Educação

Parlamento Jovem vieirense debate “Violência doméstica e no namoro”

          
Parlamento Jovem vieirense debate “Violência doméstica e no namoro”
<br>

No âmbito do Programa Parlamento Jovem, realizou-se na manhã do dia 6 de Janeiro, no Auditório Municipal de Vieira do Minho, uma sessão com o Deputado da Assembleia da República, Firmino Mar­ques.
Na sessão estiveram cen­­tenas de alunos do 9.º ano e do ensino secundário da EBS Vieira de Araújo, que tiveram a oportunidade de ficar a conhecer o funcionamento da As­sem­bleia da República e reflectir sobre “Violência do­més­tica e no namoro”.
A sessão iniciou-se com o acolhimento pelo presidente da Câmara de Viei­ra, António Cardoso, tendo Fernando Gomes, Director da EBS Vieira de Araújo feito a apresentação do evento.
Firmino Marques, na sua intervenção apresentou o funcionamento do Parlamento e versou o te­ma do encontro: “Violência doméstica e no namoro”, on­de alunos e professores tiveram oportunidade de colocar questões ao convidado sobre a te­má­tica deste ano no programa “Parlamento dos Jovens”.


Este programa é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos alunos do ensino básico e do ensino secundário e desenvolve-se em 3 fases: Ses­são Escolar, Sessão distrital e Sessão Nacional
Neste ano, registou-se o número recorde de 1090 escolas inscritas neste programa. Em cada escola há um docente coordenador neste projeto, estando na EB/S Vieira de Araújo a ta­re­fa a cargo do docen­te Paulo Barbosa.
São objectivos do programa, educar para a cidadania e estimular o gosto pela participação cívica e política. Os alunos têm de apresentar projetos que defenderam nas sessões dis­tritais e que poderão le­vá-los a conhecer à As­sembleia da República na Sessão Nacional.
Através desta iniciativa os alunos têm a oportunidade de conhecer as regras do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses. É, igualmente, uma excelente oportunidade de promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões.
Este ano a temática em discussão é “Violência doméstica e no namoro” e aos jovens participantes é proporcionada a oportunidade de refletir sobre a temática e estimular a capacidade de expressar e argumentar na defesa de ideias, sempre com a base essencial de respeito pelos valores da tolerância.
Nesta sessão, em Vieira do Minho, esteve também presente a Vereadora Elsa Ribeiro que incentivou os alunos a denunciarem qual­­quer caso relacionado com o tema.
Todos somos responsáveis, todos temos obrigação de não olhar para o la­do, quando a dignidade da vida humana não é respeitada!
Paulo Barbosa, Coordenador do Programa Parlamento
2020-01-14


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário