Autarquia

Diretora Regional do ICNF visitou Vieira do Minho

          
Diretora Regional do ICNF visitou Vieira do Minho

A diretora regional do Norte do Instituto da Con­ser­vação da Natureza e das Florestas (ICNF), San­dra Sarmento, esteve em Vi­eira do Minho, em dia de São João, para uma reunião de trabalho com o pre­sidente do Município, António Cardoso.


A visita serviu para avaliar os trabalhos em curso no âm­bito do Plano de Gestão Flo­restal que o Município tem desenvolvido nos úl­ti­mos anos, em colaboração com o ICNF e com a As­so­cia­­ção para o Orde­na­men­to da Serra da Cabreira, tendo-se definido um con­junto de ações a imple­mentar no território florestal, que irão permitir, nos próximos tem­pos, a valorização da Ser­ra da Cabreira e seus recursos.
A deslocação da Directora Regional do ICNF a Vi­ei­ra do Minho, permitiu também uma visita ao Parque Flo­restal, onde estão a de­cor­rer os trabalhos de recu­pe­ração e beneficiação de to­­­do o espaço, e ainda ao Mi­­radouro da Serradela e a Turio. Uma das prioridades do actual Executivo Municipal é “a aposta na área florestal”, através da imple­men­tação de um projeto de organização, coordenação e gestão de ações de Defesa da Floresta Contra Incêndios de âmbito geográfico mu­nicipal.
Nos últimos anos foram su­bmetidas e executadas vá­­rias candidaturas a proje­tos de investimento (criação de equipas de sapadores florestais, realização de ações de fogo controlado, limpeza de povoamentos, limpeza de linhas de água, arbo­ri­­­zações e manutenção de re­­de viária) abrangendo uma área superior a 2.000 ha de espaços florestais.
O Município tem, ainda, de­senvolvido uma relação de proximidade com as juntas de freguesia, os conselhos diretivos de baldios, os ca­çadores e os pastores, com o objetivo de proteger, va­lorizar e potenciar os re­cur­sos naturais do concelho.
A constituição, durante os meses de verão, das equi­pas de prevenção e vi­gi­lância dos incêndios florestais em todas as freguesias do concelho é uma con­cretização desses projectos.
2020-06-29


Comentários

  Comentar artigo

Nome

Email

Comentário