50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Opinião

BICADAS DO MEU APARO

Imberbes e jactantes

          
BICADAS DO MEU APARO

Li um destes dias um documentário que me deixou pensativo, pois tratava-se de um texto/ tema que nunca tinha pensado, e nunca tinha feito nada para saber como era o povo português, embora tivesse alguns conhecimentos sobre a origem do povo que somos. Afir­mava o autor do texto que “o povo português é uma cal­deirada”. Nós portugueses, dizia, somos “uma mistu­ra de mou­ros, de romanos e de africanos”. E fundamentava a nossa origem concluindo que somos por isso mesmo, “únicos no mundo”.
Não estou minima­me­n­­­te habilitado para di­­­zer se somos mais ro­ma­nos, ou mais mouros, ou mais africanos. Mas aceito que se diga que somos uma “caldeirada”. Uma inclinação temos: vivemos convencidos de que somos espertos, inteligentes, sabi­dolas e, co­mo qualquer ca­maleão, ada­pta­mo-nos a qualquer zona ou convivência social. Pensemos nos novos partidos políticos que dizem representar-nos. Uns, sau­dosistas dos totalitarismos quer de esquerda quer de direita. Outros, sonhadores de uma sociedade uto­pis­ta. To­da esta gente, incluindo nomeações “às resmas” de “es­pecialistas” com vin­te e pou­­cos anos de idade, nos cor­­redores do poder, não pas­sam, salvo melhor opinião, de imberbes e, mau de mais, jactantes que sufocam a quem por eles passa a horas ou fora d’horas.


Quem são os comentadores das nossa televisões? No desporto temos os mais sabidos, os mais altos comentadores desde a qualidade da relva até às vestimentas dos jogadores. Tudo sabem ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário