Educação

Mais de 1/3 dos estudantes abandona o Secundário

Segundo o relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), Portugal tem a percentagem mais elevada de alunos que abandonam a escola no Ensino Secundário (10º ao 12º). Em nenhum outro país, dos 35 que pertencem à OCDE, há tantos alunos a a desistir neste ciclo de ensino. 35% dos estudantes deixa as escolas sem terminar o 12º ano, revela o relatório Education at a Glance 2017, divulgado em 12 de Setembro. A taxa de conclusão do secundário é de 61%, após duas retenções, enquanto a média dos 35 países analisados pela OCDE é de 75%.


Regresso à escola

Dentro do calendário estabelecido pelo Ministério da Educação, o início das actividades lectivas (8 a 13 de Setembro), foi marcado pelo Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo para o dia 12 com a recepção aos alunos e encarregados de educação do 2º ciclo ao Secundário. Os 850 alunos, depois do primeiro contacto com o director de turma, dirigiram-se ao polivalente da Escola Básica e Secundária, onde, Fernando Gomes, director do Agrupamento, acompanhado da vereadora da educação, Elsa Ribeiro, do presidente da Associação de Pais, Paulo Magalhães e da Escola Segura, Hugo Gonçalves e Sandra Fernandes, deram as boas-vindas e abordaram questões do Regulamento Interno.


Arranque do ano lectivo 2017/2018

O Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo agendou para o dia 11 de Setembro o início das actividades escolares para o Pré-escolar e 1º Ciclo no Centro Escolar de Louredo; Escola Básica de Domingos de Abreu, Escola Básica Guilhofrei e Escola Básica de Rossas. Nos dias 12 e 13, os restantes ciclos e ensino secundário na EBS Vieira de Araújo.
Para o ano lectivo 2017/2018, o Agrupamento de Escolas viu aprovadas as seguintes turmas: Pré-Escolar-8; 1º Ciclo-19; 2º Ciclo-9; 3º Ciclo-15 e Secundário-14


Cursos Profissionais no AEVA

O Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo para o ano lectivo 2017/2018 viu aprovados os seguintes cursos profissionais do 10.º ano: Técnico/ a de Informática Sistemas; Técnico/a de Turismo; Técnico/a de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade e Técnico/a de Recursos Florestais e Ambientais.
Considerada no contexto sociocultural de Vieira do Minho, estes cursos foram aprovados em sede da rede da oferta formativa da DGESTE.
Para mais esclarecimentos, os interessados, podem dirigir-se à EB/S Vieira de Araújo.


Colégio D. Diogo de Sousa em festa de fim de ano lectivo

No Estádio Municipal de Braga, em 18 de Junho, o Colégio D. Diogo de Sousa festejou o encerramento das suas actividades lectivas, numa festa que celebrou também o Dia Mundial da Criança.
O director do Colégio, Padre Cândido Sá, referindo o espírito festivo e de união que caracteriza toda a comunidade educativa daquele estabelecimento educativo, disse: “É a nossa festa de encerramento do ano lectivo, onde lembramos e vivemos também o Dia Mundial da Criança e que tem várias componentes, nomeadamente uma mostra de diferentes actividades extracurriculares e, para os mais velhos, promovemos a Liga Dom Diogo”.
Ao fim da tarde, os alunos do ensino secundário deste colégio disputaram a finada Super Liga um torneio amigável inter turmas que culminou com a subida ao palco dos vencedores.


II Jornadas Interconcelhias de formação de professores

As II Jornadas Interconcelhias, promovidas pelas bibliotecas escolares e municipais de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde, em colaboração com as Câmaras Municipais destes três concelhos e parceria com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE) e o Centro de Formação do Alto Cávado (CFAC) vão decorrer entre os dias 12 e 14 de Julho. As inscrições decorrem até ao dia 5 de Julho e o custo da participação/inscrição é de 7,5 €. Tem a duração de 25 horas, correspondem a um crédito e têm por destinatários educadores e professores de todos os níveis de ensino e também profissionais ligados ao trabalho das bibliotecas.
Inscrições: https://ribealtocavado.wixsite.com/2-j-bibliotecas/sobre


Pré-escolar em viagem de finalista

Nos dias 26 e 27 de Maio os alunos da sala oito do centro escolar Domingos de Abreu realizaram a sua viagem de finalistas no percurso Porto/Lisboa em transporte aéreo, organizado pela educadora Paula Lemos e assistente operacional, Conceição Oliveira.
Do aeroporto de Lisboa à estação do Oriente, onde visitaram o Oceanário no Parque das Nações, viajaram de metro, tendo daí rumado a Belém onde contactaram com monumentos que fazem parte da História de Portugal, como o Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém e Padrão dos Descobrimentos. O segundo dia foi passado também com grande alegria no Jardim Zoológico de Lisboa e aí puderam andar de teleférico.


Gala do Quadro de Excelência e Valor

No dia 2 de junho, realizou-se a 10.ª edição da cerimónia de homenagem e entrega de prémios do Quadro de Excelência no Desempenho Escolar e de Valor do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, relativo ao ano 2015-2016. Esta iniciativa foi organizada em parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Vieira de Araújo e com a Câmara Municipal de Vieira do Minho.



Dia Mundial da criança

Vieira do Minho assinalou o Dia Mundial da Criança com um vasto conjunto de actividades que, em dia primaveril, decorreram ao ar livre, frente aos Paços do Concelho.
Mais de quatro centenas de crianças, auxiliares e docentes do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo e da Creche Santa Cecília da Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho concentraram-se frente ao palco que para o efeito foi instalado.
Das muitas actividades orientadas para gáudio dos mais pequenos, o enfoque esteve na visita à exposição: “A Minha Família”. A animação musical, o lanche, o convívio e a exibição de “A Cinderela” preencheram a manhã do dia da criança na vila de Vieira do Minho.
Também o presidente da Câmara Municipal, António Cardoso se associou à festa das crianças felicitando-as neste dia especialmente a elas dedicado.