50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Do Cávado ao Ave

VILAR CHÃO

Viveiro de músicos - colmeia de maestros

          
VILAR CHÃO

Geração do «Mestre João Luís» (1885-1974)
1. Atualmente, três músicos da pequena freguesia de Vi­lar Chão exercem o serviço de Maestros em Bandas Fi­­lar­mó­nicas do concelho de Vi­eira do Minho e dos concelhos limí­tro­fes de Terras de Bou­ro e de Montalegre.
Da Banda de Vieira, o Ma­es­­tro é Hélder José Carneiro Ribeiro (desde janeiro de 2014); da Banda de Car­va­lhei­­ra (Terras de Bouro) o Ma­es­tro é António João Fer­nan­­­­des Luis (desde novembro de 2009); da Banda Filar­mó­nica de Salto (Mon­ta­le­gre), o Maestro é Tiago Jo­sé Pe­rei­ra Carvalho (desde 2017), que levantou do chão es­ta Banda, há anos adormecida.
Não sendo inédito, este fa­cto não pode deixar de ser sur­­preendente. Que segredo esconde esta estranha terra para tantos músicos dar à luz?!
Estes três jovens músicos representam a mais recente e nova geração de Maestros, na­turais desta pequena aldeia, mas, antes desta, outras gerações de Maestros le­va­ram o seu engenho e arte a Ban­das Filarmónicas de ou­­tras paragens.


2. A geração anterior a esta foi representada pelos Maestros Domingos José Campos Cardoso, que, além da re­­gência da Banda da sua ter­ra natal, Vilar Chão, durante 10 anos (1979-1 ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário