50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Reportagem

Posse do Governo de Luís Montenegro

Na Sala dos Embaixadores do Palácio Nacional da Ajuda, 23 dias após as novas eleições “le­­gislativas antecipadas” de 10 de Março, o Pre­sidente da República empossou o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e depois os 17 ministros do XXIV Go­verno Constitucional, formado por PSD e CDS-PP. Três dias depois, 5 de Abril, tomaram posse os 41 Se­cre­tários de Estado, numa maratona de êxito nunca vis­ta, a constituição e posse do XXIII Governo de maioria absoluta PS, - resultante das legislativas in­tercalares de 30/01/22, - demorou 60 dias.
Ler mais


A alegria da Páscoa

Cruzou-se comigo no caminho uma pessoa conhecida e atirou-me com um “Boas festas pascais!”
Ali bem perto, no campanário, repicavam os sinos alegremente, dando um ar festivo ao Domingo de Páscoa.
As famílias ressuscitam da arca as melhores toalhas para servir o almoço de festa e preparar a mesa de acolhimento ao “compasso”, à visita Pascal.
Já alguma vez perguntamos que sentido tem esta alegria que deve brotar do nosso íntimo, como de uma nascente oculta?
A alegria que devemos procurar não se fundamenta na ausência total de problemas, porque os teremos sempre, nesta vida; nem numa apetitosa comida, que apenas sacia os sentidos; nem ainda em qualquer segurança humana que muitas pessoas procuram no dinheiro e no poder.
Ler mais


Montenegro indigitado primeiro-ministro

Luís Montenegro foi indigitado Pri­mei­­ro-Ministro pelo Presidente da Re­­pública, na madrugada de 21 de Março, tendo partido para Bruxelas pa­ra se encontrar com Von der Leyen e participar na cimeira do PPE nesse mesmo dia.
Ler mais


Vieira assinalou “Março mês da Proteção Civil”

O Município de Vieira do Minho elegeu a Vila de Rossas pa­ra assinalar, este ano, Março como mês dedicado à Protec­ção Civil.
As actividades foram realizadas nesta freguesia, em colabo­ra­ção com a autarquia local e tiveram por objetivo promover a cooperação entre os diferentes agentes de Proteção Civil, sensibilizando as escolas do concelho mediante a realização de exer­cícios capazes de fornecer competências para a utilização de meios de autoproteção existentes nos estabelecimentos de ensino. Entre elas esteve um simulacro de incêndio na Escola Bá­sica de Rossas, seguido de um exercício com meios de pri­meira intervenção no combate ao fogo.
Ler mais


Concerto de Páscoa e Compasso Pascal nos Paços do Concelho de Vieira do Minho

Um pouco por toda a parte, mas sobretudo neste Norte de Portugal, onde as festas e celebra­ções re­ligiosas ainda congregam multidões, as Câma­ras Municipais vão, aos poucos, promovendo acções e eventos, outrora da competência da Igreja.
Ler mais


Aliança Democrática vence Legislativas com margem mínima

A Aliança Democrática (AD+CDS-PP+PPM) elegeu 79 deputados, apenas mais dois do que o PS, enquanto o Chega quadruplicou a votação elegendo 48 deputados para a bancada parlamentar, quando estava apurada a última freguesia e sem a contagem dos círculos eleitorais da emigração.

Ler mais


Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho celebraram 84 anos de vida e querem restaurar o veículo Packard

Foi num ambiente de festa e exalta­ção que o 84º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho foi celebrado no passado dia 18 de Feve­rei­ro perante dezenas de con­vidados. Entrega de condecorações a bombei­ros, homenagem a antigos dirigentes, pessoas sin­gulares e colectivas e ainda a sugestão de criar um grupo de amigos para restaurar e conservar o veí­culo Packard marcaram as comemorações. O restauro da “joia da coroa” partiu do presidente da As­sembleia Geral, Padre Alcino Xavier que recordou “as sedes ou quarteis até a este onde nos encontramos em óptimas con­dições para a função a que se destina”, e apeli­dou de heróis todos “os ho­mens que desde 1965 (data em que veio para Vi­eira do Minho), deram e estão a dar o seu melhor pela causa que hoje aqui nos reúne”.
Ler mais


Assembleia Municipal de Vieira do Minho

Novo Centro de Saúde abre em Abril

O novo Centro de Saúde de Vieira do Minho vai ser inaugurado em Abril, após o Município colocar em adjudicação um mobiliário novo, que deveria ser da responsabilidade da ARS Norte. O anúncio foi feito na sessão da Assembleia Municipal de 23 de Fevereiro que iniciou com um minuto de silêncio e voto de pesar e louvor póstumo a Domingos Couto Soares, falecido em Dezembro último.
Ler mais


Estatísticas “subestimam a magnitude da pobreza em Portugal”

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa.
Ler mais


Semana Santa na Cidade de Braga com programa “vasto e de excelência”

O programa das cele­bra­­ções da Quaresma e Semana Santa na Cidade de Braga, este ano com al­gumas novidades, foi apresentado à comunicação social em conferência de imprensa, em sete de Fe­vereiro, na sacristia-mor da Sé Primacial de Braga.
A novidade maior é a criação do Centro Interpretativo da Semana Santa de Braga, a instalar no espaço museológico da Torre Medieval. A notícia foi dada pelo presidente da Comissão da Quares­ma e Solenidades da Semana Santa de Braga, có­nego Avelino Amorim.
Ler mais