50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Editorial

Mistério pascal

          

Na páscoa do Seu Filho unigénito Deus revela-se ple­na­mente na Sua força vitoriosa sobre as forças da morte e na força do seu amor trinitário. Esta é a grande verda­de do Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cris­to, núcleo essencial da fé cristã que o Tríduo Pascal nos convida a aprofundar.
A vitória sobre a morte vem “d’Aquele a quem foi dado to­do o poder no Céu e na Terra” (Mat.28,18). Uma verda­de (dogma) da fé cristã que constitui “escândalo para o es­­pírito moderno”, que não concede a Deus “poder de agir sobre a matéria”.
Comentando dois factos da história de Jesus nos quais o agir de Deus intervém directamente no mundo material: o Nascimento da Virgem e a Ressurreição do Sepulcro, donde Jesus saiu e não sofreu corrupção, Bento XVI, citando Karl Barth, diz que estes dois pontos são um “escândalo para espírito moderno” que não reconhece a Deus poder para agir sobre a matéria.
“A Deus é concedido agir sobre as ideias e os pensa­men­tos na esfera espiritual, mas não sobre a matéria! Isto perturba; não é ali o seu lugar. Mas é precisamente dis­so que se trata: de que Deus é Deus, e não se move ape­nas no mundo das ideias”.


Neste sentido, em ambos os pontos, trata-se precisa­men­te de Deus ser Deus. Está em jogo a questão: também lhe pertence a matéria? O poder criador de Deus abra­ça todo o ser exist ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário