50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Opinião

A fragmentação da informação

          

No final das celebrações dos 50 anos do Jornal de Vieira do Minho, não me sendo possível assistir ao seu encerramento, programado para 29 de dezembro de 2022, importa reconhecer a importância deste Jornal quer para a comunidade presente na localidade quer para as que residem em diferentes destinos.
As sociedades planetárias encontram-se no presente, envolvidas por plataformas de redes sociais, lançadas por volta de 2003, as quais tornaram fácil entrar em contacto com amigos e estranhos para falar sobre interesses comuns numa escala nunca até aí imaginável. Acreditava-se que as redes sociais eram uma nova oportunidade para a democracia. “O ponto alto do otimismo tecno democrático foi em 2011, ano que começou com a Primavera Árabe e terminou com o movimento global OCCUPY”. Parecia ser o início de que a Humanidade iria encontrar o equilíbrio humanitário. “Estávamos mais perto do que nunca de nos tornarmos num só povo”.


O Facebook esperava «reajustar a forma como as pessoas disseminam e consomem a informação, dando-lhes «o poder da partilha»”, transformando as nossas instituições. O Facebook desen ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário