50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Editorial

Confissão ou Psicanálise?

          

Dúvida para uns, certeza para outros, esta questão pode ser colocada todos os dias, mas é na Quaresma que nos parece mais oportuna.
Para quem não perdeu a prática (religiosa) de se confessar uma vez por ano, ou para os que, tendo-a perdido a retomaram, porque sabem que só tem sentido celebrar a Páscoa com a comunhão plena, na Eucaristia, faz todo o sentido a confissão.
Se todos nós, católicos, conhecessemos a importância da confissão no processo de crescimento espiritual orientado para a busca da Verdade como bem supremo, acabariam as confissões quaresmais, porque todo o desvio do bem, provocaria o desejo de conversão. E porque todos somos pecadores, de confissão anual, passaríamos à confissão frequente.
Não passarão todas as pessoas pela necessidade de confiar a outrem o que as oprime, o que as faz sentir inseguras: dúvidas, incertezas, angústias ou desgostos adquiridos nas suas relações com os outros, ou no reconhecimento das suas limitações ou fragilidades pessoais?


É tão natural sentir esta necessidade de libertação que, quando não se conhece outro meio, não hesitamos a consultar um psicólogo ou psiquiatra que nos ajude a libertar dos nossos ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário