Igreja

Palavra e Vida

A Liturgia do Tempo Comum ajuda-nos a recapitular o que aprendemos nos tempos fortes do Ano Litúrgico. Nesta segunda quinzena do mês, somos convidados a não esque­cer as obras poderosas do Criador, que usu­fruí­mos pelo in­finito amor que tem pelos seus filhos ado­tivos.
Ler mais


Conferência Episcopal recorda “papel central” do catequista

O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, D. An­tónio Moiteiro considerou que a carta apostólica ‘Anti­quum ministerium’, que institui o ministério do cate­quis­ta, é “um justo reco­nhe­ci­mento da missão” de homens e mulheres comprometidos na transmissão da fé. “Sendo certo que os pais são os primeiros educadores, não deixa de ser evidente o papel central que os catequistas ocuparam e ocupam na transmissão da fé aos mais novos. É bom que a Igreja reconheça, no ministério da palavra, a vocação dos catequistas e que consigne este papel na vi­da das paróquias”, sublinhou o bispo de Aveiro, em declarações à Renascença.
Ler mais


Constituição Apostólica “Pascite Gregem Dei”

Na nova versão do Livro VI do Código do Direito Canónico que entrará em vigor a 8 de Dezembro de 2021, foram previstas novas penalidades, tais como mul­ta, indemnização por da­nos, privação de toda ou parte da remuneração eclesiástica, de acordo com regras então estabelecidas pe­las diversas Conferências Episcopais.
Ler mais


Orientações pastorais para a celebração das JMJ

O Vaticano publicou em 18 de Maio, as ‘Orientações pastorais para a celebração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nas Igrejas particulares’, com o objetivo de reforçar, a nível local, a importância desta “festa da fé” protagonizada pelos jovens.
Ler mais


Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

O Papa decidiu estabelecer, para toda a Igreja, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos no quarto Domingo de Julho, data próxima do dia de São Joaquim e Sant’ Ana (26 de Julho), os avós de Jesus.
Ler mais


Prevenção e protecção de menores

«Enquanto não fizermos justiça às vítimas o nosso trabalho de prevenção não será totalmente credível» – Padre Hans Zollner
Ler mais


Alunos do Colégio D. Diogo fazem a Primeira Comunhão no Estádio Municipal de Braga

Em celebração festiva, au­­torizada pela autoridade de saúde, 204 alunos do 3º e 4º anos do Colégio Dom Diogo de Sousa fizeram a Primeira Comunhão no Es­tá­dio Municipal Braga, na quinta-feira, dia 05 de Junho, o feriado do Corpo de Deus, escolhido para a Grande Festa da Família e de toda a comunidade da­que­le estabelecimento escolar.
Ler mais


Festa da Eucaristia em Cantelães

A Comunidade Paroquial de Cantelães esteve em festa, no primeiro domingo de Ju­nho, para celebrar a Primeira Comunhão e a Solene Profissão de Fé dos alunos que frequentam a catequese paroquial. Dois jovens receberam, pela primeira vez a sagrada comunhão e seis fizeram a sua Profissão de Fé.
Ler mais


Palavra e Vida

Retomamos a Liturgia do Tempo Comum, no X Domingo, re­cordando como facilmente rompemos com a harmonia da criação.
A desobediência de Adão, que o levou a tentar esconder-se de Deus, a sentir-se inseguro, a procurar uma justificação que lhe minorasse a culpa, retrata o que vivemos quando tam­bém nós desobedecemos à Lei que conhecemos, e… pecamos.
Ler mais


O Papa institui o Ministério de Catequista

Foi publicado, a 11 de Maio, o Motu proprio “Anti­quum ministerium” com o qual Francisco institui o mi­nis­­tério de catequista: uma necessidade urgente para a evangelização no mundo con­­temporâneo, a ser reali­za­da sob forma secular, sem cair na clericalização.
“Fidelidade ao passado e responsabilidade pelo pre­sen­te” são “as condições in­dis­pensáveis para que a Igreja possa desempenhar a sua missão no mundo”: as­­sim escreve o Papa Francisco.
Ler mais