50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Região

Vieira do Minho homenageou ex-combatentes de Abril

          
Vieira do Minho homenageou ex-combatentes de Abril

A entrega de medalha de honra do município, ao coronel José Cardoso Fontão, vieirense “Capitão de Abril”, a homenagem aos ex-combatentes e a inauguração da exposição de materiais da 1ª guerra mundial marcaram as cerimónias do 44º aniversário do 25 de Abril.
O coronel João Andrade da Silva, também “Capitão de Abril”, convidado para dissertar sobre o tema: O glorioso 25 de abril-Além Tejo”, contou a história real daquele dia. “O grito de revolta começou em Angola, na guerra colonial, imoral e intolerável. Tudo foi feito com luta e patriotismo, em reuniões clandestinas para marchar sobre Lisboa após a senha do cantor Paulo de Carvalho, “e depois do adeus”, disse com emoção o coronel.
A sessão começou com o Sargento-Mor José Castro, insigne poeta vieirense, a declamar um seu poema “é para ti, Militar de Abril”, como contributo para homenagear todos os militares. Seguiu-se a intervenção de Ana Duarte, do CDS, que voltou a defender uma maior participação política das mulheres na democracia. “Apesar da Lei da Paridade, a participação autárquica continua abaixo do recomendável e nunca Portugal teve uma mulher Presidente da República. Teve uma mulher 1º Ministro e bem”, realçou a líder centrista bem como as 23 mulheres presidentes de Câmara em 308 Municípios.


Vânia Cruz, do PS, referiu que o 25 de Abril “celebra a vitória da liberdade e o início de um caminho de renovação e mudança”. Criticou “as vozes cínicas e velhos do restelo que pa ...

A sua assinatura expirou, ou não está autenticado!
Escolha agora uma assinatura; ou se é assinante, autentique-se para ler artigo completo.

Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário