Igreja

Dom Vitorino Soares novo bispo auxiliar do Porto

          
Dom Vitorino Soares novo bispo auxiliar do Porto

O Papa Francisco nomeou a 17 de Julho, o Padre Vitorino Soares, pároco de Castelões de Cepe­da e Madalena, em Paredes, bispo au­xiliar da dio­cese do Porto.
D. Vitorino Soares respi­rou fundo quando soube que o Papa Fran­cis­co o tinha nomeado para bispo au­xiliar do Porto. A sua “pri­meira rea­ção foi de per­plexidade” – assinala em entrevista ao jornal dio­ce­sano Voz Portuca­len­­se. “Pensei se aquilo que estava a ouvir era ver­da­de, e a primeira reação era, sin­ceramente, dizer que não” – afirma.


Esta nomeação é “um desafio” – diz o novo bispo salientando que “ao acei­tar também quis ver nes­ta escolha como é que o Papa foi bus­car um pá­ro­co. Um simples pároco, um pobre pároco.” Dos seus tempos de pároco re­tira uma lição: “O povo de Deus como rebanho en­si­nou-me a ser pastor. Tenho aprendido com eles em particular nas paróquias onde tenho servido nos úl­timos anos.
D. Vitorino José Pereira Soa­­res, nasceu a 19 de Ou­tubro de 1960 em Lu­zim, Penafiel, filho de José Soares da Silva e Joa­qui­na da Con­ceição Pereira. É o mais velho de cinco irmãos, um dos quais é tam­­bém sacerdote da dio­cese do Porto, o padre Ave­­lino Jorge Pereira Soares, pároco de Rio Tinto e Vigário da Vara de Gon­domar.
2019-07-30


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário