50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Igreja

Quem nos acode em tanta solidão?

          

É uma iniciativa pioneira a nomeação recente, no Reino Unido, de uma ministra da Solidão, para enfrentar uma “triste realidade da vida moderna” e que já faz sofrer a mais de nove milhões de britânicos.
A ministra da Solidão, Tracey Crouch, terá como missão combater um fenómeno que está associado a problemas de demência e de mortalidade precoce, com custos de 2,8 mil milhões de euros por ano.
A realidade portuguesa é menos grave do que a do Reino Unido, assegurava, à Rádio Renascença, Lia Fernandes, médica psiquiatra e investigadora do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, da Universidade do Porto, na área do envelhecimento e da solidão.
“A nossa cultura é ligeiramente diferente da cultura que se vive no Reino Unido”, lembrava. Uma “estrutura familiar provavelmente bastante mais forte” do que a britânica e “níveis de coesão bastante mais elevados” ajudam a criar uma “rede de suporte, da família ou dos familiares da rede de proximidade, ainda com uma expressão bastante importante”.


Apesar de ser tradicionalmente considerada um problema que afeta mais os idosos, o Observatório da Solidão do Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo aponta uma re ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário