Autarquia

Instalação da Assembleia e Câmara Municipal

No dia 20 de Outubro, pelas 17h00, no Auditório Municipal de Vieira do Minho, terá lugar a sessão de instalação e tomada de posse dos órgãos eleitos nas Autárquicas à Assembleia e Câmara Municipal.


A Feira da Ladra no Parque dos Moinhos

As temperaturas de Verão que se fizeram sentir de 4 a 9 de Outubro durante as festas concelhias, conhecidas por Feira da Ladra, e o programa que apresentava como cabeças de cartaz David Carreira, Função Publika e Jorge Ferreira, trouxeram milhares de pessoas à Vila de Vieira do Minho.
As chegas de bois e corridas de cavalos no domingo e na segunda-feira, dia de feriado municipal, voltaram a lotar por completo as bancadas do Parque dos Moinhos. A exposição e o concurso nacional de bovinos, ovinos, caprinos e galinhas autócones, considerado um dos melhores do Norte do país, teve a visita de muitos forasteiros, entre os quais a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, acompanhada pelo presidente do Município, António Cardoso e pelo veterinário municipal, José Vieira Leite.
O cortejo etnográfico contou 15 carros alegóricos de quase todas as freguesias, representando os seus usos, costumes e tradições. No final do cortejo, à entrada do Parque Florestal, os responsáveis pela organização recebiam o diploma de participação e foram convidados, juntamente com os outros participantes, para um lanche. A actuação, pela primeira vez, de DJ´s após o concerto da noite de Sábado foi uma aposta ganha, bem como as cerca de uma vintena de “barraquinhas” de comes e bebes das comissões de festas e das associações do concelho davam um ar de “noite de gerações”.


Mercado da Castanha de 10 a 12 de Novembro

Organizado pelo Município de Vieira do Minho, decorre de 10 a 12 de Novembro a nova edição do Mercado da Castanha.
São três dias de festa onde não vão faltar, as castanhas, os produtos locais das colheitas de Outono e ainda os hortícolas, frutícolas, feijão amarelo, abóbora, broa caseira, compotas, doces à base da castanha, enchidos, tudo com muita animação.
Durante os dias do mercado terá lugar o magusto tradicional, as VI Jornadas Micológicas, e as tradicionais chegas de bois.


Desfolhada na Praça promove convívio intergeracional

Uma desfolhada, à moda antiga, com transporte do milho em carros de bois pelas ruas da velha Vernária, congregando crianças, jovens e adultos, serviu para reviver e preservar culturas ancestrais em risco de extinção, em zonas rurais despovoadas como Vieira do Minho. Numa actividade integrada no programa Sentir Vieira, criação do actual executivo da Câmara Municipal, as tradições, usos e costumes de antanho foram revisitadas e foram ponto de encontro e convívio intergeracional.
A festa começou pelas 14h00 com a apresentação do documentário “Vieira do Minho” – Memórias de um Povo” exibido no Auditório Municipal seguido, pelas 16h00, do desfile do milho em carro de bois carregado, desde a Casa do Povo até ao local onde se procedeu à desfolhada, a Praça Guilherme de Abreu, acompanhada pelo Grupo de Concertinas da Botica.


ASAE explica normas de segurança alimentar

A Associação Comercial de Braga (ACB) e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levaram a cabo no dia 21 de Setembro um workshop “Rotulagem e Segurança Alimentar” no salão nobre dos Paços do Concelho de Vieira do Minho.
Dois inspectores da ASAE, perante uma plateia de cerca de quinze operadores comerciais do concelho, deram informações importantes sobre o Regulamento (EU) nº 1169/2001 que “só ganhou vida” com o Decreto-Lei nº26/2016 e cuidados a ter com o cumprimento de regras no sector da restauração. Nomeadamente, com a informação obrigatória sobre produtos alérgenos, “devem ser indicados nos alimentos não embalados, fornecidos nos restaurantes e cafés. Deverá ser feita de uma forma abrangente, disponível em qualquer suporte de informação ou mesmo na ementa.”


Empreendedorismo e incentivos ao emprego

Em 08 de Setembro, no salão nobre da Câmara Municipal de Vieira do Minho decorreu uma sessão de esclarecimento sobre o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E).
A sessão contou com cerca de meia centena de empresários e investidores vieirenses que encheram aquele salão.
Esta linha de financiamento que do programa–“Portugal 2020” visa apoiar pequenos investimentos de base local em regiões de baixa e alta densidade, será gerida pelos Grupos de Ação Local e pelas Comunidades Intermunicipais e está direccionada para a criação, expansão e modernização de micro e pequenas empresas.
O programa destina-se a ações de empreendedorismo e melhoria de projetos de pequenas empresas com taxas de incentivo relevantes que podem ir até 60% e que contemplam a totalidade de sectores de actividade e uma vasta gama de tipologias de despesa de investimento.


Feira da Ladra com seis dias de festa

De 4 a 9 de Outubro, visite Vieira do Minho.
Venha à Feira da Ladra e prolongue os seus tempos de lazer. São seis dias de festa. Esqueça a crise e os resultados eleitorais. Disfrute da beleza paisagística, das águas cristalinas dos seus lagos artificiais.


Idosos vieirenses na Malafaia

Em cinco de Setembro, os Centros de Convívio e Lazer das autarquias do município de Vieira do Minho e as Instituições Particulares de Solidariedade Social do mesmo concelho de Vieira levaram os frequentadores destes centros, cerca de 300, à Quinta da Malafaia, numa actividade destinada ao convívio, recreio e lazer daqueles participantes nestas actividades e digressões.


CIM do Ave no combate ao insucesso escolar

A Comunidade Intermunicipal do Ave apresentou, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, um Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, numa sessão que contou com o Secretário de Estado da Educação João Costa. O plano é promovido no âmbito do programa operacional NORTE 2020 e está integrado no Plano de Desenvolvimento e Coesão Territorial do Ave e tem por objectivo ‘definir novas abordagens educacionais’ a implementar nos estabelecimentos escolares dos concelhos de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.


Câmara entrega livros escolares

O Município de Vieira do Vieira do Minho iniciou a entrega dos livros escolares a mais de 800 alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário.
A oferta dos manuais inclui os livros da disciplina de Educação Moral e Religião Católica e de Inglês a todos os alunos do 1º ciclo, bem como a disponibilização da Bolsa de Manuais do 5.º ao 12º ano, em complemento com a acção social escolar, o que permite aos pais e encarregados de educação um cesso gratuito a todos os manuais escolares.