Diversos


Vocação dos idosos

Durante este mês de Dezembro, o Papa Francisco convidou-nos a rezar com ele «Pelos anciãos, para que, apoiados pelas famílias e comunidades cristãs, colaborem com a sua sabedoria e experiência na transmissão da fé e na educação das novas gerações».
As intenções mensais, divulgadas pelo A O, tem sido pontualizadas, através de vários meios de comunicação da Igreja Católica, nomeadamente na Internet, com o «Vídeo do Papa».
Nas suas catequeses, o Papa tem vindo a denunciar os erros duma cultura que tende a esquecer todos os que considera menos produtivos, que se tornam “um peso”, para a sociedade. Gerou-se assim a promoção do descarte. E o Papa recorda que mesmo que o mundo descarte os mais velhos, «o Senhor nunca nos descarta». Ser idoso é uma graça, e por isso mesmo comporta uma missão, uma real «vocação».


“Brinquedos no Intervalo…” televisivo

Um novo livro de Luísa Magalhães

Luisa Peixoto de Magalhães apresenta hoje, (15 de Dezembro) pelas 21,30, na Casa do Professor, em Braga, o seu mais recente livro, publicado pela Bertrand, “Brinquedos no Intervalo-Publicidade Infantil na Televisão Portuguesa”.
A obra, nas palavras do Professor Emérito da Universidade do Minho, Aníbal Augusto Alves, “dispõe o leitor motivado pela temática da Comunicação em geral e pela interacção dinâmica das Crianças com a Televisão, em particular, de uma ampla e sólida introdução ao seu estudo teórico e metodológico, a par de um exemplar caso de análise empírica de spots televisivos de publicidade de brinquedos”. É um trabalho original e pessoal que revela um processo colectivo de investigação e construção do conhecimento no domínio da Comunicação.


Diocese de Setúbal cria Fundação D. Manuel Martins

O conselho de padres da diocese de Setúbal aprovou, por unanimidade, a criação da Fundação D. Manuel Martins, primeiro bispo de Setúbal, instituição «dedicada à cultura» que quer ter «abertura à sociedade».
A iniciativa aprovada a 21 de Novembro pelo Conselho Presbiteral, presidido pelo bispo D. José Ornelas, «pretende manter viva a memória» de D. Manuel Martins, «bem como o seu pensamento e a sua ação», noticia a página da diocese.
A par da “criação de um espaço museu para guardar o espólio”, a fundação terá como missão “proteger todo o pensamento e acção social” de D. Manuel Martins.



IMI sobre cinzas de imóveis ardidos

O PSD manifestou-se “chocado” com o chumbo dos partidos da esquerda à sua proposta de isentar de IMI os imóveis ardidos nos incêndios de 17 de Julho e 15 de Outubro.
PS, PCP e BES juntaram-se “para chumbar a isenção do IMI para famílias e empresas cujas casas e edifícios foram destruídos nos incêndios”.
O vice-presidente da bancada PSD defendeu que a rejeição revelou, mais uma vez, a “insensibilidade” do primeiro-ministro. “É chocante a decisão das esquerdas de terem chumbado a isenção de IMI para quem perdeu a casa ou a empresa”, comentou à Lusa o deputado social-democrata Leitão Amaro, lembrando tratar-se de uma proposta do PSD de alteração do Orçamento do Estado para o próximo ano.


Grupo “O FELIZ” investe 14 milhões em nova empresa

O Grupo do sector metalomecânico sediado em Braga, “O FELIZ”, investiu na inovação e criou uma nova empresa: “O FELIZ Painel”, através da qual pretende complementar a gama de produtos e soluções da marca, com particular destaque para a fabricação de painel dirigido ao mercado do frio industrial.
O FELIZ Painel dedica-se à produção e comercialização de painel “sandwich” – um produto para isolamento e revestimento, com as mais diversas aplicações na construção civil – no revestimento de coberturas e fachadas de edifícios industriais, comerciais ou habitacionais – sendo também uma opção valorizada na indústria da construção modular e a solução de excelência no mercado do frio industrial.


CGD fecha 61 agências

Foi oficialmente confirmada a lista de agências da Caixa Geral de Depósitos (CGD) que vão encerrar. São 61 balcões, a maior parte na Grande Lisboa, segundo a “lista atualizada e revista” enviada à comissão parlamentar de recapitalização e gestão do banco público.
Datado de 22 de Março, o documento enviado pelo presidente do conselho de administração da CGD, Rui Vilar, indica que deverão encerrar “nesta fase” 18 agências na área da Grande Lisboa, 15 a norte, 15 a sul e nas regiões autónomas e 13 na zona centro.
Anteriormente, o plano apontado passava pelo encerramento de 70 balcões, cerca de 50 no final deste mês e os restantes até final do ano.


Concertos de Natal

Durante a quadra natalícia realizam-se, habitualmente, os tradicionais Concertos de Natal.
O Município de Vieira do Minho programou, para 23 de Dezembro, um concerto de Natal pela Banda Filarmónica de Vieira do Minho e o Coro da Universidade Sénior, com início às 21h00, no Auditório Municipal e com entrada livre. No mesmo auditório, hoje (15 de Dezembro) o Pólo de Vieira do Minho do Conservatório de Música de Guimarães, às 21h00, promove uma Audição de Natal.