50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Editorial

O legado de Bento XVI

          

Após a sua páscoa, não restam dúvidas que o legado que o papa emérito Bento XVI deixou à Igreja é vastís­simo. A sua ampla produção teológica, (vinte e um grossos tomos) e o seu magistério, marcado pela clareza, profundidade e sensibilidade espiritual, qualifica-o como um dos maiores teólogos da Igreja de todos os tempos e, justificaria já, o título de Doutor da Igreja.
A centralidade da pessoa Jesus Cristo é o núcleo do pensamento teológico de Joseph Ratzinger, de todo o seu trabalho pastoral, do seu pontificado e de toda a sua vida de professor, bispo e cardeal. O encontro com Cristo, a conversão e a relação de amizade com Ele vêm antes de tudo, e a tudo conferem a marca específica. A marca eclesial é a referência, igualmente central, na “teologia de joelhos” de Joseph Ratzinger e no magistério de Bento XVI. «No início do ser cristão , não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo» (Carta Encíclica, DEUS É AMOR).


“Nada antepor ao Seu amor,” segundo a Regra beneditina, pode ser considerado a divisa da vida e da missão de Joseph Ratzinger/Bento XVI. Desde a sua primeira comunhão, aos 9 anos, ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário