50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Opinião

Ano Europeu do Património

          

Por iniciativa da União Europeia celebra-se em 2018, pela primeira vez, o “Ano Europeu do Património Cultural”. Pre­ten­de, com esta iniciativa, promover a diversidade cultural, contextualizando-a em função da realidade que a sustenta dando-lhe vida. Pretende, por outro lado, estabelecer o diá­logo intercultural abrindo caminhos à coesão social. É pois uma oportunidade para a realização de iniciativas envolven­do as comunidades, os cidadãos, as organizações, as enti­da­des públicas e privadas, contribuindo para uma maior vi­sibilidade da cultura e do património e para o reconhecime­nto da sua importância e do seu caráter transversal em todos os setores da sociedade.
O património cultural rodeia-nos permanentemente. Ele es­tá muitas vezes ao nosso lado sem que muitas vezes, por falta de sensibilidade, ou pela sua constante presença, de­le não tenhamos uma verdadeira consciência. Nas nossas vilas e aldeias, nos caminhos por onde circulamos, nas pai­sagens, no património tantas vezes em estado de ruína, res­salta uma diversidade que, quando olhada e pensada nos surpreende.


O património cultural está nas nossas serras, nos percursos de água que por elas circulam, nos velhos moinhos que tantas vidas e emoções acolheram, na criação de animais que apesar ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário