50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Do Cávado ao Ave

RUIVÃES

Romano

          
RUIVÃES

Acho que em Ruivães, ninguém desconhece que os romanos andaram pela nossa terra tendo deixado vestígios que chegaram aos nossos dias. Destaca-se a XVII via de que um troço mais ou menos bem conservado é um dos “ex-libris” da nossa vila.
De acordo com a Wikipedia, essa via ligava Braga (Bracara Augusta) via Chaves (Aquae Flaviae) a Astorga (Asturica Augusta), hoje 364,4 quilómetros. Nesse percurso, percorri­das 45 milhas, segundo a Wi­kipédia chegava-se a uma povoação de nome “Outeiro do Vale”, e que fi­cava nas proximidades de outro povoado denominado “Outeiro de São Martinho, no Monte de São Cristovam”. Está-se mesmo a ver, passando por montes e serras, onde hoje é Ruivães é o terreno que mais se aproxima de um vale. E depois, a referência ao que hoje chamamos de São Cristóvão, estamos mesmo a falar de Ruivães.


Os romanos, avançados na edificação de pontes e vias, assinalavam as distâncias com a colocação de obeliscos em pedra, a que chamavam “miliários”. Curiosamente, referem que na zona ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário