Entrevistas

Presidente da Cáritas Portuguesa em entrevista a JV

Rejeita “suspeições sobre a utilização dos dinheiros da Cáritas”

Engénio da Cruz Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, por nomeação da Conferência Episcopal Portuguesa em 1999, e cujo cargo ainda detém, amavelmente acedeu a uma pequena entrevista com o director do Jornal de Vieira.


Miguel Paredes treinador do Vieira SC

O campeonato da Pro-nacional está parecido com o da antiga 3ª divisão

Na terceira época como treinador do Vieira SC Miguel Paredes promete fazer melhor do que na época passada. Tem plantel para isso e o clube caminha na recuperação da sua imagem junto da Associação Futebol de Braga. A conquista de um título não está fora dos horizontes. Conquistou, definitivamente, a confiança da Comissão Administrativa do Vieira SC. Surpreendido com o desempenho dos jovens vieirenses falou ao JV.


Feira da Ladra: seis dias de festa

António Cardoso, que reduziu a dívida da Câmara em 8 milhões, promete contenção

A Feira da Ladra, denominada de festas concelhias de Vieira do Minho, volta, este ano, a preencher quase uma semana, em seis dias de festa.
Cumprindo a tradição, JV ouviu o Presidente da Câmara, entidade organizadora das festas que garantiu que este ano, apesar do calendário a colocar fora do período de campanha eleitoral, vai ter o brilho dos últimos anos, com “o mesmo orçamento do ano passado, mas sem exageros”. António Cardoso faz ainda o balanço de quatro anos e diz ter cumprido o programa eleitoral.


Fernando Gomes novo director do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo

Com novo projecto educativo

Fernando Manuel Caniçó Gomes é desde o dia 9 de junho o diretor do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo para o quadriénio 2017/2021. Sucede a Alberto Rui Monteiro da Silva que exerceu durante 27 anos o cargo de Diretor. Bastante confiante e conhecedor da realidade onde está inserido o Agrupamento de Escolas, o professor de Inglês pretende com a ajuda e colaboração de toda a comunidade educativa levar a cabo a sua nova missão. Missão que não o desliga de” one man show” do Agrupamento.


Manuel Gomes, presidente da Delegação da Cruz Vermelha de Rossas a JV

“Ressuscitada” a Cruz Vermelha recebe uma “nova” ambulância

A Delegação da Cruz Vermelha de Rossas acaba de receber um “presente” que veio suprir uma deficiência há muito reclamada. Da Alemanha chegou uma ambulância Wolksvagen Golf tipo A1 (transporte individual de um doente em maca), que depois da sua legalização por parte do INEM custará aos cofres da Delegação cerca de 12 mil euros.
Manuel Gomes, presidente da Delegação da Cruz Vermelha de Rossas, está profundamente grato ao Padre Fernando Eurico que se disponibilizou em ajudar esta instituição que serve as populações de Rossas, Anjos, Guilhofrei e ainda Aboim, do concelho de Fafe.
Criado há cerca de 20 anos, o então Núcleo da Cruz Vermelha que presta serviço de saúde, transporte de doentes e apoio à população em geral, passou por várias vicissitudes que quase o levaram há sua extinção. O advogado, Manuel Gomes contou-nos como “ressucistou” a delegação.
“O núcleo foi criado em 1996, na altura fiz parte da à 1ª escola de socorristas, e mantive-me no activo 5 a 6 anos. Posteriormente, houve uma 2ª escola, e por volta do ano 2010, a delegação passou por várias dificuldades e esteve na iminência de encerramento em 2013.


D. Jorge Ortiga nos 50 anos de sacerdócio

Vocações sacerdotais o grande problema da Igreja

Dois dias depois de completar 50 anos de padre, D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, desde 5 de Junho de 1999, por nomeação do Papa S. João Paulo II, amavelmente acedeu a uma breve entrevista de O Jornal de Vieira.


Centro de Saúde de Vieira do Minho

Director do ACES reconhece falhas no SAP

Nuno Oliveira, Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira referiu a JV alguns dados sobre o funcionamento do Centro de Saúde de Vieira do Minho.



JFVM não se conforma com as sucessivas sentenças dos tribunais

A Junta de Freguesia de Vieira do Minho (JFVM) não se conforma com as sucessivas sentenças dos Tribunais e promete continuar a reivindicar o que julga serem seus direitos territoriais: a posse dos lugares de Cabine e Sapinhos na freguesia de Cantelães e Entre-as-Devesas na de Eira Vedra.
O Jornal de Vieira, depois de ter ouvido os representantes destas autarquias, para esclarecimento do estado do diferendo que se arrasta há mais de uma década entre estas juntas de freguesia, ouviu Alexandre Marques e António Mendes, presidente e secretário da JFVM.


TCAN nega provimento ao recurso da freguesia de Vieira do Minho

Os Juízes da Secção de Contencioso Administrativo do Tribunal Central Administrativo Norte (TCAN) negaram provimento ao recurso entreposto pela Junta de freguesia de Vieira do Minho, “confirmando o sentido da decisão proferida em 1ª Instância”, sobre “o contencioso tendente à alteração dos limites de ambas as freguesias” [Vieira do Minho e Eira Vedra].