Diversos

Gripe: doença viral

          

A Gripe é uma doença viral aguda (provocada por um vírus) e que afeta principalmente o trato respiratório superior e ocorre principalmente du­­­rante os meses de inverno.
Por ser uma doença de fá­cil contágio, que na sua maio­­ria cura facilmente, po­de, no entanto, gerar complicações particularmente em pessoas idosas, ou com doenças crónicas e, levar à ne­­cessidade de in­terna­men­­to ou até mesmo a morte.
Em 2018 e de acordo com o relatório anual do Pro­­gra­ma Nacional de Vigi­lân­cia da Gripe, a mesma foi res­pon­sável por cerca de 3.000 mortes em Portugal.


O vírus transmite-se através de partículas de saliva de uma pessoa infetada, expulsas através da tosse ou espir­ros, e por contacto dire­to com partes do corpo ou su­per­fí­cies contaminadas com o vírus, como por exemplo através das mãos.
A vacina da Gripe é a prin­cipal medida de prevenção e controlo da doença. Para se vacinar de forma gratuita no seu Centro de Saúde bas­ta informar-se das condições pa­ra a receber. Informe-se e vacine-se!
A vacina está fortemente recomendada para: Pessoas com 65 ou mais anos, que se­jam doen­tes cró­nicos ou imuno­de­pri­mi­dos (desde que tenham mais de 6 meses); Grávidas; Profissional de saú­­de ou prestador de cuida­dos.
Deve consultar o seu Mé­dico de Família ou o seu En­fer­­meiro de Família, eles ori­entá-lo-ão à cerca da vacinação, que deverá ser feita até ao final deste ano.
Lembre-se, cuide de Si! Cui­­­­de da Sua saúde!
Fátima Fraga - Enf. UCC do Cávado ao Ave II
2019-11-27


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário