Autarquia

Dia Internacional dos Museus em Vieira do Minho

          
Dia Internacional dos Museus em Vieira do Minho

A reabertura ao público da Casa da Cultura, sita no Largo Professor Brás da Mo­­ta, serviu para o Municí­pio de Vieira do Minho assi­na­lar o Dia Internacional dos Museus, ocorrido em 18 de Maio.


A efeméride, proposta pe­lo Conselho Internacional de Museus (ICOM) em 1977 foi este ano realizada sobre o tema, “Museus pela Igual­da­­de: Diversidade e Inclusão”.
A Casa da Cultura e Museu, instalada no antigo Solar de Lamas é, de facto, um lo­­cal onde igualdade, diversidade e inclusão andam de mãos dadas. Ali funciona a Universidade Sénior de Vi­ei­ra do Minho com ativida­des diárias dos seus quase cem alunos. Um espaço cria­­do para preservar a memória histórica e artística do concelho, e não só. Tem uma oficina de artes/atelier, e apoia, cria e partilha outras atividades artísticas e culturais. Exibe exposições temporárias de vários ar­tistas. Atualmente, a Casa da Cultura acolhe e apre­sen­­ta a colecção de arte con­­temporânea da Fundação Altice Portugal, numa ação des­cen­tralizadora da cultura que acontece pela quarta vez em Vieira do Mi­nho.
A requalificação do Largo Brás da Mota ampliou os lugares de estacionamento, melhorou e concedeu outra visibilidade e acessibilidade à Casa Museu de Vieira do Minho.
2020-05-28


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário