Igreja

Palavra e Vida

A Liturgia do Tempo Pascal é um precioso incentivo a fortalecer a nossa fé em Cristo ressuscitado.
No III Domingo, recordamos as primeiras exortações de S. Pedro. Era necessário que o povo tomasse consciência do delito. Condenaram à morte um justo e inocente. Fizeram-no por ignorância.
Ler mais


Papa recorda vítimas da pandemia e pede distribuição mundial de vacinas

Na sua mensagem de Pás­coa, o Papa Francisco re­­­cordou as vítimas da pan­de­mia e pediu uma distribuição mundial das vacinas con­tra Covid-19, em particular para os mais pobres.
Ler mais


Arcebispo presidiu à missa crismal na cripta do Sameiro

O Arcebispo, D. Jorge Or­ti­ga, na manhã de Quinta-feira Santa, presidiu, na Cri­pta do Sameiro, à Missa Cris­mal concelebrada por elevado número de sacer­do­tes da arquidiocese de Braga que fizeram a reno­va­ção das “promessas sacerdotais”, tendo procedido à Bênção dos Santos Óleos.
Ler mais


D. Nuno Almeida na Sé de Viana apelou à “identidade diaconal”

Na Sé de Viana do Castelo, onde presidiu, a convite de Mons. Sebastião Pires Ferreira, Administrador Diocesano, à celebração da Missa Crismal em quinta-feira Santa, D. Nu­­no Almeida, Bispo-Au­xiliar de Braga, apelou à “identida­de diaconal e não pa­tro­nal ou clerical” dos sacerdotes.
Ler mais


Igreja congratula-se com veto da lei da eutanásia e do suicídio assistido

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) congratulou-se “com a deliberação do Tribunal Constitucional, que de­clara inconstitucional a lei da Assembleia da República que aprova a eutanásia e o suicídio assistido”, que ti­nha sido remetida pelo Presidente da República para fiscalização preventiva.
Ler mais


Palavra e Vida

«Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, se­­­gundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos». - Termi­na deste modo o texto do Evangelho do Domingo de Páscoa.
Compreender o Mistério é difícil. Aceitar que voltou a vi­ver um corpo martirizado duma forma tão cruel, só é possível pela fé.
Mas é necessário acreditar, porque só é possível encontrar o sentido da vida cristã, se estivermos convencidos que Je­sus ressuscitou, que venceu a morte, para que nós a pu­déssemos vencer também.
Ler mais


Ano da Família

Papa pede novo «impulso pastoral»

O Papa Francisco pediu que seja dado, durante este “Ano especial da Família”, “um renovado e criativo impulso pastoral para colocar a família no centro das atenções da Igreja e da sociedade”.
A celebração de um “Ano dedicado à família”, foi convocado, pelo Santo Padre, em 27 de Dezembro de 2020, no 5º aniversário da publicação da Exortação, Amoris laetitia, “para amadurecer os frutos desta Exor­tação Apostólica Pós-Sinodal, sobre a beleza da família, e tornar a Igreja mais próxima das famílias de todo o mundo, colocadas à prova neste último ano pela pandemia”.
Ler mais


Há um ano foi assim…

O Papa Francisco, sozinho, subia a escadaria da Pra­ça de S. Pedro.
Era a tarde e noite de 27 de Março de 2020.
Debaixo de chuva, rezou, pre­gou e deu a bênção “Ur­bi et Orbi” com o San­tís­si­mo.
Uma chuva, agreste e fria, batia com violência nas vi­­draças que escondiam o medo.
Ler mais


Semana Santa em Braga

Em consequência das novas regras relacionadas com a situação pandémica, as celebrações e procissões da Semana Santa de Braga têm este ano apenas transmissão directa em redes sociais. Há porém algumas excepções, entre elas, a celebração da Missa de Quinta-feira Santa que terá lugar na Cripta do Sameiro, reservada aos sacerdotes.
Ler mais


Cristo ressuscitado em Páscoa sem compasso

O tradicional “compasso pascal” com visita às casas, no período da Páscoa, volta a estar proibido este ano, devido ao Estado de Emergência, bem como “qualquer saída simbólica da cruz”. A decisão é do arcebispo de Braga, comunicada em nota pastoral sobre o regresso às celebrações religiosas com presença de fiéis.
Ler mais