50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Do Cávado ao Ave

GUILHOFREI

Visita Pascal

Com um dia primaveril e agradável (o último do mês de Março, que há 4 décadas não conhecia a Páscoa no seu calendá­rio) 4 cruzes, acompa­nhadas de jovens e adultos comprometidos na pastoral paroquial, pu­seram pés ao caminho para levarem a mensagem da ressurreição aos lares da comunidade de Guilhofrei.
Ler mais


CANIÇADA

O sol da “Páscoa gloriosa”

Um hino pascal na ora­ção de laudes canta, “Nasceu o sol da Páscoa gloriosa!” que anuncia a liberdade e a libertação definitiva trazida à humanidade por Cristo Ressuscitado.
Ler mais


SOUTELO

Compasso Pascal

Os paroquianos de Sou­­telo abriram as suas portas no Domingo de Pascoela e da Divina Misericórdia para receberem a visita de Jesus Ressuscitado.
O compasso, constituído por Isabel Barros, José Carlos Vieira, Ernesto Sil­va, Rosalina Saraiva, Deolinda Martins e Jorge Ribeiro iniciou a visita às casas pelas 14h30, no lugar da Pala, para terminar na igreja ao cair da tarde.
Ler mais


ROSSAS

Dia Internacional das Florestas /Dia da Árvore

A Junta de Freguesia de Rossas assinalou com a comunidade escolar, utentes dos CCL’s e demais população da freguesia, em 21 de Março, o Dia Internacional das Florestas/Dia da Árvore.
Ler mais


EIRA VEDRA

CCL no salão paroquial

A Freguesia de Eira Vedra, umas das poucas povoações onde não tinham chegados os CCLs, dispõe agora de um Centro de Convívio de Lazer (CCL), a funcionar, provisoriamente, no Salão Paroquial de S. Paio de Eira Vedra.
Ler mais


RUIVÃES

29.º Aniversário da Secção de Bombeiros

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntá­rios de Vieira do Minho celebrou no passado dia 8 de Março o 29º aniversário da Secção de Ruivães.
Em virtude das eleições legislativas este aniversário só foi comemorado no dia 17, tendo-se iniciado com o hastear das bandeiras, se­guido de Eucaristia cele­brada na igreja paroquial de Ruivães.
A jornada festiva decorreu depois no quartel da secção de Ruivães onde se realizou uma sessão solene.
Ler mais


PARADA DE BOURO

Festa da Goma ou dos Gomos

Como é tradição nesta freguesia, na segunda-feira da Pascoela celebra-se a “Festa da Goma ou dos Gomos, da Alegria ou Nossa Senhora dos Prazeres”, por as árvores estarem a gomar, a deitar rebentos e é época das sementeiras. Na capela de Nossa Senhora dos Prazeres, em Cabo-de-Além, ornamentada para o efeito, pelas 19 horas foi celebrada missa pelo pároco, Padre Fernando Eurico, que no final procedeu à bênção dos campos de cultivo.
Ler mais


VIEIRA DO MINHO

Passeio convívio ao Alto Minho

A Junta de Freguesia de Vieira do Minho vai realizar, no primeiro de Maio, um passeio convívio que vai passar por Caminha, Vila Praia de Âncora, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim e Balazar.
Ler mais


RUIVÃES

Ser “Velho”, é...

À porta dos “oitenta”, em nada me incomoda que me cha­mem “velho” (ou mesmo “ve­lhinho”). Cheguei a es­ta idade passando pela vi­da com algumas atribula­ções, muitos amores e de­­samores, mas feita uma avaliação men­tal, dou-me por feliz, já que foram mais os episódios positivos que os negativos. São da minha in­fância as re­cordações que mais me fas­cinam, e quando nos meus momentos de reflexão me vêm à ideia esses tempos ma­ravilhosos vividos em Rui­vães até aos doze anos, surge impreterivelmente a fi­gura extraordinária que foi meu avô paterno, que com minha avó me criaram exemplar­mente. Nada me faltou que até hoje me pudesse queixar.
Ler mais


CANTELÃES

Falecimento

Em 21 de Março, fale­ceu Ernesto Soares, que re­sidia no lugar das No­guei­ras, com 102 anos de idade.
Ler mais