Diversos

Em permanente missão

Observando como nos comportamos como “povo de Deus”, temos de concluir que a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, publicada no início do seu pontificado, não mereceu da parte dos fieis, nem tão pouco da parte dos agentes de pastoral, a atenção, o estudo que o Santo Padre desejaria.
O Papa Francisco foi claro ao apresentar o documento como base para um caminho de conversão pastoral e missionária. Ao convidar-nos a assumir um «estado de permanente missão» EG,25 lançou as bases do que devia ser o nosso modo de ser povo de Deus.


Braval com candidatura desbloqueda

Fundos Europeus desbloqueados

A decisão da Comissão Europeia de desbloquear os 75 milhões de euros de financiamentos comunitários para a valorização dos resíduos urbanos foi conhecida na última semana de Setembro.
A Braval submeteu, em janeiro de 2016, uma candidatura ao POSEUR, âmbito dos fundos comunitários do Portugal 2020, com vista ao cumprimento dos objectivos definidos no seu Plano de Ação 2016-2020.
A candidatura, “Otimização e Reforço da Rede de Recolha Selectiva e da Gestão de Resíduos ao Nível da Produção e Reciclagem da Braval”, aguarda há mais de ano e meio a sua aprovação.
Esta demora estava relacionada com uma queixa apresentada em Bruxelas, por um grupo de empresas privadas do setor, acusando o Estado de auxílios económicos a privados, na sequência da privatização da EGF. Devido a esta queixa, a Comissão Europeia decidiu congelar estes fundos comunitários até que a questão fosse apurada.
Será agora possível avançar rapidamente na aprovação dos projetos de recolha seletiva e triagem de resíduos urbanos, contribuindo para se atingir as metas previstas no PERSU 2020 (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos).


Fórum Gerês - Turismo, Natureza e Desenvolvimento

O Fórum Gerês/2017 vai discutir temáticas direccionadas para o turismo.
Património natural e cultural, dinâmicas empresariais, qualificação dos recursos humanos, planeamento, ordenamento e estratégias serão os temas a abordar por especialistas, académicos e outros representantes de entidades públicas e privadas de reconhecida relevância.


Turismo criativo no Parque Nacional Peneda-Gerês

A ADERE Peneda-Gerês vai promover, no âmbito do projeto CREATOUR, diversas atividades de Turismo Criativo, em diferentes fins de semana do mês de Setembro e Outubro.
Estas experiências de “turismo criativo” prometem ser uma viagem à descoberta da identidade da região do Parque Nacional Peneda-Gerês.
A primeira experiência realizada em 23 de Setembro, com o Workshop “Despensa Natural”, constou de uma pequena caminhada gastrobotânica, que teve a aldeia de Covide como palco da acção.
Já em Cabril, no último dia de Setembro, foi a descoberta das tradições locais, com o registo fotográfico de uma das fases do ciclo do linho, com o Workshop “Fotografia etnográfica”.


Direitos do consumidor

No âmbito de um parceria entre a DECO Minho, a SC Misericórdia de Vieira do Minho, o Centro Social Ribeira Cávado e a EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Braga, realizam-se, no dia 31 de Outubro, dois workshops sobre “Direitos do Consumidores Sénior”, em Vieira do Minho, respetivamente às 10h30 e às 15h15, tendo como público os mais idosos.
Segundo a DECO “os seniores estão a tornar-se cada vez mais “alvos fáceis” para algumas empresas de bens e serviços e a DECO, só em 2016, recebeu mais de 3 mil reclamações de vendas agressivas porta-a-porta, na sua grande maioria de consumidores seniores.
Os workhops visam identificar as práticas comerciais desleais e vendas agressivas; conhecer os principais produtos e serviços comercializados através deste tipo de práticas; alertar para a importância de ter um bom conhecimento das condições contratuais; conhecer os meios de resolução de conflitos decorrentes deste tipo de práticas.


De São Tiago de Guilhofrei a Santiago de Compostela

Ser peregrino não é só fazer o caminho, é também prepará-lo atempadamente a nível físico, psicológico e espiritual. Depois vem o material: botas, roupa e mochila com a dificuldade de escolher o que nela colocar, pois temos que levar só o essencial. O que levas a mais só te vai pesar, pois cada um carrega aquilo que leva.
Como a nossa peregrinação é de cariz religioso, e não turístico, tivemos um encontro com o nosso pároco, P.e Alcino Dias Xavier, que depois de uma agradável conversa nos passou um certificado de peregrino e nos carimbou a credencial do peregrino que nos permite fazer o caminho de São Tiago com o apoio de todos os albergues que encontramos pelo caminho.


Comissão de Proteção ao Idoso assina protocolo com a Procuradoria

Nas instalações do DIAP (Departamento de Investigação e Ação Penal) do Porto, formalizou-se em 28 de Setembroo o Protocolo de Cooperação entre a Comissão de Proteção ao Idoso e a Procuradoria da República da Comarca do Porto, assumindo as duas instituições o compromisso de unir esforços no combate à violência contra os idosos.
No ato de assinatura protocolar estiveram presentes em representação da Comissão de Proteção ao Idoso, o Presidente da Direção, Dr. Carlos Alberto Leite Branco, em representação da Procuradoria da República da Comarca do Porto, o Procurador-Geral Coordenador da Comarca do Porto, Dr. Eduardo Gonçalves de Almeida Loureiro, em representação do DIAP do Porto, o Diretor Dr. Vasco Guimarães, e ainda todos os Magistrados do Ministério Público da área cível e criminal da Comarca do Porto, adstritos à violência doméstica – na área da proteção ao idoso.


Instituições Europeias de acordo no Plano Juncker

500 mil milhões para investimento até 2020

O Parlamento Europeu, a Comissão e o Conselho chegaram a acordo para o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) 2.0, conhecido por ‘Plano Juncker’, que pretende mobilizar 500 mil milhões de euros até 2020.
O acordo final para o ‘Plano Juncker 2.0’ vai permitir reforçar a competitividade, o crescimento, o emprego e a qualidade de vida dos cidadãos da União Europeia através de investimentos sustentáveis. O novo fundo foi alargado a novos sectores, nomeadamente, agricultura, floresta, aquacultura, pesca e à área social.
O relator do FEIE, o vilaverdense José Manuel Fernandes considera-se “satisfeito por ver acolhidas as suas propostas para que os países da política de coesão como Portugal, as regiões menos desenvolvidas e os pequenos projetos tenham um acesso mais facilitado ao novo fundo”.


Câmara terrabourense atribui Medalha de Honra a José Araújo

Por proposta dos vereadores António Afonso e António Martins, o Município de Terras de Bouro aprovou, por unanimidade, em 14 de Setembro a atribuição a título póstumo, da Medalha de Honra do Concelho a José António de Araújo, falecido a 22 de Dezembro de 2016 e que exerceu o cargo de presidente daquela autarquia de 1979 a 2002, numa altura de enormes dificuldades financeiras.
Com esta proposta, os vereadores do PPD/CDS por Terras de Bouro pretendem fazer justiça a quem tanto fez, não só por Terras de Bouro, mas também pelo distrito de Braga enquanto governador civil.


2017: o pior ano em incêndios da última década

Os incêndios florestais consumiram este ano quase 210 mil hectares, o valor mais elevado dos últimos dez anos. De 1 de Janeiro a 15 de Setembro, foram registadas um total de 13.346 ocorrências.
Os incêndios florestais consumiram este ano quase 210 mil hectares, o valor mais elevado dos últimos dez anos, segundo dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) divulgados em 18 de Setembro.
Segundo o relatório provisório do ICNF de incêndios florestais, relativo ao período de 1 de Janeiro e 15 de Setembro, registaram-se um total de 13.346 ocorrências (2.827 incêndios florestais e 10.519 fogachos) que resultaram em 209.678 hectares de área florestal ardida.
Em relação ao mesmo período de 2016, este ano a área ardida aumentou cerca de 35% e as ocorrências de fogo subiram quase 21%. O distrito com maior área ardida é Castelo Branco, com 38.093 hectares, cerca de 18% da área total ardida até à data em Portugal continental, seguido de Santarém, com 34.162 hectares, e de Coimbra, com 26.056 hectares.