50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Igreja

PALAVRA E VIDA

É sempre nova a Palavra de Deus, porque a mensagem que nos traz, pode ser vista como luz para compreendermos e corrigirmos os problemas da história dos homens.
O profeta Jeremias, que viveu na altura da deportação do povo de Deus, para a Babilónia, fez-se voz de Deus para se queixar dos maus pastores que não se preocupam com o bem das ovelhas que lhes foram confiadas, causando a dispersão do rebanho e a perda das ovelhas. Sem guia, sem pastores vigilantes que conduzam hoje o santo povo de Deus, também a Igreja sofre a perda dos seus membros, a começar pelos mais débeis na fé.
Ler mais


Festa das Comunhões em Vieira do Minho

Com elevado número de crianças e adolescentes, a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, do arciprestado de Vieira do Minho, no dia 30 de Junho, realizou a festa que perpetuará em memória futura, o primeiro encontro com Jesus das crianças que fizeram a sua Primeira Comunhão, e o compromisso solene dos adolescentes que assumiram publicamente a sua vontade de cumprir as promessas que os pais e padrinhos, em seu nome fizeram, no dia do seu batismo.
Tornou-se impossível o ambiente de silêncio e recolhimento, recomendável na celebração destas festas, que, desta vez pela presença de acrescido número de convidados fez antecipar para antes da Missa, as fotografias individuais.
Ler mais


Padrinhos: estação terminal?

Desde que, em 2014, o Arcebispo de Reggio Calabria suspendeu na sua diocese o ofício dos padrinhos e madrinhas de Batismo e Crisma, com o objetivo de eliminar qualquer suspeita de ligação da prática sacramental com associações mafiosas, foram numerosos os bispos italianos a suspender, de forma temporária, a prática tradicional de dar padrinhos e/ou madrinhas aos batizandos e crismandos, nos termos do Direito Canónico. Mais recentemente, porém, com um decreto de 1 de julho de 2023, o bispo de Sulmona-Valva (da província eclesiástica de Aquila na região dos Abruzos, Itália central), aboliu na sua diocese esse ofício por tempo indeterminado.
Ler mais


Papa quer “Igreja de portas abertas”

Na entrega do Pálio aos 42 arcebispos nomeados durante o último ano, o Pa­pa Francisco refletiu sobre a imagem da porta, já de olhos postos na Porta Santa do próximo Jubileu de 2025, pedindo à Igreja e à sociedade que tenham sempre “as portas abertas”.
Ler mais


“IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos”
Celebração na Sé Catedral de Braga

O “IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos” vai celebrar-se no domingo de 28 de Julho na Sé Catedral Santa Maria em Braga. Este dia especial, instituído em 2021 pelo Papa Francisco, festeja-se no domingo mais próximo da festa de São Joaquim e Santa Ana (26 de julho), avós de Jesus.
Ler mais


O desejo de ser o maior

Celebrava-se o Domingo de Ramos na Catedral de Santa Maria de Braga. Os bancos das três naves da Sé estavam ocupados por crianças da catequese das várias pa­róquias da cidade. Vinham celebrar o Domingo de Ramos, imitando as crianças e jo­vens da Terra Santa que aclamaram a entrada de Jesus em Jerusalém.
Cada uma delas trazia o seu ramo de oliveira, ornamentado com fitas coloridas e de papel.
Ler mais


‘Na velhice não me abandones’

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida convida as paróquias, dioceses, organizações associativas e comunidades eclesiais de todo o mundo a prepararem-se espiritualmente e com iniciativas pastorais para celebrar em 28 de Julho o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
Ler mais


Padre Albino Carneiro – 40 anos de sacerdócio (1984-2024)

Festejados com igreja ornamentada e repleta de fiéis

A paróquia de S. Pedro de Serzedelo e funcionários do Centro Social, festejaram no 1.º de julho o 40.º aniversário do seu pastor como sacerdote.
Ler mais


PALAVRA E VIDA

A Liturgia da Palavra que a Igreja nos propõe no início de julho alerta-nos para dificuldades frequentes na vida e missão dos cristãos.
Se foi difícil, para muitos contemporâneos de Jesus, ver n’Ele o Messias há muito esperado, o Filho enviado pelo Pai, para salvar a humanidade, não podemos surpreender-nos se o nosso testemunho, não despertar qualquer interesse nos que nos cercam.
E se Jesus tivesse utilizado outros meios para evangelizar? – podemos questionar!
Ler mais


“O primado deve ser exercido de forma sinodal e a sinodalidade exige o primado”

O Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos publicou no dia 13 de Junho um documento ecuménico intitulado “O Bispo de Roma. Primado e sinodalidade nos diálogos ecuménicos e nas respostas à encíclica Ut unum sint”.
Ler mais