50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Diversos

MP arquiva maioria de inquéritos a denúncias de abusos de menores na Igreja Católica

A maioria dos inquéritos abertos pelo Ministério Público (MP) a denúncias de abusos de menores na igreja católica acabou arquivada, quase sempre por prescrição dos factos ou falta de indícios de crime, segundo dados da Procuradoria-Geral da República (PGR), apenas dois permanecem em investigação.
Ler mais


Aldeias de Portugal

As aldeias de Agra, Campos, Espindo, Lama­lon­ga e Louredo, situadas em pleno coração da Ser­ra da Cabreira, são as 5 aldeias do concelho classificadas como "Aldeia de Portugal".
Ler mais


“Abril…”

Abril…
Palavra maviosa, primaveril,
Que fez Portugal sonhar
Com um mundo novo…
Onde cada arma foi um fuzil
Transformado para disparar
Cravos d’esperança ao meu povo!
Ler mais


Bouro homenageou o padre Francisco Almeida

A Câmara de Amares e a Freguesia de Bouro (Santa Maria), em 2 de Março, prestaram condigna homenagem ao padre Francisco de Almeida que foi pároco daquela paróquia e se dis­­tinguiu pela sua luta pela democracia contra a “ditadura do antigo regime”.
Ler mais


“A poesia…"

A poesia é a minha companhia…
O meu refúgio para a solidão!
Através dela eu parto… e a mim regresso;
Por ela, sigo o caminho íngreme da utopia,
Liberto-me das garras da razão
E voo nas asas de um sibilino verso!
Ler mais


VIEIRA DO MINHO HÁ 100 ANOS

Na obra-prima do Padre Alves Vieira, Vieira do Minho – Notícia Histó­ri­ca e Descritiva (1923-1925), na celebração do 1.º centenário da sua publicação.
Um projeto CAVA, com fotografias atuais de Miguel Proença. Apoios: Instituto Português do Desporto e Juventude, O Jornal de Vieira e Rádio Alto Ave.

Ler mais


Professor da UMinho cria lente que melhora visão após cirurgia às cataratas

Miguel Faria Ri­bei­ro, um vieiren­se, professor da Es­cola de Ciências da Uni­versidade do Minho de­senhou uma lente in­tra­ocular que, aplicada na cirurgia do cristalino (co­mo a remoção duma ca­­tarata), permite uma cla­­reza de visão a partir dos 50 cen­tí­­metros de distância.
Ler mais


Hospital da Póvoa de Lanhoso com os melhores resultados em cuidados de saúde

O Hospital António Lo­pes, da Santa Casa da Mi­se­ri­cór­­dia da Póvoa de La­nho­so, encerrou o ano de 2023 com os melhores resul­ta­dos de sempre ao nível das consultas, cirur­gias e Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica.
O balanço positivo consta do Relatório de Actividades e Contas de 2023 apro­­vado por unanimida­de.
Ler mais


Associação Comercial em Vieira do Minho

No Largo Professor Brás da Mota, em Vieira do Mi­nho, acaba de nascer a “As­so­cia­ção Comercial, Empresarial, Institucional e Individual de Vieira do Minho”, que tem por objectivo “defender os interesses dos associados e promover o desenvolvi­mento do tecido empresarial”.
Ler mais