Autarquia

Escolas de Vieira do Minho equipadas com ecopontos

          
Escolas de Vieira do Minho equipadas com ecopontos

Oito dias depois de ter estado em Vieira do Minho a inaugurar no Cento Escolar Domingos Abreu o “ECO ES­PAÇO”, a Braval na pes­soa do seu­ Di­rec­tor Executivo, Dr. Pedro Machado, voltou a este centro escolar para a primeira entrega de conten­to­­res de 120 litros, destinados à recolha de óleos alimentares, a instalar em espaços comuns e mini-eco­pontos em cartão para as salas de aula de todas as escolas do concelho.


A cerimónia ocorreu pelo meio-dia de 22 de Janeiro e teve a presença de toda a comunidade daquele centro escolar, da Coordenadora, professora Paula Fer­nan­des, representante do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo e do presidente da Câmara de Vieira do Mi­nho, António Cardoso.
A disponibilização destes contentores insere-se no pro­jeto Res2ValHum, um projeto europeu, liderado pela Universidade do Mi­nho (UM) com a participação da Braval, Lipor, CVR e parceiros da Galiza, para promover a valorização de resíduos orgânicos. Com a maximização da recolha se­le­­­tiva de embalagens, a qua­­­lidade do composto ob­ti­do através da valorização dos resíduos orgânicos.
O Director Executivo da Bra­­­val referiu-se à oferta dos contentores destinados à recolha de óleos e outros re­­síduos orgânicos como contributo da Braval para a melhoria da qualidade de vida habitantes do concelho de Vieira do Minho e agra­de­ceu a presença dos pro­fes­sores, alunos e coordenadora do Centro escolar Domingos Abreu, a quem pediu para serem “os primeiros a sensibilizar a população para a valorizar dos re­sí­duos orgânicos e a recolha selectiva de embalagens”. Também elogiou a autar­quia vieirense, que integra a BRAVAL e como uma das que mais tem colaborado no “sistema multimunicipal de triagem, recolha selectiva, va­­lorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos do Baixo Cávado”.
António Cardoso, por seu lado reconheceu e elogiou o trabalho desta empresa in­ter- municipal concretizado nos inúmeros projectos im­ple­mentados ao longo dos anos. O Programa de cooperação Interreg V-A Espanha – Portugal-Valorização de Re­síduos Orgânicos: Pro­du­­ção de Substâncias Hú­mi­das” financiado pela Uni­ão Europeia é um dos últimos dos projetos financiados pela União Europeia e li­derados pela UM com a par­ticipação da Braval. 
2020-01-29


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário