50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Estatuto Editorial

ESTATUTO EDITORIAL DE
"O Jornal de Vieira"

Para dar cumprimento ao nº 4 do Artgº 3º da Lei da Imprensa, dá-se conhecimento do Estatuto Editorial, de O Jornal de Vieira, fundado em 1 de Janeiro de 1972:
1. "O Jornal de Vieira" é uma publicação quinzenal, de informação geral e regional e de inspiração cristã
2. É seu objectivo divulgar e defender os valores naturais e culturais da região, ser porta-voz dos direitos e anseios da população veirense; promover os valores da paz, da justiça, da solidariedade, do respeito pelo ambiente e de defesa dos direitos humanos e contribuir para uma leitura de todos os acontecimentos da vida nacional, internacional e eclesial, do ângulo do humanismo cristão.
3. Neste sentido, nenhum acontecimento, fenómeno ou temática estão excluídos da sua área de informação, distinguindo-se apenas pelo ângulo de abordagem acima especificado.
4. O Jornal de Vieira é veículo de notícias e iniciativas desenvolvidas no Concelho de Vieira do Minho, fomentando, deste modo, a preservação e o desenvolvimento da língua e da cultura portuguesa no encontro de culturas, como elo de ligação de todos os vieirenses e portugueses da diáspora.
5. Do ponto de vista meramente informativo, o Jornal de Vieira respeita os princípios deontológicos da Imprensa e a ética profissional, nomeadamente o rigor, a objectividade e o respeito pelos direitos do leitor.

Outros elementos de identificação
O Jornal de Vieira é um quinzenário eclesial de informação e opinião, propriedade do Arciprestado de Vieira do Minho, Pessoa Colectiva Religiosa que exerce sua actividade sem fins lucrativos, dirigindo-se a todos os homens e mulheres de boa vontade e, em particular, aos cristãos deste arciprestado. A sua sede é no Largo Professor Brás da Mota, da vila de Vieira do Minho, tendo como telef/Fax:253 645345 . O endereço na Internet: [email protected]. Pessoa Colectiva nº 501524592, está registado no Ministério da Justiça com o nº 101908 e tem o Depósito Legal nº 1503/87. Tem 2700 exemplares de tiragem quinzenal e a execução gráfica é feita na FIG - Indústrias Gráficas, S.A. -Coimbra, Telf. 239 499 922 (chamada para a rede fixa nacional) -Fax 239 499 981 (chamada para a rede fixa nacional) , sendo a paginação feita na sua Redacção, em Vieira do Minho. É seu Director Luís Taborda da Silva Jácome, com a carteira profissional TE-7, e director-adjunto, José Maria Barbosa Antunes, com a carteira profissional TE-140.