. Josep Àngel Saiz Meneses.
Ler mais


Arcebispo interpela finalistas universitários

Perante milhares de pessoas, entre estudantes, fami­lia­­res, amigos, professores, comunidade académica e outras instituições de ensino superior bracarenses, o D. José Cordeiro, na eucaristia da bênção das pastas, a que presidiu no Estádio 1º de Maio, no passado dia 07, convidou os universitários finalistas da Universidade do Minho e Universidade Católica a serem «protagonistas de uma nova humanidade» e «pessoas de esperança».
Ler mais


Arcebispo exorta Acólitos a ouvir o Mestre

Dom José Cordeiro, arcebispo de Braga, disse aos acólitos reunidos na Peregrinação Nacional ao Santuário de Fátima, em 30 de Abril, que “Jesus continua a chamar” e exortou os participantes a prosseguir “caminhos da comunhão e da missão do Evangelho”.
“Jesus ressuscitado continua a chamar e hoje diz a cada um de nós: levanta-te e tes­te­munha, ou melhor, levanta-te e segue-Me”, exortou o arcebispo de Braga na homilia da Eucaristia celebrada na Igreja da Santíssima Trindade. O arcebispo de Braga e pre­sidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade presidiu à celebração que le­vou a Fátima centenas de acólitos vindos das dioceses de Portugal, congregados a par­tir do tema «Levanta-te».
Ler mais


Alunos do colégio D. Diogo em S. Bento da Porta Aberta

Cento e sessenta alunos do colégio D. Diogo de Sousa de Braga rumaram a pé ao Santuário de S. Bento da Porta Aberta, em Rio Caldo, no arciprestado de Terras de Bou­ro, no passado dia 30 de Abril, na peregrinação denominada “Caminhar pela Fé”.
Ler mais


A fé «não é coisa de velhos»

O Papa lamentou que a prática religiosa seja vista como um resquício do passado, na audiência pública semanal, na Praça de São Pedro, do dia quatro de Maio.
Francisco salientou que a fé “não é coisa de velhos”.
Ler mais


Igrejas de Braga e de Santiago unidas na construção do futuro

Os Arcebispos de Braga e de Santiago de Compostela, na sequência do protocolo de geminação entre as duas cidades, assinado no Dia da Europa no Paço de Raxoi, mos­traram-se dispostos a colaborar na construção do bem comum. Depois da cerimónia, em que ambos esti­ve­ram presentes como convidados, D. José Cordeiro sustentou que os Caminhos de Santiago «são para congregar, para unir, e a missão da igreja é fazer crescer a cultura do encontro». «O nosso contributo é para que exista recíproca e colaborarmos na construção do bem comum, da dignidade da pessoa humana. E o caminho é a metáfora da nossa vida”.
Ler mais


Escutar com o ouvido do coração

Sacerdote, jornalista e diretor do jornal Diário do Minho durante 28 anos, o Monsenhor Domingos da Silva Araújo sempre acompanhou o mundo da comunicação social com muita acuidade. Este mês, reflete sobre os desafios compreendidos na Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2022, que se assinala a 29 de maio.

Ler mais


50 anos de ordenação episcopal de D. Augusto César

A Diocese de Portalegre-Castelo Branco vai assinalar, a 21 e 29 de Maio, os 50 anos de ordenação episcopal do seu bispo emérito, D. Augusto César Alves Ferreira da Silva.
Ler mais