Opinião
BICADAS DO MEU APARO
Democracia aos solavancos
Há cerca de meia dúzia de anos tornou-se público de que Portugal era uma democracia pluralista, saudável, atenta a reveses e que dentro do possível os seus actores serviam mais ou menos bem o país. No momento presente, já se aponta a nossa democracia como doente, desatenta e a servir mal o povo. Portugal, dizem, passou a democracia debilitada, musculada, desorientada e exercida aos solavancos.
Ler mais
Politicando…
No ano de 2021, mais uma vez, os portugueses serão chamados às urnas, desta feita para a eleição dos órgãos autárquicos, quiçá as eleições que representam a maior vitória de Abril, e, sobretudo, aquelas onde as pessoas sentem que o seu voto é mais útil e representativo da sua vontade.
Ler mais
Urgência duma nova cultura
Nunca devemos perder oportunidades.
Em tempo de Quaresma, de reflexão, de ambiente propício a conhecer-nos melhor, não podemos passar à frente, acumulando maldições pelas provações que uma pandemia nos impôs.
Ler mais
A pandemia uma grande oportunidade de arrumar com o passado
Se falarmos com velhotes em lares, muita da conversa trata-se de tempos passados, no sentido de, “tempo perdido na corrida da vida“ ou “ainda falta de tempo para concretizar muita coisa no resto do percurso. Diz um veterano de 90 anos: “Se eu ainda tivesse tempo, fazia tantas coisas, planeadas, mas que nunca puderam ser concluídas: escrever poemas, escrever um livro com a cronologia da minha vida, aprender a jogar xadrez, fazer um retrato da minha mulher, uma escultura, modelando-a com barro e realizar tantas outras fantasias demoradas. De fralda a fralda, não se pode ter todo o programa contido numa felicidade concluída.”
Ler mais
Por favor, não enganem os Vieirenses!
É, sobretudo, caso para dizer: fome e sede de Poder, a quanto obrigas? A recente proposta do PS para que sejam os cofres do município a pagar 15% da conta da luz das famílias e empresas Vieirenses num período de seis meses a um ano, não passa de uma manobra eleitoralista de publicidade e propaganda, não para inglês, mas “para Vieirense ver” e só pode ser vista e entendida à luz de interesses políticos e partidários do PS e não do concelho.
Ler mais
Em defesa da Descentralização, teremos um Poder Local Democrático melhor
O exercício do poder local democrático tem vindo a evoluir no tempo para novos paradigmas na sua operacionalização, merecendo-nos o tema uma reflexão que procuramos, de forma simples, expor.
Ler mais
Afinal, existe um regateiro no sopé da Serra da Cabreira
Um membro da Assembleia Municipal de Vieira do Minho terá sido equiparado a uma “regateira” no início do novo ano da graça que é este que nos foi dado viver, por sua excelência o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho.
Ler mais
Fala-se mais daquilo que não há?
Por estes dias ouvi esta observação: perguntaram a um esquimó porque é que os poemas daquele povo falavam mais de ‘peixe’ do que de outras coisas; ao que o interpelado terá dito: falámos mais daquilo que não temos… assim como os vossos textos poéticos falam tanto de ‘amor’…
Ler mais
O “Cristo” no caixote do lixo
O caso conta-se em breves palavras: em dia de Carnaval alguém foi confrontado com uma imagem de Cristo – um crucifixo, ainda sem ser possível detetar de onde era proveniente – no caixote do lixo… vulgar, quotidiano e doméstico. Aconteceu numa região onde a religião – ao menos socialmente – ainda tem bastante expressão, embora se notem laivos de descrença à mistura com certos tiques de religiosidade… paganizada.
Ler mais
Cartas ao director
Sr. Director
Temos acompanhado, através deste nosso Jornal de Vieira, as deliberações do Executivo da Câmara Municipal e estranhamos não só as imensas vezes em que as vereadoras do Partido Socialista votam contra mas, sobretudo (nas últimas sessões) a razão deste voto que, em iguais ou similares circunstâncias, tem sido a favor.
Ler mais