Educação

Professores e alunos em intercâmbio cultural na Polónia

          
Professores e alunos em intercâmbio cultural na Polónia

De 26 de Maio a 1 de Junho realizou-se a se­gunda mo­bilidade do Pro­jeto Eras­mus + “Inclusive Strate­gies”, Exchange of Good Pra­ctices, desta vez na cidade de Lo­dygowice, na Poló­nia. Participaram nesta viagem 9 alunos do 11º ano e 4 docentes (Fer­nan­do Gomes, Maria Jo­sé Ramalho, Miguel Costa e Luz Ribeiro) do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo.


A viagem repleta de novidades e muitas aventuras para os alunos, cuja experiência era inovadora, tiveram a oportunidade de participar numa iniciativa de intercâmbio entre alunos de diferentes nacionali­dades. Numa pri­meira abor­dagem, existiu uma ligeira dificuldade na comunicação entre alunos que, contudo, rapida­men­te se dissipou, florindo uma comunicação expressiva e sistemática entre os alunos portugueses e polacos. Apesar dos alunos da Turquia e da Ro­mé­nia serem mais novos con­seguiu-se estabelecer uma ligação muito afável e de partilha de experiência, com os mais velhos a ado­tar uma postura de proteção e de atenção perante os mais novos. Uma verdadeira inclusão, com partilha de sorrisos, olhares, algumas palavras em inglês, e troca de experiências das respeti­vas escolas, nomeadamente apresentações de danças típicas de cada país, que cada grupo de alunos en­sinou aos restantes parceiros.
Esta viagem permitiu um con­tacto direto com a realida­de da escola polaca, em que os nossos alunos constaram as diferenças, em relação a Portugal, conseguindo, também, visualizar algumas das atividades que fazem parte das rotinas diárias da escola e da comunidade local.
A viagem contemplou visita a Cracóvia, onde visitaram uma Mina de Sal de Wie­liczka e o centro histórico.
Um momento que certamente ficará para sempre guardado nas memórias dos nossos alunos foi a visita que o grupo português efetuou aos campos de concentração de Auschwitz, símbolo do ho­lo­­causto. Este dia foi marcado pelo silêncio e olhar pensativo e reflexivo com que todos ou­viram a narração dos aconte­cimentos, historicamente únicos, continuando a cons­tituir uma referência pa­ra a Humanidade. Esta visita foi um marco da viagem, constituindo uma aprendizagem para a vida.
Os alunos tiveram a opor­tu­nidade de apresentar a escola e o país aos parceiros, conhece danças típicas dos vários países e realizar ativi­dades despor­ti­vas e de cará­ter social com os restantes grupos de alunos.
Este projeto terá a sua próxima viagem em outubro à Roménia, prevendo-se a participação de alunos e docentes.
2019-06-27


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário