Diversos

Ecoparque Braval em Dia Aberto às famílias

          
Ecoparque Braval em Dia Aberto às famílias

Em 23 de Novembro, cerca de 40 pessoas participaram no Dia Aberto que a Braval promoveu na semana Eu­ropeia da Prevenção de Resíduos.
Na troca da entrega de resíduos recicláveis: embalagens, papel, vidro, pilhas, óleos alimentares usados ou equipamentos eléctricos e eletrónicos, a Braval ofereceu um Kit ecoponto. Antes da visita à Unidade de Tratamento Mecânico Central de Va­lorização Orgânica, Pedro Machado, Diretor Executivo, do ecoparque deu a conhecer o tema de 2019 “Mude os seus hábitos. Reduza os seus Resíduos”, visando a sensibilização para a alteração de pe­quenos hábitos no dia-a-dia que podem fazer toda a di­ferença para a redução dos resíduos. O desperdício ali­men­tar é uma das preocupações daquele responsável que na sessão de sen­sibilização ambiental anunciou que meta­de dos resíduos são orgânicos.


“A Braval vai reforçar no iní­cio de 2020 a rede de ecopontos nos seis municípios (Bra­ga, Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho) colocando nas salas de au­las mini- ecopontos em cartão. Nos últimos anos o pa­ra­digma dos resíduos tem-se alterado. À política dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar, temos de acrescentar mais dois: recusar fazer resíduos e refletir”, disse para uma pla­­teia com­pos­ta, maioritaria­mente por famílias.
Pedro Machado, afirmou que ao não alterarmos os hábi­tos estamos a hipotecar o futuro e de uma forma radical con­siderou “um acto leviano” se não apostarmos na reci­cla­­gem. Cada vez mais chegam toneladas para reci­cla­gem. “Cerca de 300 mil quilos por dia chegam à Braval e só metade são resíduos recicláveis. Anualmente das 16 mil toneladas de resíduos para reciclagem, 45 mil eram pas­síveis de reciclagem e vão para o aterro”, afirmou. Pretendendo sossegar as famílias que visitavam a Braval, enquanto os camiões entravam naquela unidade a um ri­tmo lento, Pedro Machado, esclareceu que o lixo misturado naqueles camiões, nomeadamente dos municípios periféricos por uma questão de gestão de recursos é sepa­rado na Estação de Triagem.
Texto e fotos: B. Antunes
2019-11-27


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário