Igreja

Palavra e Vida

Quem tem a felicidade de ter sido agraciado com o dom da fé, aspira à felicidade e deseja-a, não por um determi­na­­­do tempo, mas eternamente.
A profecia de Zacarias, que recordaremos no XIV Do­min­­go do Tempo Comum, dia 5 de Julho, apresenta-nos os projetos de Deus, não coincidentes com aspirações temporais.
O Rei que esperam (no Antigo Testamento), virá não re­­vestido de honra e grandeza com que se identificam os po­­derosos, mas revestido de humildade. Estabelecerá uma paz que ainda não entendem, mas que será revelada – a paz de espírito, que os tornará vencedores em mui­tas batalhas da vida.
Ler mais


Arquidiocese com novos diáconos e padres

As ordenações presbiterais na arquidiocese de Braga terão lugar na cripta da basílica de Nossa Senhora do Sameiro em 19 de Julho pelas 15h30 e serão presididas pelo arcebispo primaz, D. Jorge Ortiga.
Devido aos condicionalismos impostos pela pandemia da Covid-19, as celebrações cumprirão as recomendações da direcção-geral de Saúde.
Ler mais


Vaticano apresentou Directório para a Catequese do século XXI

O Vaticano apresentou, a 25 de Junho, o novo Dire­ctó­­rio para a Cate­que­se, o terceiro documento do gé­ne­ro em 50 anos, que sublinha o impacto das novas te­cnologias e da globali­zação na transmissão da fé para o século XXI.
“Na Igreja, muitas vezes, é habitual uma comunicação unidirecional: prega-se, ensina-se e apresentam-se sínteses dogmáticas. Além disso, só com um texto escrito é difícil falar aos mais jovens, habituados a uma linguagem que consiste na convergência da palavra escrita, som e imagens”, refere o texto, divulgado pela Sa­la de Imprensa da Santa Sé.
Ler mais


Catequese ao serviço do «despertar da fé» - diz D. António Moiteiro

O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé disse à Agência EC­CLE­­­­SIA que o novo Diretório para a Cate­que­­­se, apre­sen­­­­­tado pelo Va­­­­tica­no, coloca como prioridade do setor o “despertar da fé”.
Ler mais


«Um diretório que olha a pessoa» – Cónego Luís Miguel Rodrigues

O cónego Luís Miguel Ro­­drigues, responsável pela Comissão Arquidio­ce­sana para a Educação Cristã de Braga, salienta a “dimensão personalista” do novo documento para a Catequese da Igreja, afirmando que “é um di­re­tó­rio que olha a pessoa”.
Ler mais


D. José Ornelas novo presidente da Conferência Episcopal

D. José Ornelas, bis­po de Setúbal, foi eleito como pre­­si­den­te da Con­fe­rên­cia Episcopal Portuguesa (CEP) para o triénio 2020/20­23, sucedendo no cargo a D. Manuel Cle­men­te.
Ler mais


A Liturgia e Pandemia: perplexidades e reflexões

Com o beneplácito e muitas restrições das autoridades de saúde, retomamos as ce­lebrações com a presença e participação do povo de Deus, tal como a natureza da Igreja e da Liturgia o re­cla­ma. Todos os participantes e intervenientes nas ce­le­brações da Igreja têm pela frente um largo caminho a per­correr para assimilar as no­vas «rubricas» e proto­co­­los. E só esperamos que com a nova aprendizagem não desaprendam do que é ce­lebrar de forma normal. Por­que, oxalá mais cedo do que tarde, voltaremos à «nor­malidade».
Mas será que não vai sobrar nada para o futuro desta crise que passou por nós e inevitavelmente nos marcou? Partilhamos aqui com os leitores, algumas perple­xi­­dades e reflexões abertas.
Ler mais


Palavra e Vida

Ninguém é capaz de conhecer Deus, de percorrer um caminho de aproximação ao Senhor do Universo, sem ser através do coração.
Nas nossas relações humanas distinguimos o conheci­men­­to superficial (conhecer de vista), do conhecimento pro­fundo, gerado na proximidade e intimidade duma con­vi­vência pessoal.
Deus quer que entremos numa relação de intimidade com Ele, numa linha de liberdade que nos compromete.
Nesta segunda quinzena de Junho, a Liturgia da Palavra, ajuda-nos a contemplar o Amor. Não é um sentimento abs­trato. Deus é Amor! É vivo, real. Agora Ressus­citado!
Ler mais


«Não cantem vitória antes do tempo» - pediu o Papa às populações em desconfinamento

O Papa apelou à calma, nos países que vivem fases de desconfinamento no com­­bate à pandemia de Co­vid-19, e recordou a situação “terrível” que se vive ainda noutras nações.
Ler mais


Cardeal Hollerich deixa mensagem aos lusófonos de Luxemburgo

O Cardeal de Luxemburgo, D. Jean-Claude Hollerich, dirigiu na Quinta-feira da Ascensão uma mensagem aos emigrantes portugueses, no dia em que habitualmente rea­liza a peregrinação ao santuário local de Nossa Senho­ra de Fátima, destacando a “amargura” das famílias sepa­radas devido à pandemia.
“Vós estais amargurados por causa desta pandemia, vós estais aqui mas o vosso coração está no vosso país”, disse D. Jean-Claude Hollerich na video mensagem.
Ler mais