50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Opinião

Para que é que estamos a lutar?

          

Que rica peça! De improviso, pois desta vez não houve tempo para encenações, os atores espalharam-se ao comprido.
Depois das bofetadas virtuais do ex-ministro que se tornaram bilhete de saída do Governo, temos um secretário de estado a contradizer o primeiro-ministro e este a desautorizar e a dar um autêntico “puxão de orelhas” àquele. Nas decisões governativas essenciais, mais uma trapalhada trágico-có­­mica! Bastou os agentes culturais saírem à rua para os por­tugueses perceberem que não existe nem política nem es­tratégia cultural no nosso país.
Apesar da nossa Constituição consagrar o direito à criação e à fruição cultural, muitos são ainda os que questionam a importância da criação artística e da diversificação cultural na coesão social de uma Nação. Podemos, ainda, afinal, ques­tionar, na essência, o que nos distingue dos outros animais? A Cultura, obviamente! A Cultura é apanágio do Ser Hu­mano. Partilhámos com os outros primatas uma herança ge­nética – a Natura – mas a herança cultural - a Cultura - é o ex­clusivo humano que nos libertou do primitivismo que apri­sio­na os outros animais. A Cultura é a essência da Humanida­de. Ou, citando T.S.Eliot, “Cultura pode até ser descrita sim­plesmente como aquilo que torna a vida digna de ser vivida”.


Infelizmente, a Cultura sempre foi e continua a ser o parente pobre da Democracia portuguesa. Nada que admire os mais atentos, uma vez que somos, cada vez mais, salvo ra­ras exceçõ ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário