50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Igreja

Palavra e Vida

A Liturgia do 4º Domingo da Páscoa, traz-nos como tema de reflexão, o Bom Pastor. Tema inesgotável porque, as ovelhas enfrentam perigos e dificuldades tão diferentes quão diferentes são as circunstâncias que caraterizam cada época da história.
O Pastor, porém, é sempre o mesmo, dedicando ao re­banho, uma constante atenção.
Ler mais


Cardeal Tolentino Mendonça
“Enviado Especial do Santo Padre”

Sua Santidade o Papa Francisco nomeou o cardeal português José Tolentino Mendonça como «enviado especial” ao Vº Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que decorre em Braga, de 31 de Maio a 2 de Junho.
Ler mais


Conselhos/ D. Manuel Martins*
Mandamentos do idoso

1º. Não te deixes envelhecer. Não digas, mesmo a brincar, que estás velho. O estar velho não tem muito a ver com a idade. É uma atitude.
2º. Também nunca digas que estás jovem. Se o ouvires dos outros, não o acredites em demasia.
3º. Procura ser do teu tempo, entender o tempo. Não olhes para trás nem ultrapasses as nuvens.
Ler mais


Semana de Oração pelas Vocações no Arciprestado de Vieira do Minho

O Arciprestado de Vieira do Minho prepara-se para acolher a Semana de Ora­ção pelas Vocações, que se assinala entre os dias 13 a 21 de Abril com o tema “Para quem sou eu?”.
Ler mais


O Bom Pastor da Igreja

Cada vez há menos pessoas dedicadas à guarda e condução dos rebanhos. Mas a sua imagem continua a ser profundamente simpática para nós.
À procura de despertar vocações sacerdotais, procurava fazer compreender a um pré-adolescente a beleza da missão do sacerdote.
“Se o Presidente da República ou um rei de qualquer nação disser sobre o pão e o vinho as palavras da Consagração – ‘Isto é o Meu Corpo... Este é o cálice do meu Sangue’– o pão e o vinho ficam consagrados?
Ler mais


“Juntos no Caminho de Páscoa”

Já às portas da celebração do 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações (IV Domingo da Páscoa - Dia do Bom Pastor), a pergunta do Papa Francisco, “Para quem sou eu?” é a provocação que este ano nos é lançada, de modo a que possamos continuar a investir e a rezar pelas vocações, uma causa de toda a Igreja, na certeza de que, tal como enfatiza o Papa Francisco na sua Mensagem para esta celebração, somos “chamados a amar a Deus e a amar-nos uns aos outros”, ou seja, “todos somos chamados a «dar corpo e coração» à esperança do Evangelho”.
Ler mais


Congresso Internacional de Espiritualidade vai dar notariedade aos místicos da Arquidiocese de Braga

O Instituto de História e Arte Cristãs e o Instituto de Estudos Avançados em Cato­li­cismo e Globalização vão realizar em Braga, de 24 a 27 de Abril, um Congresso In­ter­nacional de Espiritualidade e Mística que vai “dar notoriedade” aos místicos portugueses desconhecidos, para além dos já conhecidos mundialmente.
Ler mais


Conferências Vicentinas em todas as paróquias

O Conselho Central de Braga dos Vicentinos quer novas conferências em todas as paróquias da arquidiocese de Braga, onde este movimento da Igreja ainda não existe.
Ler mais


Fernando Paiva o novo bispo de Beja

O Papa Francisco nomeou, em 21 de Março, o padre Fernando Paiva, de 61 anos, como novo bispo de Beja, que substitui D. Jo­ão Marcos, que resignou por motivos de saúde.
Ler mais


Cem anos de D. Manuel Vieira Pinto

A revista de Actualidade Missionária BOA NOVA, que está a festejar 100 anos de publicação, na edição de Fevereiro recorda a figura de um grande bispo português: D. Manuel Vieira Pinto (1923-2023). Fá-lo a partir duma reportagem do P.e Manuel Vilas-Boas, homem da comunicação social e membro da Sociedade Missionária da Boa Nova, emitida na antena da TSF e intitulada “Os caminhos andados do profeta de Amarante”. Dela publicamos alguns extratos.
Ler mais