50 Anos Jornal de Vieira  1972 - 2022

Editorial

A sobriedade como profecia

Há dias, um amigo padre confidenciava que no início do novo ano, estava a ouvir com calma homilias e discursos do Papa Leão XIV pronunciados antes e depois do Natal, reconhecendo que eram intervenções curtas e intensas, expressadas de forma tão humana e terna. Será que, aos poucos, Leão XIV está a conquistar os nossos corações e, sobretudo, a falar ao coração do nosso mundo? 
Ler mais



A lição dos pastores

PENSO MUITAS VEZES NA LIÇÃO DOS PASTORES. Eles foram a correr ver o Menino que nasceu no desprovido de uma manjedoura e voltaram pelo seu caminho, louvando a Deus, cheios de alegria pelo sinal que lhes foi dado. Podemos, com razão, perguntar: mas o que é que viram?
Ler mais



O inferno existe?

Quando pronunciamos a palavra “inferno” logo nos vem à mente a imagem e uma grande fogueira onde são queimados e atormentados, lentamente e eternamente os corpos dos condenados. Mas será que o inferno existe? E se existe, em que consiste?
Muitos teólogos afirmam hoje que este inferno não existe. E que todas as descrições pavorosas, ex­pressões e imagens de Jesus referentes ao que nós chamamos de “inferno” são incompatíveis com o Deus de amor revelado por Jesus Cristo (1 Jo 4,8).
Ler mais


A orquestra

Gosto de ir ver a orquestra. 
Vou ouvi-la, é claro, mas gosto mesmo é de a ver: enche-se-me a alma de uma outra forma; junto à beleza da música o encanto de ver o homem ser como deve ser. 
Dominar um instrumento musical leva muito tempo. É preciso tornar os gestos sólidos e finos. Exige o aperfeiçoamento constante de qualquer coisa que nasceu connosco, deve desenvolver-se dentro de nós e brotar mais tarde, com naturalidade, como a água da fonte.  
Assim solta a flor as suas pétalas: após um longo processo. 
Ler mais


A Política Sublime Vocação

Deparamos, frequentemente, e sobretudo em períodos de campanha eleitoral, com uma avalanche de notícias onde a depreciação da imagem dos políticos e do exercício da política cresce dia-a-dia e, com ela, a má noção e o descrédito da própria política.
Ler mais


Sínodo e mentalidade farisaica

Queremos uma Igreja sinodal! – Ouvimos e lemos, como projeto, nas grandes cidades. Às localidades do interior, chega apenas o eco e uma ponta de curiosidade com a certeza de que será problema a decidir por doutores. Estes, como acontece entre os profissionais seculares, acumulam-se nos grandes centros urbanos.
Ler mais


A «arma» da informação

O Papa Leão XIV tem insistido na responsabilidade moral da comunidade internacional para «travar a tragédia da guerra, antes que ela se torne um abismo irreparável», um fogo incontrolável que leve ao caos, como também reafirma o secretário-geral da ONU.
Ler mais


FÉRIAS

“Só avança quem descansa… e quem consegue descansar!”

Chegou o verão e, com ele, o sempre almejado tempo de férias, tempo de liberdade, o meu tempo, como tantas vezes dizemos ou ouvimos dizer.
Nesta altura do ano, os dias parecem maiores, mas a verdade é que eles começaram a diminuir, a partir do primeiro dia de Verão, e só voltam a crescer lá para vésperas do Natal.
Ler mais