Educação

Associação de Estudantes da EBS Vieira de Araújo

Decorreu, no dia 10 de novembro, o ato eleitoral como súmula do processo de eleição dos corpos gerentes para a Associação de Estudantes da EB/S Vieira de Araújo.
Uma lista única, liderada por Nuno Miguel Santos Silva, concorreu e tomou posse em 5 de dezembro numa cerimónia em que estiveram presentes o diretor do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo (AEVA), Fernando Gomes, e a presidente Conselho Geral, Antonina Dias.



Erasmus

EBS Vieira de Araújo uso da “internet segura”

Os professores Gabriel Ferreira e Sandra Dias, do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo deslocaram-se a Bari, Itália, no âmbito do projeto Erasmus + I-SEE. Trata-se de um projeto que reúne uma escola e um grupo de trabalho da Croácia, da Itália, da Macedónia e de Portugal que, através da partilha de trabalho e experiência, pretende implementar uma utilização segura da Internet, por parte da comunidade educativa, incluindo-se os alunos, respetivas famílias, professores e pessoal administrativo.



Vieirense reeleito presidente duma Federação Internacional

Paulo Flores, natural de Rossas, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, foi reconduzido no cargo de Presidente da Comissão Técnica sobre Dinâmica de Sistemas Mecânicos da Federação Internacional para a Promoção da Ciência de Máquinas e Mecanismos (IFToMM) para o biénio 2018-2019, considerada uma das antigas e mais prestigiadas associações na área da Engenharia Mecânica.



Comemoração do dia de S. Geraldo

O Tesouro da Sé de Braga vai comemorar, no dia 5 de Dezembro, o dia de S. Geraldo, padroeiro da cidade de Braga, onde foi arcebispo de 1099 a 1108, tendo falecido em Bornes, concelho de Vila Pouca de Aguiar, no dia 5 de Dezembro 1108, durante uma visita pastoral que realizava por aquelas terras.
Na Sé foi responsável por várias reformas e mandou construir uma Capela que dedicou a S. Nicolau e onde está sepultado.


Onze alunos vieirenses diplomados em música

O Conservatório de Música de Guimarães, antiga Academia de Música Valentim Moreira de Sá, no passado dia 24 de Novembro entregou o diploma de conclusão do Curso Básico de Música a 11 alunos que terminaram o 3º Ciclo do ensino articulado na Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo.
A cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou para além dos Pais e Encarregados de Educação, da Adjunta do Diretor do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, Maria José Ramalho, do Diretor pedagógico do Pólo de Vieira do Minho e professores do Conservatório de Música de Guimarães.


Novo Projeto Educacional

Há títulos que nos suscitam mais rápida curiosidade de penetrar na sua leitura, numa procura de percepcionar a objetividade da informação. Isto a propósito da entrevista recentemente dada ao jornal pelo novo responsável do “Agrupamento de Escolas de Vieira de Araújo”. Não tenho qualquer ligação ou informação relativamente à organização ou ao método de ensino da direção cessante, pelo que, a minha abordagem versa apenas particularidades da entrevista.
Todos temos consciência de que o nosso sistema de ensino tem passado por sucessivas mudanças de conteúdos e de métodos de aprendizagem e avaliação, criando muitas vezes dificuldades e incertezas em quem dirige e ensina, dificultando a interacção entre as partes, assim como a comunicação com os “encarregados de educação” que deverá assentar no respeito e na confiança institucional.