50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Opinião

O país que temos

          

Fui surpreendida com um recente levantamento sobre as condições de habitação no país, requerido em 2017 pela Assembleia da República, tornadas agora públicas (J. Expresso 24-02-2018 pp.16-17). A nível nacional, foram identificadas “25.762 famílias em situação de grave carência habitacional”. Diz que «vivem em condições indignas». Dessas famílias, 74% residem nas áreas metropolitas de Lisboa e Porto, áreas onde se concentra o principal desenvolvimento económico, tecnológico e cultural do país.
Aquando dos incêndios que no verão último deflagraram no interior do país causando uma destruição ambiental e humana sem paralelo, responsáveis e intervenientes diretos das respectivas áreas urbanas, mostraram-se surpreendidos com as desigualdades identificadas entre o interior rural e o litoral urbano, que a generalidade desconhecia, dando a entender ser este o melhor dos mundos!


Dos casos habitacionais agora assinalados pelo Expresso situo o “quarto da Vera onde nunca entrou a luz do sol”. A Vera, com 20 anos, vive com a mãe e o irmão com 15 anos. Os três ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário