Reportagem

Feira da Ladra

Seis dias de festa

O cartaz-programa para os seis dias das festas concelhias da Feira da Ladra (4 a 9 de Outubro) foi apresentado à comunicação social em 27 de Setembro.
Segundo António Cardoso, presidente da Câmara Municipal, a Feira da Ladra “continua a ser uma referência para a população de Vieira do Minho e da região, com grande expressão para a economia local”.
O médico veterenário, José Vieira Leite, da Cooperativa Agrícola de Vieira do Minho, considerou o cartaz a nível pecuário e da agricultura o melhor do norte de Portugal. “Não há concelho que tenha um cartaz de raças autócnes tão rico como o de Vieira do Minho”, referiu aos jornalistas, em conferência de imprensa.
As festas que vão custar aos cofres do Município cerca de 50 mil euros, valor igual ao estimado da receita da “venda do terrado”, têm como cabeças de cartaz, David Carreira, Função Públika e Jorge Ferreira, começam na quarta-feira, dia 4, e prolongam-se até dia 9, dia do feriado municipal.
Concursos pecuários, corridas de cavalos, chegas de bois, cortejo etnográfico, bandas filarmónicas e ranchos folclóricos preenchem um programa para atrair milhares de forasteiros à sede do concelho, como espera a Autarquia, este ano com parceria da Rádio Alto Ave na programação musical.


O “dever de contenção”

À margem da vista ao Hospital António Lopes, e em conversa com os jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou (a Cavaco Silva) que quem passa por Belém deve ter cuidado com aquilo que diz. Mesmo sem nunca pronunciar o nome do ex-presidente da República, Cavaco Silva, que na intervenção na Universidade de Verão da JSD lançou duras críticas a vários actores políticos, Marcelo não escondeu o desconforto com o seu antecessor e lembrou que há “um dever de contenção e reserva” dos ex-presidentes da República. “Quando deixar de ser Presidente não farei comentários sobre os meus sucessores”. Palavras que foram interpretadas pelos jornalistas como comentário às farpas de Cavaco Silva sobre o desempenho de Marcelo no cargo de Presidente.


Assembleia Municipal de Vieira do Minho

Aprova por unanimidade 75 mil euros para obras nas freguesias

Na última reunião da Assembleia Municipal realizada na noite do dia 1 de Setembro, PSD e CDS tecem elogios ao Executivo por cumprir os compromissos assumidos neste mandato, enquanto o PS considera normal a sua actuação. Todos aplaudiram a forma como Neli Pereira, presidente da Mesa, conduziu os trabalhos nas sessões na “casa da democracia e do debate” nesta legislatura.
O PS propôs que o Município suporte parte da verba na aquisição de um veículo novo que substitua o danificado nos bombeiros voluntários, recentemente, no acidente na estrada das Cerdeirinhas a Parada de Bouro. E propôs voto de louvor a Amândio Araújo e Eduardo Freitas, atletas do Parahoquei, campeões europeus. Ambos aprovados, por unanimidade.


Marcelo Rebelo de Sousa visita Misericórdia da Póvoa de Lanhoso

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que inaugurou a remodelação e ampliação no dia 31 de Agosto, do Hospital António Lopes, na Póvoa de Lanhoso, por ocasião das comemorações do seu centenário, prometeu regressar no próximo dia 19 de Março, Dia do Pai, para conhecer melhor o concelho.
Aplaudido, vibrantemente, pelo presidente da Câmara, Manuel Batista e pela multidão que o recebeu com beijos, abraços e as famosas “selfies”, Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o fundador do Hospital, o comendador António Lopes, e disse: “É uma alegria para um minhoto que nasceu aqui ao lado a cerca de 40 quilómetros, estar no Minho. È uma alegria dupla, primeiro por estar aqui convosco e sentir a alegria e a vossa gratidão em relação a esta Misericórdia e a este Hospital”.


Monumento à Senhora de Fátima em Riolongo

O turístico lugar de Riolongo, nas margens da albufeira do Ermal, registou em 15 de Agosto a maior enchente de que há memória para participar na bênção e inauguração do monumento a Nossa Senhora de Fátima. Quando dizemos o lugar de Riolongo entendemos tanto a frente Nascente como a Poente, porque todos os habitantes, relativamente poucos em relação aos grandes agregados populacionais, se empenharam para que o evento resultasse em verdadeira festa.
Bem cedo os organizadores meteram mãos à obra colocando flores junto da imagem da Senhora, estendendo cordas por cima da estrada e fazendo o tapete pela subida da barragem, antigo acesso ao barco que ligava as duas margens. A festa começou com a saída da imagem de S. Pedro da sua capela do antigo e único lugar de Riolongo, hoje Riolongo Nascente, fazendo-se a travessia numa segura e ornamentada jangada até à parte Poente (Riolongo Poente) onde era aguardada pelos escuteiros de Guilhofrei, alguns vereadores da Câmara de Vieira do Minho, representantes da Junta de Mosteiro e Guilhofrei e grande número de pessoas, vindas destas duas freguesias e doutras localidades.


Vilar Chão inaugura sala mortuária na residência paroquial

Num investimento de mais de 35 mil euros foi reabilitado o adro da igreja paroquial de Vilar Chão e preparada, no edifício da residência do pároco, uma sala mortuária.
O presidente do Município inaugurou estas obras no passado dia 20 de Agosto, tendo as mesmas sido benzidas pelo pároco, João Lameiras. Segundo António Cardoso, as beneficiações agora inauguradas “reflectem a estreita proximidade e colaboração existente entre o Município de Vieira do Minho e a União de Freguesias Anjos/Vilar Chão e ainda a Fábrica da Igreja Paroquial”. Para o edil vieirense “têm sido muitos os projectos desenvolvidos em conjunto com esta União de Freguesias em diversas áreas, resultando em benefício claro da população”.


Torneio Internacional de basquetebol em Vieira do Minho

No fim de semana 22/23 de Julho Vieira do Minho acolheu no Pavilhão Gimnodesportivo Prof. Aníbal Nascimento o terceiro Torneio de Basquetebol sub 16 anos masculinos com as seleções nacionais de Portugal, Irlanda e Polónia.
Pelo terceiro ano consecutivo, o município proporciona à selecção portuguesa e a mais duas da europa oportunidade de estagiar durante uma semana em Vieira do Minho preparando-se para o Campeonato Europeu.
No jogo de abertura do torneio, Portugal (64-67) foi derrotado pela Irlanda, num jogo intenso e decidido no prolongamento. O segundo jogo opôs a Polónia à Irlanda, acabando os polacos por vencer (74-63), com os irlandeses a darem excelente réplica.


Inauguração do 2º call center da Altice em Vieira do Minho

“Tenho o prazer de trazer tudo que é possível para a minha terra” - diz Armando Pereira

Em 20 de Julho, Armando Pereira, cofundador da Altice, foi a figura central na inauguração do edifício onde funciona o novo call center e a “Incubadora de Empresas” instalado na antiga Escola Primária da Vila. A sua presença arrastou até Vieira do Minho muitos órgãos da comunicação social que queriam ouvir do vieirense a resposta ao Primeiro Ministro sobre a concretização do negócio da compra, por 440 milhões de euros, da Media Capital SGPS, SA, que detém a TVI.


Terras de Bouro solidário com Pedrógão

Os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro lideraram uma acção de campanha solidária a favor das populações afectadas pelos incêndios de Pedrógão Grande, envolvendo as instituições do concelho e também da região vizinha da Galiza.
Foram recolhidas mais de 30 toneladas em material diverso, como roupas, alimentos e também rações para animais, conforme balanço apresentado pelo presidente da direção dos Bombeiros de Terras de Bouro, Manuel Tibo.
Ao longo das últimas duas semanas foram recolhidas as dádivas, que foram organizadas separadas e acondicionadas no quartel dos Bombeiros para agora poderem ser transportadas para a zona de Pedrógão Grande, através da empresa TransRendufense, que se associou à iniciativa e ofereceu o transporte.


Resisénior Gold em festa

A Resisénior Gold abriu as portas à comunidade local, durante dois dias, com um variado programa de atividades que assinalou dez anos de vida orientada para o bem-estar dos seniores.