50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Entrevistas

D. Ximenes Belo ao Jornal de Vieira

Sentiu a condição de refugiado como Administrador Apostólico de Dili

          
D. Ximenes Belo ao Jornal de Vieira

Na sua passagem por Vieira do Minho e Terras de Bouro onde presidiu à Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição, em S. Bento da Porta Aberta, D. Carlos Ximenes Belo, bispo emérito de Timor e Prémio Nobel da Paz em 1996, concedeu uma breve entrevista ao Jornal de Vieira de que damos notícia no 51º Dia Mundial da Paz.
A paz é a aspiração mais profunda de todas as pessoas e povos, sobretudo quando a sua falta é mais duramente sentida. O povo de Timor Leste sofreu com violência, durante os 24 anos da invasão Indonésia, as suas consequências. Hoje, os “irmãos timorenses” vivem num país livre e em paz mas continuam a precisar de ajuda para a erradicação da pobreza, em todos os seus aspecto, que é o primeiro sinal da existência e desenvolvimento. Sem desenvolvimento não há paz. O Desenvolvimento “sustentável” é o novo nome da Paz”, escreveu há quase meio século, Paulo VI, numa das primeira mensagens para o Dia Mundial da Paz.


O Papa Francisco, na sua Mensagem para o 51º Dia Mundial da Paz, cuja tónica central é colocada nos “Migrantes e Refugiados - Homens e mulheres em busca da paz”, recorda estatístic ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário